Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mad Cup

Ídolos: Espectadores acusam programa de “bullying”

Publicações recomendadas

E exatamente a mesma coisa e pode-se assumir a partir de hoje que eu sou pro-violacoes

Já todos sabiamos disso :carinhoso: :carinhoso:

Eu acho é que o rapaz que já tinha sido gozado naquele momento, e deve ser mau, agora está em todo o lado, notícias, internet, etc... O coitado que para quem seguia o programa ficou conhecido agora até chega ao público que não vê o programa :lol: :lol:

E não deverá ser isso também considerado bullying?

Por acaso a malta com mais sucesso desse programa até nem foi a cantar: a Luciana Abreu e a Carolina Torres. Agora é que parece que andam aí uns dos Ídolos a cantar na rádio.

O vencedor do ano passado salvo erro. E também tem musicas em programas da sic

Compartilhar este post

Link para o post

Os concorrentes/vencedores deste tipo de programas (Fator X, Ídolos. Operação Triunfo e outros que tais) normalmente têm sempre o mesmo tipo de carreira, que é algo como: saem do programa, continuam uns tempos ainda com alguma notoriedade até as pessoas se esquecerem deles, metem-se no Festival da Canção, (se tiverem muita sorte) vão à Eurovisão e depois se ainda tiverem paciência concorrem a mais algum FC.

Há uns anos atrás era praticamente isto que acontecia.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso a malta com mais sucesso desse programa até nem foi a cantar: a Luciana Abreu e a Carolina Torres. Agora é que parece que andam aí uns dos Ídolos a cantar na rádio.

Luísa Sobral, Aurea?

Quem é?

carolina deslandes

Compartilhar este post

Link para o post

Luísa Sobral, Aurea?

Essas quase ninguém associa aos Ídolos. Aliás, nem me lembro que tenham chegado muito longe.

Compartilhar este post

Link para o post

O Diogo Piçarra (ou qualquer coisa Piçarra) não andou nos Ídolos? Esse tem uma música qualquer na rádio e numa novela.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei, mas normalmente os cromos são gozados por cantarem mal ou por serem azeiteiros. Esta confusão em especifico foi por terem gozado só com as orelhas do rapaz, que é algo que ele não controla.

Não me lembro de outra situação assim, mas também não me lembro de todos os cromos que eles mostram lol

Se ele as controlasse tinha futuro como aviador...

E essa conversa de que quem vai aos Talent Shows não tem futuro já chateia... Se se fala da Luciana Abreu ou da Luísa Sobral é porque não ganharam... se se fala do Filipe Pinto é porque não é estrela internacional... se se fala da Sara Tavares ou do João Pedro Pais é porque já foi há muito tempo... e em relação a todos o argumento final é porque ninguém os(as) associa aos Talent Shows. O que é porreiro porque a conclusão a tirar é: "Ninguém que vai aos Talent Shows tem sucesso... a não ser aqueles que o têm... e nessa altura já ninguém se lembra que estiveram nos Talent Shows... por isso podemos continuar a dizer que... ninguém que vai aos Talent Shows tem sucesso!"

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Essas quase ninguém associa aos Ídolos. Aliás, nem me lembro que tenham chegado muito longe.

A Luísa Sobral fez 3º

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso é ridícula a forma como gozam com alguns concorrentes. Alguns vão lá mesmo só para isso e para terem o seu minuto de fama, não é a esses que me refiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Só noutro dia é que vi que a "Liliane Marise" é jurada nisto.

Mas que raio anda ela a fazer por ali ?

Btw, essa situação da imagem do miúdo é ridícula.

Vais a um programa para avaliarem a tua voz e acabam a gozar com as tuas orelhas e a fazer disso paródia nacional.

Não sei a idade do miúdo nem o contexto social em que está inserido, mas isso pode dar tão mau resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

não me parece que tenham passado dos limites.

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, essa situação da imagem do miúdo é ridícula.

Vais a um programa para avaliarem a tua voz e acabam a gozar com as tuas orelhas e a fazer disso paródia nacional.

Não sei a idade do miúdo nem o contexto social em que está inserido, mas isso pode dar tão mau resultado.

Claro...Também foste daqueles que, há uns meses, eras "Charlie"? Nessa altura todos fomos "Charlie". Se uns muçulmanos limpam o sarampo a uma série de pessoas cujo único crime foi fazer umas caricaturas do Profeta, somos "Charlie" porque defendemos a liberdade de expressão e não vem mal ao mundo se o Maomé for representado de forma caricatural. Mas se alguém se atreve a caricaturar as orelhas proeminentes de um miúdo anónimo, alto lá! que isso já é passar os limites.

