Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

A Boucherie é dos meus ódios de estimação. Abomino, mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei o contexto dessa frase mas nunca me hei de esquecer de uma situação que aconteceu há uns 2 anos, quando um rapaz queixou-se que tinha pouco dinheiro e uma colega minha perguntou-lhe porque é que em vez de tomar o pequeno-almoço fora, não comia em casa e assim poupava pelo menos 2 euros por dia, e o rapaz olhou para a minha colega como se fosse um génio da poupança.

Compartilhar este post

Link para o post

O Boucherie não deixa de ter toda a razão, evidentemente. Mas neste tipo de coisas, em que malta que está bem na vida se põe a dar conselhos aos pobres, não deixa de haver sempre um quê de Marie Antoinette não têm pão? que comam brioche!

Compartilhar este post

Link para o post

O Boucherie tem razão mas as pessoas, naturalmente, não gostam de se sentir pobres e tomar um pequeno-almoço é um luxo que até pode ser prescindido, mas não é uma quantia enorme e ajuda as pessoas a manterem-se sãs. Não se pode exigir que, em tempos de crise, as pessoas façam só casa-trabalho-casa.

Para além disso, ele não tem nada que opinar sobre a vida dos mais pobres, quando está numa posição privilegiada.

Editado por Syn

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Syn, há 31 minutos:

O Boucherie tem razão mas as pessoas, naturalmente, não gostam de se sentir pobres e tomar um pequeno-almoço é um luxo que até pode ser prescindido, mas não é uma quantia enorme e ajuda as pessoas a manterem-se sãs. Não se pode exigir que, em tempos de crise, as pessoas façam só casa-trabalho-casa.

Para além disso, ele não tem nada que opinar sobre a vida dos mais pobres, quando está numa posição privilegiada.

Mas tem razão no quê? Não tem razão nenhuma. É mais uma baboseira do boca de alguém que está constante incomodado com aqueles que mostram alguma coisa a mais do que devem.

O pobre faz com o seu dinheiro o que quiser. Se o ganha e quer tomar o pequeno almoço fora, crl para o Boucherie. Porque é que o pobre é obrigado a mostrar que poupa todo o dinheiro que ganha, como se isso fosse uma lei para os pobres?

O Boucherie que nunca passou fome nem teve que se esforçar muito para algum dia tomar um pequeno almoço não tem razão nenhuma.

O Boucherie só tem razão para aqueles que acham que os pobres se têm que comportar como pobres.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 4 minutos:

Mas tem razão no quê? Não tem razão nenhuma. É mais uma baboseira do boca de alguém que está constante incomodado com aqueles que mostram alguma coisa a mais do que devem.

O pobre faz com o seu dinheiro o que quiser. Se o ganha e quer tomar o pequeno almoço fora, crl para o Boucherie. Porque é que o pobre é obrigado a mostrar que poupa todo o dinheiro que ganha, como se isso fosse uma lei para os pobres?

O Boucherie que nunca passou fome nem teve que se esforçar muito para algum dia tomar um pequeno almoço não tem razão nenhuma.

O Boucherie só tem razão para aqueles que acham que os pobres se têm que comportar como pobres.

excepto aquele pessoal que recebe RSI e vai para a segurança social exigir tudo e está todos os dias a comer a sua sandes aquecida, o seu sumo natural e o cafe em chavena escaldada

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, Agora:

Isso é demasiado hate ao Boucherie.

Isto é saber o que é passar fome e o que vale um pequeno almoço. 

O Boucherie e quem lhe encontra razão são uns misantropos com pouca noção do que é ser pobre. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 21 minutos:

Isto é saber o que é passar fome e o que vale um pequeno almoço

O Boucherie e quem lhe encontra razão são uns misantropos com pouca noção do que é ser pobre. 

Dafuq hahahaha Como se o dinheiro que custa um pequeno almoço num café não desse para comprar um pão de forma, manteiga e café instantâneo para uma semana inteira. Quem passa fome e anda a gastar o dinheiro nessas m*rda é porque não sabe o que anda a fazer. E se me disseres que não tenho noção do que é ser pobre, podes ir dar uma volta ao bilhar grande.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 25 minutos:

Quem quiser mais, estas tiradas do Boucherie são quase semanais na conta de twitter dele.

Já tornou o perfil dele privado à custa do hate que levou à conta desse tweet.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 11 minutos:

Dafuq hahahaha Como se o dinheiro que custa um pequeno almoço num café não desse para comprar um pão de forma, manteiga e café instantâneo para uma semana inteira. Quem passa fome e anda a gastar o dinheiro nessas m*rda é porque não sabe o que anda a fazer. E se me disseres que não tenho noção do que é ser pobre, podes ir dar uma volta ao bilhar grande.

