Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Ir ao futebol em Portugal sai mais caro do que na Alemanha

Publicações recomendadas

Ir ao futebol em Portugal sai mais caro do que na Alemanha

Os bilhetes dos jogos da liga portuguesa são os nonos mais caros a nível mundial, mas prometem aos espectadores um dos melhores retornos tendo em conta a qualidade dos encontros, diz o estudo. Inglaterra tem os preços mais elevados.

O futebol arrasta multidões, mas ir ao estádio pode não ser para todas as carteiras. Portugal é um dos países, a nível mundial, onde os bilhetes para assistir a uma partida da primeira liga são mais caros. O custo médio é o nono mais alto do mundo, ficando mesmo acima dos valores praticados na Alemanha.

O estudo da GoEuro e da Onefootball coloca o preço dos bilhetes em Portugal no "top" dos mais caros entre 25 países em todo o mundo. O preço médio de assistir a um jogo da primeira liga ascende a 36,33 dólares, o equivalente a 32,67 euros, "o que põe Portugal na nona posição entre os mais caros".

O custo de assistir aos jogos da liga nacional fica logo atrás ao de ver uma partida do campeonato russo, num "ranking" liderado pela Inglaterra. Segundo a GoEuro e a Onefootball, é preciso desembolsar, em média, 82,60 dólares (74,29 euros) para ver equipas como o Chelsea, Manchester United ou City.

No "top" três estão ainda Espanha e Itália. Os bilhetes da liga espanhola custam, em média, 78,09 dólares, pouco mais de um euro do preço de assistir a partidas do "calcio" (76,98 dólares). Suíça, EUA, Holanda e França são as ligas que se seguem, chegando-se à russa e à portuguesa que são mais caras que a alemã.

Maior "retorno"

A "Bundesliga" é a 10ª liga no "ranking" dos bilhetes mais caros, com um preço médio de 35,36 dólares (31,80 euros), sendo que a África do Sul ocupa a 25ª posição, a última, com um valor de 9,59 dólares. Os jogos do campeonato alemão são assim dos mais baratos, sendo que dada a qualidade dos encontros, é neste campeonato que o seu dinheiro é mais bem empregue.

A GoEuro e a Onefootball cruzaram o valor dos bilhetes com os "rankings" das ligas, com base nos dados da UEFA e FIFA, chegando à conclusão que é na Alemanha que o retorno com o "investimento" na ida a um jogo de futebol gera o maior "retorno", seguido de Espanha e, logo a seguir, por Portugal. Enquanto a Alemanha tem um "valor global" de 12,6, Portugal tem 4,8.

Jogos fora

Portugal tem dos bilhetes mais caros, mas é uma das ligas de futebol que gera maior retorno para os espectadores. Quando os jogos são fora, o preço dispara, mas não tanto quanto noutros campeonatos graças à reduzida dimensão do território nacional.

A GoEuro e a Onefootball chegam ao valor médio considerando o custo das deslocações, alimentação, bebidas e estadias, para assistir aos jogos realizados fora de 150,92 dólares (135,73 euros), menos que os 207,45 dólares da vizinha Espanha. Em Inglaterra, ir ver um jogo fora custa 332,09 dólares. É onde é mais caro.

Jornal de Negócios

Compartilhar este post

Link para o post

Naval x uma equipa qualquer estava a 7,5€ para não-sócios. Muito puxado e acabei por não pagar, o que me pesa na consciência. Da próxima vez levo o pouco que tenho e dou para ajudar.

Isto falando de preços praticado no CNS. Um preço médio de 30€ num país como Portugal, tendo em conta o salário mínimo, o desemprego e a data de pessoas no limiar da pobreza... é um valor ajustado, então pois.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não sei onde li há uns tempos que era mais barato para quem vive em Inglaterra, comprar ida, dormida, comida, bilhete e vinda para um jogo do Dortmund que ir ver p.e. um jogo do Arsenal

Compartilhar este post

Link para o post

Naval x uma equipa qualquer estava a 7,5€ para não-sócios. Muito puxado e acabei por não pagar, o que me pesa na consciência. Da próxima vez levo o pouco que tenho e dou para ajudar.