Este rapaz também ficou bastante traumatizado com o que uns bandidos do lápis e da borracha lhe fizeram:

6334418_fAhQu.jpeg

Mas aqui se calhar já pode ser e até tem graça, não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Claro...Também foste daqueles que, há uns meses, eras "Charlie"? Nessa altura todos fomos "Charlie". Se uns muçulmanos limpam o sarampo a uma série de pessoas cujo único crime foi fazer umas caricaturas do Profeta, somos "Charlie" porque defendemos a liberdade de expressão e não vem mal ao mundo se o Maomé for representado de forma caricatural. Mas se alguém se atreve a caricaturar as orelhas proeminentes de um miúdo anónimo, alto lá! que isso já é passar os limites.

Este rapaz também ficou bastante traumatizado com o que uns bandidos do lápis e da borracha lhe fizeram:

Que raio de comparação :-|

Compartilhar este post

Link para o post
Charlie Hebdo (French pronunciation: ​[ʃaʁli ɛbˈdo]; French for Charlie Weekly) is a French satirical weekly magazine,[2] featuring cartoons,[3] reports, polemics, and jokes.

in Wikipedia

Ídolos é um talent show português baseado no programa britânico Pop Idol.

in Wikipedia

-

Ora... A menos que eles estejam à procura do novo Dumbo, não vejo a relação do alegado gozo com os conteúdos a que o programa se propõe. É ser parvo só porque sim. É tipo eu ter um restaurante e uma hora de almoço decidir, não servir comida, mas antes vender sapatos, só porque sim.

O gajo tem orelhas grandes. Se calhar já era gozado antes por isso, se calhar vai ser agora depois do programa. A questão é que se mexem com condições psicológicas de um indivíduo só porque sim, porque se pode. É abusivo! E para mim roça a difamação, embora isto esteja, aposto, previsto em contrato pela produtora.

Uma coisa é gozarem com quem canta mal, porque foram atrás do programa para cantar e calharam a não ter noção do seu valor, ou seja o que for... Outra é ir lá para cantar, a um programa que procura cantores e gozarem com as orelhas dele... É difamação, pura e dura. E não vi o programa, mas provavelmente também injúria.

Compartilhar este post

Link para o post

in Wikipedia

in Wikipedia

-

Ora... A menos que eles estejam à procura do novo Dumbo, não vejo a relação do alegado gozo com os conteúdos a que o programa se propõe. É ser parvo só porque sim. É tipo eu ter um restaurante e uma hora de almoço decidir, não servir comida, mas antes vender sapatos, só porque sim.

O gajo tem orelhas grandes. Se calhar já era gozado antes por isso, se calhar vai ser agora depois do programa. A questão é que se mexem com condições psicológicas de um indivíduo só porque sim, porque se pode. É abusivo! E para mim roça a difamação, embora isto esteja, aposto, previsto em contrato pela produtora.

Uma coisa é gozarem com quem canta mal, porque foram atrás do programa para cantar e calharam a não ter noção do seu valor, ou seja o que for... Outra é ir lá para cantar, a um programa que procura cantores e gozarem com as orelhas dele... É difamação, pura e dura. E não vi o programa, mas provavelmente também injúria.

Difamação ainda é melhor do que bullying...:lol:

Num intervalo entre as consultas na wikipédia também podias dar um saltinho ao Priberam. Dava jeito...

Quanto ao resto é a tua opinião sobre o conceito do Programa. O que é e o que devia ser. Importa pouco. Tal como a minha ou de qualquer outro espetador. O facto é que o Ídolos é conhecido pela exibição dos "cromos" na 1ª fase dos castings. É esse o conceito que diferencia este formato dos outros semelhantes. E os "cromos" são gozados. São humilhados. São enxovalhados. Pelo que (não) cantam, pelo que dizem, pela forma como se apresentam, pela indumentária, pela atitude, pelos gestos e maneirismos, pelas respostas e reações que têm, pelas orelhas grandes, porque vêm de Coimbra, porque cantam Jorge Palma, porque sim e porque não.

