Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mad Cup

Ídolos: Espectadores acusam programa de “bullying”

Publicações recomendadas

Claro...Também foste daqueles que, há uns meses, eras "Charlie"? Nessa altura todos fomos "Charlie". Se uns muçulmanos limpam o sarampo a uma série de pessoas cujo único crime foi fazer umas caricaturas do Profeta, somos "Charlie" porque defendemos a liberdade de expressão e não vem mal ao mundo se o Maomé for representado de forma caricatural. Mas se alguém se atreve a caricaturar as orelhas proeminentes de um miúdo anónimo, alto lá! que isso já é passar os limites.

Eu não fui dos "Charlie", por isso não faço ideia dessas suposições.

Quando quiseres responder-me sem isso, estás à vontade.

EDIT: editei para um tom menos agressivo.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Foi um dia feliz aquele em que decidi não ter televisão em casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou num meio-termo entre as duas visões mais extremadas: foi uma atitude gratuita, porque desenquadrada do propósito com que se atraíram para o concurso os participantes; foi desnecessário.

Agora, se foi grave? Motivo de tanto alarido? Bullying? Não me parece, de todo. Não passou de uma brincadeira de mau gosto a qual deve ser endereçada à produção do programa como aviso à navegação, para seu próprio bem. Quanto ao visado, está no seu direito de se sentir enxovalhado, pese embora a ausência de motivo conhecido que o tenha obrigado a ir ao programa contra a sua vontade e conhecimento- e se foi nessas condições, dado o teor público e sobejamente divulgado dos conteúdos apresentados no dito, só chamou a si a má vontade da providência.

[/ManuelMachado] :mrgreen:

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

As piadas de mau gosto ainda não são crime, são só isso, piadas de mau gosto. Mal estávamos nós se já não se pudesse gozar com o tamanho das orelhas de alguém.

Compartilhar este post

Link para o post

agora levam o miúdo as galas e pronto

Compartilhar este post

Link para o post

Foi um dia feliz aquele em que decidi não ter televisão em casa.

chamar casa a uma okupa...

Compartilhar este post

Link para o post

Difamação ou injúria? Não é uma nem outra, ainda por cima são coisas diferentes do contexto em causa.

Bem sei que a lei está sempre sujeita a interpretação, mas, embora a tua última afirmação seja verdadeira, a primeira não é. Basta ler a lei.

As piadas de mau gosto ainda não são crime, são só isso, piadas de mau gosto. Mal estávamos nós se já não se pudesse gozar com o tamanho das orelhas de alguém.

Não se trata disso...

Compartilhar este post

Link para o post

chamar casa a uma okupa...

antes fosse fdx, pago renda que me fodo

Compartilhar este post

Link para o post

di·fa·mar - Conjugar

verbo transitivo

1. Fazer criar má fama a.

2. Desacreditar (publicamente).

3. Perder a boa fama.

"difamação", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013

Isto foi o que foi feito. Descrédito público do jovem derivado de características físicas do mesmo. Criação de má fama em torno das referidas.

Isto para mim não tem discussão.

Ele não estimulou o gozo ao se vestir da forma A, B ou C, nem por cantar mal ou ter respondido torto ao júri.

Ele foi gozado por uma condição genética e que nasceu com ele. É um absurdo.

E se me disseres assim: "Podia não ter participado, assinado o contrato, etc, etc.." Concordo!!!

Agora, isso não justifica é que só porque decidiu participar que agora exista autoridade moral para lhe fazer isto. Não é ético e é repudiável.

Mas isto sou eu! Cada um pensa e vê o Mundo como quer e de acordo com o espaço em que quer viver.

Muito bem. Já sabes aceder ao Priberam. Agora só falta a parte correspondente à interpretação do que lá está escrito. Mas nesse caso não conheço nenhum site que te possa ajudar.

Em todo o caso reconheço uma evolução importante na tua argumentação. O excerto da Lei que aqui colocaste é um avanço. Porque facilmente notarás que se trata do capítulo relacionado com os "Crimes contra a honra". O que traduzindo dá isto:

(...) ou recorrem à justiça se entenderem que foram alvo de ofensas ao bom nome ou danos morais injustificados.

Não te acompanho, no entanto, na opção por vestir a toga de juíz neste caso em particular.

Quanto ao resto, volto a dizer: estás no teu direito de não gostar do formato do programa. Eu também não gosto do formato de muitos programas que por aí andam. Mas não concordo que o caso da caricatura das orelhas deste concorrente seja de alguma forma diferente do que é hábito fazer-se no Ídolos ao ponto de justificar repúdio específico. Que se critique o formato, as atitudes e comentários dos jurados, as brincadeiras tantas vezes parvas do Manzarra (tu não viste o Programa mas tão grave, na minha opinião, como o gozo com as orelhas deste concorrente foi o gozo do Manzarra para com a irmã de uma concorrente que veio de Penamacor). Agora pegar num pormenor como este e fazer disto um enorme escarcéu parece-me claramente exagerado.

Eu não fui dos "Charlie", por isso não faço ideia dessas suposições.

Quando quiseres responder-me sem isso, estás à vontade.

EDIT: editei para um tom menos agressivo.

No meu tempo costumava dizer-se: "Perguntar não ofende!" Eu fiz-te uma pergunta. E parti dessa questão (e do teu comentário, claro) para expôr o que eu penso sobre este tipo de manifestações públicas suportadas nas redes sociais que denotam uma ausência clara de pensamento crítico sobre as matérias, ausência de memória, ausência de coerência e que, na maior parte das vezes, se esgotam em si próprias em pouco tempo.

