Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lip McBoatface, há 2 minutos:

e tu, acreditas?

sinceramente, é-me indiferente, por lá cada um tem o que merece. 

 

Não me faz muita confusão, podiam espancar-se um ao outro, i don't give a fuck. 

 

E a crise de fome no Yemen? Não dá tablóides tão bonitos né. ehehe

Ou os milhares de empregos perdidos na indústria do petródolar 

Ou a China estar a covidar outravez? 

Epá é giro é um afro americano a transportar um redneck, such shock, much clicks, wow doge news

Editado por Catota
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Catota, há 6 minutos:

já vi blackouts por menos.

blacks out? concordo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de verY, há 1 minuto:

blacks out? concordo.

Entrevista de Mário Machado na TVI envolta em polémica e alvo de ...

Compartilhar este post


Link para o post

Diz que é dos carecas que elas gostam mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de verY, há 2 minutos:

Diz que é dos carecas que elas gostam mais...

Stonks GIF - Find & Share on GIPHY

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Catota, há 6 minutos:

sinceramente, é-me indiferente, por lá cada um tem o que merece. 

 

Não me faz muita confusão, podiam espancar-se um ao outro, i don't give a fuck. 

 

E a crise de fome no Yemen? Não dá tablóides tão bonitos né. ehehe

Ou os milhares de empregos perdidos na indústria do petródolar 

Ou a China estar a covidar outravez? 

Epá é giro é um afro americano a transportar um redneck, such shock, much clicks, wow doge news

Lol se esses são os teus tabloides o teu nível de wokeness é doge shit ahah

Compartilhar este post


Link para o post

Não percebi sequer porque é que um post meu foi citado, e descontextualizado, num tópico completamente à parte... 🤣

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Catota, há 45 minutos:

e acreditas? 

já vi blackouts por menos.

O que é que tu ganhas por te comportar assim?

Qual é o teu interesse em ir buscar um post de um tópico completamente diferente e descontextualizado para colar num tópico onde se estava a debater o assunto do racismo de forma bem mais séria?

Tudo isso para queimares outro utilizador ou procurares criar um problema onde não existia? Qual é mesmo a necessidade?

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Mudando de assunto, a reestruturação da TAP vai avançar quase de certeza. Em 6 meses a companhia não vai conseguir devolver o dinheiro que o Estado vai emprestar. Vêm aí cortes em rotas/frequências, redução de frota e despedimentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Mudando de assunto, a reestruturação da TAP vai avançar quase de certeza. Em 6 meses a companhia não vai conseguir devolver o dinheiro que o Estado vai emprestar. Vêm aí cortes em rotas/frequências, redução de frota e despedimentos.

Qual a hipótese da TAP fechar de vez?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Slade, há 29 minutos:

Qual a hipótese da TAP fechar de vez?

Com o empréstimo, para já, nenhuma. Só se a administração não aceitar as imposições da UE e não tiver acesso ao empréstimo. No futuro, parece-me provável.

Repara, a TAP em 1997 recebeu uma injeção de capital do Estado de, a preços de hoje, 1300 milhões de euros. 23 anos depois precisa de outra. Isto, em contas de merceeiro, significa que gastou, desse dinheiro, o equivalente a 150 mil euros por dia desde então. Não é sustentável, obviamente.

É preciso perceber o que se quer da TAP. Desde a nacionalização a seguir ao 25 de abril, os dedos de uma mão chegam para contar os anos em que a empresa deu lucro. E, se não me engano, não só chegam, como sobram.

Dir-me-ão, a TAP presta um serviço público notável e é essencial ao país. OK, há várias rotas da TAP que se enquadram neste ponto. Entre aeroportos nacionais e ligando Portugal à nossa diáspora espalhada pelo Mundo fora. Para garantir este serviço, é necessário ter uma companhia do tamanho da TAP? Não. Perder dinheiro por perder que se perca menos. A concorrência não pode tomar o lugar da TAP? Pode, já aconteceu no passado (é só ver o que aconteceu quando a TAP quando foi privatizada, fechou a rota Porto-Barcelona, e onde tal não ocorrer o Estado pode subsidiar. Já o faz na rota entre Funchal e Porto Santo ou naquele autocarro com asas entre Bragança e Portimão passando por Vila Real, Viseu e aeródromo de Tires.

