Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

f*dasse comprar sapatos novos é uma futilidade

Citação de Burkina2008, há 1 hora:

O @paladino77 ate pode não ter razão nenhuma, mas tambem ha para aqui uns users que parecem ser os detentores da verdade mas nem percebem como o sistema funciona...

Desde ja dizer que alguem que ganha 1500 Euro vive uma vida muito confortavel...enfim pode parecer que sim se voces ganham 600 ou 800 Euros, mas esta longe de ser verdade. Sobretudo se viver em em Lx/Porto e morar sozinho, estamos basicamente a falar em chapa ganha/chapa gasta

E sim em Portugal quem recebe 1500/2000 Euros é taxado a bruta, sobretudo visto que em metade da UE a 15 isso mal chega a ser ordenado minimo (que nem é taxado). Isto é tudo uma questão de prespectiva e felizmente todos temos uma diferente que podemos expressar quando vamos as urnas.

Pá, o Cavaco também não vivia bem com 10000. 

Se és de classe média e queres ter aparência de rico...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 2 minutos:

f*dasse comprar sapatos novos é uma futilidade

Se tiveres 3 pares em bom estado não é? 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 3 minutos:

Se tiveres 3 pares em bom estado não é? 

 

Ele dá a entender que não compra sapatos há 3 anos.

Ele não está a dizer que está a fazer o sacrifico de poupar, está a dizer que, embora trabalhe muito, não lhe sobra para comprar sapatos e roupa porque os impostos levam-lhe tudo. Lero lero, já todos percebemos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 35 minutos:

Não é a maioria mas não são excepções. São em número suficiente para ser algo preocupante. Mas tu aí no norte só vendo números certamentes conheces muito melhor o que se passa nos lares do nosso país.

Não te esqueças que depende da perspectiva, provavelmente levas apenas uma vida sofrível e não sabes.

É obvio que sao excepcoes e a maioria custa a entender que é assim, ate porque ha uma percentagem significativa da populacao que nem paga a medicacao. Tambem ha gente que vive com 200 Euros e menos de reforma, mas sao excepcoes e nao a media ou a maioria.

Claro que depende da prespectiva, ate porque viver no grande Porto nao é viver no Porto cidade. Eu nem conheco bem o Porto, mas viver em Lisboa cidade a nivel de apartamento esta a anos luz alguns sitios na grande Lisboa a nivel de custo das rendas.

Alias basta falares com estrageiros que visitam Lisboa/Porto e veem os precos, que quando lhes dizem que a malta ali ganha em media 1000 euros e alguns 600, a primeira reaccao é logo "Como é que as pessoas sobrevivem com esse dinheiro?"

Citação de Mayday, há 39 minutos:

f*dasse comprar sapatos novos é uma futilidade

Pá, o Cavaco também não vivia bem com 10000. 

Se és de classe média e queres ter aparência de rico...

Porra eu com menos de 500,000 por mes quase nem conseguia pagar os salarios...é tudo uma questao de prespectiva, ate porque ha muita gente que ganha bem e vive com a corda na garganta

Compartilhar este post


Link para o post

Gostava de saber onde vais buscar essa percentagem significativa que não paga medicação quando o estado só paga a 100% as insulinas e um ou outro grupo de produtos/doenças muitos específicos.

E quando se vive em sociedade a perspectiva tem que ser sempre a de uma vida digna e média, porque senão a discussão é palerma pois até um gajo que ganha milhões pode queixar-se da vida pois pode gastar em extravagâncias mais do que ganha.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 29 minutos:

Gostava de saber onde vais buscar essa percentagem significativa que não paga medicação quando o estado só paga a 100% as insulinas e um ou outro grupo de produtos/doenças muitos específicos.

E quando se vive em sociedade a perspectiva tem que ser sempre a de uma vida digna e média, porque senão a discussão é palerma pois até um gajo que ganha milhões pode queixar-se da vida pois pode gastar em extravagâncias mais do que ganha.

Acho muito bem, alias acho que devem criar uma petição para o Estado e para a CIP para que os patroes possam dizer com documento firmado. "Ganhas 1500 Euros brutos! Isso mais do que da para viver...não sei para que queres aumentos, se ha gente que ganha bastante menos do que isso e sobrevive"...

