Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

adorei o falhanço dele na primeira parte. até o tiui metia aquela m*rda

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda vou estar com as mãos na cabeça por ele ter estado em campo. Mas ao mesmo tempo dá-me vontade de dizer que mereciamos, tal a gestão brilhante do plantel no que à dupla de avançados diz respeito. É que já nem é taaanto pelo factor teimosia do Jesus, é mesmo porque só temos Slimani e Teo para dois lugares (hoje por exemplo ele nunca iria tirar o Bryan da ala), e isto contando que o Barcos ainda não é opção.

Para a alemanha, contando com lesionados+castigados, quem é que está de fora?

Compartilhar este post

Link para o post

que se passou?

Ah lol, não era para ter uma relação direta. "Rui :heart:" porque num jogo morno e sem grande coisa para ver voltou a estar lá pa manter a coisa segura e "o mundo sabe que :heart:" porque foi das ideias mais bem conseguidas que já tiveram.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou aplaudir sempre que ele sair de campo.

av-21490.jpg

o drama

o horror

o pior é que entre essa imagem e a do Sapo Mário, não sei qual a mais feia

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Podes ter um grande criativo sem qualquer visão de jogo. E vice-versa.

Exemplos?

Isto é uma discussão complicada, e vai variar para cada um. Lá está, se para ti o Xavi era um criativo o JM também é...

Mas neste sistema do Jesus, os criativos devem ser essencialmente os extremos e avançados. Se formos a ver no Benfica, nenhum dos médios era um "criativo". Médio defensivo com raio de ação grande, e depois um 8 tipico box-to-box.

Em relação ao João Mário, o Black já se antecipou :mrgreen:

Só acho que o João Mário, não tendo a imaginação de um Matías, tem alguns rasgos interessantes. Está longe de ser um jogador "cinzentão".

Concordo com o bold.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Em relação ao jogo, o onze que subiu esta noite ao relvado deve fazer as delícias do Jesus, porque é tudo na força e na cavalice, mas fez-me recordar tempos sombrios...Tanta falta de qualidade, minha nossa. Digo sem problemas que, noutros tempos, com estes jogadores, não tínhamos ganho hoje. Como temos o Jesus que, apesar dos seus defeitos, sabe trabalhar um modelo de jogo de qualidade e tivemos quatro jogadores de qualidade inegável (Patrício, Ewerton, JM e Ruiz), lá deu para os serviços mínimos, mas não sei se estamos a ir na direcção certa...Uma palavra de apreço para o Boavista, que, para minha surpresa, foi a Alvalade tentar jogar futebol. Nada a ver com aquela equipa ridícula montada pelo Petit, que nos roubou dois pontos sabe-se lá como.

MoM: Ewerton :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Exemplos?

Em relação ao João Mário, o Black já se antecipou :mrgreen:

Só acho que o João Mário, não tendo a imaginação de um Matías, tem alguns rasgos interessantes. Está longe de ser um jogador "cinzentão".

Concordo com o bold.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Em relação ao jogo, o onze que subiu esta noite ao relvado deve fazer as delícias do Jesus, porque é tudo na força e na cavalice, mas fez-me recordar tempos sombrios...Tanta falta de qualidade, minha nossa. Digo sem problemas que, noutros tempos, com estes jogadores, não tínhamos ganho hoje. Como temos o Jesus que, apesar dos seus defeitos, sabe trabalhar um modelo de jogo de qualidade e tivemos quatro jogadores de qualidade inegável (Patrício, Ewerton, JM e Ruiz), lá deu para os serviços mínimos, mas não sei se estamos a ir na direcção certa...Uma palavra de apreço para o Boavista, que, para minha surpresa, foi a Alvalade tentar jogar futebol. Nada a ver com aquela equipa ridícula montada pelo Petit, que nos roubou dois pontos sabe-se lá como.

MoM: Ewerton :prayer:

Isto e, acima de tudo, está bastante melhor nesse aspeto, quando comparado com o que era nos júniores, por exemplo.

Concordo com a análise, também. O 11 foi assustador. O Teo já se sabe o que é, o Schelotto é literalmente o Capel sem qualidade técnica(que jogador assustadoramente mau... e hoje até se desenrascou às vezes), o Semedo faz com que eu quase entre em falência cardíaca sempre que é pressionado ou que tem de abordar corretamente um lance mais complexo sem bola e o Zeegeelar, tendo mais qualidade que estes craques todos, tem mesmo muito que aprender em termos ofensivos(e não só, mas é o mais relevante).