Mas porque é que eu tenho que comprar um pão de forma, manteiga e café instantâneo para a semana inteira se gosto é de um croissant misto e um sumo de laranja natural? O pobre não pode ter gostos e escolher o que come e como come? Se é isso que eu quero para primeira refeição do dia porque é que sou obrigado, só por ser pobre, a meter no bucho uma fatia de pão de forma com manteiga? 

Eu há mais de um mês que não tomo pequeno almoço por não ter sequer para o pão de forma e manteiga, faço uma refeição por dia, com sorte, mas se tivesse o suficiente para tomar pequeno almoço ia para aquilo que gosto e me alimenta.

Quem passa fome não gasta dinheiro em nada. Porque se passa fome é porque não tem. E se passa fome é porque não toma pequeno almoço, sequer. Se tomasse, não passava. Mais lógica, por favor.

É que o pobre nem sempre é aquele extremo que passa fome. Podes trabalhar, ter o teu rendimento que chega para o pequeno almoço fora todos os dias e ser pobre. E o pobre não se endivida para tomar pequeno almoço, às vezes tem é a coragem de comer o mesmo que a classe média e isso choca muita gente.

Editado por Mayday
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 9 minutos:

Tás a passar ao lado do ponto do Mayday. A questão é porque é que esse gajo tem que opinar sobre a vida dos outros? É mesquinho e estúpido. Ainda mais vindo de um gajo como ele. Ele é que decide quem pode ou não tomar pequeno-almoço fora? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lordbifana, há 50 minutos:

excepto aquele pessoal que recebe RSI e vai para a segurança social exigir tudo e está todos os dias a comer a sua sandes aquecida, o seu sumo natural e o cafe em chavena escaldada

Há situações em que não compensa trabalhar quando comparado com o rsi. Tendo em conta que caminhamos para um mundo sem trabalho e com ubi, há que aceitar. 

As pessoas que são a favor do universal basic income e embirram com as pessoas que sobrevivem do RSI dão-me tanta graça.

Faz lembrar aqueles que dizem que querem salvar o planeta das alterações climáticas provocadas pelo Homem e desprezam Cuba como um país pobre, sendo que Cuba é o único país com pegada ecológica sustentável e IDH elevado, ou seja, a realidade de quem quer existir ecologicamente neste planeta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Mas porque é que eu tenho que comprar um pão de forma, manteiga e café instantâneo para a semana inteira se gosto é de um croissant misto e um sumo de laranja natural? O pobre não pode ter gostos e escolher o que come e como come? Se é isso que eu quero para primeira refeição do dia porque é que sou obrigado, só por ser pobre, a meter no bucho uma fatia de pão de forma com manteiga? 

Eu há mais de um mês que não tomo pequeno almoço por não ter sequer para o pão de forma e manteiga, faço uma refeição por dia, com sorte, mas se tivesse o suficiente para tomar pequeno almoço ia para aquilo que gosto e me alimenta.

Quem passa fome não gasta dinheiro em nada. Porque se passa fome é porque não tem. E se passa fome é porque não toma pequeno almoço, sequer. Se tomasse, não passava. Mais lógica, por favor.

É que o pobre nem sempre é aquele extremo que passa fome. Podes trabalhar, ter o teu rendimento que chega para o pequeno almoço fora todos os dias e ser pobre. E o pobre não se endivida para tomar pequeno almoço, às vezes tem é a coragem de comer o mesmo que a classe média e isso choca muita gente.

Também posso ir buscar o caso da Antónia e da Maria que não têm dinheiro para comprar algo para as dores de garganta dos filhos mas todos as tardes empaturram-se à grande na pastelaria.

O que choca muita gente é saber que as pessoas preferem mostrar que podem ir à pastelaria mesmo que isso signifique jantar meio mês macarrão com cheiro de chouriço. 

Fingir que neste país não há um grave problema de gestão de orçamento familiar é que não tem lógica. As pessoas enchem as pastelarias/cafés nos primeiros 15 dias do mês, depois é ir lá contar as moscas. E isto não devia ser normal.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Exemplos hipotéticos servem para me fazer sair da discussão, só. Deves conhecer imensa gente assim. É que eu escarrapachei aqui um exemplo pessoal e tu sacas esses mitos urbanos. Está bem. Boa noite.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa discussão do Boucherie é uma porcaria porque tende a ser um assunto discutido por quem, por puro desconhecimento, não entende que esse pequeno almoço pode ser mais do que um pequeno almoço. De um ponto de vista puramente teórico, ele tem razão: poder-se-ia poupar esse dinheiro se se tomasse o pequeno almoço em casa, é verdade. Mas isto só pode ser dito por quem não percebe do que está a falar.

