Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Que mentalidade de m*rda que hoje em dia temos, se achamos que um empate na Turquia não é um péssimo resultado, andamos mal. O Sporting tem de entrar em todos os jogos para ganhar, independentemente de jogar na Turquia ou na Albânia. É por isso que uns andam na Liga dos Campeões a somar pontos atrás de pontos e nós não ganhamos um jogo fora nas competições europeias desde 2012 ou lá o que é. Quando o pensamento é achar que o empate não é um péssimo resultado da nisto, querem apurar-se ? Ganhem jogos. A única forma deste resultado não ser péssimo era se o Besiktas nos tivesse sufocado como o crl, e acabava por ter sido um mal menor. Mas nem isso, temos mais equipa que eles e sabemos mais.

Mentalidade de m*rda é hoje em dia o Sporting ganha um jogo somos os maiores e quando a seguir empatamos ou perdemos somos uma equipa de m*rda. A derrota faz parte. E o empate também, e é ao saber viver com isso que poderemos ser uma melhor equipa. Aprendes com os erros, melhoras e transformas em forças e virtudes. O Benfica o ano passado também perdeu e empatou e foi campeão. Claro que exigo sempre a vitória, mas acho errado passar da eurofia à depressão e depois de novo à euroforia a cada jogo que passa, é doentio..

Antes do jogo:

"Se fizermos 1 ponto já é bom"

"Vamos perder por 2 ou 3"

Depois do jogo:

"Resultado péssimo"

:confuso:

Editado por del9y

Compartilhar este post

Link para o post

Então, oh Refutador, e sabendo que eu partilho a tua opinião a 100% em relação ao Ruiz, o que fazer com o 1º avançado? Creio que é fácil dizer "Teo fora". Concordamos todos com isso. Mas depois jogas com uma unidade mais móvel - Montero, ou com uma unidade mais estática - Slimani? É que, sinceramente, em termos de jogo "jogado", Montero + Ruiz era motivo para ver o jogo de pila na mão, mas não sei se terão presença na área suficiente (não sei se me expliquei bem aqui :mrgreen: ).

É pelo físico? Se for, o Ruíz tem quase 1,90m. É pelas características? Tanto o Ruíz como o Montero acrescentam poder de fogo à equipa. Ambos têm boa meia distância. Ambos têm épocas com bons números no registo.

Isto agora não é em resposta ao teu post, mas algo mais geral: há anos que me rio com o argumento da "presença na área". Resmas de gente a considerarem essencial ter "presença na área", ter uma "referência na frente". Alguém que se vá enfiar no meio dos centrais em todas as jogadas, que esteja sempre na área à espera que chova, que dê luta à defesa contrária...

Para quê, mesmo? Numa equipa que quer dominar os jogos, que quer ter a bola, que tem de jogar sempre (ou quase sempre) em meio-campo, em organização ofensiva? É que, no fundo, é apenas desperdiçar um jogador. Que podia aparecer mais entre linhas. Que podia fugir para o corredor lateral ocasionalmente. Que podia envolver-se muito mais no processo ofensivo. Mas não. Fica ali, a jogar ao peixinho com os centrais, a correr só para não estar parado e a entusiasmar-se de cada vez que a bola entra no corredor lateral e lá chove um cruzamento.

O que interessa não é ter gente em permanência na área. O que interessa é ter gente na área no timing certo. 4, 5, 6 jogadores. Mas no momento certo. Porque se já estiverem lá todos...primeiro, não há gente para construir com qualidade atrás. E depois, é mel para a defesa adversária, que não tem de correr atrás deles e só tem que esperar que chova.

Compartilhar este post

Link para o post

este del9 :lol:

Ao menos tenho opinião própria. Pode não ser do teu agrado mas penso pela minha cabeça :adeus:

Compartilhar este post

Link para o post

É pelo físico? Se for, o Ruíz tem quase 1,90m. É pelas características? Tanto o Ruíz como o Montero acrescentam poder de fogo à equipa. Ambos têm boa meia distância. Ambos têm épocas com bons números no registo.

