Puto Perdiz Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Ticampos, há 2 horas: Não é bem assim, ele está cada vez mais longe de ganhar por essas e por outras. E está a sofrer uma queda bruta de anteontem para hoje. Se me disseres 30/35% ya concordo, mas nunca 40%,estas mudanças demoram a materializar. Não é suposto ele descer 5% de um dia para o outro. quando o Biden limpar os debates ou, pelo menos, surpreender e der luta ao Trump é que vai ser. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Mayday, há 4 minutos: Nas gerações mais novas, apenas. Nas gerações anteriores à do paladino o egoísmo vem de quem sempre teve mais. Só um exemplo n chega, mas o meu irmão, já nos seus 30s, pensa de forma igual ao paladino, apesar de receber menos de 3k brutos Msm dps de mamar bolsa da DGES pra estudar 4 anos 2 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 11 Setembro 2020 Citação de paladino77, há 30 minutos: Continuaram focados no que os outros recebem em vez de simplesmente perceberem que aquilo que se reclama é que o escalão de IRS entre quem ganha 37000 brutos por ano ou 80.000€ por ano ser exactamente o mesmo. Como compreendem, 1500€ ou 3000€ é exactamente a mesma coisa, tudo ricos. Só se falou da vida pessoal por causa das bocas do ganha noção e reality checks. Eu trabalho com ricos, sei bem como é que são as suas vidas. Em relação às conversa dos filhos, claro que aquilo que puder ajudar, está nos planos fazê-lo. Uma das ajudas é garantir que percebem que na vida nada é dado de mão beijada. Quando se vive numa sociedade é impossível não ver o panorama geral, principalmente quando se fala de rendimentos. Os escalões tornam tudo mais justo e têm que estar balizados em algum lado. De resto, quem ganha 1500 tem certamente mais hipoteses de uma vida digna do que quem ganha 800, e digamos que a partir dos 1500 dá bem para viver sem grandes stresses. O pessoal caiu em cima de ti porque parece que vives no mundo da lua, porque não és capaz de ver que em portugal um jovem que ganha 1500 euros já é quase difícil de encontrar, quanro mais 3000. Por isso há tanto por onde criticar antes de chegar aos impostos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Lebohang, há 10 horas: Hoje em dia trabalho especializado que caiu em desuso tipo eletricista deve render quase tanto como um licenciado. Digo eu. Dizes mal. O trabalho técnico é contratado por empresas temporárias pelo salário mínimo. Os técnicos especializados estão quase todos a trabalhar no estrangeiro. Citação de Puto Perdiz, há 10 horas: no início anda ela por ela, passado uns 2 ou 3 anos um electricista ganha mais. Aliás, o trabalho nas obras é bem pago. A preço da mão de obra baixou bastante quando vieram para cá os imigrantes de Leste, mas estes depois bazaram e começou a haver falta de mão de obra especializada, com a crise económica no tempo do Sócrates a construção quase parou e houve muita gente a sair de Portugal e a não voltar. A imigração que temos actualmente não é a de gente que vem trabalhar nas obras, mas sim na hotelaria e agricultura, é por isso que nestes sítios parece que se ganhar cada vez menos e nas obras já andam a ganhar 50 euros/dia na boa. Isso não é verdade desde que se liberalizou à bruta o mercado de trabalho. Eu neste momento trabalho com técnicos com 30/40 anos de experiência, com 10 anos de casa que tiveram sempre contrato com a temporária. Pagos ao salário mínimo. O que safa estes homens são os biscates que fazem por fora. Os técnicos especializados e com formação mais novos vão todos para o estrangeiro à primeira oportunidade. Os Portugueses lá fora são os ucranianos em portugal. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Ego Sum, há 5 horas: Não me batas que não foi eu que inventei o conceito e definição, foi assim que me venderam na faculdade 😅 O nosso sistema de saúde é universal, mas pagas tipo 20€ de taxas moderadoras. Quem não tem condições para pagar os 20€ tem isenções. O nosso sistema de ensido é universal, mas pagas <1000€ de propinas por ano. Quem tem melhor performance mas não tem condições para pagar os 1000€, tem bolsas de estudo. Se 1000€ de propinas por ano é o sítio certo para por a barra ou não, isso já é outra conversa. Antes do primeiro grande liberal português chegar ao governo e decidir que tudo o que era universal e gratuito devia começar a ser pago, os serviços eram de facto universais e gratuitos. Aliás, nos termos da constituição ainda o são. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Mayday, há 21 minutos: Dizes mal. O trabalho técnico é contratado por empresas temporárias pelo salário mínimo. Os técnicos especializados estão quase todos a trabalhar no estrangeiro. Isso não é verdade desde que se liberalizou à bruta o mercado de trabalho. Eu neste momento trabalho com técnicos com 30/40 anos de experiência, com 10 anos de casa que tiveram sempre contrato com a temporária. Pagos ao salário mínimo. O que safa estes homens são os biscates que fazem por fora. Os técnicos especializados e com formação mais novos vão todos para o estrangeiro à primeira oportunidade. Os Portugueses lá fora são os ucranianos em portugal. mano, o meu pai é construtor civil, sei minimamente como funciona o mercado da construção civil. Eu próprio trabalhei no verão na construção civil. Compartilhar este post Link para o post