O salario medio nos concelhos de Oeiras e Lisboa, sao respectivamente 1740 e 1579 Euros (em 2019), o preco medio de uma casa para arrendar em lisboa sao 1100 Euros (no mes de Maio deste ano).

Ou seja 1500 Euros brutos, são basicamente 1050 net, vamos dizer que uma casa media não é para uma pessoa, logo um T1 em Lisboa tem um custo de menos 30%. 750 Euros. Pagas luz, gas, internet, agua 80-100 Euros. 

Inicio do mes tens 1500-450 impostos-750 renda-80 utilities = 220 Euros que sobram para o resto do mes...que vida de rei

E isto nao são "eu acho que a vida media..." sao dados reais. Claro que o cenario muda se fores para Celorico de Basto onde o salario medio sao 640 euros e podes provavelmente alugar uma casa por 200. Ou se ganhares 1500 e viveres em casa dos pais, ou ganhares 1500 mas viveres com alguem que ganha o mesmo (sendo que ai provavelmente tambem ja mete o factor filhos que é outro custo substancial). E ja nem estamos a falar em quem tem de ter carro,...

Deixa de fazer juizos de valor e achar que la porque para tu podes viver uma vida digna "sem stesses" com um determinado salario, que todos podem.

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 23 minutos:

Inicio do mes tens 1500-450 impostos-750 renda-80 utilities = 220 Euros que sobram para o resto do mes...que vida de rei. 

 

Só pagas os 750 euros de renda em Lisboa se assim quiseres, ninguém te obriga. Por muito menos consegues alugar uma bruta casa em Odivelas ou Massama ou noutro lugar qualquer da Grande Lisboa, fora da cidade/centro. Moro em Massama e apesar de ter casa comprada, tenho uma casa bastante satisfatória com um rendimento mensal algo limitado e ainda mais com o covid. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 25 minutos:

Acho muito bem, alias acho que devem criar uma petição para o Estado e para a CIP para que os patroes possam dizer com documento firmado. "Ganhas 1500 Euros brutos! Isso mais do que da para viver...não sei para que queres aumentos, se ha gente que ganha bastante menos do que isso e sobrevive"...

O salario medio nos concelhos de Oeiras e Lisboa, sao respectivamente 1740 e 1579 Euros (em 2019), o preco medio de uma casa para arrendar em lisboa sao 1100 Euros (no mes de Maio deste ano).

Ou seja 1500 Euros brutos, são basicamente 1050 net, vamos dizer que uma casa media não é para uma pessoa, logo um T1 em Lisboa tem um custo de menos 30%. 750 Euros. Pagas luz, gas, internet, agua 80-100 Euros. 

Inicio do mes tens 1500-450 impostos-750 renda-80 utilities = 220 Euros que sobram para o resto do mes...que vida de rei

E isto nao são "eu acho que a vida media..." sao dados reais. Claro que o cenario muda se fores para Celorico de Basto onde o salario medio sao 640 euros e podes provavelmente alugar uma casa por 200. Ou se ganhares 1500 e viveres em casa dos pais, ou ganhares 1500 mas viveres com alguem que ganha o mesmo (sendo que ai provavelmente tambem ja mete o factor filhos que é outro custo substancial). E ja nem estamos a falar em quem tem de ter carro,...

Deixa de fazer juizos de valor e achar que la porque para tu podes viver uma vida digna "sem stesses" com um determinado salario, que todos podem.

 

Esta conversa toda surgiu por um motivo e esse motivo foi alguém queixar dos 40% de impostos e que com isso não consegui sair de casa da mãe e nem comprava roupa nova ou sapatos há 3 anos. 

Ninguém defendeu que os salários em portugal eram bons, que os patrões deviam pagar menos ou algo que seja assim. Agora, se alguém vem para aqui dizer que a solução para as coisas é deixar a parte mais frágil da população completamente desprotegida, é natural que apanhe com o que apanhou. 

É óbvio que é difícil viver nas grandes cidades e que sendo jovem ainda mais. Mas uma pessoa deveria ter sempre noção do seu lugar na sociedade e perceber que talvez fosse melhor começar por quem está realmente mal, em vez de só pensar no seu umbigo.