Isto agora não é em resposta ao teu post, mas algo mais geral: há anos que me rio com o argumento da "presença na área". Resmas de gente a considerarem essencial ter "presença na área", ter uma "referência na frente". Alguém que se vá enfiar no meio dos centrais em todas as jogadas, que esteja sempre na área à espera que chova, que dê luta à defesa contrária...

Para quê, mesmo? Numa equipa que quer dominar os jogos, que quer ter a bola, que tem de jogar sempre (ou quase sempre) em meio-campo, em organização ofensiva? É que, no fundo, é apenas desperdiçar um jogador. Que podia aparecer mais entre linhas. Que podia fugir para o corredor lateral ocasionalmente. Que podia envolver-se muito mais no processo ofensivo. Mas não. Fica ali, a jogar ao peixinho com os centrais, a correr só para não estar parado e a entusiasmar-se de cada vez que a bola entra no corredor lateral e lá chove um cruzamento.

O que interessa não é ter gente em permanência na área. O que interessa é ter gente na área no timing certo. 4, 5, 6 jogadores. Mas no momento certo. Porque se já estiverem lá todos...primeiro, não há gente para construir com qualidade atrás. E depois, é mel para a defesa adversária, que não tem de correr atrás deles e só tem que esperar que chova.

Felizmente houve ontem vários momentos, na primeira parte, em que estávamos no meio-campo do Besiktas e tínhamos 5/6 jogadores no espaço de 20 metros e ninguém na área e foi isso que mais me agradou. Vi o Teo e o Ruiz a uns 5/6 metros do Aquilani e do William e os extremos a encurtar largura para estes quatro elementos. E foi nestes momentos conseguíamos desmontar aquilo e que criámos 2/3 situações claras de golo. Infelizmente, quem tinha essas oportunidades era o Teo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mentalidade de m*rda é hoje em dia o Sporting ganha um jogo somos os maiores e quando a seguir empatamos ou perdemos somos uma equipa de m*rda. A derrota faz parte. E o empate também, e é ao saber viver com isso que poderemos ser uma melhor equipa. Aprendes com os erros, melhoras e transformas em forças e virtudes. O Benfica o ano passado também perdeu e empatou e foi campeão. Claro que exigo sempre a vitória, mas acho errado passar da eurofia à depressão e depois de novo à euroforia a cada jogo que passa, é doentio..

Antes do jogo:

"Se fizermos 1 ponto já é bom"

"Vamos perder por 2 ou 3"

Depois do jogo:

"Resultado péssimo"

:confuso:

Haaaa, isso tudo bem. Mas eu também não passo da euforia à depressão por isso estou tranquilo. Uma pessoa (grupo ou equipa) se quer ser bem-sucedida antes de acreditar, tem de trabalhar e não arranjar desculpas para os fracassos.

Euforia e depressão não fazem parte do meu dicionário, posso estar mais feliz ou mais triste com certos aspectos, mas nunca irei dar um jogo por perdido antes do apito inicial e final. Ninguém é mais forte que uma equipa minha antes de pisar o campo crl, muito menos num jogo de futebol que é um desporto propicio a surpresas. Eu só espero de quem apoio e comando, que entre lá dentro a pensar na vitória e apenas na vitória. Se marcam o golo com o cu, se mandam um peido ou metem três dedos no cu do adversário é-me igual ao litro. É entrar, assumir, ganhar e vir embora. E se por acaso isso não acontecer, temos de acabar o jogo com a consciência de que tudo tentamos para ganhar.

Não me revejo naquilo que o Jesus disse ontem, ou do empate ser um bom resultado. Tivemos tudo para lhes dar pau no cu e acabamos com os colhoes na mão, tudo porque a determinada altura se achou que o 1-1 era bom resultado. O empate nunca pode ser bom resultado porque por si só garante a perca de 2 pontos.

Eu acredito no trabalho, e que se trabalhares melhor que os outros estás sempre mais perto de ganhar. Acredito que próprio mindset de jogadores e adeptos pode decidir títulos e jogos, e é por aí que temos de começar. Temos de entrar em todos os campos para ganhar, nunca pensar num empate como bom resultado por mais difícil que seja a tarefa.

