Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Por tudo. Em relação às suas ideias políticas, não se centram apenas na economia, ele tem ideias interessantes sobre a justiça e descentralização. Mas em relação à economia, ele não precisa de voltar à matriz social democrata mas acredito que está claramente mais ao centro que o passos coelho, ele próprio diz que gostava que o partido voltasse ao centro.

oh dear, vais ter uma surpresa... ele diz muita coisa, normalmente daquele tipo que as pessoas gostam de ouvir. Mas ele até está (em algumas coisas) mais à direita que a cristas. Aliás, a mudança no CDS que tenta transformar-se num partido não programático é mesmo a tentar aproveitar a oportunidade. E o psd está a parecer que se vai desviar para a direita (literalmente) para os deixar passar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho dúvidas que alguma vez volte a ver o PSD como Social Democrata em toda a minha vida.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O PSD de social democrata só no nome. Foi fundado dessa forma porque vínhamos de uma ditadura de direita, e estar a criar partidos de direita não era bem visto na altura.

Estive a ouvir as declarações do Jerónimo sobre o estado do partido depois das autárquicas, e deu-me genuína pena do homem. O barco está a afundar-se, e ele está totalmente alheio das razões porquê. Uma liderança nova já vai com uns anos de atraso.

Compartilhar este post

Link para o post

Com as europeias à porta haverá gente do PSD mais interessada nos €17k/mês durante cinco anos do que na liderança do partido. É muita grana para não se fazer nada.

Compartilhar este post

Link para o post

O Jerónimo provavelmente dará lugr ao João Oliveira para as legislativs e secretário geral, parece-me é estar a ser uma transição demorosa.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso do João Oliveira, cheguei a pensar o mesmo relativamente ao Bernardino, mas nunca avançaram. O PCP precisava de um líder assim, mais novo e com outra energia. Nem digo novas ideias, apesar de ele sempre me ter parecido menos dogmático do que por exemplo um João Ferreira, que apesar de ser mais novo, me assusta cada vez que decide falar. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O publico.es tem hoje um artigo sobre as alternativas de Rajoy em caso de declaração unilateral de independência, são elas o artigo 155, que na verdade é algo vago e ninguém sabe muito bem como se aplica ou o que provoca, a Lei de Segurança Nacional, que permite ao Estado central tomar conta dos recursos da região autónoma sem esta ficar suspensa, ou em ultimo caso o estado de excepção ou de sítio, com a atribuição de poderes e competências civis às autoridades militares, este é a única opção com precedente, aconteceu em Espanha em 2010 durante a greve dos controladores aéreos.

http://www.publico.es/politica/catalunya-alternativas-rajoy-caso-declaracion-independencia.html

(...)

Essa terceira parece-me ser claramente a pior apesar de ter precedentes, será praticamente uma ocupação militar da Catalunha em tudo menos pelo nome.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Jerónimo provavelmente dará lugr ao João Oliveira para as legislativs e secretário geral, parece-me é estar a ser uma transição demorosa.

Não sei até que ponto não preferirão o Bernardino, mas seja como for, já vão com uns anos de atraso.

Compartilhar este post

Link para o post

O PSD de social democrata só no nome. Foi fundado dessa forma porque vínhamos de uma ditadura de direita, e estar a criar partidos de direita não era bem visto na altura.

Verdade, daí o "PPD", para evitar confusões com um nome semelhante a PSD que era de extrema direita. Não há crise em ser de centro direita, é a base do partido, onde eu me incluo. O problema é que o cavaquismo criou alergias e por populismo e rejeição fez com que se metesse a "social democracia" na gaveta. Com isso deixaram dezenas (centenas?) de milhares de social democratas sem partido onde votar. Como disse há uns dias a um conselheiro nacional, "estou à espera que o meu partido volte, fiquei ai no mesmo sitio onde estava antes".

Não sei até que ponto não preferirão o Bernardino, mas seja como for, já vão com uns anos de atraso.

Porquê? Porque perdeu umas eleições autárquicas? É a grande base do PCP mas não valem mais do que o partido.

Provou como um Twain Português que as notícias do PCP eram claramente exageradas, e esta derrota tem mais a ver com o voto útil consequência da geringonça do que de falhas da sua liderança. Aliás, conseguiu o impensável, o centrão já não é alérgico às ideias do PCP, mesmo em concelhos historicamente de direita vejo campanhas eleitorais do PCP sem ir alguém na noite seguinte arrancar ou pichar (adoro esta palavra) a propaganda afixada.

