Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Quem é que andava aí com um algoritmo nas ações, estou curioso em relação a isso.

Mas bem, voltei a participar no concurso das ações(deste ano, o anterior ainda estava a entrar na coisa), e primeira jogada, primeiro lugar, 75 paus pra cabeça(25 na verdade, tenho que dividir). Vou dando aqui as minhas jogadas, para o pessoal ter um veredicto da coisa. Por exemplo, esta semana que correu, apostei:

50% Pharol

25% BCP

25% Sonae

Basicamente a lógica é básica, os que acabam com mais negativos na sexta é os que costumam subir mais na semana que se segue, sendo que a bolsa(e o tempo limite de aposta) acaba por fechar na devida sexta. Vamos ver como corre isto :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Quem são as vossas fontes favoritas de discussão sobre a política em Portugal?

Podem ser podcasts, talk shows ou só crónicas.

Dificilmente arranjas discussão política a sério, em Portugal. Mas entre Governo Sombra, Quadratura do Circulo e Eixo do Mal, encontram-se normalmente uns pontos porreiros.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um tiroteio numa escola americana. 17 mortos. Just another day in America

not a gun situation.

Trump again emphasizes 'mental health' over gun control after Florida shooting

O rapaz era membro de um grupo nacionalista e supremacista e teve treino paramilitar.

Eu vejo muito a América como um país de terceiro mundo.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Quem é que andava aí com um algoritmo nas ações, estou curioso em relação a isso.

Mas bem, voltei a participar no concurso das ações(deste ano, o anterior ainda estava a entrar na coisa), e primeira jogada, primeiro lugar, 75 paus pra cabeça(25 na verdade, tenho que dividir). Vou dando aqui as minhas jogadas, para o pessoal ter um veredicto da coisa. Por exemplo, esta semana que correu, apostei:

50% Pharol

25% BCP

25% Sonae

Basicamente a lógica é básica, os que acabam com mais negativos na sexta é os que costumam subir mais na semana que se segue, sendo que a bolsa(e o tempo limite de aposta) acaba por fechar na devida sexta. Vamos ver como corre isto :biggrin:

Pronto podem fechar Wall Street, o Scurvy descobriu como funciona a bolsa.

Em relação a programas de debate, para além dos já mencionados, gosto da Comissão Política, podcast do Expresso, e de O Outro Lado na RTP3.

Editado por Syn

Compartilhar este post

Link para o post

Dificilmente arranjas discussão política a sério, em Portugal. Mas entre Governo Sombra, Quadratura do Circulo e Eixo do Mal, encontram-se normalmente uns pontos porreiros.

É o que estou a descobrir, muita dificuldade em arranjar algo informativo. Obrigado à mesma. E ao Syn também.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de ver o Sem Moderação do Canal Q.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Estado suportou 51% dos gastos dos hospitais privados

51%? :-k Então é privado ou é público?

Ego Sum, assim também eu sou um grande gestor de hospitais privados. O que é que achas, abrimos um?

Os hospitais públicos não têm a capacidade de tratar de todos os utentes, portanto reencaminham parte deles para o sistema privado, pagando parte do serviço. Exactamente como funcionavam os subsídios para as escolas privadas a operar onde não houvesse escolas públicas. Acho que faz mais sentido este sistema do que alargar ainda mais as listas de espera para as diversas operações médicas, acho. Ou a alternativa de abrir mais hospitais e contratar mais pessoal médico, sobrecarregando ainda mais o SNS.

Mas isto digo eu, do meu ponto de vista económico :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Estado suportou 51% dos gastos dos hospitais privados

51%? :-k Então é privado ou é público?

Ego Sum, assim também eu sou um grande gestor de hospitais privados. O que é que achas, abrimos um?

Oi? Sou chamado à baila porquê mesmo?

Eu nunca falei de hospitais privados, apenas de PPPs, que é um facto que são mais eficientes na área da saúde (em termos de custo e qualidade reconhecida do serviço) comparando com hospitais públicos da mesma dimensão.

Mas qual é o teu ponto com essa notícia mesmo? A notícia que estás a por está a provar o quão deficitário é o nosso sistema de saúde público, que tem de se socorrer dessa maneira no privado.

