Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

O modelo de jogo do Jesus é muito exigente a todos os níveis e, para podermos estar em Setembro a jogar um futebol já com alguma qualidade, eram precisos executantes com uma qualidade técnica e de decisão que não está ao alcance de um João Pereira, de um Adrien, de um Teo, de um Slimani e mesmo de um Naldo e de um Gelson Martins (não está em causa o potencial deste último, mas, de momento, está vários furos abaixo do Carrillo). A verdade é esta...Quer por teimosia do Jesus, quer por manifesta infelicidade, não temos um onze base assim tão forte quanto isso, por isso é natural que métodos de trabalho e processos de jogo novos demorem mais tempo a assimilar. Com um lateral direito, já não digo bom, mas pelo menos razoável, mais Ewerton, William, Carrillo e um Montero que não seja titular a saber que, faça o fizer, vai sair aos 60 minutos, estaríamos certamente a jogar um futebol mais parecido ao que o Jesus pretende. Por isso, já estou mentalizado que o crescimento da equipa vai ser mais lento do que se esperava...

Compartilhar este post

Link para o post

A preocupação está em jogar bem, o problema é que os jogadores não conseguem porque são uma m*rda. Porque têm troncos em vez de pés, porque são burros como o Jesus fez bem em constatar no último jogo e porque na sua maioria são jogadores de equipa pequena.

Daqui aproveita-se o Patricio, a defesa menos o lateral direito, o William, o João, o Bryan, o Mané, o Montero e o Slimani a espaços. O resto é uma miséria, e já a contar com os Aquilanis, Teos e a m*rda toda que o Sporting comprou este ano.

Safa-se o Naldo das contratações, o Ruiz sei que vale muito mais do que tem mostrado mas tem estado abaixo de 0.

Os jogadores uma m*rda e o treinador um Deus (até dava para fazer piadas aqui). As suas ideias estão perfeitas, ele está a implementá-las na perfeição e a culpa é dos burros dos jogadores, que não entendem o génio. Pois claro.

Sempre disse que comprava totalmente a opção Jesus principalmente porque ele seria garantia de competência. Agora, tendo em conta o que se tem visto em todos os jogos da época, com excepção apenas da Supertaça, confesso que ando constantemente com receio de que ele tire a máscara, e afinal quem está ali é o Marco Silva. Porque as diferenças cada vez são menores. Mesmo desaproveitamento das bolas paradas, mesma incapacidade de jogar entre linhas, mesma obsessão pela verticalidade e pela profundidade (e sempre muito mal explorada!), mesma forma de tentar desmontar blocos baixos (cruza, Jefferson!), enfim, o mesmo Sporting do ano passado. O bloco é capaz de estar mais subido, a linha defensiva está mais organizada, mas isso são peaners. Pormenores. O principal continua péssimo.

É que nem percebo bem como é que pretendemos chegar à baliza adversária e marcar golos, por exemplo. Não se vê uma insistência em nenhum movimento específico. Não se vê nenhum comportamento-padrão, que denuncie quais as ideias ofensivas do treinador. Vêem-se os cruzamentos da praxe. Mas nem conto com isso, já para ser amigo do Jesus.

Nada disto é culpa dos jogadores. Até porque o plantel do Sporting tem muitos e bons jogadores, com bastante qualidade. Em todos os sectores. Agora, se não existe uma intenção colectiva de praticar bom futebol, acima de qualquer outra coisa, não adianta de nada termos um Montero ou um Ruíz ali no meio a remarem contra a maré.

Claro que chega e sobra. Se o Ruiz voltasse aos tempos do Twente, se o Teo fizesse os golos que fazia na Argentina, se o Gélson deixasse de complicar, se o João Pereira recuasse 5 anos no tempo ou se o Esgaio se tornasse jogador de futebol para um grande, se o Jefferson deixasse de ser burro, se o Carrillo renovasse, se o Slimani desse aquele passo que lhe falta dar para eu deixar de ter medo sempre que ele toca na bola, se o João Mário fosse mais consistente, se o Ewethon não se lesionasse de 2 em 2 meses... Muitos ses.

Se jogássemos futebol...

Compartilhar este post

Link para o post

Temos um bom plantel mas em grande parte das posições perdemos de goleada para os outros grandes. Como de costume, aliás. E alguns bons jogadores que temos não são os mais indicados para o que o JJ quer.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas nós jogamos todas as semanas contra Porto e Benfica? Outro dos muitos argumentos que não entendo. O plantel que temos não é mais do que suficiente para termos a "obrigação" de vencermos pelo menos 30 dos 34 jogos do campeonato? E esta época, até podemos rodar jogadores em algumas posições.