Compartilhar este post

Link para o post

O PCP está numa encruzilhada complicada, ou não faz nada e o PS encaminha-se a passos largos para uma maioria absoluta que tornará o PCP inútil no parlamento durante 4 anos ou estica a corda e arrisca-se a que o entendimento acabe, ou porque o próprio partido sai ou porque o PS pede eleições antecipadas e aí o PCP seria muito prejudicado nas eleições ao ser apontado como causador da queda do governo numa altura de estabilidade.

Vai ser difícil para eles decidirem o que fazer, até porque nestes últimos 2 anos se falou de que o PCP só faz parte do entendimento de governação porque não queria sofrer uma catástrofe nas autárquicas ao ser apontado como o motivo para o Passos Coelho e PAF terem formado novo governo, no entanto mesmo tendo tomado a decisão que tomou e havendo um governo de esquerda a catástrofe aconteceu.

O que eu acho que vai acontecer no curto e médio prazo é um endurecimento grande da luta sindical, essa será a ala próxima do PCP que poderá criar desgaste ao governo ao ponto de diminuir as probabilidades de uma maioria. Não acho que façam cair o governo, vão apenas tentar enfraquece-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a ouvir as declarações do Jerónimo sobre o estado do partido depois das autárquicas, e deu-me genuína pena do homem. O barco está a afundar-se, e ele está totalmente alheio das razões porquê. Uma liderança nova já vai com uns anos de atraso.

A partir de 80 acredito, mas antes, certo pessoal lá dentro do partido, era mesmo social-democrata, não digo a maioria, mas alguma, basta veres nomes que lutaram contra a ditadura, mesmo que tenha sido de forma mais ténue que o PCP por exemplo, nomes como o Sá Carneiro, ou políticos como a Helena Roseta, o Sousa Franco e a gente que saiu do PSD para mais tarde se incluir no PS, são pessoas que tenho dificuldade em enquadrar como direitistas puros. Aliás, a maioria deles por se sentir distante do atual PSD acabou por sair do partido.

O mesmo se passa no CDS, onde alguns dos seus membros eram centristas, e aqui podemos incluir o Freitas e o Basílio (apesar de eu não gostar nada de ambos).

Já quanto ao PCP, claro que uma liderança nova já vai com uns anos de atraso e isso é visível nas Autárquicas, Presidenciais e até nas Legislativas, com tanta austeridade, a CDU tinha todas as condições para subir muito mais do que umas décimas, aliás, o Bloco é que foi o grande vencedor, ao buscar a maioria dos descontentes. Não digo que vá desaparecer da AR, mas arrisca-se a daqui a umas décadas, ser um partido de 4 ou 5 deputados.

Mas o problema de base não é esse...

A CDU por muito que não queiramos tem feito um enorme trabalho que lhe permitiu não só não desaparecer, como manter-se como um partido importante no panorama nacional, foi acho, pelo que oiço, o partido de índole comunista mais bem sucedido na UE.

O declínio da CDU foi inicialmente lento, mas a partir da Perestroika e da saída de Cunhal, tornou-se visível aos olhos de todos. A CDU sabe-se lá como, conseguiu em muitas eleições disfarçar esse declínio e até subir razoavelmente em períodos posteriores à austeridade. Foi mesmo Jerónimo de Sousa que conseguiu e com muito mérito, travar essa queda da CDU durante alguns anos.

De qualquer forma, o tempo dele já passou.

Se analisarmos todas as eleições da CDU divididas por períodos de 10 anos, esta é a média da CDU:

75-84: PCP com média de 17.42%

85-94: PCP com média de 13.39%

95-04: PCP com média de 9.66%

05-17: PCP com média de 9.61%

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Porquê? Porque perdeu umas eleições autárquicas? É a grande base do PCP mas não valem mais do que o partido.

Provou como um Twain Português que as notícias do PCP eram claramente exageradas, e esta derrota tem mais a ver com o voto útil consequência da geringonça do que de falhas da sua liderança. Aliás, conseguiu o impensável, o centrão já não é alérgico às ideias do PCP, mesmo em concelhos historicamente de direita vejo campanhas eleitorais do PCP sem ir alguém na noite seguinte arrancar ou pichar (adoro esta palavra) a propaganda afixada.

Não tem a ver com as autárquicas, embora essas sejam um sintoma do principal problema do PCP. E o principal problema, a meu ver, é o de ter ficado parado no tempo, em termos de ideias e liderança, e estar a perder na captação do eleitorado de esquerda mais jovem para o Bloco. O facto de se ter aliado ao PS e não ter sabido demonstrar qual a sua real importância na implementação de certas medidas (ao contrário do Bloco) também tem levado a esse esvaziamento progressivo do partido. E isso tem a ver com uma liderança fraca, sem ideias e incapaz de se adaptar, e por isso é que o partido deixou de ser capaz sequer de capitalizar o voto útil de que falas.