Além de que o indicador é perfeito para manipulação das massas: pagar o equivalente a 51% dos custos de uma empresa não são 51% das receitas.

É preciso desconstruir o conteúdo da notícia e não mandar papaias apenas lendo um título:

- "a ADSE financia 20% da despesa corrente dos hospitais privados"

A ADSE é um subsistema superavitário, os utentes estão a descontar mais do que o que usufruem, é uma fonte de receita do Estado. É problema? É, mas para as pessoas que decidem continuar a aderir à ADSE em vez de fazer um seguro privado. A ADSE é perfeita para funcionários públicos de baixos rendimentos, mas mau para altos rendimentos. Ora o que está a acontecer é que cada vez mais gente, médicos inclusive, rejeitam a ADSE, pondo em causa a sustentabilidade do subsistema, e a autoridade que a gere tem de aumentar constantemente a taxa de desconto para ter acesso à ADSE.

Antes 1981: 0,5%

1981: 1%

2006: 1,5%

2013: 2,25%

2014: 3,5%

Um médico que ganhe 2000€ brutos desconta 70€ mensais para a ADSE. Se pagar 70€ por um seguro tem um brutal bem melhor que a ADSE.

Além disso da ótica do hospital privado, a ADSE paga muito mal, e cada vez pior. Qualquer hospital privado preferia substituir essa cota por uma Multicare ou por Particulares.

- "este valor somam-se ainda os pagamentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a prestadores privados e as deduções fiscais por despesas de saúde"

Culpa da ineficiência do Estado.

Aqui estão os SIGIC (quando alguém está numa fila de espera para ser operado há meses no público, atinge o SLA e tem direito a um vale para fazer a cirurgia no privado, pago pelo Estado).

Tb estão aqui os P1 que a malta vai pedir ao centro de saúde para fazer exames no privado pq espera menos.

Etc.

Ah, acrescento tb as vantagens da ADSE para um hospital privado.

Proporciona escala, o que facilita na negociação de preços com fornecedores.

Compartilhar este post

Link para o post
Um médico que ganhe 2000€ brutos desconta 70€ mensais para a ADSE. Se pagar 70€ por um seguro tem um brutal bem melhor que a ADSE.

O mais baratinho da médis (com dentista) é esse preço e o valor suportado pelo doente é sempre superior à ADSE. Para além das vantagens para os filhos.

Compartilhar este post

Link para o post

fds não fales mal da ADSE!

Btw, kareca. Já que tas a falar da ADSE c/ dentista, já usaste acordo directo com algum dentista? Os preços são mesmo os da tabeça? Tirar um dente fica só por 4€???

Compartilhar este post

Link para o post

O mais baratinho da médis (com dentista) é esse preço e o valor suportado pelo doente é sempre superior à ADSE. Para além das vantagens para os filhos.

Não sei onde foste buscar esse valor, mas por menos de 10€ é possível fazer um seguro de saúde.

Uma ex colega tinha um seguro por 50€ e em Oncologia cobria até 1M€ por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho. Os meus sogros é que têm e as 2 filhas usaram aparelho e pagaram 1/4 daquilo que eu paguei pelo meu e com todas as consultas de "manutenção" à borla.

Isto há mais de 15 anos, pode estar diferente agora. Mas sei que os próprios ainda usufruem dessa assistencia, é porque ainda deve compensar.

Uma ex colega tinha um seguro por 50€ e em Oncologia cobria até 1M€ por exemplo.

Acredito que haja mais barato (quando fiz era 65€). E o "cobrir" não é à borla.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho. Os meus sogros é que têm e as 2 filhas usaram aparelho e pagaram 1/4 daquilo que eu paguei pelo meu e com todas as consultas de "manutenção" à borla.

Isto há mais de 15 anos, pode estar diferente agora. Mas sei que os próprios ainda usufruem dessa assistencia, é porque ainda deve compensar.

Acredito que haja mais barato (quando fiz era 65€). E o "cobrir" não é à borla.

A realidade de há 15 anos é bastante diferente. Houve imensos cortes no que a ADSE cobre e como já referi a taxa de desconto subiu substancialmente. Eu tb usufruí desse período em que era tudo à grande, tinha acesso pela minha mãe :mrgreen:

Se quiseres comparar ADSE vs Médis, na ADSE pagas ~4€ por uma consulta, na Médis pagas ~20€. Se na ADSE descontares mais 20€ por mês do que um seguro Médis é o suficiente para a ADSE não compensar.