Compartilhar este post

Link para o post

E um campeão faz-se de regularidade. O campeonato é uma prova de regularidade. Não se decide nos duelos entre os grandes, por mais que se bata nessa tecla. Decide-se em jogos como o de ontem. Que são para ganhar, sem desculpas. Quando não se ganham, a culpa é do grande, não do pequeno. Porque o pequeno fez o seu trabalho.

Além disso, em Portugal, o campeão também se constrói com golos. Não adianta de muito ter um bom registo defensivo por cá, se não se tiver um ataque a carburar bem. Porque não é assim tão difícil evitar sofrer golos. Basta fazer o que fizemos ontem. Marcá-los é que não é fácil, porque se joga constantemente contra equipas muito defensivas. Mas cabe aos grandes ultrapassarem essas dificuldades.

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhum dos grandes é regular e parece-me que vai vencer quem tem mais e melhores soluções.

Compartilhar este post

Link para o post

E um campeão faz-se de regularidade. O campeonato é uma prova de regularidade. Não se decide nos duelos entre os grandes, por mais que se bata nessa tecla. Decide-se em jogos como o de ontem. Que são para ganhar, sem desculpas. Quando não se ganham, a culpa é do grande, não do pequeno. Porque o pequeno fez o seu trabalho.

Além disso, em Portugal, o campeão também se constrói com golos. Não adianta de muito ter um bom registo defensivo por cá, se não se tiver um ataque a carburar bem. Porque não é assim tão difícil evitar sofrer golos. Basta fazer o que fizemos ontem. Marcá-los é que não é fácil, porque se joga constantemente contra equipas muito defensivas. Mas cabe aos grandes ultrapassarem essas dificuldades.

Só para reforçar: com os empates ridículos com Paços de Ferreira e este com o Boavista, já poderíamos ter quatro pontos de avanço para o Porto e seis para o Benfica. Dava para ir à Luz, perder com o Benfica e continuar três pontos à frente deles e, na pior das hipóteses, com um ponto de vantagem para o Porto. Isto é, despachando um dos tais jogos em que defrontamos um adversário com maior qualidade individual no seu próprio terreno e mantendo a liderança no campeonato.

Isto assumindo que ganhamos ao Guimarães, claro.

Evidentemente que dá para ser campeão com este plantel. Assim o Jesus se deixe de tretas e meta os melhores jogadores em campo.

Editado por BlackHawk

Compartilhar este post

Link para o post

O modelo de jogo do Jesus é muito exigente a todos os níveis e, para podermos estar em Setembro a jogar um futebol já com alguma qualidade, eram precisos executantes com uma qualidade técnica e de decisão que não está ao alcance de um João Pereira, de um Adrien, de um Teo, de um Slimani e mesmo de um Naldo e de um Gelson Martins (não está em causa o potencial deste último, mas, de momento, está vários furos abaixo do Carrillo). A verdade é esta...Quer por teimosia do Jesus, quer por manifesta infelicidade, não temos um onze base assim tão forte quanto isso, por isso é natural que métodos de trabalho e processos de jogo novos demorem mais tempo a assimilar. Com um lateral direito, já não digo bom, mas pelo menos razoável, mais Ewerton, William, Carrillo e um Montero que não seja titular a saber que, faça o fizer, vai sair aos 60 minutos, estaríamos certamente a jogar um futebol mais parecido ao que o Jesus pretende. Por isso, já estou mentalizado que o crescimento da equipa vai ser mais lento do que se esperava...

Tens razão em tudo, mas quando dizes isto....

Só dá pra rir. Há sempre desculpa pra tudo. Já só deve faltar a desculpa que os outros são matulões e mais rápidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só não percebo porque é que se responde a alhos com bugalhos. É claro que o campeonato vence quem for mais regular. E que jogamos mais vezes com Paços, Boavistas, e Vitórias do que com o Benfica e o Porto, mas quando os jogadores disponiveis no plantel não encaixam minimamente no sistema que se quer implementar. Vejam os jogadores que o Jesus teve disponiveis do meio campo para a frente no Benfica e os que tem agora. O Vitória é uma m*rda e está onde está por causa dos jogadores que tem. A regularidade depende tanto do modelo de jogo como dos executantes, porque as duas coisas estão associadas por mais que se tente valorizar um ou outro aspecto.

Percebe-se facilmente porque é que as coisas não funcionam, não estou a desculpar o Jesus nem a dizer que ele é um Deus, ele tem culpa por apostar num sistema que não favorece os jogadores que tem. E tem culpa porque na preparação com o Bruno de Carvalho devia ter ido buscar jogadores com certas caracteristicas, e não os que foi.