paladino77 Publicado 11 Setembro 2020 (editado) Citação de Mayday, há 35 minutos: Diz o gajo que quer que a empregada da limpeza pague o mesmo de IRS que ele só para conseguir sair de casa da mãe. Se não leste nada da conversa a culpa não é minha. Pela 10x, ninguém defende a flat rate. Abraço @smashing_pumpkin os 1500€ são líquidos, não brutos. Se ganhasse 3000€ limpos estava-me a cagar para os impostos 😅 A construção civil ganham todos salário mínimo. E 400€ por fora para não chatear. Source: o pai de um dos meus melhores amigos tem uma empresa de construção e ainda este sábado tivemos a tratar de papelada. Editado 11 Setembro 2020 por paladino77 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 11 Setembro 2020 Com 1500 limpos podes comprar uns sapatos novos! 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 11 Setembro 2020 O @paladino77 ate pode não ter razão nenhuma, mas tambem ha para aqui uns users que parecem ser os detentores da verdade mas nem percebem como o sistema funciona... Desde ja dizer que alguem que ganha 1500 Euro vive uma vida muito confortavel...enfim pode parecer que sim se voces ganham 600 ou 800 Euros, mas esta longe de ser verdade. Sobretudo se viver em em Lx/Porto e morar sozinho, estamos basicamente a falar em chapa ganha/chapa gasta E sim em Portugal quem recebe 1500/2000 Euros é taxado a bruta, sobretudo visto que em metade da UE a 15 isso mal chega a ser ordenado minimo (que nem é taxado). Isto é tudo uma questão de prespectiva e felizmente todos temos uma diferente que podemos expressar quando vamos as urnas. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Plagio o Original, há 4 minutos: Com 1500 limpos podes comprar uns sapatos novos! Por isso é que ele tem dinheiro na conta e tu não. Quando lhe sobra dinheiro para gastar em futilidades ele guarda, enquanto tu vais jantar fora, pedes o menu grande de pipocas no cinema e compras uns ténis 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Jimpo, há 2 minutos: Por isso é que ele tem dinheiro na conta e tu não. Quando lhe sobra dinheiro para gastar em futilidades ele guarda, enquanto tu vais jantar fora, pedes o menu grande de pipocas no cinema e compras uns ténis ch*pa, faço isso e tenho dinheiro na conta Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Jimpo, há 2 minutos: Por isso é que ele tem dinheiro na conta e tu não. Quando lhe sobra dinheiro para gastar em futilidades ele guarda, enquanto tu vais jantar fora, pedes o menu grande de pipocas no cinema e compras uns ténis Eu da me ideia que o @Plagio o Original é mais p*tas e vinha verde mesmo... Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Plagio o Original, Agora: ch*pa, faço isso e tenho dinheiro na conta 50 cêntimos não conta. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Plagio o Original, há 1 minuto: ch*pa, faço isso e tenho dinheiro na conta Mesmo à gordo no cinema Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 11 Setembro 2020 (editado) Citação de Burkina2008, há 11 minutos: O @paladino77 ate pode não ter razão nenhuma, mas tambem ha para aqui uns users que parecem ser os detentores da verdade mas nem percebem como o sistema funciona... Desde ja dizer que alguem que ganha 1500 Euro vive uma vida muito confortavel...enfim pode parecer que sim se voces ganham 600 ou 800 Euros, mas esta longe de ser verdade. Sobretudo se viver em em Lx/Porto e morar sozinho, estamos basicamente a falar em chapa ganha/chapa gasta E sim em Portugal quem recebe 1500/2000 Euros é taxado a bruta, sobretudo visto que em metade da UE a 15 isso mal chega a ser ordenado minimo (que nem é taxado). Isto é tudo uma questão de prespectiva e felizmente todos temos uma diferente que podemos expressar quando vamos as urnas. Transformar o sem grandes stresses em vida muito confortável é engraçado. E talvez essa seja a opinião de quem já viveu em lisboa com muito menos e também já viveu com isso e sabe bem para o que dá e não dá. O problema é passarmos a vida a olhar para cima e para quem tem muito mais e não vermos que a maioria tem na realidade muito menos. Ajuda a ter perspectiva e a dar outro valor ao que se tem, mesmo que não seja super abundante. Estamos