Agora, o que temos, não dá. A TAP perde um camião de dinheiro diariamente, anda sempre à rasca, nem com o petróleo barato é capaz de ser lucrativa e não serve o país de forma adequada à realidade de cada região. Para piorar, recentemente decidiu acabar com a SATA, outra empresa pública, começando a meter-se nos mercados desta.

Querem uma TAP lucrativa? Resolvam os problemas da companhia. Adequem-na à realidade. Acabem com os vícios, com as cláusulas maradas nos acordos de empresa (sabiam que um tripulante residente no Porto que vá fazer um voo Porto-NY, tem que ir de avião a Lisboa picar o ponto e regressar. E quando regressa tem que fazer a mesma coisa?) Querem uma companhia a prestar serviço público? Não precisa de ser tão grande. Querem uma companhia que preste um serviço equivalente (que não igual) no país inteiro? OK, assumamos o prejuízo e tenhamos consciência que teremos que, recorrentemente, meterlá dinheiro.

Para continuarmos com o que temos é que não. Não é carne, não é peixe, não é nada. É apenas um buraco.

Editado por Tio Hans
  • Like 9

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 2 horas:

O que é que tu ganhas por te comportar assim?

Qual é o teu interesse em ir buscar um post de um tópico completamente diferente e descontextualizado para colar num tópico onde se estava a debater o assunto do racismo de forma bem mais séria?

Tudo isso para queimares outro utilizador ou procurares criar um problema onde não existia? Qual é mesmo a necessidade?

Mas o que fiz de errado? Que eu saiba só tão a varrer para debaixo do tapete. O contexto só importa para alguns?

Ou uma podem chamar burros e outros não? E uns podem ser racistas outros não. Ok

 

A dualidade de critérios sempre pairou por aqui. O que ele diz não se enquadra em nenhuma parte do fórum, se apregoam blacklivesmatter. É só aos outros que acontece os cmptianos são o exemplo da sociedade, com princípios dignos da nobreza

É ou não contra as regras? Então deixem-se de m*rda. Moderadores da nova escola, só combatem os trolls, os problemas reais de users que usam termos bastante racistas e explícitos, é na boa. 

 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Eu juro que não sou racista das Playstations. Até já tive três pretas e tudo!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Catota, há 9 minutos:

Mas o que fiz de errado? Que eu saiba só tão a varrer para debaixo do tapete. O contexto só importa para alguns?

Ou uma podem chamar burros e outros não? E uns podem ser racistas outros não. Ok

 

A dualidade de critérios sempre pairou por aqui. O que ele diz não se enquadra em nenhuma parte do fórum, se apregoam blacklivesmatter. É só aos outros que acontece os cmptianos são o exemplo da sociedade, com princípios dignos da nobreza

É ou não contra as regras? Então deixem-se de m*rda. Moderadores da nova escola, só combatem os trolls, os problemas reais de users que usam termos bastante racistas e explícitos, é na boa. 

 

WTF?

É só interpretar o contexto em que ele disse aquilo...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Catota, há 10 minutos:

Moderadores da nova escola, só combatem os trolls, os problemas reais de users que usam termos bastante racistas e explícitos, é na boa. 

#trolllivesmatters

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Catota, há 3 horas:

E a crise de fome no Yemen? Não dá tablóides tão bonitos né. ehehe

Ou os milhares de empregos perdidos na indústria do petródolar 

Ou a China estar a covidar outravez? 

Epá é giro é um afro americano a transportar um redneck, such shock, much clicks, wow doge news

E o premente problema de racismo sistémico espalhado pelo mundo?

 

Adoro este imaginário em que só se pode ter um tema a cada momento. Parece a malta que se queixa de votações da AR quando há coisas mais importantes a discutir. Guess what, só sabes disso tudo porque tens acesso a informação que to conta.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Catota, há 3 horas:

 

É ou não contra as regras? Então deixem-se de m*rda. Moderadores da nova escola, só combatem os trolls, os problemas reais de users que usam termos bastante racistas e explícitos, é na boa. 

 

Pá, fiquei sem palavras de tão forte que foi.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Leston, há 2 horas:

Gosto de fruta

fdc

Compartilhar este post


Link para o post

E o crime na Fonte da Telha? Epá, asfalto naquela zona, a sério? Mas ninguém responsável vê sequer um mínimo de cagada naquilo?

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...