Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Malta, finalmente consegui comprar um apartamento.

Fora máquina de lavar, secar, cama, frigorífico, vou precisar de comprar tudo. Têm alguma sugestão? Ainda tenho 1 mês e meio antes da escritura, mas acho que já vou começar a ver se aproveito para comprar coisas na Black Friday.

Tenho particularmente interesse em comprar já: Sofá, Roupeiro, TV e secretária para o escritório. Depois tenho de comprar coisas mais gerais, para equipar o resto da cozinha.

Para o roupeiro, que é o que tenho + urgência, ando a ver isto do IKEA Pax e a tentar montar um (dado que também é para a minha namorada). Mas eu não sei até que ponto tenho habilidade para montar uma coisa destas lol alguém já tentou?

Editado por Robe
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 31 minutos:

Fora máquina de lavar, secar, cama, frigorífico, vou precisar de comprar tudo. Têm alguma sugestão? Ainda tenho 1 mês e meio antes da escritura, mas acho que já vou começar a ver se aproveito para comprar coisas na Black Friday.

Tenho particularmente interesse em comprar já: Sofá, Roupeiro, TV e secretária para o escritório. Depois tenho de comprar coisas mais gerais, para equipar o resto da cozinha.

Para o roupeiro, que é o que tenho + urgência, ando a ver isto do IKEA Pax e a tentar montar um (dado que também é para a minha namorada). Mas eu não sei até que ponto tenho habilidade para montar uma coisa destas lol alguém já tentou?

Eu não aconselhava a montar ou roupeiro sozinho se não tiveres muito bem a certeza do que estás a fazer. Aquilo deve ficar bem seguro à parede, não queiras ter um terramoto e acordar debaixo de umas boas dezenas de quilos de contraplacado e espelhos. É daquelas coisas que ou é para fazer com quem sabe, ou então é arranjar um roupeiro minimalista.

Em relação a móveis, se quiseres poupar e tens urgência, a minha sugestão é comprar usado, o que não falta é gente a vender mobília em condições por metade do preço ou menos. Se forem coisas do Ikea há sempre procura e podes sempre revender quando tiveres mais tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo o que não for absolutamente inicial para o dia 0, compra depois a pouco e pouco.

Muitas vezes idealizamos certas mobílias, peças de decoração, etc., mas só depois de se estar a viver na casa é que se percebe que coisas é que vão dar jeito ou ser necessárias, e que coisas é que não fazem sentido nenhum.

Uma das maiores alegrias da minha vida foi conseguir convencer a minha esposa a não comprar um espelho de 2 metros de largura para "decorar" a sala.

• Like 1
  • Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, Em 14/10/2024 at 09:26:

Malta, uma ajudinha se souberem:

- estou a vender um artigo no OLX e surgiu-me uma dúvida que não consegui esclarecer no site em si. Como é que funciona a dinâmica entrega do artigo/transação do dinheiro? É um sofá, portanto vai existir transporte envolvido. Como é que se faz isto da forma mais segura e cómoda para ambas as partes?

Só vendi uma vez por lá. Vendi a PS4 e preferi ser uma troca em mãos, mas na altura cheguei a ponderar a opção de entrega que a OLX oferecia.

Pagas uma fee à volta dos 5€ e eles devem subcontratar uma DPD da vida para recolher e entregar. Não sei se farão para produtos dessa dimensão.

Editado por Ego Sum
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 4 horas:

Se for do Ikea as coisas montam-se bem, depois tens é que prender à parede. A maioria até já vem com isso preparado.

Citação de Quan Chi, há 32 minutos:

Tudo o que não for absolutamente inicial para o dia 0, compra depois a pouco e pouco.

Muitas vezes idealizamos certas mobílias, peças de decoração, etc., mas só depois de se estar a viver na casa é que se percebe que coisas é que vão dar jeito ou ser necessárias, e que coisas é que não fazem sentido nenhum.

Uma das maiores alegrias da minha vida foi conseguir convencer a minha esposa a não comprar um espelho de 2 metros de largura para "decorar" a sala.

Um espelho colocado no lugar certo da sala ajuda a dar uma sensação de mais espaço. 