E já que toco nisto, acho que faz todo o sentido que o PCP vá desaparecendo gradualmente até se tornar residual na política portuguesa. Teve o seu papel histórico e tal, mas nos dias de hoje já não faz sentido que exista por cá, muito menos com a importância que tem. Acho que a esquerda em geral beneficiaria de um partido único mais representativo e com mais responsabilidades, muito menos dogmático e conservador, e acho que o Bloco tem progredido nesse sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
esta derrota tem mais a ver com o voto útil consequência da geringonça do que de falhas da sua liderança.

Que grande voto útil!

Foi muito visível essa utilidade em Almada, Beja, Constância, etc... no total de 9, onde não incluo Peniche. Nestes lugares os comunas tiveram tanto medo do PSD, que acorreram todos em massa para votar no PS. :mrgreen:

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

E já que toco nisto, acho que faz todo o sentido que o PCP vá desaparecendo gradualmente até se tornar residual na política portuguesa. Teve o seu papel histórico e tal, mas nos dias de hoje já não faz sentido que exista por cá, muito menos com a importância que tem. Acho que a esquerda em geral beneficiaria de um partido único mais representativo e com mais responsabilidades, muito menos dogmático e conservador, e acho que o Bloco tem progredido nesse sentido.

Sentido faz, mas para quem vê de fora. Só que eu já oiço essa conversa desde a minha adolescência e qualquer dia tenho uma filha a votar neles :mrgreen:

Que grande voto útil!

Foi muito visível essa utilidade em Almada, Beja, Constância, etc... no total de 9, onde não incluo Peniche. Nestes lugares os comunas tiveram tanto medo do PSD, que acorreram todos em massa para votar no PS. :mrgreen:

O voto útil era uma leitura nacional, de transferência de votos para o PS por falta de diferenciação. Se tiveres outra explicação para o que aconteceu, sou todo ouvidos 8-)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sentido faz, mas para quem vê de fora. Só que eu já oiço essa conversa desde a minha adolescência e qualquer dia tenho uma filha a votar neles :mrgreen:

O voto útil era uma leitura nacional, de transferência de votos para o PS por falta de diferenciação. Se tiveres outra explicação para o que aconteceu, sou todo ouvidos 8-)

Mas agora é que é!

Não é preciso outra explicação, a mesma serve, já que a leitura nacional é completamente válida para os resultados autárquicos. Por isso é que governos e líderes partidários já caíram após maus resultados nas Autárquicas (isto é, se virmos os resultados de uma forma agregada e não câmara a câmara). O facto de o PCP se ter colado ao PS e de não ter sido capaz de expor a importância nalgumas conquistas feitas como fez o Bloco, levou a que o partido não conseguisse capitalizar mais nenhuma franja do eleitorado para além daquele que vota CDU no matter what.

Compartilhar este post

Link para o post

O André Ventura.

O André Ventura para mim é qualquer coisa que ultrapassa e suplanta o próprio Pedro Passos Coelho.

Compartilhar este post

Link para o post

Não bastará a comparação do que era a CDU na década de 80, com o que é hoje em 2017? É mais que notório que eles estão em clara decadência. Se olhares com olhos atentos, os sinais são mais que claros, e desmistificam a ideia de que a CDU tem sempre a mesma força no âmbito nacional. Não é por terem ganho 1 ou 2 votos de jovens, que entretanto não perderam 3 votos de idosos que entretanto faleceram.

Mas eu dou-te exemplos distritais das autárquicas, em que perderam em praticamente todas as frentes:

Em Aveiro a CDU perdeu 1.04%, em Beja perdeu 4.99%, em Braga 0.83%, em Bragança 0.42%, em Castelo Branco 1.52%, em Coimbra 1.32%, em Évora 6.34%, em Faro perdeu 1.12%, em Guarda 0.75%, em Leiria 2.93%, em Lisboa 2.48%, no Porto 1.16%, em Santarém 2.45%, em Setúbal 4.42%, em Viana 1.04%, em Vila Real 0.59%, em Viseu 0.01%, na Madeira 2.93%

Subiram em Portalegre 0.27%, Açores subiram 0.23%,

Não achas que a tua teoria do voto útil entra em conflito com estes resultados? Como explicas que seja nos distritos como Beja ou Évora ou Setúbal em que a Direita menos força tem que esse tal ''voto útil'' é mais notório? Não devia ser precisamente o contrário? E como explicas que em distritos que a Direita é tradicionalmente mais forte, como Viseu, Bragança ou Vila Real, a CDU tenha tido a menor queda? Será que os eleitores Comunistas destes distritos não queriam tirar câmaras ao PSD? E os eleitores comunistas de regiões como os Açores e Portalegre em que o PS é fortíssimo, porque razão votaram desta vez mais na CDU que em 2013? Será que se esqueceram do voto útil? Acho que são dados mais que suficientes para a teoria do voto útil cair por terra neste caso.