E a desculpa da juventude do Jesus foi ridícula, tendo em conta que a abécula que decide o jogo pela negativa tem 30 anos.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Eu logo disse que me expliquei mal :mrgreen:

Eu estou a falar, Poeira, num sistema como o nosso, em alguém que respondesse, por acaso num contra-ataque, a um cruzamento alto, na área. Mas entendo a 100% o teu argumento e considero que é muito mais benéfico ter dois avançados com técnica e inteligência para jogarem quer na frente, quer para terem a tal estaleca de que tu falas para saírem da sua posição e darem desiquilíbrios do que ter um mamarracho à espera do chuveirinho :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Haaaa, isso tudo bem. Mas eu também não passo da euforia à depressão por isso estou tranquilo. Uma pessoa (grupo ou equipa) se quer ser bem-sucedida antes de acreditar, tem de trabalhar e não arranjar desculpas para os fracassos.

Euforia e depressão não fazem parte do meu dicionário, posso estar mais feliz ou mais triste com certos aspectos, mas nunca irei dar um jogo por perdido antes do apito inicial e final. Ninguém é mais forte que uma equipa minha antes de pisar o campo crl, muito menos num jogo de futebol que é um desporto propicio a surpresas. Eu só espero de quem apoio e comando, que entre lá dentro a pensar na vitória e apenas na vitória. Se marcam o golo com o cu, se mandam um peido ou metem três dedos no cu do adversário é-me igual ao litro. É entrar, assumir, ganhar e vir embora. E se por acaso isso não acontecer, temos de acabar o jogo com a consciência de que tudo tentamos para ganhar.

Não me revejo naquilo que o Jesus disse ontem, ou do empate ser um bom resultado. Tivemos tudo para lhes dar pau no cu e acabamos com os colhoes na mão, tudo porque a determinada altura se achou que o 1-1 era bom resultado. O empate nunca pode ser bom resultado porque por si só garante a perca de 2 pontos.

Eu acredito no trabalho, e que se trabalhares melhor que os outros estás sempre mais perto de ganhar. Acredito que próprio mindset de jogadores e adeptos pode decidir títulos e jogos, e é por aí que temos de começar. Temos de entrar em todos os campos para ganhar, nunca pensar num empate como bom resultado por mais difícil que seja a tarefa.

E a desculpa da juventude do Jesus foi ridícula, tendo em conta que a abécula que decide o jogo pela negativa tem 30 anos.

Claro, eu não estou a arranjar desculpas, eu tambem estou f*dido, mas tento ser realista. Eu tambem tenho essa mentalidade, posso tar a perder 10-0 mas acredito sempre. E quando digo que acho que ontem não foi péssimo não quer dizer que ache bom. Está ali no meio. Foi razoável, jogamos fora, num campo dificil, com algumas baixas na defesa (centrais titulares fora), e até se ganharmos em alvalade ficamos em vantagem contra o nosso adversário mais directo neste momento para o apuramento, que na realidade é o que importanta, portanto tendo em contra tudo não digo péssimo, fico-me pelo razoável. Até porque acho o péssimo uma posição muito extremista nestas condicionantes

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, eu não estou a arranjar desculpas, eu tambem estou f*dido, mas tento ser realista. Eu tambem tenho essa mentalidade, posso tar a perder 10-0 mas acredito sempre. E quando digo que acho que ontem não foi péssimo não quer dizer que ache bom. Está ali no meio. Foi razoável, jogamos fora, num campo dificil, com algumas baixas na defesa (centrais titulares fora), e até se ganharmos em alvalade ficamos em vantagem contra o nosso adversário mais directo neste momento para o apuramento, que na realidade é o que importanta, portanto tendo em contra tudo não digo péssimo, fico-me pelo razoável. Até porque acho o péssimo uma posição muito extremista nestas condicionantes

no cmpt "razoável" does not compute, aqui só há euforia ou depressão 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Isso da euforia ou depressão concordo e acho que tem sido um bocadinho demais. O ambiente na Turquia é difícil, já se sabia, mas a equipa não esteve mal. O empate acaba por ser um resultado razoável, o problema é que perdemos o primeiro jogo em casa e agora vamos andar sempre a correr atrás do prejuízo.