Para mim a dupla tem de ser Ewerton-Coates. Era todo um outro nível com bola, na compreensão do jogo com e sem bola(nesta última nem tanto, se calhar, mas mesmo assim estão a milhas do Semedo aqui) e até tinhamos uma besta nos duelos aéreos como o JJ gosta.

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Exemplos?

Não criativo com visão: Por exemplo, qualquer jogador que tenha uma leitura de jogo acima da média mas que raramente seja capaz de decidir o jogo num passe, numa finta, num remate. à primeira vista lembro-me logo do Lahm. Jogador super inteligente, sabe ler o jogo como poucos, tem uma capacidade de trabalho fenomenal, mas raramente o vemos a ter um momento de criatividade. Ou o Ander Herrera, um jogador que gosto muito apesar de não o achar um criativo.

Criativo sem visão: Qualquer jogador, usualmente extremo com qualidade para fintar 3 ou 4 e falhar o último passe, ou não saber ler onde colocar a bola a 5 metros. O Carrillo há 3/4 anos era assim. Neste sentido, só me lembro do Lennon, que andava no Tottenham. Mas há mais, o sono não me deixa

Take with a pinch of salt, é só uma interpretação :mrgreen:

mas percebo o que o Puro quer dizer, e também estou longe de achar o João Mário alguém sem ponta de criatividade.

Compartilhar este post

Link para o post

Pera aí, eu li que o Lennon era criativo? :mrgreen:

E era. Pena ter sido barbaramente assassinado por um fã seu.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à história do Iuri, alguém falou aí no ponto chave, só que do ponto de vista errado. O Jesus não gosta do Iuri porque ele não é um "pet dog", como são o Gelson ou o Mané. Se o Jesus os mandar limpar latrinas durante uma semana, eles vão com um sorriso nos lábios. Se o Jesus fizer o mesmo com o Iuri, no mínimo, é capaz de ter como resposta um "porquê?". E isso, para mim, é óptimo, é fantástico. É de um génio, é de alguém com personalidade. É de alguém que pensa no jogo, em vez de apenas o jogar desta ou daquela maneira, porque o treinador diz que é assim e eles assumem que é verdade.

Provavelmente não me vou fazer entender muito bem, mas por ser aqui, onde até há pessoas que vêem isto um pouco mais à frente, vou tentar: o facto do Iuri jogar o jogo à maneira dele, não aceitando moldá-lo quando um treinador lhe pede para o fazer, é tudo aquilo que eu quero ver nos extremos e avançados do Sporting. Não há coisa que deseje mais. O treinador desenha uns quantos caminhos, e cria certas condições para eles jogarem. Mas se eles seguirem à risca tudo aquilo que ouvem do treinador, a única coisa que vamos ganhar no final da época é juízo e um melão na cabeça. Claro como água.

Acima de tudo, são os jogadores que jogam. E se eles não tiverem o talento para o jogo, a qualidade, não há treinador nenhum que se safe, chame-se ele Jesus, Rui Vitória, Peseiro, Mourinho ou Guardiola. A atacar, o que faz a diferença são os jogadores, e aquilo que sai dos pés deles. O treinador apenas dá as bases, apenas cria e adequa o contexto, e depois tem a sua importância principal nos momentos sem bola. Na organização, na dinâmica, no equilíbrio, na coordenação. É por isso que o Benfica desta época, por exemplo, atropela as equipas mais pequenas, mas depois saca sempre o mesmo resultado contra Porto e Sporting. A atacar, Gaitán, Jonas e companhia jogam muito futebol, e jogam-no à sua maneira, com a sua criatividade e imprevisibilidade próprias. Não há ali nada mecanizado, nada que se note estar treinado até à exaustão. Mas a defender, onde o treinador é mais preciso, o Benfica é uma casa a arder.

Cá é ao contrário. Organização, dinâmica, equilíbrio, coordenação. Tudo certo. A atacar, é tudo mecanizado. Os poucos golos que não surgem de lances meio aleatórios (ou bolas paradas, como hoje), são aqueles que passam pelos pés do Ruíz e, por vezes, do João Mário e do Adrien. De resto, todos vemos as jogadas padronizadas, todos vemos que o treinador cria as condições...mas os jogadores não jogam o suficiente para as aproveitar, e o nosso futebol parece sempre igual, sempre cinzento, sempre medíocre. Porquê? Fácil: não são criativos. Não vêem para além daquilo que está à frente deles. Se o espaço no meio está fechado, vão logo para as alas. Nunca na vida vemos um Gelson ou um Mané a temporizar numa situação dessas, a levantar a cabeça, a procurar um espaço onde possa fixar o adversário e criar rapidamente um 2x1, por exemplo. Não. Ou voltam para trás, ou vão directos ao muro, na esperança de que ele parta se baterem contra ele de frente.

