BartoloSerenity Publicado 14 Março 2016 Invistam 1º nos relvados, por favor. Muito isto. Chamem lá o gajo do PSG para vir gastar uns trocos no Sporting. Realmente era o meu sonho, ver o Sporting comprado por artista que queria vir cá lavar dinheiro. Que orgulho, campeão a dez jornadas do fim graças ao dinheiro de um árabe qualquer! :rolleyes: :mrgreen: Bartolos everywhere :medinho: Mas. mas.... :( Se isto a 3 já é mau demais, a um então... Tem uma piada tremenda ver o Olympiakos e o PSG a ser campeões em Março. Nem os próprios adeptos devem gostar, a certa altura é giro mas depois torna-se uma seca. Nota-se que acompanhas 0 da Ligue 1 a léguas. Aliás depois dos 9 de ontem e terem-se tornado nos campeões mais rápidos no big five já sabia que esta conversa vinha à baila neste tópico. Volto a frisar: este campeonato francês foi um acidente de percurso, nunca na vida isto devia ter acontecido. O Paris fez a sua parte, cabia aos outros tentar acompanhar o melhor que podiam pelo menos, mas houverem demasiados problemas internos nos rivais directos. Foram dizimados por eles próprios muito cedo. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 14 Março 2016 O ano passado o PSG perdeu bastantes pontos frutos de muitos empates. E o projecto PSG é obviamente de vencer a Champions. Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 14 Março 2016 Se isto a 3 já é mau demais, a um então... Tem uma piada tremenda ver o Olympiakos e o PSG a ser campeões em Março. Nem os próprios adeptos devem gostar, a certa altura é giro mas depois torna-se uma seca. Fevereiro* Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 14 Março 2016 (editado) Eu investia no Fabril. Têm melhores condições que muitos clubes das divisões acima. Também há a vantagem do clube já ter sido propriedade de uma empresa, neste caso a CUF, portanto à partida não haveria aqueles ressentimentos dos adeptos por verem o clube a ser comprado ou novamente detido por privados. Editado 14 Março 2016 por Lebohang Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 14 Março 2016 Só nos grandes vale a pena investir a sério, não vale a pena estar a falar em Bragas ou Vitórias, porque estes não têm dimensão, historial ou potencial para dar retorno financeiro e/ou desportivo. Além disso, a nossa liga nem paga prémios significativos relativos à classificação final. Se estivermos a falar de investimento privado por parte de indivíduos ou grupos que não magnatas, então temos alguns exemplos, e nem todos correm ou correram bem: Belenenses, Estoril, Atlético, Beira-Mar, etc. A vantagem de se investir a sério num dos 3 grandes é que estão já estão estabelecidos no país, na Europa e nos PALOP. Com uma gestão mais eficiente e com o aumento das receitas em prémios, merchandising e receitas televisivas, fruto do rendimento desportivo acrescido, são os únicos clubes que podem realmente dar um retorno jeitoso. Mas não me parece que nenhuma das três direcções ou adeptos equacione sequer vender a maioria da SAD. Compartilhar este post Link para o post
totch Publicado 14 Março 2016 Só nos grandes vale a pena investir a sério, não vale a pena estar a falar em Bragas ou Vitórias, porque estes não têm dimensão, historial ou potencial para dar retorno financeiro e/ou desportivo. Além disso, a nossa liga nem paga prémios significativos relativos à classificação final. Se estivermos a falar de investimento privado por parte de indivíduos ou grupos que não magnatas, então temos alguns exemplos, e nem todos correm ou correram bem: Belenenses, Estoril, Atlético, Beira-Mar, etc. A vantagem de se investir a sério num dos 3 grandes é que estão já estão estabelecidos no país, na Europa e nos PALOP. Com uma gestão mais eficiente e com o aumento das receitas em prémios, merchandising e receitas televisivas, fruto do rendimento desportivo acrescido, são os únicos clubes que podem realmente dar um retorno jeitoso. Mas não me parece que nenhuma das três direcções ou adeptos equacione sequer vender a maioria da SAD. e é isto Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 