Hoje em dia não tenho dificuldades. O que ganho chega para os gastos e ainda me sobra, embora menos do que gostaria. Não peço dinheiro a ninguém há uns 10 anos, aliás, sou eu quem vai ajudando os meus pais de tempos a tempos. Não vejo a cor do cartão de refeição onde me é depositado o subsídio de alimentação há meses - são os meus pais quem o tem, é-lhes mais útil a eles do que a mim. No entanto, lembro-me de morar com os meus pais e, em especial quando era puto, das dificuldades e sacrifícios que eles faziam para orientar o barco. O meu pai fazia turnos duplos várias vezes por semana, a minha mãe conjugava trabalhos aqui e ali, pequenos biscates em cafés, limpeza em casa de outros pessoas e assim, com a lida da casa e tomando conta de mim. O orçamento era à justa, mas uma coisa não falhava: ao fim-de-semana jantávamos fora. Nada de luxuoso, mas era dinheiro que podia ser poupado se o fizéssemos em casa.

Porquê? Ora, havia semanas inteiras em que eu e a minha mãe não víamos o meu pai. Aquele almoço ou jantar semanal, fora do ambiente opressivo da nossa casa (em especial para a minha mãe que passava dias sozinha fechada dentro daquelas quatro paredes), fazia maravilhas pelo ambiente familiar e pela saúde mental dos meus pais. Era um luxo, sim, mas essencial.

Tudo isto para dizer o quê: há pessoas cuja vida acaba por ser algo muito próxima do casa-trabalho-casa, com pouco ou nenhum tempo para distrações, cultura, seja o que for. Aquele pequeno almoço pode ser o escape matinal que lhes permite enfrentar o dia a dia que, muitas vezes, envolve aturar clientes que são umas bestas ou patrões que são piores ainda. Aqueles minutos num local onde são servidos em vez de estarem a servir, onde podem ler o jornal, ver pessoas, socializar, o que for, podem ser a forma de as pessoas encontrarem os meios para lidarem com o seu dia a dia. Quem fiz pequeno almoço diz jantar fora, ir ao cinema ou qualquer outra coisa.

Com isto não quero criticar o Boucherie ou o seu estilo de vida. Ainda bem que ele não sabe o que estas pequenas coisas significam para muita gente - num mundo ideal, nenhum de nós teria de o saber. Agora, fazer juízos de valor sobre algo que desconhece é de besta. O que para ele é um mero pequeno almoço, que é algo que sempre teve por adquirido sem ter de se esforçar por isso, para muita gente é algo mais do que isso. Ele não percebe, mas podia fazer por o entender.

• Like 17
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

E irreal como as pessoas podem ser tão pouco informadas ao ponto de estarem constantemente a mencionar o RSI. Mas não é de agora, já oiço essa ladainha desde pequeno que nos faz pensar que as pessoas que recebem RSI são todas preguiçosas, todas cometem fraude, e que o RSI é uma prestação milionária.

Não. Em primeiro lugar não é uma prestação incondicional, tem de se respeitar uma série de condições para que se possa receber um valor que, no máximo, se fica por pouco menos de 190 euros! (uma autêntica fortuna!) e custa uns 2% do total da despesa do Estado, por isso, sim prioridade máxima para reduzir a nossa despesa.

Mas pronto, esta é a lógica do Boucherie e outros. Há tipos pobres que vivem acima das possibilidade e alguns tipos que recebem o RSI, que btw são uma minoria,  que defraudam o sistema? Claro, mas isso não pode ser visto dessa forma. Em Portugal, todas as classes sociais vivem acima das possibilidades, incluindo a classe alta e todos defraudam o sistema de alguma forma incluindo a classe alta. E estou seguro que as fraudes que os mais ricos cometem são até provavelmente mais danosas que o gajo zé que recebe o RSI. Podemos falar do BPN, BES, BPP etc , dos subsídios que empresas recebem com o objetivo de desenvolver as mesmas e a economia e não as usam para esse efeito, podemos falar de fraude fiscal que existe em Portugal tanto de empresas como de indivíduos, daquela fraude fiscal que quase todos os portugueses fazem do canalizador que vai lá a casa e não se paga o IVA etc etc etc

Dá-me vontade de rir, a rectidão moral e austeridade que se exige aos mais pobres quando todo o país prevarica.

Editado por ascom
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 2 horas:

Quem quiser mais, estas tiradas do Boucherie são quase semanais na conta de twitter dele.

É uma falta de empatia atroz.

Colocou a conta em privado? lol

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...