De resto, continuo à espera de saber em que parte do país uma boa parte da população tem os medicamentos de borla. O curioso é que a comparticipação do estado só é maior para quem tem rendimentos inferiores ao salário mínimo, logo se muita gente tivesse medicamentos de borla seria porque muita gente nem o ordenado minimo recebia.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 minuto:

Só pagas os 750 euros de renda em Lisboa se assim quiseres, ninguém te obriga. Por muito menos consegues alugar uma bruta casa em Odivelas ou Massama ou noutro lugar qualquer da Grande Lisboa, fora da cidade/centro. Moro em Massama e apesar de ter casa comprada, tenho uma casa bastante satisfatória com um rendimento mensal algo limitado e ainda mais com o covid. 

Ninguem te obriga sequer a teres casa. Podes viver debaixo das arcadas da praça do comercio ou podes alugar uma casa em Montemor (basicamente na rush hour a dif de tempo a chegar a casa deve ser a mesma de Massama)

Citação de smashing_pumpkin , há 2 minutos:

Esta conversa toda surgiu por um motivo e esse motivo foi alguém queixar dos 40% de impostos e que com isso não consegui sair de casa da mãe e nem comprava roupa nova ou sapatos há 3 anos. 

Ninguém defendeu que os salários em portugal eram bons, que os patrões deviam pagar menos ou algo que seja assim. Agora, se alguém vem para aqui dizer que a solução para as coisas é deixar a parte mais frágil da população completamente desprotegida, é natural que apanhe com o que apanhou. 

É óbvio que é difícil viver nas grandes cidades e que sendo jovem ainda mais. Mas uma pessoa deveria ter sempre noção do seu lugar na sociedade e perceber que talvez fosse melhor começar por quem está realmente mal, em vez de só pensar no seu umbigo.

De resto, continuo à espera de saber em que parte do país uma boa parte da população tem os medicamentos de borla. O curioso é que a comparticipação do estado só é maior para quem tem rendimentos inferiores ao salário mínimo, logo se muita gente tivesse medicamentos de borla seria porque muita gente nem o ordenado minimo recebia.

Ele ja disse que nao defendia nada disso. Agora o que voces estao a fazer é ataca-lo porque se queixou de uma certa situacao. Quer dizer que as pessoas nao se podem queixar se existir gente em poor situação que else?

Em relaçao a medicaçao eu não tenho dados concretos (nem tu ao que parece) mas a minha Mae que é medica Reformada do SNS esta se sempre a queixar de que ha demasiada gente com medicação de borla. Ai esta tambem aqui generalizei a realidade que conheco. Não quer dizer que esteja 100% certo porque nao posso back up my claims with data

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 25 minutos:

Ninguem te obriga sequer a teres casa. Podes viver debaixo das arcadas da praça do comercio ou podes alugar uma casa em Montemor (basicamente na rush hour a dif de tempo a chegar a casa deve ser a mesma de Massama)

Ele ja disse que nao defendia nada disso. Agora o que voces estao a fazer é ataca-lo porque se queixou de uma certa situacao. Quer dizer que as pessoas nao se podem queixar se existir gente em poor situação que else?

Em relaçao a medicaçao eu não tenho dados concretos (nem tu ao que parece) mas a minha Mae que é medica Reformada do SNS esta se sempre a queixar de que ha demasiada gente com medicação de borla. Ai esta tambem aqui generalizei a realidade que conheco. Não quer dizer que esteja 100% certo porque nao posso back up my claims with data

Antigamente o estado pagava muitos medicamentos a 100%. Isso já acabou há uns anos valentes. Eu tenho dado concretos pois é o meu trabalho. Não tenho estatísticas nem nada disso mas sei o que é a comparticipação do estado  para os medicamentos e tirando lupus, insulinas e alguns dispositivos muito específicos, o estado nunca comparticipa acima dos 90% do preço de referência (e estes 90% nem são para todos os medicamentos e são para quem tem direito ao desconto máximo, que são pessoas com reformas inferiores ao rendimento mínimo). Ocasionalmente e devido a baixa dos genéricos pode haver um ou outro genérico que fica a zeros mas é em medicamentos muito pontuais.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 10 horas:

Se tiveres 3 pares em bom estado não é? 

 

sapatos não sei, mas as sapatilhas querem-se velhas e gastas

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 11 horas:

Ele dá a entender que não compra sapatos há 3 anos.

