Ed Publicado 26 Agosto 2025 Povo CMPTiano, preciso de informação/ajuda... Alguém já usou/beneficiou do IVA a 6% para a reconstrução de casa? Se sim, o que é necessário? Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 31 Agosto 2025 Ja alguém deve ter feito a questao mas queria instalar camaras exteriores so mesmo para disuadir possiveis aproximaçoes. tenho sistema da google nest hub por isso procurava algo com boa conectivididade google e algo com bateria porque nao da para ligar à ficha onde as vou colocar. Tenho visto a tapo c310 mas é com corrente eletrica penso eu, e em algo mais caro ja vai para o proprio sistema da google e umas Eufy. Nao tenho interesse em gravar durante o dia nem em stockar imagens, é so mesmo para alertas. O que sugerem? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Setembro 2025 Moro numa moradia alugada e meti uma Eufy a bateria, só porque não tenho janelas para a frente da casa (é pequena) nem visor de porta, e estou muitas vezes sozinho em casa com phones, então dá-me jeito receber uma notificação no telemóvel mal alguém toque. A bateria dura uns bons 3 meses, embora obviamente dependa do número de vezes que fores ver o feed e tocarem nela. Dá para ter alertas de pessoas a passar e/ou entrar numa área por ti definida, embora não use. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 6 Setembro 2025 Tenho uma tv com 2 anos e meio, deixou de dar imagem. Andei a ver sobre a garantia de 3 anos, o que encontrei é que nos primeiros 2 anos cobrem tudo, entre o segundo e terceiro ano, tenho que provar que foi defeito de origem... ou seja se ela trabalhou 2 anos e meio e agora não dá, e em todas as outras avarias será igual, porque se ao fim de 2 anos e meio é que vamos reclamar, é porque sempre trabalhou, de que serve afinal a garantia agora ser 3 anos? Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 7 Setembro 2025 dá-me a impressão que hoje em dia quanto mais tempo uma casa está no mercado, mais valoriza, f*da-se. Os preços estão cada vez mais ridículos. Um gajo poupa e poupa com um salário acima da média e os preços da habitação crescem ao dobro do ritmo a que consegues poupar. A habitação está bem mais barata em França do que em Portugal. Se aparece um achado, que mesmo assim é completamente sobrevalorizado, desaparece do mercado num instante e volta a aparecer como alojamento local no ano seguinte. Esta m*rda vai rebentar em breve ou não? Já estou farto, sinceramente 7 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 7 Setembro 2025 Citação de Rain Dog, há 1 hora: dá-me a impressão que hoje em dia quanto mais tempo uma casa está no mercado, mais valoriza, f*da-se. Os preços estão cada vez mais ridículos. Um gajo poupa e poupa com um salário acima da média e os preços da habitação crescem ao dobro do ritmo a que consegues poupar. A habitação está bem mais barata em França do que em Portugal. Se aparece um achado, que mesmo assim é completamente sobrevalorizado, desaparece do mercado num instante e volta a aparecer como alojamento local no ano seguinte. Esta m*rda vai rebentar em breve ou não? Já estou farto, sinceramente No r/portugal (ou uma subreddit parecida, já não sei) li que agora um dos métodos utilizados pelas agências é uma espécie de leilão neerlandês invertido, basicamente metes uma casa a um preço X e fazes uma open house, se gerar interesse e visitas a agência aumenta o preço em X + 30.000€ p.e. e fazem isso continuamente até a casa deixar de gerar visualizações e visitas. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 7 Setembro 2025 Para quem está à espera que a "bolha rebente" eu aconselho sempre a ver ou rever o The Big Short, é relativamente fácil perceber porque é que aquilo nunca vai acontecer no nosso país. No máximo os preços podem estagnar, mas nunca colapsar. Se nem nas crises anteriores, sem entrada, e com pessoal a pedir empréstimo para casa, carro e mobília, os preços desceram, boa sorte agora com a dificuldade que é pedir um crédito. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 7 Setembro 2025 Citação de pm2lp, há 1 hora: Para quem está à espera que a "bolha rebente" eu aconselho sempre a ver ou rever o The Big Short, é relativamente fácil perceber porque é que aquilo nunca vai acontecer no nosso país. No máximo os preços podem estagnar, mas nunca colapsar. Se nem nas crises anteriores, sem entrada, e com pessoal a pedir empréstimo para casa, carro e mobília, os preços desceram, boa sorte agora com a dificuldade que é pedir um crédito. No pós-crise de 2008 desceram. Neste momento, enquanto a oferta não se ajustar à procura, principalmente nas zonas de maior pressão, vai ser difícil os preços baixarem ou estagnarem. Ou então será preciso estalar outra recessão com consequências no emprego. A Margem Sul é um excelente exemplo, eu comprei o meu apartamento na zona do Seixal no final de 2021 por 134 mil € (T3 com 78 metros quadrados, totalmente remodelado com 2 varandas) e agora é impossível encontrar algo idêntico na zona por menos de 210/220 mil, é um absurdo. Muita gente fugiu de Lisboa para vir viver para a Margem Sul, mas a construção nova é praticamente inexistente. A zona junto à baía, à entrada do Seixal, e a Quinta da Trindade até cresceram visivelmente nos últimos anos, mas estamos a falar de habitação premium, é tudo apartamentos de meio milhão para cima. Habitação para a classe média/baixa pouco se vê ser construído. E também não ajuda esta praga de consultores imobiliários, que não são mais do que impulsionadores de especulação. Ainda assim, tenho ideia que os preços em Lisboa estão a começar a estabilizar. 1 Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 7 Setembro 2025 Citação de Peplin, há 5 horas: A zona junto à baía, à entrada do Seixal, e a Quinta da Trindade até cresceram visivelmente nos últimos anos, mas estamos a falar de habitação premium, é tudo apartamentos de meio milhão para cima. Habitação para a classe média/baixa pouco se vê ser construído. E também não ajuda esta praga de consultores imobiliários, que não são mais do que impulsionadores de especulação. Só acrescentar que de premium não têm nada. A construção atual é tudo chapa 5 de gama média-baixa para preços a começar nos 300k (se for Lisboa e Porto até deve ser 400k). Não são melhores que as construções de 2010-2015, e mesmo comparada com as de 2000-2005 tenho as minhas dúvidas. E hoje em dia as pessoas só não vendem as casas sem mediação se não quiserem ou se tiverem preguiça de se mexerem. Basta umas centenas de euros para fotografia profissional e solicitadores/advogados para a parte burocrática. Continuarem a dar 10-25k de comissão para uma imobiliária, tendo em conta o trabalho que é, é um ultraje. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 8 Setembro 2025 Citação de Peplin, há 16 horas: Neste momento, enquanto a oferta não se ajustar à procura Vai demorar décadas até isso acontecer, salvo alguma crise que obrigue a uma colocação massiva de casas no mercado. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 8 Setembro 2025 Citação de Peplin, há 17 horas: No pós-crise de 2008 desceram. Foi uma descida residual, uma ligeira correção nos preços como os agentes imobiliários gostam de dizer, e não um rebentar da bolha como aconteceu nos EUA com descidas absurdas, aqui quem não conseguia comprar continuou sem conseguir, e passado pouco tempo estava tudo ainda mais caro. Se foi assim com o facilistimo que havia nos créditos da altura, no futuro não imagino a acontecer diferente, ainda para mais quando o governo mete logo travão quando as coisas dão para o torto, como vimos no covid e na última subida da Euribor. Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 8 Setembro 2025 (editado) Citação de Mafia_SCP, Em 06/09/2025 at 18:36: Tenho uma tv com 2 anos e meio, deixou de dar imagem. Andei a ver sobre a garantia de 3 anos, o que encontrei é que nos primeiros 2 anos cobrem tudo, entre o segundo e terceiro ano, tenho que provar que foi defeito de origem... ou seja se ela trabalhou 2 anos e meio e agora não dá, e em todas as outras avarias será igual, porque se ao fim de 2 anos e meio é que vamos reclamar, é porque sempre trabalhou, de que serve afinal a garantia agora ser 3 anos? Não dá imagem, mas dá som? Se meteres a lanterna a apontar para a TV, consegues ver imagem? Editado 8 Setembro 2025 por JPB Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 8 Setembro 2025 Alguém com feedback da zona da Tapada das Mercês? Todos os feedbacks que tenho são muito negativos, mas são sempre de gente que não mora lá. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 8 Setembro 2025 (editado) Citação de Ghelthon, há 8 horas: Vai demorar décadas até isso acontecer, salvo alguma crise que obrigue a uma colocação massiva de casas no mercado. Principalmente se o Estado continuar a não chegar-se à frente. Temos uma das taxas mais baixas de habitação pública na Europa. Citação de pm2lp, há 7 horas: Foi uma descida residual, uma ligeira correção nos preços como os agentes imobiliários gostam de dizer, e não um rebentar da bolha como aconteceu nos EUA com descidas absurdas, aqui quem não conseguia comprar continuou sem conseguir, e passado pouco tempo estava tudo ainda mais caro. Se foi assim com o facilistimo que havia nos créditos da altura, no futuro não imagino a acontecer diferente, ainda para mais quando o governo mete logo travão quando as coisas dão para o torto, como vimos no covid e na última subida da Euribor. Se bem me lembro foi um pouco mais do que residual, mas também não quero entrar nessa discussão sem ter dados concretos. Não esquecer que houve nesse período muita habitação detida pela banca vendida quase ao desbarato em leilões. Editado 8 Setembro 2025 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 8 Setembro 2025 Citação de Peplin, há 3 horas: Principalmente se o Estado continuar a não chegar-se à frente. Temos uma das taxas mais baixas de habitação pública na Europa. Se bem me lembro foi um pouco mais do que residual, mas também não quero entrar nessa discussão sem ter dados concretos. Não esquecer que houve nesse período muita habitação detida pela banca vendida quase ao desbarato em leilões. Eu já tive esta conversa com alguém por alturas do COVID e havia um índice com preços médios de habitação onde dava para perceber essa variação da crise de 2008, não estou a encontrar mas era algo tipo Isto. Nada que se compare ao que aconteceu nos EUA, onde a bolha de facto rebentou. Eu não percebo muito do assunto mas o passado é um bom indicativo do que pode acontecer no futuro, e por acaso eu estava certo, não rebentou bolha nenhuma em 2020 com o covid nem rebentou bolha nenhuma com a subida da Euribor, se calhar porque não existe bolha nenhuma, mas quem quer continuar à espera disso para comprar casa é livre de o fazer obviamente. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 9 Setembro 2025 Andam em obras na estrada/passeios, a retroescavadora andou o dia todo encostada a minha casa, ao chegar agora a casa tem um rasgão no capoto da casa...o que devo fazer? Para já tirei fotos e enviei reclamação para o email da camara, o mais provável é não obter nenhuma resposta daí porque já mandei uma vez por outra razão e nada de resposta até hoje. Estou a pensar amanhã ir falar com os trabalhadores, para ver se assumem o que fizeram e soluções, provavelmente depois terei de me deslocar á camara para expor a situação. Alguma outra dica do que deva fazer? 😐 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 9 Setembro 2025 Citação de pm2lp, há 7 horas: Eu já tive esta conversa com alguém por alturas do COVID e havia um índice com preços médios de habitação onde dava para perceber essa variação da crise de 2008, não estou a encontrar mas era algo tipo Isto. Nada que se compare ao que aconteceu nos EUA, onde a bolha de facto rebentou. Eu não percebo muito do assunto mas o passado é um bom indicativo do que pode acontecer no futuro, e por acaso eu estava certo, não rebentou bolha nenhuma em 2020 com o covid nem rebentou bolha nenhuma com a subida da Euribor, se calhar porque não existe bolha nenhuma, mas quem quer continuar à espera disso para comprar casa é livre de o fazer obviamente. Esse gráfico que postaste só demonstra que não foi propriamente residual. Índice a +/- a 110 no 2º trimestre de 2010 e a +/- 90 no 1º trimestre de 2013. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 9 Setembro 2025 Citação de Mafia_SCP, Em 06/09/2025 at 19:36: Tenho uma tv com 2 anos e meio, deixou de dar imagem. Andei a ver sobre a garantia de 3 anos, o que encontrei é que nos primeiros 2 anos cobrem tudo, entre o segundo e terceiro ano, tenho que provar que foi defeito de origem... ou seja se ela trabalhou 2 anos e meio e agora não dá, e em todas as outras avarias será igual, porque se ao fim de 2 anos e meio é que vamos reclamar, é porque sempre trabalhou, de que serve afinal a garantia agora ser 3 anos? *levanta a mão* Olá! Alguém que trabalha em retalho aqui! É no 3º ano que há uma inversão do ónus da prova. Se o fornecedor disser que foi mau uso, desgaste e toda e qualquer coisa que não defeito de fabrico, tu é que tens que demonstrar que é defeito de origem. Se ainda não mandaste arranjar, manda para a garantia que não pagas nada. Se houver um parecer negativo, aí é que tens de preocupar Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Setembro 2025 Citação de Peplin, há 16 horas: Principalmente se o Estado continuar a não chegar-se à frente. Temos uma das taxas mais baixas de habitação pública na Europa. É um dos lados do problema. Outro é a falta de oferta/construção. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 9 Setembro 2025 Citação de Ghelthon, há 2 minutos: É um dos lados do problema. Outro é a falta de oferta/construção. Diria que, sem ler a conversa para trás, e correndo o risco de fazer figura de urso por esse motivo, é o mesmo lado. Há uma gritante falta de oferta de habitação em Portugal e esta é a principal causa do preço absurdo a que estão as casas. Tudo o resto é conversa para boi dormir. E entretanto, o preço das casas sobre consecutivamente há pelo menos uma década e numa década os nossos governantes não conseguiram fazer absolutamente nada (fora umas medidas populistas pífias) para resolver o problema. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Setembro 2025 Citação de Tio Hans, há 2 minutos: Diria que, sem ler a conversa para trás, e correndo o risco de fazer figura de urso por esse motivo, é o mesmo lado. Há uma gritante falta de oferta de habitação em Portugal e esta é a principal causa do preço absurdo a que estão as casas. Tudo o resto é conversa para boi dormir. E entretanto, o preço das casas sobre consecutivamente há pelo menos uma década e numa década os nossos governantes não conseguiram fazer absolutamente nada (fora umas medidas populistas pífias) para resolver o problema. Bom certo, falta de habitação pública e falta de nova construção vêm do mesmo lado, que é o lado da oferta. Expliquei-me mal. Mas é a única forma dos preços descerem - haver mais oferta do que procura. Compartilhar este post Link para o post
mutenroshi Publicado 9 Setembro 2025 Citação de Capa, há 21 horas: Alguém com feedback da zona da Tapada das Mercês? Todos os feedbacks que tenho são muito negativos, mas são sempre de gente que não mora lá. Moro muito perto. Diria para evitares essa zona 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 9 Setembro 2025 No Japao (pode nao ser o melhor exemplo) o que é velho perde valor. Em Portugal barracos dos anos 70 que em 2015 valiam 200k hoje valem 500k. é cultural, pode ter a ver também com o facto dos sismos e da construçao nova ser muito melhor em termos de engenharia anti sismica mas acima de tudo é porque constroem muito mais e ha mais casas do que aquelas que sao necessarias. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 9 Setembro 2025 Citação de Tio Hans, há 49 minutos: Diria que, sem ler a conversa para trás, e correndo o risco de fazer figura de urso por esse motivo, é o mesmo lado. Há uma gritante falta de oferta de habitação em Portugal e esta é a principal causa do preço absurdo a que estão as casas. Tudo o resto é conversa para boi dormir. E entretanto, o preço das casas sobre consecutivamente há pelo menos uma década e numa década os nossos governantes não conseguiram fazer absolutamente nada (fora umas medidas populistas pífias) para resolver o problema. Farto de dizer que não fazem nada porque, mesmo excluindo ganhos pessoais que alguns possam ter com isto, em termos de receita fiscal isto é um mimo. E aí, se calhar até mais que o estado central, o pessoal se devia virar para as câmaras municipais que andam a ganhar milhões com isto e não fazem quase nada para investir algum desses dinheiro em habitação a preços acessíveis, nem se preocupam em dar licenciamentos com uma percentagem de casas a custos acessíveis. Compartilhar este post Link para o post