O Jesus tem cada vez mais dificuldade em valorizar as qualidades cognitivas de um jogador. Porque cada vez mais acha que essas são dispensáveis. Interessa que ele tenha qualidade técnica e física, que a cognitiva ele fornece. Pensamento perigoso, quanto a mim, porque parte do princípio de que ele é que tem a chave para o jogo, ele é que tem a solução para todos os males. Não que me surpreenda, pela forma de ser dele. Mas ele tem mais do que obrigação de perceber que isso não é bem assim, porque já tem décadas disto, e porque já foi diferente. Para melhor, quanto a mim.

Quanto ao resto:

O JM é um registra.

Por aí, sim. É um 6 e um 8, segundo os meus ideais tácticos, digamos assim. Nunca mais que isso. E só joga no lado direito, actualmente, porque o Jesus é cada vez mais um treinador obcecado com os aspectos defensivos do jogo. Comparar o Jesus do 1º ano no Benfica com o actual, ao nível das ideias que tem para o jogo, é um fenómeno super interessante, porque denota-se claramente uma mudança.

Continuo a não perceber porque o João Mário não é criativo, a categoria não se esgota no tipo de jogadores que enumeraste...

Já agora se não é criativo, é o quê? Trinco? Médio transição?

É um organizador de jogo. Ou então, como algumas pessoas gostam de dizer, são aqueles médios que "só passam para trás e para os lados". E para a frente também. Quando se justifica, claro. Que o melhor caminho para o golo nem sempre é aquele que vai em linha recta na direcção da baliza. Coisa que, por exemplo, os "trincos" e "médios de transição" normalmente não percebem.

Isto é uma discussão complicada, e vai variar para cada um. Lá está, se para ti o Xavi era um criativo o JM também é...

Mas neste sistema do Jesus, os criativos devem ser essencialmente os extremos e avançados. Se formos a ver no Benfica, nenhum dos médios era um "criativo". Médio defensivo com raio de ação grande, e depois um 8 tipico box-to-box.

A sério? Eu então acho que o JM tem criatividade que os dois facilmente. Mas foi o que disse ao Refutador, precisamos é mais criatividade nos extremos e avançados. Para extremos já temos um emprestado (Iuri), falta é depois nos avançados (para além do Bryan).

O Xavi era muito mais criativo que o João Mário. Se calhar por causa do contexto também, certo. Mas não deixa de o ser. Aliás, no capítulo da criatividade, o Xavi marca uma geração, quando pensamos em gajos que criam através do passe. Antes dele, por exemplo, a referência máxima nesse aspecto seria o Scholes, talvez.

De resto sim, também concordo que o João Mário, não sendo propriamente um criativo, é mais criativo que William e Adrien.

Criatividade sem visão de jogo? Logo a característica que será mais importante para o assunto :p

Isto é tudo muito relativo. Para mim, um jogador criativo é alguém que pense rápido e consiga ver o que mais ninguém vê. Que seja capaz de descobrir um espaço onde colocar a bola onde ele ainda não existe, ou de adivinhar a movimentação de um colega antes de ela acontecer. Isto são exemplos que, julgo eu, ilustram bem ao que me refiro.

Ou, como diria o outro sobre o João Pinto, que já saibam o que fazer à bola quando ela ainda nem lhes chegou aos pés.

O que referiste lá para trás são jogadores com grande qualidade técnica. O problema é que técnica e criatividade não são a mesma coisa, e é possível ter uma e não a outra. Olha o Moutinho: é um jogador tecnicamente evoluído que consegue proteger a bola ou colocá-la redonda nos pés dos colegas, mas quantas vezes o vês a descobrir aquela linha de passe que rasga a defesa? Se houver espaço e essa hipótese for evidente, ele coloca-a lá pois tem qualidade técnica para isso; mas perante uma defesa numerosa e sujeito a uma pressão intensa, em que não haja espaços e seja preciso arrancá-los a ferros, dificilmente será ele a fazê-lo.

O João Mário não é propriamente igual ao Moutinho mas a lógica aplica-se na mesma. Ele é top, é do caraças para lhe tirar uma bola; se houver espaço, ele entrega a bola numa bandeja aos colegas (ver a assistência para o segundo do Sporting em Paços de Ferreira), mas e fazer o mesmo quando não há espaço? Certo, ele vai segurar a bola sem a perder, até pode ultrapassar um ou dois adversários, mas vai preferencialmente procurar um passe seguro para dar seguimento ao lance. E é por isso que por vezes os nossos lances em Alvalade se resumem a uma sequência de passes horizontais entre ele e o João Pereira, o Adrien, o William e seja quem for o ala esquerdo até terminar no Jefferson, e depois se for preciso a bola faz o percurso inverso até chegar ao João Pereira novamente.