14 Março 2016 Só nos grandes vale a pena investir a sério, não vale a pena estar a falar em Bragas ou Vitórias, porque estes não têm dimensão, historial ou potencial para dar retorno financeiro e/ou desportivo. Além disso, a nossa liga nem paga prémios significativos relativos à classificação final. Se estivermos a falar de investimento privado por parte de indivíduos ou grupos que não magnatas, então temos alguns exemplos, e nem todos correm ou correram bem: Belenenses, Estoril, Atlético, Beira-Mar, etc. A vantagem de se investir a sério num dos 3 grandes é que estão já estão estabelecidos no país, na Europa e nos PALOP. Com uma gestão mais eficiente e com o aumento das receitas em prémios, merchandising e receitas televisivas, fruto do rendimento desportivo acrescido, são os únicos clubes que podem realmente dar um retorno jeitoso. Mas não me parece que nenhuma das três direcções ou adeptos equacione sequer vender a maioria da SAD. Depende o nível de investimento e da qualidade do mesmo. Por exemplo, n era preciso investir no Farense (ou uma equipa qq abaixo de Sines) para ser campeão, mas pelo menos para ser uma equipa de referência do sul de Portugal e lutar para ir á Europa e vender jogadores. Mas lá está, voltamos a peculiaridade de Portugal e de 90% dos adeptos de futebol serem dos três grandes. A arrogância com que se calculam os 6M de Benfiquistas e os 4M restantes a dividir pelos outros dois, é auto-explicativa, como se tudo o resto fosse paisagem, se bem que é um reflexo do país. Portugal é Lisboa e Porto e o resto é para passar ferias ou visitar aos fins de semana. Como rendia ter pelo menos 1 equipa por distrito. Haver zonas do país representadas no seu campeonato nacional. Todos (ou nenhuma) serem apoiados pelo governo local. Neste momento a equipa menos litoral que existe é a Académica (e Arouca). Diz muito do estado do futebol (e país). Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 14 Março 2016 Depende o nível de investimento e da qualidade do mesmo. Por exemplo, n era preciso investir no Farense (ou uma equipa qq abaixo de Sines) para ser campeão, mas pelo menos para ser uma equipa de referência do sul de Portugal e lutar para ir á Europa e vender jogadores. Mas lá está, voltamos a peculiaridade de Portugal e de 90% dos adeptos de futebol serem dos três grandes. A arrogância com que se calculam os 6M de Benfiquistas e os 4M restantes a dividir pelos outros dois, é auto-explicativa, como se tudo o resto fosse paisagem, se bem que é um reflexo do país. Portugal é Lisboa e Porto e o resto é para passar ferias ou visitar aos fins de semana. Como rendia ter pelo menos 1 equipa por distrito. Haver zonas do país representadas no seu campeonato nacional. Todos (ou nenhuma) serem apoiados pelo governo local. Neste momento a equipa menos litoral que existe é a Académica (e Arouca). Diz muito do estado do futebol (e país). Tondela. Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 14 Março 2016 Concordo com o fiasco, mas era só para dizer que este ano temos o Tondela e para o ano, em princípio, teremos o Chaves. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 14 Março 2016 Depende o nível de investimento e da qualidade do mesmo. Por exemplo, n era preciso investir no Farense (ou uma equipa qq abaixo de Sines) para ser campeão, mas pelo menos para ser uma equipa de referência do sul de Portugal e lutar para ir á Europa e vender jogadores. Mas lá está, voltamos a peculiaridade de Portugal e de 90% dos adeptos de futebol serem dos três grandes. A arrogância com que se calculam os 6M de Benfiquistas e os 4M restantes a dividir pelos outros dois, é auto-explicativa, como se tudo o resto fosse paisagem, se bem que é um reflexo do país. Portugal é Lisboa e Porto e o resto é para passar ferias ou visitar aos fins de semana. Como rendia ter pelo menos 1 equipa por distrito. Haver zonas do país representadas no seu campeonato nacional. Todos (ou nenhuma) serem apoiados pelo governo local. Neste momento a equipa menos litoral que existe