Exemplo:

Desconto da ADSE mensal 70€, fim do ano 840€.

Assumindo um cidadão que vai a 1 ou 2 consultas por ano, como Particular equivale a pagar menos de 200€ por ano. Diferença de 640€.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

Que m*rda é esta, subiu tudo, até as americanas, tou fdd :facepalm:

Mas bem, vou deixar as que em princípio vou apostar para a semana, alterei completamente tudo devido a terem-me aconselhado a não manter as mesmas que apostei anteriormente e a adotar uma postura mais defensiva, ou seja, apostar em mais variadas ações, fica aqui o que em princípio vai ficar:

Dow Jon Stoxx 50 - 20%

Footsie 100 - 20%

Dj Industrial Average - 20%

Nikkel 225 - 20%

Nova Base - 20%

Alguns conselhos e alguns ensinamentos são sempre bem vindos :compinchas:

Editado por Scurvy

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Que m*rda é esta, subiu tudo, até as americanas, tou fdd :facepalm:

Mas bem, vou deixar as que em princípio vou apostar para a semana, alterei completamente tudo devido a terem-me aconselhado a não manter as mesmas que apostei anteriormente e a adotar uma postura mais defensiva, ou seja, apostar em mais variadas ações, fica aqui o que em princípio vai ficar:

Dow Jon Stoxx 50 - 20%

Footsie 100 - 20%

Dj Industrial Average - 20%

Nikkel 225 - 20%

Nova Base - 20%

Alguns conselhos e alguns ensinamentos são sempre bem vindos :compinchas:

É dificil dar conselhos para esse tipo de competição devido à forma como está estruturada - isto é, escolher um leque de acções/Indexes uma vez por semana e só contar a performance para essa semana. Basicamente estás a tentar adivinhar para onde vai o mercado no muito curto-prazo em vez de procurar por valor, ou seja, estás a fazer uma espécie de trading onde não podes alterar posições durante uma semana inteira, o que seria impraticável na "vida real". O que te posso aconselhar é que leias alguns jornais económicos (Jornal de Negócios e Económico, de preferência, em papel - costumam oferecer nas faculdades de economia) para acompanhares o PSI20, que leias também as notas publicadas pelos departamentos de Equity Research dos diferentes baixos (tipo BPI e Caixa BI), que normalmente dão algumas informações úteis sobre as empresas e antecipam várias vezes a evolução da valorização das mesmas e, por fim, que leias alguma imprensa internacional tipo Bloomberg e FT para ter uma ideia geral de como evoluem o SP500, Nasdaq e Dow Jones (que depois impactam a performance do PSI20). No teu lugar, evitaria também estar a diversificar - isso é uma competição a brincar, ou seja, podes tomar mais risco para tentar performances superiores às dos teus adversários, sem te preocupares em estar a arriscar dinheiro a sério. Escolhe uma ou duas acções onde tenhas uma opinião bem fundamentada, e aposta tudo nisso. Por fim, também tentaria dar prioridade a tendências, e não tentar adivinhar pontos de inflexão, isto é, se uma acção tem tido uma boa performance média nos últimos 200 dias, parte do pressuposto que irá continuar para a semana seguinte.

Acima de tudo, era bom que criasses bons hábitos no que toca a pesquisa e procura de boas oportunidades através do estudo consistente e metódico, mas não leves muito a sério os resultados que venhas a ter na competição propriamente dita. Ela não vai reflectir em nada a tua capacidade, ou falta dela, para ser bem sucedido nos mercados financeiros ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Como é óbvio, eu estou bastante verde nisto, aliás, há muita coisa que eu não percebo. Mas vamos dar um exemplo, vi há bocadinho que a Navigator acabou de fechar um negócio, isto à partida significa que as ações da Navigator, durante a próxima semana provavelmente vão aumentar, estou certo?

