Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Acho parvo esquecerem se de onde vêm só pq agr recebem bem e porque acham q merecem mais que os outros, especialmente se viram os pais a desperdiçar a vida a trabalhar por salários mínimos para que pudessem estudar para terem uma vida melhor (msm q tenham mérito e trabalharam enquanto estudavam e essa coisa toda). Acho falta de respeito, tbh. E de ctz q se n fosse a escola/universidade e o hospital público estavam bem fdds

Compartilhar este post


Link para o post

@lordbifana o meu ponto de vista é um pouco esse sim.

Felizmente hoje em dia, mesmo adolescentes de famílias com menos poder económico, tem acesso a educação e facilidade em aceder à universidade.

Exceptuando casos muito raros de certas conjunturas familiares, hoje em dia quem quiser faz mais que a maioria, é simples. E conseguem divertir-se à mesma, os 3 meses do Verão na adolescência não são os únicos momentos de diversão que podes ter. 

Injusto é querer fazer o mesmo que os outros mas ter mais do que os outros. 

 

Ninguém aqui defende a flat rate, se quiserem continuar a focar-se nisso estejam à vontade mas já se respondeu a isso inúmeras vezes.

 

O que eu estou a dizer é que não faz nenhum sentido a taxa de IRS para quem ganha 38.000€/brutos ano e quem ganha 80.000€ ser praticamente a mesma. Não são vidas sequer comparáveis.

 

@Pickle Rick sim foi no início do ano mas o que está aqui a ocorrer é o oposto. Ninguém quer mandar abaixo quem está com menos condições. Quem está com menos condições é que está a puxar abaixo quem está um pouco mais acima.

Ganhar 1500€ por mês não é a mesma coisa que ganhar 3000€, mas para o Estado, e pelos vistos para a maioria aqui, é o mesmo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 24 minutos:

Tanto o Chega como a IL defendem flat tax, mas o modelo do Chega pisa linhas vermelhas que nem a IL tem coragem de pisar. O modelo da IL defende 15% de taxa a partir dos 650€,ou seja, quem receber 700€ pagará 15% de 50€ extra. Quem receber 7000€ pagará 15% de 6350€ extra. O Chega defende 15% dos 700 e 15% dos 7000. Quando o Chega é mais neoliberal que a IL, resta perguntar se qualquer dia não serão (abertamente) mais fascistas que o PNR. 

 

A IL tambem tem essa isenção dos 650 iniciais só até "o mercado de trabalho estabilizar".

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 horas:

Seguir o modelo turco portanto, sem a parte do ser competitivo na Europa.

A lira estoirou, nós estamos safos nesse aspecto. A Rússia também levou uma cacetada com o rublo e o Zenit morreu.

Citação de Ticampos, há 55 minutos:

Tanto o Chega como a IL defendem flat tax, mas o modelo do Chega pisa linhas vermelhas que nem a IL tem coragem de pisar. O modelo da IL defende 15% de taxa a partir dos 650€,ou seja, quem receber 700€ pagará 15% de 50€ extra. Quem receber 7000€ pagará 15% de 6350€ extra. O Chega defende 15% dos 700 e 15% dos 7000. Quando o Chega é mais neoliberal que a IL, resta perguntar se qualquer dia não serão (abertamente) mais fascistas que o PNR. 

Mas isso quer dizer que a política económica do neofascismo e a política económica do neoliberalismo seguem os mesmos contornos?