é a Académica (e Arouca). Diz muito do estado do futebol (e país). É uma solução, mas isso é o mesmo esquema de investimento que os outros clubes portugueses têm. E entre comprar um clube, resolver problemas de passivo, pagar a uma administração competente e desenvolver uma rede de scouting e relações com empresários frutuosas, o investimento ainda será considerável para um retorno incerto - basta ver um dos exemplos que cá temos: Estoril, detido pela Traffic - já com alguns clubes no Brasil e detendo o passe de vários jogadores - quais foram os grandes negócios que fizeram? Conseguiram chegar por duas vezes à Europa, e sempre com o mesmo treinador. Claro que pegaram num clube falido e o estabeleceram na primeira divisão, mas sem prémios europeus, duvido seriamente que tenham tirado lucro deste investimento (talvez com uma futura venda). Mesmo o Braga, que é um exemplo de boa gestão e um clube mais do que estabelecido em Portugal não consegue apresentar lucro quando deixa de vender jogadores ou não consegue apurar-se para a fase de grupos (nos últimos dois anos). Seria ainda mais difícil para um investidor externo conseguir isto. Assim sendo, se eu fosse alguém com o objectivo de investir no futebol, Inglaterra ou Espanha seriam mercados muito melhores - e não é por acaso que por lá até clubes em divisões secundárias são detidos por grupos de magnatas, mesmo não investindo milhões a torto e a direito. Para terminar, é possível teoricamente ter lucro com um clube de futebol, mas são casos muito raros mesmo. O mais normal é meter dinheiro para obter resultados desportivos - União da Madeira, Tondela ou Chaves - ou lavar dinheiro. ;) Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 14 Março 2016 Oh Bartolo, tu com esse "big five" por acaso não estás a meter a Liga francesa no mesmo patamar de Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália, pois não? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 14 Março 2016 Oh Bartolo, tu com esse "big five" por acaso não estás a meter a Liga francesa no mesmo patamar de Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália, pois não? :mrgreen: :weedman: Compartilhar este post Link para o post
druyda Publicado 14 Março 2016 Oh Bartolo, tu com esse "big five" por acaso não estás a meter a Liga francesa no mesmo patamar de Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália, pois não? :mrgreen: Não está no mesmo patamar, mas claramente é uma liga do G5. Compartilhar este post Link para o post
Carmelo Anthony Publicado 14 Março 2016 É uma solução, mas isso é o mesmo esquema de investimento que os outros clubes portugueses têm. E entre comprar um clube, resolver problemas de passivo, pagar a uma administração competente e desenvolver uma rede de scouting e relações com empresários frutuosas, o investimento ainda será considerável para um retorno incerto - basta ver um dos exemplos que cá temos: Estoril, detido pela Traffic - já com alguns clubes no Brasil e detendo o passe de vários jogadores - quais foram os grandes negócios que fizeram? Conseguiram chegar por duas vezes à Europa, e sempre com o mesmo treinador. Claro que pegaram num clube falido e o estabeleceram na primeira divisão, mas sem prémios europeus, duvido seriamente que tenham tirado lucro deste investimento (talvez com uma futura venda). Mesmo o Braga, que é um exemplo de boa gestão e um clube mais do que estabelecido em Portugal não consegue apresentar lucro quando deixa de vender jogadores ou não consegue apurar-se para a fase de grupos (nos últimos dois anos). Seria ainda mais difícil para um investidor externo conseguir isto. Assim sendo, se eu fosse alguém com o objectivo de investir no futebol, Inglaterra ou Espanha seriam mercados muito melhores - e não é por acaso que por lá até clubes em divisões secundárias são detidos por grupos de magnatas, mesmo não investindo milhões a torto e a direito. Para terminar, é possível teoricamente ter lucro com um clube de futebol, mas são casos muito raros mesmo. O mais normal é meter dinheiro para obter