Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Aximage (a meu ver os resultados do Ventura fazem 0 sentido, ele nao vai aumentar so 1% em Lisboa em relacao as legislativas e nao vai ter mais que 10x o seu resultado no Porto)
sond.png
Intercampus (O Ventura tambem nao vai ter 30.8% no Algarve)
sond.png

Pitagorica (Ha quem a critique nas redes sociais, mas eu acho-a bastante razoavel, claro que o JF vai ter mais no Sul)
sond.png

Eurosondagem (Meto-a no saco da Pitagorica, uma boa sondagem por regioes).
763375.jpg?type=M

Falta a UCP e o ICS ISCTE, mas acho que da para tirarem as vossas conclusoes regionais.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Entretanto, o Ventura desatou a insultar tudo e todos ontem à noite. Chamou esqueleto ao Marcelo, avô bêbado ao Jerónimo, etc.

ErsoAKuXIAIi2CL?format=jpg&name=900x900

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a achar muito estranhas essas sondagens que dão o João Ferreira colado ao Ventura.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Vamos lá ver como é que este confinamento vai mobilizar os mais afectados para as eleições. 

Eu vou a pé, no dia 17 :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 17 minutos:

Estou a achar muito estranhas essas sondagens que dão o João Ferreira colado ao Ventura.

o J. Ferreira está a o ser o único À esquerda que está a aproveitar a campanha eleitoral. Quer Ana Gomes quer Marisa Matias estão apenas a squander o o capital de popularidade que tivessem antes,  e a postura de ambas nos debates, (uma amorfa - Marisa- , a outra atarantada - Ana) têm-nas feito perder.

Eu noto por falar com gente de esquerda que antes da campanha começar não equacionavam sequer o J. Ferreira, estavam entre Marisa a Ana Gomes e agora que dizem que vão votar no João Ferreira. E estou a falar de umas quantas já que eu posso testemunhar.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 6 minutos:

o J. Ferreira está a o ser o único À esquerda que está a aproveitar a campanha eleitoral. Quer Ana Gomes quer Marisa Matias estão apenas a squander o o capital de popularidade que tivessem antes,  e a postura de ambas nos debates, (uma amorfa, a outra atarantada) têm-nas feito perder.

Eu noto por falar com gente de esquerda que antes da campanha começar não equacionavam sequer o J. Ferreira, estavam entre Marisa a Ana Goes e agora que dizem que vão votar no João Ferreira. E estou a falar de umas quantas já que eu posso testemunhar.

Concordo, a Ana Gomes ja esta a descer nas minhas polls. Chegou a estar na casa dos 18.6%!!! Ja esta taco a taco com o Ventura com 13.1% vs 12.8%. Comeco a duvidar que fique a frente, se estas tendencias de mudanca se mantiverem, o que tem muito a ver com a dinamica de campanha. Ja o JF comecou com 3.7% e subiu para os 5.2%. A Marisa tem-se mantido, mas a perder ligeiramente.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Com o grupo de amigos que falo mais de política, diria que há mais a votar na Ana Gomes porque a Marisa tem desiludido e querem evitar o Ventura em 2º.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

o J. Ferreira está a o ser o único À esquerda que está a aproveitar a campanha eleitoral. Quer Ana Gomes quer Marisa Matias estão apenas a squander o o capital de popularidade que tivessem antes,  e a postura de ambas nos debates, (uma amorfa - Marisa- , a outra atarantada - Ana) têm-nas feito perder.

Eu noto por falar com gente de esquerda que antes da campanha começar não equacionavam sequer o J. Ferreira, estavam entre Marisa a Ana Gomes e agora que dizem que vão votar no João Ferreira. E estou a falar de umas quantas já que eu posso testemunhar.

