Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de Bashir, há 26 minutos:

Eu dei 30% btw, mas dei com a confiança daquilo já estar bastante avançado

Certo, estando numa fase avançada faz sentido já estar nos 30%. 

Ou seja, começando eu do início ir dando algumas tranches consoante o avanço da obra e do tempo.

Agora sem nada feito pedirem me aquele valor, na altura saltei fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Por uma moradia no ano passado pediram-me 30% de entrada, quando tiveram licença de construção em 2024, a ficar pronta no final do verão de 2026.

Estão malucos. Ainda me estiquei numa segunda proposta no início do ano, ofereci tipo 20% e depois uns 7.5% passado um ano e continuaram intransigentes.

Ainda lá está a casa à venda e já não está na imobiliária em que estava. O problema é que aposto que vendem por mais uns 20% quando a casa estiver perto da conclusão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 16 minutos:

Por uma moradia no ano passado pediram-me 30% de entrada, quando tiveram licença de construção em 2024, a ficar pronta no final do verão de 2026.

Estão malucos. Ainda me estiquei numa segunda proposta no início do ano, ofereci tipo 20% e depois uns 7.5% passado um ano e continuaram intransigentes.

Ainda lá está a casa à venda e já não está na imobiliária em que estava. O problema é que aposto que vendem por mais uns 20% quando a casa estiver perto da conclusão.

20-30% é bastante comum. Havia aqui umas moradias geminadas em planta (ainda nem sequer tinham preparado o terreno) na periferia de Braga por 320k (a de gaveto estava a 350k) e pediam 75k no CPCV. Pouco mais de 20%. Hesitámos um bocado porque não encontrámos informações sobre a construtora, e quando nos chegámos à frente, já estavam todos assinados.

E, como nós, ainda deve haver muitos casais que trabalharam nos últimos 8-10 anos com possibilidade de dar 100k de entrada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 10 minutos:

E, como nós, ainda deve haver muitos casais que trabalharam nos últimos 8-10 anos com possibilidade de dar 100k de entrada.

Eu pedi empréstimo para o sinal. Do 'bolso', só dei os 10%

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 22 horas:

O meu já está quase pronto, foi alguém que deu o sinal em planta e acabou por desistir (não sei os moldes).

Cheira.me é que das duas, uma: ou deu um sinal baixo e a construtora cancelou o cpcv para lucrar mais ao vender.te a ti, ou então fez.te uma cedência de posição.

Não faz sentido alguém, que efetivamente faz um cpcv com o objetivo de escriturar, desistir do negócio e perder o sinal.

Compartilhar este post

Link para o post

Dar 75k de sinal a uma construtora por uma casa que não existe 😬

É preciso muita confiança. Acho que nem com um amigo construtor faria isso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 8 horas:

Eu pedi empréstimo para o sinal. Do 'bolso', só dei os 10%

Como? Crédito pessoal?

Quando andei a averiguar créditos habitação para este caso disseram que créditos habitação só se chegam à frente no momento da escritura.

Citação de fornix, há 8 horas:

Cheira.me é que das duas, uma: ou deu um sinal baixo e a construtora cancelou o cpcv para lucrar mais ao vender.te a ti, ou então fez.te uma cedência de posição.

Não será o caso, mas lembrei-me de uma amiga que comprou um apartamento num dos prédios em planta na zona do Hospital S.João. Passado 6 meses (ainda em planta ou com a construção a começar, não me lembro) vendeu por mais 50k 😅

Citação de Jimpo, há 1 hora:

Exato, custa-me o risco associado.

A minha primeira proposta era tipo 12.5% na hora, e depois dar por fases de construção.

Nesse caso já me sentia confortável, pq o que estava ao alto no momento desta proposta não estaria longe do valor com que me chegava à frente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 3 horas:

O problema é que, com este mercado, se não for eu há-de ser outro qualquer, como pude comprovar quando entrei em contacto com a promotora para aquele caso.