Isto falando de preços praticado no CNS. Um preço médio de 30€ num país como Portugal, tendo em conta o salário mínimo, o desemprego e a data de pessoas no limiar da pobreza... é um valor ajustado, então pois.

Os jogos do Alcanenense, que está na mesma série da Naval, são 8€ para não-sócio :lol: é incrível.

Compartilhar este post

Link para o post

Os jogos do Alcanenense, que está na mesma série da Naval, são 8€ para não-sócio :lol: é incrível.

bem, paga-se 5€ para ir ver um jogo da 2º distrital...por isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não sei onde li há uns tempos que era mais barato para quem vive em Inglaterra, comprar ida, dormida, comida, bilhete e vinda para um jogo do Dortmund que ir ver p.e. um jogo do Arsenal

É provável, sim.

Compartilhar este post

Link para o post

E aqui são 8,5 €. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não fazem ideia do quão difícil é gerir um clube e chegar ao fim do ano desportivo sem prejuízo.

eu tenho, o meu pai faz parte da direcção de um pequeno clube (distrital),e eu próprio jogo num clube. Aliás, neste momento são MUITO poucos os clubes que não acabem todas as épocas em prejuizo.

Eu percebo que seja dificil, mas não seria mais vantajoso a longo prazo baixar um pouco os preços para levar mais pessoal a ver?

é que há muito pessoal que se "assusta" um pouco com os preços praticados.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho, o meu pai faz parte da direcção de um pequeno clube (distrital),e eu próprio jogo num clube. Aliás, neste momento são MUITO poucos os clubes que não acabem todas as épocas em prejuizo.

Eu percebo que seja dificil, mas não seria mais vantajoso a longo prazo baixar um pouco os preços para levar mais pessoal a ver?

Isso do plano a longo prazo é muito bonito, o problema é que não funciona. Neste momento a nível distrital as únicas coisas que fazem mais gente ir aos estádios são: a equipa está para subir; o jogo é contra um clube de divisão superior; a contratação de um jogador de nome sonante para este nível.

As pessoas que querem e gostam de ir ao estádio ao sábado à tarde vão quer seja a 4 ou a 5 euros, e quem não costuma ir não vai começar por ser mais barato. A malta nova não quer saber do clube da terra, só vão ao estádio e dizem se parte da claque para irem fumar uns cigarros com os amigos, mas nem sequer são sócios.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso do plano a longo prazo é muito bonito, o problema é que não funciona. Neste momento a nível distrital as únicas coisas que fazem mais gente ir aos estádios são: a equipa está para subir; o jogo é contra um clube de divisão superior; a contratação de um jogador de nome sonante para este nível.

As pessoas que querem e gostam de ir ao estádio ao sábado à tarde vão quer seja a 4 ou a 5 euros, e quem não costuma ir não vai começar por ser mais barato. A malta nova não quer saber do clube da terra, só vão ao estádio e dizem se parte da claque para irem fumar uns cigarros com os amigos, mas nem sequer são sócios.

Sim, mas retiraria a parte do "contratação sonante" porque isso não existe, não vai mais gente ao estádio por causa disso. E acrescentaria os jogos com equipas de localização próxima.

Mas eu conheço muita gente que diz do género: "fds, vou lá dar 5 euros para ir ver o jogo" e depois ficam no café.

Será que iam se fosse a 3€ ? Não sei, mas assim só se está a deteriorar a situação.