Seja como for, estamos urgentemente a precisar de uma vitória e de uma boa exibição. Acredito que aconteça já neste Domingo, mas é preciso marcar cedo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas algum de vocês está preocupado com a Liga Europa? Eu acho muito bem rodar jogadores na liga europa. Espero que o Teo nunca mais entre num jogo de campeonato e que se dê oportunidades ao A.Martins e ao Gauld na Liga europa

Compartilhar este post

Link para o post

Isso da euforia ou depressão concordo e acho que tem sido um bocadinho demais. O ambiente na Turquia é difícil, já se sabia, mas a equipa não esteve mal. O empate acaba por ser um resultado razoável, o problema é que perdemos o primeiro jogo em casa e agora vamos andar sempre a correr atrás do prejuízo.

Seja como for, estamos urgentemente a precisar de uma vitória e de uma boa exibição. Acredito que aconteça já neste Domingo, mas é preciso marcar cedo.

Boas exibições (a espaços) até já vi, mas só a atacar. Estamos mesmo no ponto para apanhar uma equipa inspirada e levar 4 ou 5 na pá. Relativiso o resultado na turquia mas fdx, poupem-me o coração. A par da gritante má condição física, o processo defensivo preocupa-me, e não são as transições nem as compensações dos médios e alas, é mesmo a m*rda do posicionamento e dos epaços entre os centrais e os laterais

Mas algum de vocês está preocupado com a Liga Europa? Eu acho muito bem rodar jogadores na liga europa. Espero que o Teo nunca mais entre num jogo de campeonato e que se dê oportunidades ao A.Martins e ao Gauld na Liga europa

Epá, é jogo oficial é para ganhar. Eu acho uma falta de respeito tremenda, principalmente pelos adeptos. E a parte financeira também, não é a champions mas é bastante dinheiro. Olha, a fase de grupos pagava o coxo zarolho.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, oh Refutador, e sabendo que eu partilho a tua opinião a 100% em relação ao Ruiz, o que fazer com o 1º avançado? Creio que é fácil dizer "Teo fora". Concordamos todos com isso. Mas depois jogas com uma unidade mais móvel - Montero, ou com uma unidade mais estática - Slimani? É que, sinceramente, em termos de jogo "jogado", Montero + Ruiz era motivo para ver o jogo de pila na mão, mas não sei se terão presença na área suficiente (não sei se me expliquei bem aqui :mrgreen: ).

O Poeira já respondeu por mim :mrgreen:

Subscrevo TUDO o que ele disse.

O pior é que nós já tivemos um Jonas e o deixámos sair por truta e meia :(

O Liedson saiu quando tinha que sair. E não sei se não devia ter saído mais cedo.

Bingo.

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

No facebook do clube:

A Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD relembra os seguintes factos:

1 – O Presidente Bruno de Carvalho foi castigado no dia 24 de Junho de 2014, com suspensão de 45 dias (que teve início dia 1 de Julho de 2014) e multa acessória de 1148 euros por alegada lesão da honra e reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros. Posteriormente o Presidente do Sporting foi absolvido, no dia 29 de Julho de 2014, tendo cumprido 29 dias de suspensão.

2 – No dia 22 de Fevereiro de 2015 realizou-se o jogo entre o Sporting e o Gil Vicente, do qual resultou um castigo para o Presidente Bruno de Carvalho, de suspensão de um mês e uma multa no valor de 765 euros. Em causa estava uma suposta ofensa a um elemento da equipa técnica do Gil Vicente, no decorrer do intervalo do referido jogo, sendo que a realidade dos factos é que o referido funcionário do Gil Vicente havia-se dirigido de forma ofensiva para o Presidente do Sporting e este nunca se dirigiu verbalmente de forma directa e isolada para quem o havia ofendido. Apesar disto, e apesar de as imagens o comprovarem, ainda o elemento do Gil Vicente, José Augusto Ferreira afirmou “que não trocou palavras nenhumas com o Recorrente, que não se apercebeu de nada e nem se lembra de nada”. Apesar de todas estas evidências, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu apenas dar valor à palavra do Delegado da Liga naquele jogo, Tiago Belchior, com o argumento de que a palavra do Delegado é mais credível e relevante.