Não há alternativa. Isto falando na parte das moradias. Ou compras ainda em projeto por X com 20 a 25% no CPCV, ou compras moradias pelo mesmo valor X com 20 ou 25 anos mas que acabam por não ser tão eficientes termicamente. Aqui na periferia de braga, as poucas moradias a 350k em planta e chave na mão voam num instante. Estas casas que eu andei a ver a 320-350k o mais provável é valerem 400-450k quando forem acabadas de construir daqui a 2-3 anos.

Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Não será o caso, mas lembrei-me de uma amiga que comprou um apartamento num dos prédios em planta na zona do Hospital S.João. Passado 6 meses (ainda em planta ou com a cons

Isto é só o maior cancro, juntamente com as comissões das imobiliárias, que existe em Portugal. Esta m*rda deveria ser banida para ontem.

Compartilhar este post

Link para o post

@fornix imagino que tenhas pensado nisso, mas não consegues construir tu? Imagino também que, tendo terreno, o farias, portanto se não fazes é porque não tens e os preços devem andar absurdos. Mas tinha de perguntar de qualquer forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, há algum downside a longo prazo em ter a devolução do spread nos primeiros 2 anos (c/ taxa fixa)? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 50 minutos:

Malta, há algum downside a longo prazo em ter a devolução do spread nos primeiros 2 anos (c/ taxa fixa)? 

A única coisa que tens de ter em mente é que, por exemplo, 2% de taxa fixa (já com spread) não é o mesmo que 2,75% de taxa fixa com devolução de 0,75% de spread mesmo que uses a devolução para abater o crédito. Com a segunda opção a taxa fixa mais spread acaba por ser de 2 e pouco por centro.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 horas:

@fornix imagino que tenhas pensado nisso, mas não consegues construir tu? Imagino também que, tendo terreno, o farias, portanto se não fazes é porque não tens e os preços devem andar absurdos. Mas tinha de perguntar de qualquer forma.

Basicamente. Os lotes de 300-400 m² andam a sair a 60-100 mil euros. E eu, como trabalho em Famalicão e Barcelos queria tentar ficar equidistante. Claro que se for para cascos de rolhas as coisas ficam mais baratas, mas depois sai.me do pêlo nos próximos 30 anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 19 minutos:

Basicamente. Os lotes de 300-400 m² andam a sair a 60-100 mil euros. E eu, como trabalho em Famalicão e Barcelos queria tentar ficar equidistante. Claro que se for para cascos de rolhas as coisas ficam mais baratas, mas depois sai.me do pêlo nos próximos 30 anos.

Pois, certo. 60k dá para muita coisa da casa.

De facto é uma decisão complicada. Tenta estar o mais blindado possível no contrato, diria.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive os últimos 5 meses de 2024 a visitar apartamentos e a situação está como o @fornix diz. Desisti de apartamentos em construção muito cedo. Um amigo meu comprou um Guimarães, deu sinal de 10% e no final da construção o empreiteiro pagou-lhe o sinal em dobro e vendeu por +100k lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 1 minuto:

Estive os últimos 5 meses de 2024 a visitar apartamentos e a situação está como o @fornix diz. Desisti de apartamentos em construção muito cedo. Um amigo meu comprou um Guimarães, deu sinal de 10% e no final da construção o empreiteiro pagou-lhe o sinal em dobro e vendeu por +100k lol

Pois.

Não entendo como ninguém mete mão nessas coisas. Tudo bem que é legal e é o que está contratado mas, será que no mercado actual, faz sentido permitir estas coisas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 56 minutos:

Pois.

Não entendo como ninguém mete mão nessas coisas. Tudo bem que é legal e é o que está contratado mas, será que no mercado actual, faz sentido permitir estas coisas?

Ninguém mete mão porque estão todos a ganhar. Ganha o empreiteiro que vende por mais, ganha a imobiliária (se houver) porque ganha mais comissão, ganha a câmara municipal porque são mais impostos que entram e ganha o Estado pelo mesmo motivo.