A Ana Gomes fez um erro tremendo ao atacar tao fortemente o neoliberalismo do Mayan nos debates, isto de um ponto de vista politico. Tinha imensa gente no Grande Porto da IL nos questionarios antes que pensava votar nela (22%) e agora vao todos votar nele a conta dessa e doutras (so 3% votam agora). Ela afastou tudo o que era direita moderada e nao esta a atrair gente extra suficiente do PS e do PCP que consiga compensar essa perda.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

BTW, gostava de vos dizer uma coisa, para quem acredita que o Chega vai desaparecer por ser o partido de um homem so, gostava que pusessem os olhos no Le Pen pai, foi a capa da revista FN por 30 anos e o partido ainda ficou mais forte quando ele saiu. A Caixa de Pandora esta aberta, basta arranjarem outro papagaio a dizer alarvidades e se olharmos bem, nao deve ser coisa dificil de encontrar.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 minuto:

BTW, gostava de vos dizer uma coisa, para quem acredita que o Chega vai desaparecer por ser o partido de um homem so, gostava que pusessem os olhos no Le Pen pai, foi a capa da revista FN por 30 anos e o partido ainda ficou mais forte quando ele saiu. A Caixa de Pandora esta aberta, basta arranjarem outro papagaio a dizer alarvidades e se olharmos bem, nao deve ser coisa dificil de encontrar.

Não creio que seja comparável, pelo menos para já, e por dois motivos:

1 - Quando o Jean-Marie Le Pen saiu o partido estava muito mais consolidado do que o Chega. Se tem saído na década de 90, provavelmente a FN tinha desaparecido;

2 - O Jean-Marie Le Pen preparou a saída e a substituição. Um saída repentina do geleia não daria tempo para isso, até porque não há ninguém a aparecer, na sombra como substituto natural. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 4 minutos:

dou uns meses para serem pessoas como o Ljubomir e do genero a pegarem nesse discurso. O segredo é (e isto eu vejo pelo mau pai, que infelizmente simpatiza com o Chega) adoptar o discurso de "os politicos sao todos uma m*rda, e eu hajo diferente deles por isso não sou".

Compartilhar este post

Link para o post

obviamente que chegou para ficar. o modelo de negócio está aí, existe no estrangeiro e pegou de estaca. sinceramente,  não vejo como isto possa não ser um problema para os próximos 10-20 anos... isto tem mais a ver com o tempo de fratura e polarização que vivemos hoje, do que com qualquer ventura ou substituto.

se o ventura for atropelado e morrer amanhã aparece outro boneco que ocupe este tipo de discurso. se o chega acabar para o mês que vem, aparece outro partido com o mesmo registo. isto dá dinheiro e os financiadores andam aí

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 29 minutos:

1 - Quando o Jean-Marie Le Pen saiu o partido estava muito mais consolidado do que o Chega. Se tem saído na década de 90, provavelmente a FN tinha desaparecido;

2 - O Jean-Marie Le Pen preparou a saída e a substituição. Um saída repentina do geleia não daria tempo para isso, até porque não há ninguém a aparecer, na sombra como substituto natural. 

Esqueceste-te de uma coisa, a forca da ED no mundo na decada de 20 nao e a mesma que tinha nos anos 90.

Compartilhar este post

Link para o post

A FN tinha estas quezílias todas do Chega?

Eu acho que estes pensamentos não vão sair de cena tão depressa, mas acho que uma saída do Ventura vai enfraquecer imenso o Chega. Não só porque o partido não tem mais ninguém para o substituir, e muito menos alguém ao mesmo nível, mas também por causa de todas as quezílias que lá andam e que a reportagem da SIC bem mostra.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 24 minutos:

Já para não falar que a extrema-direita Portuguesa e a Francesa não têm nada a ver em termos de história e implantação social. Em França há desde o final do século XIX uma implantação social e sistémica de extrema-direita xenófoba e anti-semita, com origem no caso Dreyfuss, que efectivamente dividiu a sociedade e a classe politica. Viria a culminar nos anos 40 no estabelecimento do regime de Vichy e depois disso continuou vincada nos movimentos contra a independência das colónias, especialmente Argélia. A FN vem dessa tradição antiga. Em França há uma "elite" intelectual fascista, é a pátria da maioria dos pensadores de extrema-direita modernos da Europa e as tendências crescentes, tipo os identitários, têm todas origens lá.

Ou seja, lá a extrema-direita tem sustentação popular e teórica. Tem uma base de apoio da qual sobrevive. Mesmo que se acabe a popularidade de uma figura tipo Le Pen, as ideias continuam. Cá, apesar de 40 anos de ditadura isso não existe, o antigo regime era extremamente impopular e não deixou herdeiros de jeito.

