Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Muita gente para votar na Escola de Paranhos, mas as filas estão a andar muito rápido. Não levei mais de 15 minutos para votar

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isto é a sério? Há mesmo quem ache que as mesas de voto estão atribuídas a uma letra do alfabeto sem ter em conta a distribuição da frequência dos nomes próprios?

As secções de voto foram reeorganizadas, e bem, julgo que há uns dois actos eleitorais, por ordem alfabética mas como é óbvio estão distribuída em partes iguais.

Compartilhar este post

Link para o post

demorei 5 minutos. E só demorei mais pq por alguma razão apanhei duas pessoas que provavelmente ainda estavam indecisas em  quem votar visto que demoraram 2 minutos cada a fazer uma cruz.

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

É por iniciais mas tendo em conta o número de pessoas. Do género 4000 pessoas, 4 mesas de voto, 1000 em cada uma, e depois organizam os votantes por ordem alfabética e por exemplo a primeira mesa seria a primeira e a 1000ª pessoa da lista.

Cá é assim, e pensava que era assim em todo lado,e se assim fosse não faz sentido dizerem que há mais Marias e Maneis, a não ser que essas pessoas votem mais do que as outras 🤣

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A questão prende-se não tanto com a distribuição do número de votantes, mas com a popularidade dos nomes associado a certas gerações. As mesas dos "emes", que reúnem todas as Marias e Manéis são sempre mais lentas aqui, por 2 motivos. Primeiro, o facto de haver tanta gente com nomes parecidos ou semelhantes atrasa a procura de quem está na mesa. Do género, se houver 30 Marias Amélias, a procura tem de ser feita pelo 3º nome o que demora um bocado mais tempo em cada uma delas, algo que se vai acumulando.

Depois, estes nomes tendem a reunir pessoas mais velhas, o que provoca atrasos, não só porque estas pessoas tendem a ser mais lentas (quer a deslocar-se, quer no próprio acto de votar), como também a abstenção é menos reduzida nestas faixas etárias. As mesas que reúnem as últimas letras do alfabeto tendem a ser mais rápidas, porque têm menos repetição de nomes e costumam ter pessoas mais jovens.

Há ainda a questão de certos membros de algumas mesas possuírem um parco conhecimento da ordem alfabética, o que também não ajuda.

Editado por Menendez 9
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

image.png.65ee3802917d4a71f8cf4144889c90b1.png

Morreu o Carlos Antunes, antifascista e fundador das Brigadas Revolucionárias.

Citação de Ticampos, há 10 horas:

Além de serem casos públicos, sabes se isso tem algum efeito prático para além da sinalização? 

Suponho que o órgão do partido tome medidas juntos dos militantes em incumprimento.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, votei logo de manhã, por volta das 8h30, e não esperei mais que 5 minutos. Não costumo ir votar tão cedo, portanto não tenho um ponto de comparação, mas pareceu-me que a afluência estava interessante àquela hora.

Tudo bem organizado e sem falhas.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Menendez 9, há 33 minutos:

Há ainda a questão de certos membros de algumas mesas possuírem um parco conhecimento da ordem alfabética, o que também não ajuda.

🤣🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 17 minutos:

vocês acordam cedo pa crl

Já é o hábito de acordar às 6h todos os dias para ir trabalhar. Ainda para mais nestes tempos pandémicos acabaram-se as noitadas, à meia-noite já estou mais para lá do para cá. ☹️

Compartilhar este post

Link para o post

epá tenho de tirar o chapeu à organização. tudo cinco estrela, tudo bem organizado, sem confusões, filas não muito grandes. Eu voto numa freguesia muito grande e entrei e saí em 10 minutos. Ou menos. Só uma mesa de voto tinha mais fila.

Nada receiem, vão votar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 6 minutos:

17,07% de afluência.

Em 2016 apenas 15,82%.

O aumento do voto antecipado deslocou votos que estariam distribuídos por todo o dia para a parte da manhã. 

Por outro lado, nas legislativas a afluência baixou de 20,65% para 18,83% devido ao recenseamento automático dos emigrantes, que também se aplica a esta eleição por comparação com a de 2016. 

Se assumirmos que as duas situações se cancelam, parece-me um bom sinal este aumento. 

Compartilhar este post

Link para o post

Votei agora. Não havia ninguém a fazer filas à entrada do local, senti-me numa discoteca ao balcão a tentar pedir uma cerveja. Nem o bom senso imperou. Na entrada estava um delegado a chamar como se fosse a senha do Talho do Jumbo. Lá dentro estávamos quase uma dezena na fila de cada secção de voto e eu estava praticamente de mãos dadas com um idoso da mesa de voto ao lado. A saída do local de voto obrigava as pessoas todas a atravessarem-se à minha frente. Pior organização não podia ter existido. Não havia policiamento à porta ou dentro do pavilhão.

A quem devo apresentar uma reclamação? Quero que a "organização" seja responsabilizada para que nunca mais voltem a estar presentes em eleições. Estou muito mas muito chateado e desiludido. Em anos anteriores com o mesmo número de votantes (ou até menos) nunca tinha estado numa situação destas. 

Compartilhar este post

Link para o post

O comunismo é como a tendência da queda da taxa de lucro. É inevitável. O lucro será zero, mais cedo do que tarde. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nem me lembrei de dizer aqui mas votei em Haia ontem pela hora de almoço que deve ter sido hora de ponta e esperei quase meia horita numa fila relevante, mas tendo em conta a situação e o espaço que a embaixada disponibilizou, pareceu-me bem coordenado, foi tranquilo. Sabe sempre bem exercer direitos democráticos quando há candidatos decentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 10 minutos:

Votei agora. Não havia ninguém a fazer filas à entrada do local, senti-me numa discoteca ao balcão a tentar pedir uma cerveja. Nem o bom senso imperou. Na entrada estava um delegado a chamar como se fosse a senha do Talho do Jumbo. Lá dentro estávamos quase uma dezena na fila de cada secção de voto e eu estava praticamente de mãos dadas com um idoso da mesa de voto ao lado. A saída do local de voto obrigava as pessoas todas a atravessarem-se à minha frente. Pior organização não podia ter existido. Não havia policiamento à porta ou dentro do pavilhão.

A quem devo apresentar uma reclamação? Quero que a "organização" seja responsabilizada para que nunca mais voltem a estar presentes em eleições. Estou muito mas muito chateado e desiludido. Em anos anteriores com o mesmo número de votantes (ou até menos) nunca tinha estado numa situação destas. 

Penso que o melhor será apresentar queixa à Comissão Nacional de Eleições. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ontem fui votar a Manchester e foi fácil, muito rápido não tive fila nenhuma. E fui por volta das 12. Muito bem organizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente não achei que tivesse muito bem organizado, estava o suficiente, mas também havia o empurrar de alguma organização para o bom senso, que, tirando uma ou outra coisa, até se verificava.

Apanhei pouca fila para a minha mesa, nem cinco minutos devo ter esperado, mas na outra mesa a fila dava a volta à escola. É verdade que o espaçamento ajuda à perceção, mas nunca tinha visto tanta gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...