Compartilhar este post


Link para o post

Eu já ganhei x e passados uns tempos, por opção, estava a ganhar menos do que descontava quando ganhava x. Nunca em algum momento me fez confusão o quanto descontava. Porque acredito na sociedade e no papel que todos devemos ter na sua protecção. Trabalhei num lugar cheio de mestres da malandrice mas também vi que a maioria simplesmente não tinha como fazer doutro modo. Gente que trabalhou dos 15 até não poder mais, não teve filhos porque o dinheiro não chegaria e que se não fosse o estado hoje em dia continuariam miseráveis. Hoje acordamos e temos tudo à mãos mas esquecemo-nos que ainda há uma larga geração que foi enganada, explorada, mal tratada e que se não forem esses trocos que os estado dá (devido aos nossos descontos) nada tinham, nem sequer capacidade para serem dignas. E o que me faz mais confusão nisto tudo é que eu nasci no conforto, nunca me faltou nada, nem um livro ou cd que quisesse, na altura nem sabia mas hoje sei o privilegiado que fui/sou, e depois vejo pessoas que dependem disto não ser uma selva para se terem safado e afinal querem que isto seja uma selva.

  • Like 14

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de paladino77, há 12 horas:

@Tio Hansquestão pertinente, sem dúvida. Visto desse prisma parece-me que será claramente mais interessante uma taxa mais reduzida, mas essa questão remete novamente para a minha ideia e do @IlidioMA, menos impostos sobre o trabalho.

Eu também sou a favor de menos impostos.

Nós, e ainda bem, temos um estado social que quer ser forte. Não é, e já lá vamos, mas quer ser forte. Mas um estado social forte custa muito dinheiro. Como a maioria das pessoas ganha mal, ganha pouco, o estado não consegue cobrar impostos suficientes. Isto traz duas consequências:

  1. Quem ganha um bocadinho mais que a média é visto quase como um milionário e paga impostos altíssimos. Alguém que ganhe 2000€/mês só em IRS e contribuições para a SS deixa ficar mais de um terço do ordenado para o Estado e, se lhe juntarmos a SS da parte da empresa, o Estado fica com um valor próximo dos 60% do valor do ordenado de alguém que ganhe esse montante mensalmente. E alguém que ganha 2000€ dificilmente passa fome, mas não será, nunca, rico;
  2. Os serviços prestados pelo Estado social deixam a desejar. Se há "partes" como o SNS que lá vão funcionando muito à custa da boa vontade e da dedicação dos profissionais, há outras, como as políticas de habitação social que são uma tragédia.

Agora, a carga fiscal sobre os cidadãos tem vindo a crescer desde pelo menos há 20 anos. A maioria das taxas de imposto aumentou neste tempo, desde o IVA, aos impostos sobre os combustíveis, aos impostos sobre as empresas, aos impostos sobre juros, rendas, mais-valias, etc e até, se não estou em erro, ao IRS. E não saímos da cepa torta. 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de paladino77, há 13 horas:

 

@smashing_pumpkin  em relação aos descontos para a reforma, preferia muito mais colocar eu algum de lado do que estar a contar com um Estado que todos temos o receio que venha a falhar nesse tema.

Porque a probabilidade de um "algum lado" tipo um banco ir ao charco é menor do que o Estado...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ego Sum, há 13 minutos:

Porque a probabilidade de um "algum lado" tipo um banco ir ao charco é menor do que o Estado...

Ele diz "algum de lado", nao é necessariamente no banco...além disso, tecnicamente se for só deposito (até 100k) o banco até pode ir ao charco que o estado garante que o dinheiro nao desaparece.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 10 horas:

E de ctz q se n fosse a escola/universidade e o hospital público estavam bem fdds

Isto. O conceito de liberalismo demorou a chegar à política portuguesa, e agora que chegou está completamente disvirtuado principalmente devido a quem se associou a ele. Quase que é sinónimo de meninos de berço de ouro que começam a trabalhar e vêem que afinal se têm de esforçar para conseguir manter o estilo de vida que tinham.

Liberalismo está intrinsecamente ligado a liberdade. Para teres uma verdadeira liberadade necessitas que todos partam com condições para ter sucesso, o que é garantido com educação e saúde universal (universal não significa grátis, significa de fácil acesso a todos, como menos de 1000€ de propinas por ano para frequentar a universidadeé). Além disso tb requere uma lógica de meritocracia.