Se tu não foste "Charlie" ótimo para ti. Mas não podes negar que a tendência geral "facebookiana" o foi. Tal como agora, aparentemente, é sensível à presumida dor do orelhudo.

Resposta ao Edit: Isso foi para me informar que és boa pessoa? Que a tua primeira reação foi ser agressivo para comigo mas que reconsideraste? Eu quero lá saber disso... Achas que a minha reação seria mais suave se tivesse lido o teu comentário mais agressivo só porque entretanto o editaste? Ou achas que ficava a faltar qualquer coisa se eu, por acaso, não tivesse a oportunidade de ler o post original (como sucedeu) e só lesse o post mais suave? É o que menos me importa que tenhas sido mais ou menos agressivo na resposta original.

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim era o programa todo assim, sempre a humilhar esses gajos. Quem lá vai tem que saber ao que se sujeita.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem. Já sabes aceder ao Priberam. Agora só falta a parte correspondente à interpretação do que lá está escrito. Mas nesse caso não conheço nenhum site que te possa ajudar.

Não li o resto. Não discuto contra quem opta por falar neste tom... Boa noite, bem haja.

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim era o programa todo assim, sempre a humilhar esses gajos. Quem lá vai tem que saber ao que se sujeita.

Ironia? :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Não li o resto. Não discuto contra quem opta por falar neste tom... Boa noite, bem haja.

Não acredito. Mas valeu pela escapatória.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá gosto ler os posts do Dez cartas, tendo ele ou não razão

Compartilhar este post

Link para o post

Essa do 'já sabe ao que vai/sujeita' é do melhor que já se disse por aqui.

Mas gostei de ler. Agora vou esperar pela próxima época de praxes para comparar posts e opiniões.

Ah, e bom saber que afinal os canais de TV têm tanta condescendência da vossa parte. Mas também vou esperar por uma destas na TVI.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Essa do 'já sabe ao que vai/sujeita' é do melhor que já se disse por aqui.

Mas gostei de ler. Agora vou esperar pela próxima época de praxes para comparar posts e opiniões.

Ah, e bom saber que afinal os canais de TV têm tanta condescendência da vossa parte. Mas também vou esperar por uma destas na TVI.

Assim é injusto...:(

Devias expressar aqui claramente a tua opinião sobre o assunto para podermos também comparar a tua coerência.

Compartilhar este post

Link para o post
NÃO BASTA LAMENTAR

SIC: NÃO ACABARAM COM OS ÍDOLOS? FALTA DE HUMANIDADE!

O jovem de quem se fala é meu aluno. Tem 16 anos. Frequenta a aula de Português Funcional numa turma de Educação Especial. Sendo menor, foi certamente autorizado a concorrer a este concurso da SIC. Mas certamente a sua encarregada de educação (que não é nem a mãe nem o pai e isto talvez não seja por acaso) não imaginava que ele ia participar num concurso onde toda a gente, desde os elementos do júri até à produção, passando pela direção de programas e pelos responsáveis pelo canal e outros trâmites que desconheço parecem divertir-se a cometer MONSTRUOSIDADES, como ridicularizar publicamente jovens ou crianças que já têm problemas suficientes na sua vida há muitos anos.

O jovem de quem se fala é meu aluno (e de outros colegas) e temos por ele o máximo carinho, como por todas e por todos os alunos. Porém ele está fechado no seu quarto há alguns dias. Tivemos que voltar a ensinar aos seus colegas da Educação Especial e até um pouco aos do Ensino Regular que a FALTA DE HUMANIDADE a que certas FIGURAS PÚBLICAS (e outras menos conhecidas, nos bastidores) se sujeitam para ganhar dinheiro corresponde exatamente ao contrário do que possa ser a solidariedade e o amor entre todos os seres do MUNDO.

No Agrupamento de Escolas Gaia Nascente estamos muito zangados com a SIC. Entendemos que ISTO NÃO SE FAZ A NINGUÉM. Não sei qual o papel da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, ou do Instituto de Apoio à Criança, ou da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, ou até do Senhor Presidente da República.

Mas como professor, eu é que lamento: 1-não saber quando é que o meu aluno vai voltar às aulas ; 2-que estas coisas possam acontecer aos jovens do meu país; 3-que os canais de televisão em vez de complementarem os valores educativos transmitidos pelas escolas os desfaçam completamente; 4-que o senhor ministro da educação e o senhor primeiro-ministro nada façam para acabar com esta barbárie; 5-que se pense que basta lamentar, sem sequer pensar indemnizar tão grandes danos causados. RAFAEL TORMENTA

in facebook

Compartilhar este post

Link para o post
3-que os canais de televisão em vez de complementarem os valores educativos transmitidos pelas escolas os desfaçam completamente;

Se educativos ou transmitidos pelas escolas não sei, mas este é o ponto mais fulcral para mim. É a directriz ética e moral do programa. É um cancro para a sociedade muito sinceramente...

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo menor, foi certamente autorizado a concorrer a este concurso da SIC.

Não terá sido apenas "autorizado". Houve alguém que assinou um contrato com a produtora.

Compartilhar este post

Link para o post

Assinou um contrato com um produtora para ir a um "casting"? Deve estar melhor na vida que muitos artistas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...