É que para mal dos nossos pecados, todos os nossos médios são muito bons tecnicamente falando, mas são pouco criativos. Daí que consigamos ter bola e circulá-la, mas sofremos para furar as defesas adversárias.

Excelente post.

Quanto ao bold: é bastante parecido. Só que o Moutinho ganha-lhe aos pontos em termos defensivos. Por outro lado, o João Mário tem recursos ofensivos que o Moutinho não tem. Mas o raio de acção é o mesmo.

Não criativo com visão: Por exemplo, qualquer jogador que tenha uma leitura de jogo acima da média mas que raramente seja capaz de decidir o jogo num passe, numa finta, num remate. à primeira vista lembro-me logo do Lahm. Jogador super inteligente, sabe ler o jogo como poucos, tem uma capacidade de trabalho fenomenal, mas raramente o vemos a ter um momento de criatividade. Ou o Ander Herrera, um jogador que gosto muito apesar de não o achar um criativo.

Criativo sem visão: Qualquer jogador, usualmente extremo com qualidade para fintar 3 ou 4 e falhar o último passe, ou não saber ler onde colocar a bola a 5 metros. O Carrillo há 3/4 anos era assim. Neste sentido, só me lembro do Lennon, que andava no Tottenham. Mas há mais, o sono não me deixa

Take with a pinch of salt, é só uma interpretação :mrgreen:

mas percebo o que o Puro quer dizer, e também estou longe de achar o João Mário alguém sem ponta de criatividade.

Estás a associar a criatividade à decisão e à definição de um lance no último terço, ou é só impressão minha? :mrgreen:

É que, por essa ordem de ideias, muito dificilmente um central pode ser criativo. E eu acho o Hummels, por exemplo, muito criativo.

Compartilhar este post

Link para o post

O João Mário é um gajo criativo. O seu estilo de jogo não se pauta por isso mas quando é necessário não tem problemas em assumir essa pasta, tipo Iniesta basicamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem começou com essa conversa por aqui foi o Shark, salvo erro, e eu até alinho, porque ele é super craque, mas a verdade é que o João Mário parece-se muito mais com o Xavi do que com o Iniesta. O médio mais parecido que o Sporting tem com o Iniesta, qualidade à parte, obviamente, nem está no plantel principal. E dificilmente virá a estar, com o Jesus.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com o Poeira. O futebol do Jesus, a nota artística, depende sempre dos intervenientes, quando começa a optar pelas capacidades físicas em detrimento da aptidão dos jogadores...costuma dar barraca. Basta ver a utilização que o Jara teve, por exemplo, ou que o Nolito não teve. A "troca" do Montero pelo Barcos é a mesma onda (milhões à parte, bla bla bla).

Onde se nota que ele tem dedo é na forma como defende e, mais que isso, como reage à perda da bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem começou com essa conversa por aqui foi o Shark, salvo erro, e eu até alinho, porque ele é super craque, mas a verdade é que o João Mário parece-se muito mais com o Xavi do que com o Iniesta. O médio mais parecido que o Sporting tem com o Iniesta, qualidade à parte, obviamente, nem está no plantel principal. E dificilmente virá a estar, com o Jesus.

Iuri?

Compartilhar este post

Link para o post

É o Gauld, sim. Mas o miúdo precisa de se soltar mais com bola. De arriscar mais. De assumir mais o jogo. Coisa que não vai acontecer se continuar a jogar como 8 na equipa B, ou lá que raio é aquela posição onde ele joga.

Compartilhar este post

Link para o post

Gauld quase joga a 6 na B :estrelas:

Amigo Poeira, que achas do Geraldes?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é um excelente jogador, que tem vindo a evoluir de forma consistente. Um médio com qualidade técnica e de passe, boa visão de jogo e com uma característica rara: é ambidestro. Inclusive surpreendeu-me, pois nunca pensei que pudesse jogar tão bem em terrenos mais adiantados. Sempre me pareceu mais um médio na linha dos que costumamos formar (um 6/8, mais de equilíbrios e menos criativo, como o Moutinho, o André Martins, o André Santos, o Adrien e tantos outros).

É mais um que também tem a vida difícil com o Jesus, mas espero que na próxima época, no mínimo, esteja a jogar na 1ª Liga por empréstimo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...