A maior diferença entre uma idealogia liberal e uma socialista é a parte da rede que metes por baixo. Socialismo defende que se deve amparar as quedas praticamente todas, independentemente do número de vezes que a pessoa cai e toma más decisões. O liberalismo defendendo meritocracia já não é bem assim.

Não significa isto que que socialismo defende que deve haver subsídio de desemprego e liberalismo não. É mais se há pessoas que tomam decisões de investimento sem ter noções do risco nem ler letras pequenas (tipo lesados do BES) deve ser a pessoa a sofrer as consequências das suas decisões, e não o Estado e a sociedade em geral.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 17 minutos:

Ele diz "algum de lado", nao é necessariamente no banco...além disso, tecnicamente se for só deposito (até 100k) o banco até pode ir ao charco que o estado garante que o dinheiro nao desaparece.

Garante enquanto houver estado 🙄

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, Em 09/09/2020 at 22:37:

 

E cá houve uma tempestade incrível quando a Graça Freitas disse, com base na informação de que dispunha na altura, que o vírus não chegaria a Portugal, imagine-se o que seria se o Marcelo/Costa fizessem o mesmo que o Trump.

Citação de paladino77, há 17 horas:

Não me sinto minimamente picado porque é exactamente a mesma ideia que eu tenho 😂

Eu sou um rapazinho do Ribatejo que teve alguma sorte ao longo do caminho e que gostava de viver melhor e dar melhores condições à minha mãe também. 

Não defendo o flat tax mas defendo impostos mais baixos, daí querer que tenham mais voz no Parlamento.

Votei BE até agora e o BE é simplesmente uma desilusão, não defendem o crl. Estão a mamar o seu e assim é que estão bem.

@smashing_pumpkin então mas só me estás a ajudar. Se não sou rico, porque raio pago impostos como tal? É exactamente isso que estou a referir.

Estás completamente errado sobre tudo, e é fácil mostrar-te porquê: vai ver os impostos que existem nos países mais desenvolvidos e com melhor qualidade de vida, e depois percebes que, afinal, não pagas assim tanto quanto isso. E que o problema não são propriamente os impostos, mas sim os salários baixos (se bem que o teu é alto, para a realidade do país). Se queres queixar-te de alguma coisa, queixa-te da forma como os teus impostos são gastos - aí estaria 100% de acordo contigo. Agora dizeres que pagas muito de impostos...

Depois, dizeres que não consegues sair de casa dos pais com um salário desses, é só para rir. Não sei onde moras nem me interessa, mas com um salário desses consegues alugar casa de certeza. Se não conseguires, divide casa com alguém. Mas pá, há pessoas a pagar casa, carro, comida, educação dos filhos, roupa, etc. com metade (e menos) do teu salário, portanto se eles conseguem, tu também hás-de conseguir.

Quanto ao BE, é irónico dizeres isso do partido que, provavelmente, mais propostas apresenta e está mais vezes no Parlamento a discutir o que importa. Dizeres "estão a mamar o seu" em relação ao BE é tão ridículo que nem merece grande comentário.

Para finalizar, dizeres que "se as pessoas se esforçarem um bocado, conseguem salários altos" é de alguém completamente iludido e afastado da realidade. É fácil esforçares-te quando vives em casa dos pais e tens as contas todas pagas, mas nem toda a gente tem essa sorte. Há gente que não tem grande tempo para chegar a casa e estudar, por exemplo. Acho que precisas de um reality check urgente.