O Chega é um fenómeno puramente populista que cresce devido a uma conjuntura infeliz que atravessamos. Não digo que não dure uns anos, mas alguém acredita mesmo que aquela amalgama de vendedores de banha da cobra tem futuro?

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 39 minutos:

eu não só acho que não vai desaparecer como vai crescer cada vez mais até à inevitável revolução mundial da extrema-direita. Já aceitei o fim.

"hajo" devia ser uma palavra, 1ª pessoa do singular do verbo haver, presente do indicativo. Eu hajo. Penso, logo hajo.

Só por causa diço nem corrijo

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 30 minutos:

Já para não falar que a extrema-direita Portuguesa e a Francesa não têm nada a ver em termos de história e implantação social. Em França há desde o final do século XIX uma implantação social e sistémica de extrema-direita xenófoba e anti-semita, com origem no caso Dreyfuss, que efectivamente dividiu a sociedade e a classe politica. Viria a culminar nos anos 40 no estabelecimento do regime de Vichy e depois disso continuou vincada nos movimentos contra a independência das colónias, especialmente Argélia. A FN vem dessa tradição antiga. Em França há uma "elite" intelectual fascista, é a pátria da maioria dos pensadores de extrema-direita modernos da Europa e as tendências crescentes, tipo os identitários, têm todas origens lá.

Ou seja, lá a extrema-direita tem sustentação popular e teórica. Tem uma base de apoio da qual sobrevive. Mesmo que se acabe a popularidade de uma figura tipo Le Pen, as ideias continuam. Cá, apesar de 40 anos de ditadura isso não existe, o antigo regime era extremamente impopular e não deixou herdeiros de jeito.

O Chega é um fenómeno puramente populista que cresce devido a uma conjuntura infeliz que atravessamos. Não digo que não dure uns anos, mas alguém acredita mesmo que aquela amalgama de vendedores de banha da cobra tem futuro?

não estamos aqui a falar do grande problema que é a direita moderada estar a legitimar esta direita de modo a conseguir retomar o poder, e temos já 5 ou mais anos de história de vários países Europeus e dos USA para saber prever minimamente o que pode acontecer. Nos países em que houve essa legitimização, o problema não desapareceu assim tanto até agora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 26 minutos:

Em França há uma "elite" intelectual fascista, é a pátria da maioria dos pensadores de extrema-direita modernos da Europa e as tendências crescentes, tipo os identitários, têm todas origens lá.

yup, a extrema direita tem apoio na academia francesa ao contrário de Portugal

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que isto é uma futurologia f*dida de se fazer.. É um fenómeno novo e estamos a atravessar tempos de alguma volatilidade.. É um perigo bastante real mas também pode completamente não dar em nada. 

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em indivíduos execráveis, acho que o antigo comentador de futebol andou a ofender os candidatos presidenciais e ainda arranjou tempo para insultar o Jerónimo de Sousa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Isto. A FN tem ideólogos. O Chega é uma federação de descontentes e desamparados (+ criminosos).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

A FN tinha estas quezílias todas do Chega?

Eu acho que estes pensamentos não vão sair de cena tão depressa, mas acho que uma saída do Ventura vai enfraquecer imenso o Chega. Não só porque o partido não tem mais ninguém para o substituir, e muito menos alguém ao mesmo nível, mas também por causa de todas as quezílias que lá andam e que a reportagem da SIC bem mostra.

Eu tenho o modo de pensar do Ghelton quanto a este assunto. Uma saida precipitada do Ventura enfraqueceria o Chega, mas nao a ponto de o matar.

https://tvi24.iol.pt/politica/presidenciais/sondagem-tvi-observador-ventura-ultrapassa-pela-primeira-vez-ana-gomes-nas-intencoes-de-voto

Btw, Ventura a passar para segundo (e e credivel). Por 2 decimas, no meu estudo esta 2 decimas atras, portanto nao ha grande diferenca. (Infelizmente agora vao ficar com ma fama por terem sido os primeiros a mostrar esta tendencia, tal como a primeira sondagem ficou ao mostrar a PAF com mais votos em 2015. que o PS)

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 1 hora:

Por falar em indivíduos execráveis, acho que o antigo comentador de futebol andou a ofender os candidatos presidenciais e ainda arranjou tempo para insultar o Jerónimo de Sousa.

Vídeo aqui:

Citação de Thierry Henry, há 9 horas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...