O problema é que chega-se aos últimos 25 metros e não há uma tabela que funcione. Os jogadores são burros o suficiente para meter um passe como o William (acho que foi ele) meteu no espaço e os 3 jogadores que lá tavam voltam costas para se desmarcar e deixaram a bola para o defesa do Boavista. Não há a minima assimilição do sistema de jogo, os jogadores têm de saber não só as zonas que têm de percorrer mas onde vão estar os colegas de equipa em certas situações de jogo. E não vejo nada disso, daí metade dos passes depois do meio campo irem para o crl, isso aliado à falta de qualidade técnica...

É esta a razão porque acho que isto está tudo a falhar.

Editado por Pat Riley

Compartilhar este post

Link para o post

Só de lembrar que o Benfica do Trapattoni jogava pouco, portanto isso de jogar muito bem por vezes não quer dizer nada. Podemos e devemos fazer muito melhor, mas....olha o Mourinho que tanta gente critica foi campeão a época passada.

Tanta vez critiquei, mas estou a gostar cada vez mais do Slimani. Batalhador, cada vez mais qualidade a segurar e a vir buscar jogo, evolução evidente. Só fiquei triste com uma coisa que o BlackHawk referiu bem, na 1ª parte houve 3 lance em que lateral/extremo chegou à linha de funndo, e o Montero com a sua inteligência conseguia movimentar-se e ficar atrás sozinho à espera da bola. Acontece que tanto extremos e laterais só olharam para...o chão. Perderam-se aí 3 oportunidades de golo, aí esqueçam a culpa do treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens razão em tudo, mas quando dizes isto....

Só dá pra rir. Há sempre desculpa pra tudo. Já só deve faltar a desculpa que os outros são matulões e mais rápidos.

Por outras palavras: o Montero até está a aproveitar as oportunidades e a dar um contributo apreciável, mas podia estar ainda mais integrado na manobra da equipa se tivesse a confiança do treinador, coisa que evidentemente não tem.

Qual é a piada disto?

Só de lembrar que o Benfica do Trapattoni jogava pouco, portanto isso de jogar muito bem por vezes não quer dizer nada. Podemos e devemos fazer muito melhor, mas....olha o Mourinho que tanta gente critica foi campeão a época passada.

E contentas-te com uma vitória à Trapattoni, ou seja, uma vitória meramente circunstancial, caída dos céus aos trambolhões e seguida de mais uns quantos anos de seca? É que isso é o máximo a que as equipas que não jogam um de Caldas e ganham porque foram os menos maus podem ambicionar...Eu não me contento com isso, de maneira nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting já teve bons momentos este ano, nunca em 90 minutos mas já os teve. Estivemos bem contra a Académica até o árbitro inventar o penalty, tivemos 20/25 minutos bons contra o Tondela que podiam e deviam ter dado mais golos, 10/15 minutos bons contra o CSKA na 1ª parte, gostei muito da 1ª parte na Rússia fomos muito consistentes.

Acho que o Carrillo faz mais falta que aquilo que as pessoas pensam. Sem ele o futebol do Sporting é previsível e as lacunas dos seus substitutos vêm ao de cima porque a capacidade técnica de um para o outro é incomparável. Ora isto não é culpa do JJ. Por muito boa que seja a equipa há sempre um jogador que faz mexer aquilo tudo, que se destaca dos outros. Tirem o Messi ao Barcelona do Guardiola. Tirem o Hazard ao Mourinho na época passada. Passavam a ser equipas completamente diferentes e para pior e eu começo a achar que o Carrillo é que mexia com o futebol todo do Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Pena o amor do Jesus pelo Teo, porque o Montero merece muito mais ser titular.

Compartilhar este post

Link para o post

Só fiquei triste com uma coisa que o BlackHawk referiu bem, na 1ª parte houve 3 lance em que lateral/extremo chegou à linha de funndo, e o Montero com a sua inteligência conseguia movimentar-se e ficar atrás sozinho à espera da bola. Acontece que tanto extremos e laterais só olharam para...o chão. Perderam-se aí 3 oportunidades de golo, aí esqueçam a culpa do treinador.

A primeira delas foi com o Slimani. Foi à linha de fundo, tinha o Gelson a aparecer ao segundo poste e o Montero na marca de penalty... e cruza rasteiro ao primeiro poste onde só estavam jogadores do Boavista. Mas como ontem casquei tanto nele preferi nem referir esse lance.

