Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mad Cup

Ídolos: Espectadores acusam programa de “bullying”

Publicações recomendadas

Ídolos: Espectadores acusam programa de “bullying”

gSbXbov.png

Vídeo:

O último programa Ídolos, transmitido na SIC, tem dado o que falar — mas não pelas melhores razões. No passado domingo, um jovem adolescente foi ridicularizado pela sua aparência física. Os espectadores do programa de talentos não pouparam críticas. Muitos acusam a SIC de bullying.

O programa ainda está na fase em que apenas mostra as primeiras provas de centenas de candidatos, que são avaliados por um júri. No último domingo, foram transmitidas as audições realizadas no Parque das Nações, em Lisboa. Entre centenas de jovens, encontrava-se o concorrente número 5295. O rapaz, que surge a cantar um tema de Rihanna, é ridicularizado pelo tamanho das suas orelhas, que surgem aumentadas pela produção do programa.

Desde esse dia, inúmeros espectadores têm vindo a demonstrar o seu descontentamento através das redes sociais. No Twitter, são vários os que acusam a SIC de praticar bullying.

Na página de Facebook do programa, não é diferente. Andreia Sampaio afirma que o Ídolos é um programa de “caça talentos” mas que, infelizmente, “não é isso que se tem visto”. “Não é novidade que vivemos numa sociedade que vive de aparências”, acrescenta. Já Monalisa Nascimento refere que “ninguém tem o direito de humilhar alguém na televisão desta forma”.

Contactados pelo Observador, a FremantleMedia, produtora do programa, e a SIC disseram lamentar o sucedido e que não tinham “intenção de ferir suscetibilidades”.

É “um uso abusivo do termo” bullying

Para Sónia Seixas, psicóloga pedagógica e subdiretora da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), o termo bullying não se aplica a esta situação. “É um uso abusivo do termo”, explicou ao Observador, “o que não retira o caráter deplorável da ação em si. É um tipo de gozo, de violência”.

Para a psicóloga, é claro que a intenção não era criar mal-estar, “era criar audiências”. “Os candidatos são usados como matéria-prima para conseguirem mais audiências. A imagem é tão importante nestas idades, que é muito grave tentar atingi-la. É uma situação de maltrato e um ato de cobardia“.

Apesar de não respeitar as características do bullying, como a repetição ou a intencionalidade, o incidente pode ter consequências negativas, dependendo da formação, estabilidade emocional e do meio em que o jovem está inserido. E, neste caso, pode mesmo vir a ser o início de cyberbullying.

O bullying (verbal, psicológico, físico ou sexual) é uma forma de agressão contínua, que tem como objetivo causar dano, sofrimento ou mal-estar. O termo foi criado na década de 1970 por Dan Olweus, um psicólogo sueco responsável pelo primeiro estudo sistemático das práticas de bullying no mundo.

Este acontece de forma repetida e implica sempre um abuso de poder. Ou seja, existe sempre uma desigualdade entre o agressor e o agredido, que faz com que este último se sinta inibido ou intimidado. Tende também a ocorrer entre grupos sociais familiares e entre pares, como cônjuges ou colegas de escola.

De acordo com dados compilados pela Unicef (2003), um em cada três adolescentes, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola. Na Europa e na América do Norte, 31 por cento dos jovens admitiu praticar bullying, com uma taxa de prevalência que vai desde os 14 por cento na República Checa e na Suécia, aos 59 por cento em países como a Letónia ou a Roménia.

Em Portugal, de acordo com um inquérito desenvolvido no âmbito do projeto A Saúde dos Adolescentes Portugueses publicado em 2014, 34 por cento dos adolescentes disseram terem sido alvo de bullying pelo menos uma vez por semana nos últimos dois meses.

Fonte: http://observador.pt/2015/05/05/idolos-espectadores-acusam-programa-bullying/

Compartilhar este post

Link para o post

mas isto já é feito há muito tempo. Sempre foi assim: humilhação em troca de audiências.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente a novidade... caso não saibam é feito um pré-casting antes do casting.

Deixam passar cromos para terem as tais audiências, porque se todos cantassem bem o programa perdia um pouco do interesse.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente é assim. Nem sequer conseguem copiar os modelos estrangeiros decentemente.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes sequer de ir ver os jurados, tens 3 casting, e pelo que me foi dito, os jurados não mandam absolutamente nada.

Compartilhar este post

Link para o post

No britânico preocupam-se mais com as qualidades vocais do que com os cromos, nem metade dos que a SIC passa a ITV mostra.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente a novidade... caso não saibam é feito um pré-casting antes do casting.

Deixam passar cromos para terem as tais audiências, porque se todos cantassem bem o programa perdia um pouco do interesse.

Até porque há pessoal que vai lá para ser cromo...

Compartilhar este post

Link para o post

Até porque há pessoal que vai lá para ser cromo...

Exacto, muitos vão para aparecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao sei cantar, não vou ao programa. Se eles não sabem cantar e vao na mesma (Sabendo perfeitamente o que a casa gasta) estão sujeitos.