Compartilhar este post

Link para o post

Contratação sonante do tipo agora um Joeano por exemplo, numa equipa da distrital ia sempre despertar a curiosidade e durante uns 3 ou 4 jogos ia sempre haver um grupo que iria ver como ele andava. Mas vamos fazer contas um bocado:

Um clube cujos bilhetes sejam 5 euros para não sócio e sócios não paguem

400 pessoas, 150 não são sócios

150 X 5 = 750 euros

Agora imaginemos que o bilhete seria a 3 euros, haveria assim tanta mais gente que iria a mais, imaginemos que iriam mais 100 pessoas (e isto muito puxado)

250 X 3 = 750 euros (por acaso calhou igual, não foi propositado)

Contando que os 150 não sócios habituais sejam fiéis à equipa e vão a quase todos os jogos, e os outros 100 iam naquele dia mas não ficavam cativados, no jogo a seguir já só iam 80, depois 60, e apenas 30 acabavam por ficar seguidores e assíduos nos jogos, passaríamos de uma situação de:

150 X 5 = 750 euros

Para uma:

180 X 3 = 540 euros

Isto em 20 jogos que houvesse em casa, ia ser uma diferença ao fim do ano de 4200 euros, que é um valor que daria para pagar os salários de dois meses da maioria das equipas da 1ª distrital.

Editado por Dhast

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu estou a falar da realidade que conheço, que é de clubes com 20 adeptos por jogo crl.

Quanto mais 500 :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

São todos mesmo. Clubes auto-sustentáveis na distrital é utopia. A menos que participem apenas por participar, e não tenham ambições desportivas. Fora esses raros casos, ou há alguém a meter lá dinheiro de vez em quando (a fundo perdido, porque nunca mais vêem retorno), ou acaba o clube, mais ano menos ano.

Posto isto, do ponto de vista dos clubes, percebo porque não se baixam os preços dos bilhetes. É que pelo menos o policiamento tem de ser pago a tempo e a horas, e não são propriamente meia dúzia de tostões para um clube distrital. Por outro lado, em Portugal, cada vez há menos pessoas a aceitarem dar 4/5€ para ver o clube da terra ao fim de semana. Quem o faz são as pessoas que sempre o fizeram. Raramente aparece gente nova em bom número para acompanhar o clube e até para se envolver na vida do mesmo. E tendo em conta as condições em que o futebol distrital se encontra, não se pode censurar as pessoas.

É um assunto muito complexo e de difícil resolução. Pessoalmente, acho que o problema é existirem clubes a mais. Para existirem condições de sustentabilidade para os clubes, uma em cada 3 instituições desportivas em Portugal tinha de acabar. Pelo menos. Somos um país pequeno com imensos clubes (e sem uma cultura desportiva vincada). Não há massa humana para dar vida a todos eles.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já dei mais do que uma vez o exemplo da Académica: o preço mais baixo para um jogo normal (que não englobe um grande) sem ser na bancada reservada aos visitantes fica normalmente a € 20. Isto, claro, para não-sócios e fora eventuais promoções ou esquemas.

Para a qualidade do futebol praticado e a das infraestruturas, este valor é absurdo.

PS: Parece estranho eu estar a queixar-me das infraestruturas de um estádio do Euro, mas aquilo só visto. Lixo nos cantos e nas escadas, água em poças por qualquer problema em alguma canalização ou escoamento, bancadas cheias de poeira (já passou a fase do pó), casas de banho dignas de uma qualquer discoteca...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca daria um centimo para o clube da minha terra, por exemplo. Investem rios de dinheiro para subir para a 3ª (:lol:), no nao seguinte, nem conseguem aguentar nem conseguem saldar o endividamento a que se sujeitaram para subir. de 3~4 em 3~4 anos é isto. Entretanto, o pessoal da terra, ou deixa de jogar, ou vai jogar por amor à camisola nos vizinhos do lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas também só dá 20€ quem é burro :mrgreen: Também uma vez recebi essa resposta, fui à Mancha fiz-me sócio e já com o custo de inscrição + bilhetes para o jogo me compensava desde logo.