Ele não está a dizer que está a fazer o sacrifico de poupar, está a dizer que, embora trabalhe muito, não lhe sobra para comprar sapatos e roupa porque os impostos levam-lhe tudo. Lero lero, já todos percebemos.

Lol não, estou a dizer exactamente a questão do poupar, tal como tinha dito ao Ghelton anteriormente sobre o poupar para a entrada para a casa. 

Tu pelos vistos não percebeste nada de nada mas pronto, segue em frente.

 

@Hammerfall é construção com aquisição de terreno, o projeto todo fica-me ao custo de um T2 na Pontinha/Alfornelos. A nível de financiamento fica um pouco mais complicado, acabo por precisar desse valor para a entrada.

Editado por paladino77

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 hora:

oh @paladino77 tu não precisas de juntar 30/40k para comprares uma casa

só se o objetivo for uma bruta casa de 300, 400k

Fdc eu tenho isso e acho que nem uma de 150 mil consigo comprar quanto mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de nathanwilliams, há 3 minutos:

Fdc eu tenho isso e acho que nem uma de 150 mil consigo comprar quanto mais.

😮 

Compartilhar este post


Link para o post

Os bancos têm coberto até 85% do valor de aquisição dos imóveis.

Se assumirmos uma casa de 200k, dá 30k€ de entrada. Se considerarmos que depois ainda entram outros custos no momento da escritura tipo imposto de selo e afins são mais uns 7k.

 

Para comprar uma casa de 200k (o normal para um T3 no Porto) são precisos esses 30-40k. Não é preciso ir para uma bruta casa de 300/400k.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ego Sum, há 16 minutos:

Os bancos têm coberto até 85% do valor de aquisição dos imóveis.

Se assumirmos uma casa de 200k, dá 30k€ de entrada. Se considerarmos que depois ainda entram outros custos no momento da escritura tipo imposto de selo e afins são mais uns 7k.

 

Para comprar uma casa de 200k (o normal para um T3 no Porto) são precisos esses 30-40k. Não é preciso ir para uma bruta casa de 300/400k.

Eu se tivesse 30k guardados, já tinha comprado um bom T3 nos arredores do Porto. 

Compartilhar este post


Link para o post

Porra comprei um T1 por 80 mil e tive de dar 14 mil de entrada

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 24 minutos:

Porra comprei um T1 por 80 mil e tive de dar 14 mil de entrada

Já com escrituras e isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 14 horas:

f*dasse comprar sapatos novos é uma futilidade

 

é. não compro uns ténis novos faz 2 anos. ch*pa.

Citação de Ticampos, há 4 horas:

Por muito menos consegues alugar uma bruta casa em Odivelas ou Massama ou noutro lugar qualquer da Grande Lisboa

Isso é mentira. 

Citação de Burkina2008, há 4 horas:

 ou podes alugar uma casa em Montemor (basicamente na rush hour a dif de tempo a chegar a casa deve ser a mesma de Massama)

 

Isto é verdade.

Editado por Catota

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hammerfall, há 4 horas:

oh @paladino77 tu não precisas de juntar 30/40k para comprares uma casa

só se o objetivo for uma bruta casa de 300, 400k

é comum teres que dar perto de 20% de entrada, portanto não é nada dificil chegar a esses valores de cima mesmo que compres uma casa de 150/200k.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Catota, há 1 hora:

é. não compro uns ténis novos faz 2 anos. ch*pa.

Isso é mentira. 

 

Isto é verdade.

Ai não é não. Os meus pais viveram na Amadora a pagar 400€ numa casa relativamente grande (3 quartos+varanda+sala+cozinha+hall de entrada+casa de banho), 4 andar sem elevador, não é mentira nenhuma. Quanto à hora de ponta, metes-te num Rossio ou em Sete Rios num instante de comboio . Duvido que o faças em Montemor. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 7 minutos:

Ai não é não. Os meus pais viveram na Amadora a pagar 400€ numa casa relativamente grande (3 quartos+varanda+sala+cozinha+hall de entrada+casa de banho), 4 andar sem elevador, não é mentira nenhuma. Quanto à hora de ponta, metes-te num Rossio ou em Sete Rios num instante de comboio . Duvido que o faças em Montemor. 

Em 2020 pagas 1k+ por mês por uma casa assim nos arredores de Lisboa, alugada

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...