As câmaras municipais estão a fazer rios de dinheiro com o estado em que as coisas estão e ninguém escrutina. Devia-se andar a fazer pressão para utilizarem parte do dinheiro que andam a fazer com os impostos sobre compra em construção de habitação pública ou andarem a incluir percentagem de habitação a custos controlados nos licenciamentos que fazem e ninguém quer saber. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 18 horas:

Não faz sentido alguém, que efetivamente faz um cpcv com o objetivo de escriturar, desistir do negócio e perder o sinal.

Por acaso o preço foi o mesmo (apesar de não me admirar dessas práticas), eram os que a imobiliária (que é apenas intermediária da venda) tinha anunciado antes. Não sabendo a história, acho é q o construtor não cumpriu os prazos e a pessoa chateou-se porque isto começou a ser construido em 2021. Não me importei porque quando os fui ver já estavam na fase final.

Citação de Ego Sum, há 9 horas:

Como? Crédito pessoal?

Quando andei a averiguar créditos habitação para este caso disseram que créditos habitação só se chegam à frente no momento da escritura.

Não, alguns bancos incluem um adiantamento próprio para o sinal incorporado no crédito habitação. As maneiras como  o fazem diferem entre bancos, mas no fundo, no dia da escritura é englobado tudo no crédito habitação final. Funciona um pouco como o adiantamento em créditos para construção. Exigiu avaliação do estado da obra e  previsão de valor final, se está perto de ser concluido, se o municipio em questão é celere a passar as licenças etc.

Isto porque para esse adiantamento é apenas definido um prazo curto de 1 ou 2 anos. O contra é que pagas apenas juros e não estás a 'abater' ao crédito. É o que é, mas para mim teve que ser assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 21 horas:

Com cláusula resolutiva recuperas o sinal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 2 horas:

Com cláusula resolutiva recuperas o sinal

Dependendo da clausula, em dobro.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre apartamentos em construção, quando estive a ver em Gaia, vimos um em março/abril, que estaria pronto em julho, até porque estava contratualizado isso, e que a filha de um dos empreiteiros ia casar nesse período e tinha de ir pra casa, blablabla

Era perfeito para o nosso timing de entregar o outro apartamento.

Fizemos a visita de manhã, à tarde resolvemos fazer proposta. Azar (ou não), a visita a seguir a nós fez proposta que foi aceite.

Ficamos sem esse apartamento, acabamos por ir a outro.

Conclusão, fiquei a acabar por saber que esses apartamentos começaram a ser habitados em novembro... do outro ano!

Basicamente se tívessemos ido a esse, além de já estar com os encargos mensais dessa casa, tinha de ter arranjado outro sítio para morar mais ano e meio. Completamente surreal.

Por isso é que digo, às vezes as coisas acontecem de certa forma por alguma razão.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vim para o meu atual apartamento em Dezembro de 2021. Nessa altura já estava em construção um aqui ao lado, vários andares de pé. Só comecei a ver pessoas lá nestes últimos meses deste ano, 2025.

Quantas vezes chegava a casa ao fim a tarde e estava lá pessoal parado a olhar com cara de "então mas quando é que fica pronto a minha casinha, crl?"

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 horas:

às vezes as coisas acontecem de certa forma por alguma razão.

E as pessoas que pagaram e tiveram de aguentar essa situação na mesma, são todas más pessoas? 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 minutos:

E as pessoas que pagaram e tiveram de aguentar essa situação na mesma, são todas más pessoas? 😁

entendo o que dizes :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Deus dá as maiores lutas aos seus melhores guerreiros

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 22/07/2025 at 08:09:

Não será o caso, mas lembrei-me de uma amiga que comprou um apartamento num dos prédios em planta na zona do Hospital S.João. Passado 6 meses (ainda em planta ou com a construção a começar, não me lembro) vendeu por mais 50k 😅

Anda aí muito boa gente a viver disto. E, não sendo ilegal, faz-me um bocado de confusão.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...