Citação de smashing_pumpkin , há 8 horas:

Eu já ganhei x e passados uns tempos, por opção, estava a ganhar menos do que descontava quando ganhava x. Nunca em algum momento me fez confusão o quanto descontava. Porque acredito na sociedade e no papel que todos devemos ter na sua protecção. Trabalhei num lugar cheio de mestres da malandrice mas também vi que a maioria simplesmente não tinha como fazer doutro modo. Gente que trabalhou dos 15 até não poder mais, não teve filhos porque o dinheiro não chegaria e que se não fosse o estado hoje em dia continuariam miseráveis. Hoje acordamos e temos tudo à mãos mas esquecemo-nos que ainda há uma larga geração que foi enganada, explorada, mal tratada e que se não forem esses trocos que os estado dá (devido aos nossos descontos) nada tinham, nem sequer capacidade para serem dignas. E o que me faz mais confusão nisto tudo é que eu nasci no conforto, nunca me faltou nada, nem um livro ou cd que quisesse, na altura nem sabia mas hoje sei o privilegiado que fui/sou, e depois vejo pessoas que dependem disto não ser uma selva para se terem safado e afinal querem que isto seja uma selva.

Completamente de acordo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

E cá houve uma tempestade incrível quando a Graça Freitas disse, com base na informação de que dispunha na altura, que o vírus não chegaria a Portugal, imagine-se o que seria se o Marcelo/Costa fizessem o mesmo que o Trump.

Ou a Ministra da Agricultura que disse que o vírus iria beneficiar grandemente as exportações do setor devido ao impacto na China... 🤣

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 14 minutos:

Garante enquanto houver estado 🙄

De acordo, mas eu estou só a dizer ao Ego que realmente o estado é mais seguro que um banco qualquer, mas se for só deposito a segurança do dinheiro no banco não se perde.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 33 minutos:

Ou a Ministra da Agricultura que disse que o vírus iria beneficiar grandemente as exportações do setor devido ao impacto na China... 🤣

ou que as máscaras davam uma falsa sensação de segurança, mas afinal a conversa era toda porque não tinham em stock máscaras suficientes para os profissionais de saúde e população

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Isto. O conceito de liberalismo demorou a chegar à política portuguesa, e agora que chegou está completamente disvirtuado principalmente devido a quem se associou a ele. Quase que é sinónimo de meninos de berço de ouro que começam a trabalhar e vêem que afinal se têm de esforçar para conseguir manter o estilo de vida que tinham.

Liberalismo está intrinsecamente ligado a liberdade. Para teres uma verdadeira liberadade necessitas que todos partam com condições para ter sucesso, o que é garantido com educação e saúde universal (universal não significa grátis, significa de fácil acesso a todos, como menos de 1000€ de propinas por ano para frequentar a universidadeé). Além disso tb requere uma lógica de meritocracia.

A maior diferença entre uma idealogia liberal e uma socialista é a parte da rede que metes por baixo. Socialismo defende que se deve amparar as quedas praticamente todas, independentemente do número de vezes que a pessoa cai e toma más decisões. O liberalismo defendendo meritocracia já não é bem assim.

Não significa isto que que socialismo defende que deve haver subsídio de desemprego e liberalismo não. É mais se há pessoas que tomam decisões de investimento sem ter noções do risco nem ler letras pequenas (tipo lesados do BES) deve ser a pessoa a sofrer as consequências das suas decisões, e não o Estado e a sociedade em geral.

Houve muito boa gente nos lesados do BES (nos do Banif terá sido a maioria) que foram levados ao engano e acreditaram na palavra do seu gestor de conta. Para uma pessoa de 30 anos pode parecer absurdo mas o gestor de conta é alguém em quem as pessoas mais velhas e com uma educação mais frágil acreditam plenamente. E claro que caíram que nem patinhos naqueles negócios de risco pois foi-lhes assegurado que nunca na vida perderiam aquele dinheiro. Além que a muitos o produto foi-lhes vendido como uma conta poupança e não um investimento de risco.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 hora:

oh paladino, tens filhos? Deixavas um filho teu tirar um curso de humanidades?

não deveria deixar..afinal de contas não ia ter um salário alto

um rapaz que vivia na minha residência é doutorado em literatura portuguesa...o que é que ele faz da vida?

trabalha numa consultora a apresentar e tentar ganhar projectos...coitado nunca se esforçou na universidade e agora ganha mal pq é calão /s

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 3 minutos:

há 20 anos que ter um canudo não é garantia de ter um bom ordenado ou um bom emprego.