O Voto útil não existe na medida que as pessoas pensam quando a Esquerda está mais forte que a Direita, é precisamente no contexto contrário que os comunistas votam no PS, quando está em causa o PS perder para a Direita , exemplo disso são as Eleições .Pres.de 1986 em período cavaquista, em que para Mário Soares ganhar, a CDU teve que apoiá-lo, engolindo um sapo, e em parte as últimas eleições Presidenciais, se bem que aí era um de múltiplos fatores pois já era notória a quebra da CDU.

Olhando para Legislativas do passado recente, a CDU perdeu votos quase sempre que o PSD ganhou, e ganhou votos quase sempre que o PS ganhou. O que sustenta ainda mais esta minha opinião.

Em 1999 ganhou o PS então os comunistas votaram mais CDU. subindo 0.42%

Em 2002 ganhou o PSD então os comunistas votaram menos CDU, descendo 2.05%.

Em 2005 ganhou o PS então os comunistas votaram mais CDU , subindo 0.60%.

Em 2009 ganhou o PS então os comunistas votaram mais CDU, subindo 0.32%

Em 2011 ganhou o PSD então os comunistas mantiveram o seu voto na CDU, (Subiu 0.05% o que é irrisório).

Em 2015 ganhou o PS ao PSD (sim, o PSD em 2015 com uma proporção 80/20 para o CDS, não valeria muito mais que 30/31% e o CDS muito mais que 7/8%, enquanto que o PS teve 32%, e já estou a ser generoso para o PSD).

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Isso do João Oliveira, cheguei a pensar o mesmo relativamente ao Bernardino, mas nunca avançaram. O PCP precisava de um líder assim, mais novo e com outra energia. Nem digo novas ideias, apesar de ele sempre me ter parecido menos dogmático do que por exemplo um João Ferreira, que apesar de ser mais novo, me assusta cada vez que decide falar. :mrgreen:

A questão do PCP não é os seus fortes elementos avançarem, como ouvi alguns elementos do PCP no pós eleição, o Comité Central é que decide ou não se se deve mudar de líder. Segundo o lema, contestação interna, concordância externa. Essas discussões não vêm para a praça pública, são sim discutidas nas reuniões. É assim que funciona o PCP. Basta relembrar que o PCP é o partido mais fiél aos seus líderes em quase 100 anos de história teve apenas 5 líderes.

Pessoalmente não gosto dessa forma de funcionamento, transforma os políticos do PCP em meros ''Robôs'' na questão da opinião, recebendo instruções e ordens de quadros superiores, daí a célebre frase da ''cassete''. Mas compreendo que assim seja à luz da filosofia do PCP.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Não achas que a tua teoria do voto útil entra em conflito com estes resultados? Como explicas que seja nos distritos como Beja ou Évora ou Setúbal em que a Direita menos força tem que esse tal ''voto útil'' é mais notório? Não devia ser precisamente o contrário? E como explicas que em distritos que a Direita é tradicionalmente mais forte, como Viseu, Bragança ou Vila Real, a CDU tenha tido a menor queda? Será que os eleitores Comunistas destes distritos não queriam tirar câmaras ao PSD? E os eleitores comunistas de regiões como os Açores e Portalegre em que o PS é fortíssimo, porque razão votaram desta vez mais na CDU que em 2013? Será que se esqueceram do voto útil? Acho que são dados mais que suficientes para a teoria do voto útil cair por terra neste caso.

Exactamente o que eu indiquei, transferência de votos onde o eleitor tem que decidir algo mais importante que 1 vereador e pensa que os partidos estão iguais. Se eu digo que o voto passou do PCP para o PS por causa da falta de diferenciação, nota-se mais onde o eleitorado PCP+PS é mais forte. Caiu menos onde a questão de ganhar não se colocava.

Se calhar estão a guiar-se pela ideia limitadora de eu ter referido "voto útil" e estão a ligar mais à frase que à substância. Mas continuo à espera de uma explicação melhor para a transferência de votos.

Compartilhar este post

Link para o post

O André Ventura tem a porta aberta para ser o Trump português, 'só' lhe faltam os milhões.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...