Mas sim, o conselho que dou sempre é comprar a maioria das coisas depois de se viver na casa e ter-se uma ideia de como se gosta de ter o espaço. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Em 14/10/2024 at 09:21:

7000 por 2 máquinas??

Estavas a ser enganado

E muito. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 22 horas:

Se for do Ikea as coisas montam-se bem, depois tens é que prender à parede. A maioria até já vem com isso preparado.

Um espelho colocado no lugar certo da sala ajuda a dar uma sensação de mais espaço. 

Mas sim, o conselho que dou sempre é comprar a maioria das coisas depois de se viver na casa e ter-se uma ideia de como se gosta de ter o espaço. 

Eu acho que agora vem mesmo tudo preparado e com a instrução de prender á parede. Já não sei o que é que comprei lá, que vinha com a instrução de prender á parede e era algo que não tinha cabimento nenhum de ficar preso á parede, depois lembrei-me que às vezes havia aquelas notícias de alguém ter processado o ikea por um armário ter caído ou assim, então eles agora devem meter isso em todos os artigos, que assim estão safos de levar com processos

Compartilhar este post

Link para o post

Montei os meus armários PAX e já vem preparado para fixar à parede. 

A única coisa que tive de ter em atenção foi no tipo de bucha para o pladur. Se for parede de tijolo nem tens problema nenhum. 

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, alguém me consegue dizer quais são os requisitos para ter direito ao arrendamento jovem? Para além da idade, a nível de rendimentos e assim.

Tenho um sitio em vista e na pesquisa que fiz, não encontro grandes informações a não ser candidatar-me e ver no que dá.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um dyson. Agora ando a contar horas para poder chegar a casa e aspirar de luz apagada enquanto alinho os meus chakras 🥺

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Em 11/11/2024 at 11:59:

No outro dia ouvi uma entrevista do Anderson ao ceo (?) desta empresa https://www.manie.pt/ e parece uma bela ideia.

É, de facto. Dependerá sempre do custo do serviço, mas a ideia é excelente.

Compartilhar este post

Link para o post

Algum de vocês tem um Kobold?

A muito custo lá aceitei uma demonstração de uma amiga. Sim, a máquina é boa, mas fds 1700€...

Compartilhar este post

Link para o post

Começou hoje, a aventura da construção da casa, com o levantamento topográfico! Os próximos 3 anos vão ser bonitos

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de M. Porter, há 6 minutos:

Começou hoje, a aventura da construção da casa, com o levantamento topográfico! Os próximos 3 anos vão ser bonitos

Muita sorte e, acima de tudo, paciência :mrgreen: 

No final valerá a pena, for sure. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de M. Porter, há 13 minutos:

Ui, o que ainda tens para andar... 😁

Também comecei o processo este ano, já tenho aprovação da arquitectura, segue-se a das especialidades.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Imagino. Ainda deve demorar uns bons meses até ter o projecto de arquitectura concluído. Mas pelo menos a bola já começou a rolar. Algum conselho?

Compartilhar este post

Link para o post

Não propriamente, mas diria que ajuda se quem fizer a parte da arquitectura estiver a par das normas do município, acho que isso facilita. Coisas com que eles mais implicam, por aí.

Além disto, dependendo do tipo de terreno/classificação, há regras bem mais apertadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estava nos meus planos, mas estou seriamente a ponderar comprar uma casa em construção para habitação permanente.

Alguém que tenha passado pelo processo pode dar uma ajuda do que tentar garantir nisto? Esta semana queria ver se fechava proposta formal por email, que tipo de condições diriam ser indispensáveis lá estarem?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 18 minutos:

Não estava nos meus planos, mas estou seriamente a ponderar comprar uma casa em construção para habitação permanente.

Alguém que tenha passado pelo processo pode dar uma ajuda do que tentar garantir nisto? Esta semana queria ver se fechava proposta formal por email, que tipo de condições diriam ser indispensáveis lá estarem?

@Jimpo

Mas tomaste a decisão assim do nada? 

Parece precipitado, pode ser a anestesia do transplante a lixar-te o cérebro 😁

Procura as melhores condições possíveis para isolamento e uma solução para aquecimento 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 21 minutos:

@Jimpo

Mas tomaste a decisão assim do nada? 