Hoje em dia trabalho especializado que caiu em desuso tipo eletricista deve render quase tanto como um licenciado.

Digo eu.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 minuto:

Hoje em dia trabalho especializado que caiu em desuso tipo eletricista deve render quase tanto como um licenciado.

Digo eu.

no início anda ela por ela, passado uns 2 ou 3 anos um electricista ganha mais.

Aliás, o trabalho nas obras é bem pago. A preço da mão de obra baixou bastante quando vieram para cá os imigrantes de Leste, mas estes depois bazaram e começou a haver falta de mão de obra especializada, com a crise económica no tempo do Sócrates a construção quase parou e houve muita gente a sair de Portugal e a não voltar. A imigração que temos actualmente não é a de gente que vem trabalhar nas obras, mas sim na hotelaria e agricultura, é por isso que nestes sítios parece que se ganhar cada vez menos e nas obras já andam a ganhar 50 euros/dia na boa.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 9 minutos:

no início anda ela por ela, passado uns 2 ou 3 anos um electricista ganha mais.

Aliás, o trabalho nas obras é bem pago. A preço da mão de obra baixou bastante quando vieram para cá os imigrantes de Leste, mas estes depois bazaram e começou a haver falta de mão de obra especializada, com a crise económica no tempo do Sócrates a construção quase parou e houve muita gente a sair de Portugal e a não voltar. A imigração que temos actualmente não é a de gente que vem trabalhar nas obras, mas sim na hotelaria e agricultura, é por isso que nestes sítios parece que se ganhar cada vez menos e nas obras já andam a ganhar 50 euros/dia na boa.

Ya ya, o gajo que fez aqui o predio onde vivo, dizia que era muito complicado arranjar malta competente.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Solero, há 1 minuto:

Têm vindo muitos paquistaneses penso eu para a apanha do mirtilo

tailandeses, paquistaneses, nepaleses, etc... é quase tudo para a agricultura. Os brasileiros na sua maioria vai para a hotelaria/comércio. Os do leste é que iam para as obras. O estereótipo não foge muito da realidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 12 minutos:

no início anda ela por ela, passado uns 2 ou 3 anos um electricista ganha mais.

Aliás, o trabalho nas obras é bem pago. A preço da mão de obra baixou bastante quando vieram para cá os imigrantes de Leste, mas estes depois bazaram e começou a haver falta de mão de obra especializada, com a crise económica no tempo do Sócrates a construção quase parou e houve muita gente a sair de Portugal e a não voltar. A imigração que temos actualmente não é a de gente que vem trabalhar nas obras, mas sim na hotelaria e agricultura, é por isso que nestes sítios parece que se ganhar cada vez menos e nas obras já andam a ganhar 50 euros/dia na boa.

Pois, é a impressão que tinha.

E pelo que sei esse tipo de trabalho têm bastante procura lá fora, países tipo Alemanha e Países Baixos como não têm essa mão-de-obra especializada importam de países periféricos europeus.

Citação de Solero, há 6 minutos:

Têm vindo muitos paquistaneses penso eu para a apanha do mirtilo

Há certas mercearias do Alentejo que quando chegam as apanhas reforçam brutalmente stocks de produtos asiáticos tal é a invasão de paquistaneses e nepaleses.

Saiu uma reportagem do DN sobre isso mas não encontro.

Compartilhar este post


Link para o post

Na aldeia onde vivo há 2 supermercados Tailandeses e uma daquelas lojas de telemóveis da Lyca Mobile. O arroz dos gajos e muito bom e os noodles deles, ao contrário dos que compras nos supermercados de cá, traz sempre um aditivo em pó de piri-piri.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...