3 – No dia 26 de Setembro de 2015 realizou-se o jogo Boavista vs Sporting, no qual o Presidente do Sporting foi expulso por supostamente ter ofendido o árbitro Artur Soares Dias. Na sequência da receção do mapa de castigos foi notificada a instauração de um processo disciplinar que irá seguir os seus trâmites legais. Muito embora o Conselho de Disciplina tenha deliberado instaurar o processo disciplinar, foi o Presidente notificado que para além disso se encontra suspenso de forma preventiva provisória pelo período de 20 dias. Isto significa que muito provavelmente haverá um novo período de castigo associado ao actual.

Perante o sucedido, os reiterados enganos e decisões absurdas e perante os factos descritos no relatório do árbitro que ou não são verdadeiros ou estão totalmente descontextualizados dos acontecimentos, vem a Sporting SAD comunicar que o seu Presidente, na qualidade de Presidente do Sporting Clube de Portugal, tomou a decisão de enquanto decorrer esta suspensão e processo, não voltar a nenhum estádio de futebol seja na bancada, tribuna ou em qualquer outra área.

Esta decisão visa a demonstração clara da forte necessidade de alteração imediata de mentalidades e procedimentos do futebol português, obtendo com isso a necessária credibilização, transparência e modernização do mesmo, mais se informando que o Presidente Bruno de Carvalho não se inibirá de dar o seu acompanhamento próximo às equipas de futebol do Sporting Clube de Portugal, bem como, não se coibirá de realizar qualquer acto, seja escrito, seja falado, que deriva do facto de ter sido livremente eleito pelos Associados para Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Neste seguimento, o Presidente Bruno de Carvalho nunca se negará à defesa intransigente do Sporting Clube de Portugal, nem de dar as devidas opiniões e explicações sobre todas as temáticas que abranjam o âmbito das suas funções que por direito democrático e legal desempenha no Sporting Clube de Portugal.

Podia era não ir à TV

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não vejo vantagens nem desvantagens. Se continuar a estar com a equipa até aos jogos, que é o que mais interessa, será tranquilo.

O presidente do Clube deve estar no estádio quando a equipa joga, mas se acha que deve afastar-se por esse motivo excecional tem esse direito.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas exibições (a espaços) até já vi, mas só a atacar. Estamos mesmo no ponto para apanhar uma equipa inspirada e levar 4 ou 5 na pá. Relativiso o resultado na turquia mas fdx, poupem-me o coração. A par da gritante má condição física, o processo defensivo preocupa-me, e não são as transições nem as compensações dos médios e alas, é mesmo a m*rda do posicionamento e dos epaços entre os centrais e os laterais

Concordo com isso do processo defensivo, mas o que escreves a bold é totalmente o oposto. O problema não sao os espaços entre DCs e DLs, pelo contrário, o JS e o JP fechavam em demasia e iam marcar os jogadores que pertenciam aos centrais sempre à zona do penalty ( e o lance do golo vê-se mesmo isso). Resultado? Sempre 1 ou 2 jogadores nas costas dos laterais. Vi isto por diversas vezes em cruzamentos do lado do JP e no golo sofrido

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com isso do processo defensivo, mas o que escreves a bold é totalmente o oposto. O problema não sao os espaços entre DCs e DLs, pelo contrário, o JS e o JP fechavam em demasia e iam marcar os jogadores que pertenciam aos centrais sempre à zona do penalty ( e o lance do golo vê-se mesmo isso). Resultado? Sempre 1 ou 2 jogadores nas costas dos laterais. Vi isto por diversas vezes em cruzamentos do lado do JP e no golo sofrido