Assim como a Semapa, que tem vindo a ter a tendencia de ir lucrando...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Como é óbvio, eu estou bastante verde nisto, aliás, há muita coisa que eu não percebo. Mas vamos dar um exemplo, vi há bocadinho que a Navigator acabou de fechar um negócio, isto à partida significa que as ações da Navigator, durante a próxima semana provavelmente vão aumentar, estou certo?

Assim como a Semapa, que tem vindo a ter a tendencia de ir lucrando...

Depende, se o fecho do negócio foi anunciado depois do fecho do mercado e não era, de todo, esperado, então isso irá reflectir-se no preço da acção. Caso contrário, essa informação provavelmente já está reflectida no preço, e a variação não será significativa. A variação será tanto maior quanto mais significativo for o retorno do negócio em proporção das receitas da empresa. O que é natural, visto que o preço de uma acção reflecte uma fatia do valor da empresa, que por sua vez é equivalente a todos os lucros futuros actualizados ao momento actual.

Um dos pontos essenciais para se ser bem sucedido nos mercados financeiros é saber antecipar certas oportunidades. Qualquer evento que possa impactar significativamente a capacidade de uma empresa ter lucro ou não será reflectido de forma imediata no preço das acções, por isso é que é importante - mais do que isso, essencial - ter uma justificação clara e fundamentada do porquê de determinada empresa ser uma boa oportunidade de investimento e já estar numa posição favorável para beneficiar desse potencial de valorização. Aliás, a razão porque a maior parte dos investidores "menos educados" perdem dinheiro na bolsa é porque são sobretudo reactivos, compram quando o preço sobe, e vendem quando o preço desce, ou seja, nunca estarão numa posição de aproveitar todo o potencial de valorização de cada acção em que investem. Um exemplo simples é o de um investidor que esteja atento ao preço de determinadas commodities e que use a informação que adquire nesse mercado e aplique no mercado das acções. Imagina que estás a acompanhar o preço do petróleo e este, por uma razão ou por outra, é previsível que aumente significativamente nos próximos dias. Tu sabes que isso terá um impacto negativo na actividade de empresas de determinados ramos onde essa matéria-prima seja essencial, por exemplo, companhias aéreas ou empresas transportadoras, através do aumento da despesa (que vai abater aos lucros). É este tipo de lógica que um bom investidor deve ter a toda a hora.

Talvez seja útil dar uma vista de olhos por este vídeo, que explica os fundamentos da economia de uma forma simples e clara e que te pode passar algumas informações úteis para a competição e para o futuro, se quiseres continuar envolvido nesta área:

O Ray Dalio é o responsável pelo maior hedge fund do mundo, com 120b de USD de activos sob gestão. É capaz de perceber alguma coisa disto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O FBI acusou 13 russos e 3 organizacoes russas de interferirem nas eleicoes a favor do Trump

Compartilhar este post

Link para o post

No tempo do Marx a sharing economy chamava-se associated mode of production.

maxresdefault.jpg

Quando os lucros forem nulos, teremos apenas a sharing economy. Tipo bloco de leste, partilham-se as casas, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi uma hora desse vídeo infelizmente. Uma mão cheia de nada. O senhor constantemente a falar de 0 custos marginais e quase 0 custos marginais como se significassem a mesma coisa. Faz uma introdução de meia hora e mais tarde explica como é que vai pagar tudo o que quer fazer em 2 minutos. E a solução é "Nós já gastamos esse dinheiro todo! Só temos de o gastar bem!!".

O que temos aqui é o clássico comunista. Defende as mesmas ideias, dá-lhe um nome diferente e depois diz que se discordarmos só pode significar que somos más pessoas ou não temos o bem dos outros em mente. No fundo dizer que o comunismo já foi tentado mas só falhou porque não foi ele a liderar.

Eu vejo este tipo de ideias a ganhar tracção no meu dia-a-dia e o que retiro do que leio é que se passa um pouco no mundo inteiro, mas é sempre ou de pessoas desinformadas ou de pessoas que estão a ganhar muito dinheiro à custa disso. Quanto ás primeiras ainda há esperança, quanto ás segundas parabéns pela eficiente utilização do Capitalismo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém fala do discurso do Passos Coelho? Escangalhei-me a rir quando ele quis citar Sá Carneiro e se engasgou todo quando deu conta que não sabia a citação de cabeça :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...