Compartilhar este post

Link para o post

Os jogos do Alcanenense, que está na mesma série da Naval, são 8€ para não-sócio lol.gif é incrível.

Eu quando lá for vou explicar a minha situação económica e que só posso ajudar com X€ mas que quero pagar para ver.

E se fosse presidente do clube(é uma longínqua ambição), implementaria um sistema de consumo que consiste em pagar 1/2 pelo bilhete e o restante valor é coberto por consumo nas instalações do clube, vulgo água, cerveja, um snack e coisas do género.

Vais à bola, o preço está estipulado em 5€, pagas 2,5€ para entrar e vais gastar 2,5€ no bar.

Mas só os sócios é que poderiam usufruir destas regalias 8) Depois quando estivéssemos na champions era ver o número de sócios a chegar aos 300 mil, senão demitia-me.

Compartilhar este post

Link para o post

São todos mesmo. Clubes auto-sustentáveis na distrital é utopia. A menos que participem apenas por participar, e não tenham ambições desportivas. Fora esses raros casos, ou há alguém a meter lá dinheiro de vez em quando (a fundo perdido, porque nunca mais vêem retorno), ou acaba o clube, mais ano menos ano.

É um assunto muito complexo e de difícil resolução. Pessoalmente, acho que o problema é existirem clubes a mais. Para existirem condições de sustentabilidade para os clubes, uma em cada 3 instituições desportivas em Portugal tinha de acabar. Pelo menos. Somos um país pequeno com imensos clubes (e sem uma cultura desportiva vincada). Não há massa humana para dar vida a todos eles.

Almada é um grande exemplo. É das 10 maiores cidades do pais, tem cultura de futebol de rua, já deu alguns grandes nomes mas nao tem a menor expressão em termos de clubes.

Isto porque o concelho tem clubes que nunca mais acabam. So de cabeça lembro me do Atletico Almada, do Cova da Piedade, Trafaria, Pescadores da Costa da Caparica, do Beira-mar de Almada, Charneca da Caparica, Monte da Caparica, Ginásio Clube do Sul (se bem que n tem futebol), Piedense e sabe Deus quantos mais.

Quando podíamos ter um clube de 1 divisão temos 350 de 4 divisao.

É o que da os "bairrismos"

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Pagar 10€ para ver o FC [inserir clube do CNS] vs Boavista e ter que mijar num buraco. :prayer:

Fora dos grandes (e estes safam-se porque são precisamente grandes) há uma bacoquice na politica de bilhetes do caraças.

Tendo que engolir um sapo, sou obrigado a elogiar o Braga que tem sempre campanhas muito interessantes para levar adeptos ao Estádio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Pagar 10€ para ver o FC [inserir clube do CNS] vs Boavista e ter que mijar num buraco. :prayer:

Fora dos grandes (e estes safam-se porque são precisamente grandes) há uma bacoquice na politica de bilhetes do caraças.

Tendo que engolir um sapo, sou obrigado a elogiar o Braga que tem sempre campanhas muito interessantes para levar adeptos ao Estádio.

Mais do que campanhas para levar adeptos ao estádio, o Braga tem sido excelente a aproximar-se dos putos mais novos. Sejam as visitas de jogadores a tudo o que é escola (mesmo fora do concelho), sejam os bilhetes grátis para determinado jogo para todos os alunos de determinadas escolas, seja criar quotas de sócio baixissimas para estudantes (se ainda se mantiverem, eram 2.5 euros por mês). E isso tem-se reflectido bastante no aumento do número de adeptos mais jovens, o Stromp e o Robelink são destes lados, por certo confirmarão que há mais putos por aí com o equipamento do Braga e já não há tanto a cultura do benfiquismo entre os mais novos :)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

É só borlas!

É como dar preservativos, o pessoal precisa de ser educado para não fazer asneiras (vulgo, torcer por outro clube) :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

E ainda se queixam que é caro ir ao cinema e teatro :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...