tu estás a falar nas mudanças de flanco, e aí concordo. eu estou a falar no posicionamento inicial da linha, qualquer ala que venha para dentro tem espaço porque o lateral ficasse à espera que alguém venha tapar o espaço (JP, Esgaio e Jefferson) ou nem sequer está na linha, está 10 metros atrás (Jonathan). É o ponto fraco da equipa, porque ao contrário do Teo, são os 4 igualmente maus. A única solução que vejo é o Jefferson, o menos sofrível dos 4 a defender, mas a cavalgadas a atacar borram tudo. É o JJ fazer-lhe o mesmo que o Mou fez ao Paulo Ferreira "tás a ver a linha do meio campo? NÃO PASSAS DALI!" :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A construção a partir de trás foi outra neste jogo (ou melhor em relação a outros) porque o William é um gajo chave, dando linhas de passe aos centrais e faz correr o jogo de uma forma brutal. Bastou darem alguma liberdade que começou logo a classe do gajo a vir ao de cima. Pior foi na 2ª parte, com menor fulgor e a equipa a ficar sem ideias. Com o Ewerton a 100% passamos a ter também um elemento que constrói com outra qualidade, vai ser outra loiça. Mas o meu problema é lá na frente, ao falhar golos desta forma estamos lixados.

Compartilhar este post

Link para o post

tu estás a falar nas mudanças de flanco, e aí concordo. eu estou a falar no posicionamento inicial da linha, qualquer ala que venha para dentro tem espaço porque o lateral ficasse à espera que alguém venha tapar o espaço (JP, Esgaio e Jefferson) ou nem sequer está na linha, está 10 metros atrás (Jonathan). É o ponto fraco da equipa, porque ao contrário do Teo, são os 4 igualmente maus. A única solução que vejo é o Jefferson, o menos sofrível dos 4 a defender, mas a cavalgadas a atacar borram tudo. É o JJ fazer-lhe o mesmo que o Mou fez ao Paulo Ferreira "tás a ver a linha do meio campo? NÃO PASSAS DALI!" :mrgreen:

Isso e proibi-lo de cruzar e bater as bolas paradas. Mas pessoalmente sou mais apologista do estilo de jogo do Jonathan. Jefferson é mediocre a defender e terrivel a atacar. Concordo que JS a defender tem muito que aprender, para isso é que la está JJ (e este bem gosta de argentinos por isso que o trabalhe que é para isso que ganha 5M/ano), mas a atacar mete o jefferson num bolso sem qql dificuldade. muito melhor tecnicamente e explora bem os espaços interiores, que é o que o scp precisa. Lembro-me de vê-lo a fazer combinações no meio campo do besiktas e a desmarcar-se para a posição do PL à espera de devoluções qe nem um maluco (é um lateral à semelhança de danilo). Só que depois demora para recuperar a posição, isso e o facto de demorar a arrancar: os primeiros segundos parece que nao sai do sitio mas depois la se orienta e começa a correr

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em laterais aquele João Pereira é uma nulidade. Pelo menos que sirva para a afirmação do Esgaio. Até o Miguel Lopes faria melhor e ningu+em gosta dele.

Gostei do Jonathan no último jogo, pode ser que aperte com o Jefferson que ultimamente não tem estado famoso.

William Carvalho será o "reforço", Aquiliani é demasiado pastelão contra equipas do meio da tabela. João Mário oferece mais dinamismo. Na frente mantinha a confiança em Slimani e Teo. Montero é demasiado irregular, talvez seja o ideal para sair do banco e fazer a diferença quando for necessário.

Gélson vai mostrar o porquê de Carrillo não nem sequer opção para o onze no plantel.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em laterais aquele João Pereira é uma nulidade. Pelo menos que sirva para a afirmação do Esgaio. Até o Miguel Lopes faria melhor e ningu+em gosta dele.

Gostei do Jonathan no último jogo, pode ser que aperte com o Jefferson que ultimamente não tem estado famoso.

William Carvalho será o "reforço", Aquiliani é demasiado pastelão contra equipas do meio da tabela. João Mário oferece mais dinamismo. Na frente confiava em Slimani e Montero. Teo é demasiado mau, talvez seja o ideal para não sair do banco.

Matheus vai mostrar o porquê de Carrillo não nem sequer opção para o onze no plantel.

Fixed.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...