Editado por Rui Cardoso

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não foi gozarem com a voz dele, foi gozarem com as orelhas.

Eu nao tou a concordar com o programa, mas ja toda a gente sabe que os 'cromos' são gozados pelo programa. E se ele mesmo assim decidiu ir, esta sujeito a esse tipo de gozos

Eu nunca sequer vi o programa português, mas aqui no UK são gozados a brava, foi mesmo por isso que deixei de ver completamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Há diferença entre bullying sobre o físico ou sobre a pouca aptidão para um talento que a pessoa acha que tem, porque a família e amigos são hipócritas?

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é deixar passar cromos, ou as pessoas irem lá para serem cromas e não saberem cantar ponta.

A questão toda está na humilhação constante que os jurados fazem, até mesmo com as pessoas que cantam bem. São arrogantes e prepotentes e sentem a necessidade de demonstrar a sua superioridade perante jovens de 15,16, 17 anos.

E a questão fica pior quando o realizador se junta à festa e decide editar imagens de um miúdo com orelhas grandes, para as colocar ainda maiores, num claro momento de humilhação.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao tou a concordar com o programa, mas ja toda a gente sabe que os 'cromos' são gozados pelo programa. E se ele mesmo assim decidiu ir, esta sujeito a esse tipo de gozos

Eu nunca sequer vi o programa português, mas aqui no UK são gozados a brava, foi mesmo por isso que deixei de ver completamente.

Eu sei, mas normalmente os cromos são gozados por cantarem mal ou por serem azeiteiros. Esta confusão em especifico foi por terem gozado só com as orelhas do rapaz, que é algo que ele não controla.

Não me lembro de outra situação assim, mas também não me lembro de todos os cromos que eles mostram lol

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao sei cantar, não vou ao programa. Se eles não sabem cantar e vao na mesma (Sabendo perfeitamente o que a casa gasta) estão sujeitos.

Essa vai na linha do "elas andam na rua de mini saia, depois admiram-se que são violadas".

Compartilhar este post

Link para o post

Conscientemente podem não saber ou não querer assumir, mas inconscientemente sabem-no e bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho é que o rapaz que já tinha sido gozado naquele momento, e deve ser mau, agora está em todo o lado, notícias, internet, etc... O coitado que para quem seguia o programa ficou conhecido agora até chega ao público que não vê o programa :lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, há que ver que é a vida. Se dentro da família somos escrutinados e criticados, fruto de invejas e julgamentos gratuitos da vida alheia, imaginem num programa de TV com milhares de espectadores, com sede de audiências.

Se fores orelhudo as pessoas vão apontar isso. Se fores azeiteiro igual. Se cantares mal, a mesma coisa. E por aí fora. Se eles podiam evitar certas coisas? Claro que sim, mas é ser ingénuo em demasia se pensarem que vão lá e não estão sujeitos a isso.

E acima de tudo, as pessoas com o Facebook queixam-se de tudo. Ainda me lembro do Último a Sair gerar uma onda de indignação na página da RTP porque estavam a fazer um Reality Show com dinheiros públicos e nem sequer tiveram dois dedos de testa para perceber o que aquilo era.

Editado por Red

Compartilhar este post

Link para o post

Os primeiros dias do Último a Sair eram a risada total. Lembro-me que depois do Marco sair teve de ir a um programa da tarde no dia seguinte a dizer que aquilo era a gozar. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é deixar passar cromos, ou as pessoas irem lá para serem cromas e não saberem cantar ponta.

A questão toda está na humilhação constante que os jurados fazem, até mesmo com as pessoas que cantam bem. São arrogantes e prepotentes e sentem a necessidade de demonstrar a sua superioridade perante jovens de 15,16, 17 anos.

E a questão fica pior quando o realizador se junta à festa e decide editar imagens de um miúdo com orelhas grandes, para as colocar ainda maiores, num claro momento de humilhação.

É isto. Ainda há pouco tempo vi um vídeo de um concorrente que foi duramente criticado porque foi cantar Jorge palma e isso era "demasiado alternativo"...

Compartilhar este post

Link para o post

Para a quantidade de talent shows que já tivemos, acho que só quem se inscreve nisso, já sabe para o que vai. Além disso, se quiserem ser cantores a sério, não é no Ídolos que o vão ser - ou há algum vencedor de talent shows em Portugal que tenha uma carreira de sucesso ou tenha um período de recordação superior a dois meses?

A isso acrescenta-se os senhores crescidinhos terem a necessidade e vontade de se sentir superiores a putos com idade para serem filhos deles.

Outra coisa que tenho curiosidade é, quem será que está a fazer o "bullying" - o júri do concurso, ou a malta em casa que partilha os vídeos, acha piada e dá audiências?

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso a malta com mais sucesso desse programa até nem foi a cantar: a Luciana Abreu e a Carolina Torres. Agora é que parece que andam aí uns dos Ídolos a cantar na rádio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...