resultados desportivos - União da Madeira, Tondela ou Chaves - ou lavar dinheiro. ;) A Traffic conseguiu rentabilizar o activo. Adquiriram o Estoril por 200 mil euros, saldaram as dívidas da SAD, melhoraram infra-estruturas e agora avaliam isto nos 10M de euros. Pelo meio conseguiram valorizar jogadores (Jardel, Jefferson, Evandro, Carlos Eduardo, etc) extraindo daí também dividendos. Não sei os resultados do ano passado mas a SAD do Estoril deu lucro nos últimos anos. Agora, claro, o que a Traffic fez é coisa de crianças se pensarmos nos avultados investimentos dos senhores dos petrodólares. Estou contigo e com quem disse que, fora os 3 estarolas, pouco ou nada compensa investir noutros clubes, se bem que nos casos do teu Braga e do VSC talvez fosse de equacionar. É que tanto o Braga como o Vitória já têm uma dimensão adepta considerável. É problemático que a imensa maioria dos adeptos de futebol em Portugal seja dos 3 grandes. Pior é quando, na área metropolitana das grandes cidades, todos os outros clubes sejam absorvidos pelos 3 emblemas do costume. O concelho de Cascais é um dos maiores do país contudo o Estoril não consegue meter, com boa vontade, mais de mil pessoas num jogo seu em casa. Será que isso mudaria caso a SAD fosse adquirida por um megalómano que de repente contratasse grandes estrelas? Tenho dúvidas que fosse mudar alguma coisa. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 14 Março 2016 Mas o Olympiacos teve algum investidor por detrás quando começou a sua hegemonia? (pergunta não irónica) Compartilhar este post Link para o post
Carmelo Anthony Publicado 14 Março 2016 (editado) O dono do Olympiacos é um dos homens mais ricos da Grécia e da indústria naval. No entanto o Olympiacos beneficiou essencialmente da decadência dos seus rivais, que já era perceptível anteriormente mas que se acentuou com a crise grega. É claro que a folha salarial do Olympiacos supera a dos seus rivais mas não isso, ou não é apenas isso, que demonstra a sua supremacia. Editado 14 Março 2016 por Carmelo Anthony Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 15 Março 2016 A Traffic conseguiu rentabilizar o activo. Adquiriram o Estoril por 200 mil euros, saldaram as dívidas da SAD, melhoraram infra-estruturas e agora avaliam isto nos 10M de euros. Pelo meio conseguiram valorizar jogadores (Jardel, Jefferson, Evandro, Carlos Eduardo, etc) extraindo daí também dividendos. Não sei os resultados do ano passado mas a SAD do Estoril deu lucro nos últimos anos. Agora, claro, o que a Traffic fez é coisa de crianças se pensarmos nos avultados investimentos dos senhores dos petrodólares. Estou contigo e com quem disse que, fora os 3 estarolas, pouco ou nada compensa investir noutros clubes, se bem que nos casos do teu Braga e do VSC talvez fosse de equacionar. É que tanto o Braga como o Vitória já têm uma dimensão adepta considerável. É problemático que a imensa maioria dos adeptos de futebol em Portugal seja dos 3 grandes. Pior é quando, na área metropolitana das grandes cidades, todos os outros clubes sejam absorvidos pelos 3 emblemas do costume. O concelho de Cascais é um dos maiores do país contudo o Estoril não consegue meter, com boa vontade, mais de mil pessoas num jogo seu em casa. Será que isso mudaria caso a SAD fosse adquirida por um megalómano que de repente contratasse grandes estrelas? Tenho dúvidas que fosse mudar alguma coisa. Conseguiu de facto rentabilizar o seu activo, mas das dezenas e dezenas de jogadores que por aí passaram, houve poucos bons negócios (que eu me lembre, assim de repente). E mesmo esses bons negócios, saíram por menos de um milhão (tenho dúvidas no Evandro). E também não sei até que ponto, para além do investimento na compra de clube, não tiveram de cobrir as dívidas com fundos próprios. Mas a verdade é que conseguiram criar valor no clube e estabelecê-lo num patamar bastante superior daquele em que o encontraram. Não mudava, claro. Os clubes que não os 3 grandes estão num patamar muito inferior ao dos estarolas, e seria necessário um