Os espetadores têm bom remédio se não gostam: fazem o que tu fizeste e não veem. Os "cromos" também têm forma de se poupar às humilhações e enxovalhos públicos: ou não participam, ou não assinam os contratos (o que vai dar ao mesmo) ou recorrem à justiça se entenderem que foram alvo de ofensas ao bom nome ou danos morais injustificados.

Quanto ao resto é só conversa de quem não tem mais que fazer. Se calhar a esta hora está o orelhudo todo satisfeito por ser conhecido no país inteiro e às tantas até achou um piadão à forma como o caricaturaram. E ainda arranja maneira de ser um sucesso com as miúdas lá na escola.

Compartilhar este post

Link para o post

di·fa·mar - Conjugar

verbo transitivo

1. Fazer criar má fama a.

2. Desacreditar (publicamente).

3. Perder a boa fama.

"difamação", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013

Isto foi o que foi feito. Descrédito público do jovem derivado de características físicas do mesmo. Criação de má fama em torno das referidas.

Isto para mim não tem discussão.

Ele não estimulou o gozo ao se vestir da forma A, B ou C, nem por cantar mal ou ter respondido torto ao júri.

Ele foi gozado por uma condição genética e que nasceu com ele. É um absurdo.

E se me disseres assim: "Podia não ter participado, assinado o contrato, etc, etc.." Concordo!!!

Agora, isso não justifica é que só porque decidiu participar que agora exista autoridade moral para lhe fazer isto. Não é ético e é repudiável.

Mas isto sou eu! Cada um pensa e vê o Mundo como quer e de acordo com o espaço em que quer viver.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Difamação é usado quando é feita crer uma mentira sobre alguém, infinito ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Os espetadores têm bom remédio se não gostam: fazem o que tu fizeste e não veem. Os "cromos" também têm forma de se poupar às humilhações e enxovalhos públicos: ou não participam, ou não assinam os contratos (o que vai dar ao mesmo) ou recorrem à justiça se entenderem que foram alvo de ofensas ao bom nome ou danos morais injustificados.

aqueles que espetam?

Compartilhar este post

Link para o post

aqueles que espetam?

A palavra espectadores/espetadores tem dupla grafia no novo AO.

Compartilhar este post

Link para o post
CÓDIGO PENAL

Disposições relevantes em matéria de comunicação social

PARTE ESPECIAL

TÍTULO I

DOS CRIMES CONTRA AS PESSOAS

CAPÍTULO VI

Dos crimes contra a honra

ARTIGO 180.º

(Difamação)

1- Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias.

2- A conduta não é punível quando:

a) A imputação for feita para realizar interesses legítimos; e

b) O agente provar a verdade da mesma imputação ou tiver tido fundamento sério para, em boa fé, a reputar verdadeira.

3- Sem prejuízo do disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 2 do artigo 31.º deste Código, o disposto no número anterior não se aplica quando se tratar da imputação de facto relativo à intimidade da vida privada e familiar.

4- A boa fé referida na alínea b) do n.º 2 exclui-se quando o agente não tiver cumprido o dever de informação, que as circunstâncias do caso impunham, sobre a verdade da imputação

Parece-me o caso. Imputaram ao rapaz um facto ofensivo da sua honra que é ser orelhudo. Foi também de má fé, pois o intuíto foi jocoso, embora alguns possam defender que foi cómico.

A questão aqui é que o programa está protegido pelo contrato porque eu sei que já lá estive e fui o único que leu as 20 páginas daquilo que eles prevêem a total manipulação de imagem, etc...

E acrescento isto já agora:

ARTIGO 183.º

(Publicidade e calúnia)

1- Se no caso dos crimes previstos nos artigos 180.º, 181.º e 182.º:

a) A ofensa for praticada através de meios ou em circunstâncias que facilitem a sua divulgação; ou,

b) Tratando-se da imputação de factos, se averiguar que o agente conhecia a falsidade da imputação; as penas da difamação ou da injúria são elevadas de um terço nos seus limites mínimo e máximo.

2- Se o crime for cometido através de meio de comunicação social, o agente é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa não inferior a 120 dias

Que a difamação ou injúria existe eu não tenho grandes dúvidas. Se poderia ter imputações legais, duvido seriamente. A produção sabe o que faz.

De qualquer forma, o importante a reter para mim, é a construção e ética social do programa, que agiu, na pessoa de algum dos seus colaboradores ou de um conjunto dos mesmos, de má fé e de forma repudiável social e antropológicamente.

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Difamação ou injúria? Não é uma nem outra, ainda por cima são coisas diferentes do contexto em causa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...