Parece precipitado, pode ser a anestesia do transplante a lixar-te o cérebro 😁

Procura as melhores condições possíveis para isolamento e uma solução para aquecimento 

Não foi do nada, continuei a seguir o mercado imobiliário mesmo depois de comprar casa.

Sempre tivemos na ideia que a primeira casa de família teria um prazo até 10 anos. A parte que não estava nos planos até há uns meses era comprar ainda em construção pq sempre quis fugir das dores de cabeça que podem advir daí, até pq não sou propriamente um perfil mãos à obra no que toca a bricolage, construção e afins.

A mudança de ideias foi porque já visitei muitas moradias, são caras, não recentes, e nenhuma me encheu as medidas. Em construção tem a vantagem de ainda demorar um tempo/dar para poupar mais dinheiro, podemos ir para um projeto que se encaixa no que procuramos, e tb dá para comprar mais barato do que já pronta.

Não será projeto de raíz, como penso que o Jimpo terá feito.

O projeto foi feito e é gerido por promotores. Até agora revimos plantas, autocads e caderno de encargos com um familiar arquiteto, sinalizamos eventuais adaptações ligeiras que gostávamos, e tb reunimos com os promotores para apresentarem o projeto e os conhecer.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

@a.lopes @Ego Sum 

Eu construi de raiz e noutro país. Há normas que são diferentes, tendências em termos de formato e decoração. também e não saberei dizer quais são os pontos a ter em conta em algo que o esqueleto já está "montado". 

Mas em termos de erros/arrependimentos posso dar uns exemplos. 

- tenho a cozinha em espaço aberto, não me arrependo, mas quando cozinho e tenho o exaustor ligado é uma barulheira do crl. Não quis gastar muito dinheiro no exaustor encastrado, e é algo que ando a ver para trocar. Se for o caso, mete dinheiro a mais num exaustor que tire o máximo de ar para não ter cheiros, mas que faça o mínimo de barulho possível. 

- tenho sistema de aquecimento central por bomba de calor e acabei por não meter chão radiante. O único sítio que tenho azulejo são nas casas de banho e se não tivesse sido uma questão de € tinha metido chão radiante nas casas de banho. É um conforto top. Portanto, se optares por tijoleira na casa toda, na minha opinião, compensa o chão radiante. 

- vê o teu budget, mas compensa sempre meter mais tomadas do que aquelas que os electricistas propõem. A não ser que não te incomode as fichas triplas+cabos e o crl. 

Chuta perguntas, se souber responder é mais fácil do que estar aqui a pensar. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Cláusula resolutiva

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, tenho uns amigos que estão em processo de compra de um apartamento, mas têm uma situação "peculiar" entre as mãos. O processo está a ser mediado por uma consultora (que não me lembro o nome), já têm o Contrato de Promessa de Compra e Venda assinado, o emprestimo bancário está encaminhado, já deram 10% como entrada do valor acordado, e estão a pedir para tratar brevemente da escritura - no entanto, os atuais moradores, que também são os vendedores, dizem que só conseguirão deixar o apartamento vago a partir de Janeiro.

Este é uma situação normal? Não seria melhor esperar que vaguem o apartamento e só depois assinar a escritura, e assim precaverem-se? Alguém conhece, ou já ouviu de ter acontecido algo semelhante?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rdom, há 2 minutos:

Malta, tenho uns amigos que estão em processo de compra de um apartamento, mas têm uma situação "peculiar" entre as mãos. O processo está a ser mediado por uma consultora (que não me lembro o nome), já têm o Contrato de Promessa de Compra e Venda assinado, o emprestimo bancário está encaminhado, já deram 10% como entrada do valor acordado, e estão a pedir para tratar brevemente da escritura - no entanto, os atuais moradores, que também são os vendedores, dizem que só conseguirão deixar o apartamento vago a partir de Janeiro.

Este é uma situação normal? Não seria melhor esperar que vaguem o apartamento e só depois assinar a escritura, e assim precaverem-se? Alguém conhece, ou já ouviu de ter acontecido algo semelhante?

Falta 1 mês, não será só nessa altura a assinatura da escritura? É ver os prazos definidos no contrato de promessa compra e venda.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...