investimento enorme para compensar essa distância, e logo aí deixava de valer a pena o trabalho, já que para investir a sério, mais valia fazê-lo num clube que fosse auto-sustentável a prazo, e nenhum clube português local consegue dar o salto e por lá ficar porque, pura e simplesmente, não tem estrutura nem está estabelecido para lá da cidade (excepção feita ao Belenenses, e mesmo assim cada vez menos). E se é para fazer dinheiro com a simples valorização dos jogadores, então para isso é que começou a moda dos fundos - descobrir activos com potencial, pagar uma ninharia por direitos desportivos, usar contactos e colocar o jogador. Numa dúzia de jogadores, acabará sempre por haver algum que compense todos os flops e ainda dê um bom retorno. E um fundo é uma coisa relativamente fácil de montar para quem tem acesso a investidores e se move no mundo do futebol. Comprar clubes, só para quem se quiser distrair. Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 15 Março 2016 Não sei se a maior parte de vocês não percebeu o estudo ou fui eu que percebi mal, mas a interpretação que eu faço é de que seria interessante investir na I Liga pois somos vistos como um país exportador de grandes jogadores. Por exemplo, investir num clube fora os 3 grandes, mas ao nível das camadas jovens, construir academias, etc. Compartilhar este post Link para o post
bruno2 Publicado 15 Março 2016 Oh Bartolo, tu com esse "big five" por acaso não estás a meter a Liga francesa no mesmo patamar de Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália, pois não? :mrgreen: o que é que estavas à espera ? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
BartoloSerenity Publicado 15 Março 2016 Oh Bartolo, tu com esse "big five" por acaso não estás a meter a Liga francesa no mesmo patamar de Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália, pois não? :mrgreen: :weedman: o que é que estavas à espera ? :mrgreen: Diga-me lá então qual é a maior 5ª liga da europa que estou curioso... Compartilhar este post Link para o post
bruno2 Publicado 15 Março 2016 Diga-me lá então qual é a maior 5ª liga da europa que estou curioso... mas tás a comparar o tamanho ou a qualidade ? É que se for em tamanho, dinheiro movimentado, etc e tal meto a rússia à frente da frança. Em termos de qualidade não existe cá isso de 5ª melhor. Existem as 4 melhores e depois existe o resto Compartilhar este post Link para o post
BartoloSerenity Publicado 15 Março 2016 mas tás a comparar o tamanho ou a qualidade ? É que se for em tamanho, dinheiro movimentado, etc e tal meto a rússia à frente da frança. Em termos de qualidade não existe cá isso de 5ª melhor. Existem as 4 melhores e depois existe o resto Quantas equipas mete a Rússia na Europa? Compartilhar este post Link para o post
bruno2 Publicado 15 Março 2016 Quantas equipas mete a Rússia na Europa? ah pois o ranking :roll: se portugal passar a frança espero que depois também te refiras à liga portuguesa como umas das big five Compartilhar este post Link para o post
BartoloSerenity Publicado 15 Março 2016 ah pois o ranking :roll: se portugal passar a frança espero que depois também te refiras à liga portuguesa como umas das big five O Paris bateu o recorde de ser a equipa mais rápida de sempre a coroar-se campeã nos 5 maiores campeonatos da europa. Um recorde que tem sido reconhecido por todo o futebol europeu, mas aqui já estou a ver que não vale de nada. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 15 Março 2016 O Paris bateu o recorde de ser a equipa mais rápida de sempre a coroar-se campeã nos 5 maiores campeonatos da europa. Um recorde que tem sido reconhecido por todo o futebol europeu, mas aqui já estou a ver que não vale de nada. Não acho que existam 5 maiores campeonatos na Europa. Há a liga inglesa, a liga alemã e a liga espanhola. Depois tens a liga Italiana, cada vez mais longe das outras três. Abaixo dessa tens um conjunto de ligas periféricas - França, Portugal e, a muito custo, Rússia. Depois tens tudo o resto. Compartilhar este post Link para o post