a falar de um país onde é recorrente crianças não se tratarem por falta de fundos dos pais e no entanto colocamos sempre a fasquia num patamar demasiado alto criando realidades paralelas que para serem satisfeitas criam uma série de problemas a um sistema que já de si não é perfeito. Editado 11 Setembro 2020 por smashing_pumpkin 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 11 Setembro 2020 Citação de smashing_pumpkin , há 5 minutos: Transformar o sem grandes stresses em vida muito confortável é engraçado. E talvez essa seja a opinião de quem já viveu em lisboa com muito menos e também já viveu com isso e sabe bem para o que dá e não dá. Ves...são prespectivas, para mim uma vida sem stresses é uma vida confortavel...para ti se calhar é não ter de ir pedir dinheiro emprestado todos os meses para pagar contas da casa.... Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: Ves...são prespectivas, para mim uma vida sem stresses é uma vida confortavel...para ti se calhar é não ter de ir pedir dinheiro emprestado todos os meses para pagar contas da casa.... Vida sem stresses é saber que o dinheiro dá para o normal e para imprevistos. Uma vida confortável é poder comprar um comprar um anel de 400euros à minha mulher sem pensar grande coisa. E muito confortável é poder pagar uns milhares sem sentir o ar a faltar. Já vivi as 3 situações e também já vivi sabendo que o que ganhava provavelmente não dava para comer mais que uma sandes todos os dias (apesar de na altura já ter uma rede de segurança). E mesmo assim sempre senti que havia gente em pior estado, gente sem qualquer tipo de rede por baixo, em que dizer que sobreviviam já era embelezar a vida que tinham. E por isso sei que em portugal, tendo uma vida normal, 1500 mais do que dá e 3000 é maravilhoso. E é assim porque infelizmente paga-se mal, porque a geração que saiu na altura da troika foi autenticamente esmagada mas não foi pelos impostos, foi por estágios empregos, pelo desespero de ter algo que fez meio mundo vender-se por um tostão e por uma certa classe educativa neste país que defendia sem vergonha na cara que se se quer ter algo tem que se começar por baixo pagando para trabalhar. 3 Compartilhar este post Link para o post
paladino77 Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Burkina2008, há 27 minutos: O @paladino77 ate pode não ter razão nenhuma, mas tambem ha para aqui uns users que parecem ser os detentores da verdade mas nem percebem como o sistema funciona... Desde ja dizer que alguem que ganha 1500 Euro vive uma vida muito confortavel...enfim pode parecer que sim se voces ganham 600 ou 800 Euros, mas esta longe de ser verdade. Sobretudo se viver em em Lx/Porto e morar sozinho, estamos basicamente a falar em chapa ganha/chapa gasta E sim em Portugal quem recebe 1500/2000 Euros é taxado a bruta, sobretudo visto que em metade da UE a 15 isso mal chega a ser ordenado minimo (que nem é taxado). Isto é tudo uma questão de prespectiva e felizmente todos temos uma diferente que podemos expressar quando vamos as urnas. Pá não tenho razão nenhuma mas depois tudo o que disseste tem sido o que ando aqui a tentar demonstrar. Posso ter estado mal talvez na questão de achar que com a minha idade quem trabalhasse para isso podia ter um salário parecido. Mas continuo a achar que ir estudar à vontade e fazer uma licenciatura como todos os outros não é diferenciação nenhuma. Estágios, cursos alternativos, etc. são tudo formas de preencher o currículo e que abrem 1000 oportunidades novas. De resto, é basicamente o que disseste em cima e a conversa dos escalões de IRS. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 11 Setembro 2020 Citação de smashing_pumpkin , há 17 minutos: O problema é passarmos a vida a olhar para cima e para quem tem muito mais e não vermos que a maioria tem na realidade muito menos. Ajuda a ter perspectiva e a dar outro valor ao que se tem, mesmo que não seja super abundante. Estamos a falar de um país onde é recorrente crianças não se tratarem por falta de fundos dos pais e no entanto colocamos sempre a fasquia num patamar demasiado alto criando realidades paralelas que para serem satisfeitas criam uma série de problemas a um sistema que já de si não é perfeito. Tu vives em Portugal ou no Burundi? Isso basicamente é a excepcao, visto que excepto em casos muito raros, esse tratamento nao é oferecido pelo Estado...a nao ser como digo, que vivas no Burundi... Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 11 Setembro 2020 Existe o exagero de 1500 não der para viver mas também não estamos na Guiné 😅 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 11 Setembro 2020 Citação de smashing_pumpkin , há 4 minutos: Vida sem stresses é saber que o dinheiro dá para o normal e para imprevistos. Uma vida confortável é poder comprar um comprar um anel de 400euros à minha mulher sem pensar grande coisa. E muito confortável é poder pagar uns milhares sem sentir o ar a faltar. Já vivi as 3 situações e também já vivi sabendo que o que ganhava provavelmente não dava para comer mais que uma sandes todos os dias (apesar de na altura já ter uma rede de segurança). E mesmo assim sempre senti que havia gente em pior estado, gente sem qualquer tipo de rede por baixo, em que dizer que sobreviviam já era embelezar a vida que tinham. E por isso sei que em portugal, tendo uma vida normal, 1500 mais do que dá e 3000 é maravilhoso. E é assim porque infelizmente paga-se mal, porque a geração que saiu na altura da troika foi autenticamente esmagada mas não foi pelos impostos, foi por estágios empregos, pelo desespero de ter algo que fez meio mundo vender-se por um tostão e por uma certa classe educativa neste país que defendia sem vergonha na cara que se se quer ter algo tem que se começar por baixo pagando para trabalhar. Basicamente, again, a tua prespectiva... Que eu saiba nao existe uma definicao universal do que é viver sem stresses, o que é viver confotavel ou muito confortavel e tu apenas adaptaste esses conceitos ao que viveste/vives...que vale o mesmo do que o que paladino diz. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: Tu vives em Portugal ou no Burundi? Isso basicamente é a excepcao, visto que excepto em casos muito raros, esse tratamento nao é oferecido pelo Estado...a nao ser como digo, que vivas no Burundi... Vivo em portugal e o que não faltam são pais que não compram medicação para os filhos pois é "cara". Eu fico a perguntar-me porque é que sequer levaram o miúdo ao médico mas não é uma raridade e o estado está cada vez mais sovina quando se trata de medicação infantil. Aliás, muito boa gente ainda vive da caridade das farmácias e da sua compreensão relativamente a créditos. Se eu escrevi aquilo é porque é uma realidade que conheço, que presencio com alguma frequência e as coisas não correm muito mal pois felizmente os antibióticos até têm preços simpáticos. Mas mesmo assim um bom número de receitas pediátricas é aviada bem depois da data em que deveria ser. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 11 Setembro 2020 Citação de smashing_pumpkin , há 8 minutos: Vivo em portugal e o que não faltam são pais que não compram medicação para os filhos pois é "cara". Eu fico a perguntar-me porque é que sequer levaram o miúdo ao médico mas não é uma raridade e o estado está cada vez mais sovina quando se trata de medicação infantil. Aliás, muito boa gente ainda vive da caridade das farmácias e da sua compreensão relativamente a créditos. Se eu escrevi aquilo é porque é uma realidade que conheço, que presencio com alguma frequência e as coisas não correm muito mal pois felizmente os antibióticos até têm preços simpáticos. Mas mesmo assim um bom número de receitas pediátricas é aviada bem depois da data em que deveria ser. Parece a conversa do conheco um cigano que so roba e vende droga, logo sao todos assim... Again o que descreves é uma excepcao e nao a generalidade dos casos em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Burkina2008, há 1 hora: O @paladino77 ate pode não ter razão nenhuma, mas tambem ha para aqui uns users que parecem ser os detentores da verdade mas nem percebem como o sistema funciona... Desde ja dizer que alguem que ganha 1500 Euro vive uma vida muito confortavel...enfim pode parecer que sim se voces ganham 600 ou 800 Euros, mas esta longe de ser verdade. Sobretudo se viver em em Lx/Porto e morar sozinho, estamos basicamente a falar em chapa ganha/chapa gasta E sim em Portugal quem recebe 1500/2000 Euros é taxado a bruta, sobretudo visto que em metade da UE a 15 isso mal chega a ser ordenado minimo (que nem é taxado). Isto é tudo uma questão de prespectiva e felizmente todos temos uma diferente que podemos expressar quando vamos as urnas. Eu dei o meu exemplo e vivo uma vida confortavel no Grande Porto. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 11 Setembro 2020 Citação de Burkina2008, há 1 hora: Parece a conversa do conheco um cigano que so roba e vende droga, logo sao todos assim... Again o que descreves é uma excepcao e nao a generalidade dos casos em Portugal. Não é a maioria mas não são excepções. São em número suficiente para ser algo preocupante. Mas tu aí no norte só vendo números certamentes conheces muito melhor o que se passa nos lares do nosso país. Citação de Slade, há 9 minutos: Eu dei o meu exemplo e vivo uma vida confortavel no Grande Porto. Não te esqueças que depende da perspectiva, provavelmente levas apenas uma vida sofrível e não sabes. Compartilhar este post Link para o post