Compartilhar este post

Link para o post

O teo ontem até que entrou bem.

O Slimani melhorou imenso no passe mas a decidir é horrível pqp.

Compartilhar este post

Link para o post

O teo ontem até que entrou bem.

O Slimani melhorou imenso no passe mas a decidir é horrível pqp.

o que? falhou um golo de baliza aberta e de resto não fez mais nada. Montero joga muito mas muito mais

Compartilhar este post

Link para o post

Fez um passe a rasgar a defesa que se fosse o Montero era só vénias e leite aqui no cmpt

Foi como o passe do Slimani para o Gélson, no lance do falhanço do Teo. Fosse o Montero...

Compartilhar este post

Link para o post

O Slimani ontem teve um bocado abaixo do que tem sido normal. O Teo foi a mesma tristeza do costume. O Montero mesmo assim foi o melhorzito dos 3.

Compartilhar este post

Link para o post

Fez um passe a rasgar a defesa que se fosse o Montero era só vénias e leite aqui no cmpt

Foi como o passe do Slimani para o Gélson, no lance do falhanço do Teo. Fosse o Montero...

Junta-se o Slimani (que jogou os 90 minutos) e o Teo (pelo menos 30) e em conjunto fizeram dois "passes a rasgar". O Montero em 60 fez umas quatro ou cinco aberturas. Apesar desta discrepância, ainda surge quem tenha vontade de ironizar por não se destacar tão fabulosa contribuição da nossa fabulosa dupla de ataque :lol:

Sabem como é que se resolve esse "fosse o Montero"? Basta o Slimani e o Teo começarem a jogar futebol que o pessoal passa a elogiá-los também. Agora quando passam jogos inteiros a fazer porcaria, a falhar golos ou a estragar jogadas, não é por fazerem um bom passe em 90 minutos que o pessoal lhes vai fazer prayers.

Compartilhar este post

Link para o post

Refutador, porque dizes que o Montero não tem a confiança do Jorge Jesus?

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

A mim parece-me óbvio, sabe que o Téo não é segundo avançado ou pelo menos que tem mais apetência para ser primeiro avançado, dito na entrevista ao Record, e mesmo assim surge consecutivamente como primeira opção à frente do Montero. Ontem mereceu a confiança do Jesus, está a ser dos poucos que consegue dar um cheiro de futebol à equipa e acaba substituído porque é visto como elo mais fraco, óbvio. Porque o Slimani ontem não deu uma para a caixa por exemplo.

Também pelas declarações antes do último jogo se pode tirar essa conclusão e até pela aposta no Téo para a Supertaça quando o Montero já estava a treinar há mais tempo e portanto mais interiorizado com aquilo que o Jesus queria para a equipa.

Editado por saidex

Compartilhar este post

Link para o post

E contentas-te com uma vitória à Trapattoni, ou seja, uma vitória meramente circunstancial, caída dos céus aos trambolhões e seguida de mais uns quantos anos de seca? É que isso é o máximo a que as equipas que não jogam um de Caldas e ganham porque foram os menos maus podem ambicionar...Eu não me contento com isso, de maneira nenhuma.

Não é uma questão de me contentar. Muitas vezes vai acontecer, não tenho dúvidas disso. No final quem ganha tem razão, independentemente do estilo.

A primeira delas foi com o Slimani. Foi à linha de fundo, tinha o Gelson a aparecer ao segundo poste e o Montero na marca de penalty... e cruza rasteiro ao primeiro poste onde só estavam jogadores do Boavista. Mas como ontem casquei tanto nele preferi nem referir esse lance.

Exacto, um dos lances foi o slimani.

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-se o Slimani (que jogou os 90 minutos) e o Teo (pelo menos 30) e em conjunto fizeram dois "passes a rasgar". O Montero em 60 fez umas quatro ou cinco aberturas. Apesar desta discrepância, ainda surge quem tenha vontade de ironizar por não se destacar tão fabulosa contribuição da nossa fabulosa dupla de ataque :lol:

Sabem como é que se resolve esse "fosse o Montero"? Basta o Slimani e o Teo começarem a jogar futebol que o pessoal passa a elogiá-los também. Agora quando passam jogos inteiros a fazer porcaria, a falhar golos ou a estragar jogadas, não é por fazerem um bom passe em 90 minutos que o pessoal lhes vai fazer prayers.

F*da-se, adoro este gajo :heart:

Nada a acrescentar.

Refutador, porque dizes que o Montero não tem a confiança do Jorge Jesus?

O saidex já disse tudo, Jone...Acho que é óbvia a diferença de tratamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...