Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Sandes., há 59 minutos:

Então achas que, como se falou aí atrás, nem se deva falar academicamente de atrocidades cometidas na guerra, a não ser que passes por ela? Crimes contra a humanidade e genocídio são justificáveis se for em contexto de guerra? Isso é lavagem cerebral de warmongers, de que as pessoas do outro lado não são pessoas, são bichos para serem matados.

É óbvio que houve outros tantos massacres ( ainda os há), mas nada os justifica. Glorificar quem os perpetua ou deixa passar é um erro.

Uma coisa é a accao em si, outra são as pessoas que participaram nessa accao. Ninguem esta a glorificar nada, apenas a dizer que as pessoas não podem automaticamente ser colocadas no balde dos "maus" porque participaram em crimes de guerra, até porque em 99,99% estavam a cumprir ordens.

Ou achas que os 90%+ da populacao alema que participaram em actividades do nazis e/ou foram coniventes eram todos mas pessoas e o que dizer de todos os milhares de portugueses que participaram na reconquista e que muitas vezes chegaram a assassinar toda a populacao de cidades inteiras? Vamos deixar de glorificar o Afonso Henriques?

É muito facil vir aqui falar de massacres e demonizar individuos (alias viu-se que gente que apoia regimes que continuam a usar essas praticas, é rapido a apontar o dedo a este octagenario que foi endoctrinado num mundo militar na altura dominado por uma ideologia fascista)

Compartilhar este post

Link para o post

@antifa anda cá que tu costumas estar informado destas coisas. Tenho aproveitado as manhãs de sábado para dar uns passeios higiénicos com a minha filha e, costumamos passar na sinagoga da rua Guerra Junqueiro. Normalmente, passamos à hora em que decorre uma celebração religiosa e está sempre, mas sempre, mas sempre polícia à porta. É sempre assim, ou há algum factor recente que me esteja a escapar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 9 minutos:

É muito facil vir aqui falar de massacres e demonizar individuos (alias viu-se que gente que apoia regimes que continuam a usar essas praticas, é rapido a apontar o dedo a este octagenario que foi endoctrinado num mundo militar na altura dominado por uma ideologia fascista)

Mas glorificar acriticamente é melhor?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 37 minutos:

Mas glorificar acriticamente é melhor?

Mas quem é que aqui glorificou essa pessoa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 minutos:

Mas quem é que aqui glorificou essa pessoa?

Aqui ninguém, mas o JMT e o Marcelo fizeram no de certo modo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 9 minutos:

Aqui ninguém, mas o JMT e o Marcelo fizeram no de certo modo

E entao qual é o problema? O homem foi julgado e condenado por crimes de guerra?

Serviu um Portugal que na altura era assim e nem eu (nem suponho que tu) conhecemos efectivamente que missoes fez para lhe entregarem essas medalhas de merito, logo glorificar nao, mas criticar esta tudo bem? Porque? Porque este gajo como tantos outros cumpriram ordens que vinham do estado portugues, como tantos outros militares portugueses?

E o Spinola deve ser glorificado pelo seu papel no final dos anos 70 e por ter sido o primeiro presidente da republica no pos 25 de Abril ou criticado pelos inumeros massacres que ordenou directa ou inderictamente na Guine

Tudo tem um contexto e dizer que este sujeito é apenas um fascista que assassinou e torturou durante a guerra do ultramar, nao é apenas redutor, mas tambem imbecil.

Editado por Burkina2008
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 22 minutos:

@antifa anda cá que tu costumas estar informado destas coisas. Tenho aproveitado as manhãs de sábado para dar uns passeios higiénicos com a minha filha e, costumamos passar na sinagoga da rua Guerra Junqueiro. Normalmente, passamos à hora em que decorre uma celebração religiosa e está sempre, mas sempre, mas sempre polícia à porta. É sempre assim, ou há algum factor recente que me esteja a escapar?

Também me lembro de já ter visto lá polícia por acaso. Deve ser por o sábado ser o dia sagrado dos judeus. Tenho ideia que a comunidade não é grande no Porto, às tantas é a única celebração com público durante a semana. Mas deve ser precaução normal, cá nunca se passou nada, mas em França e assim às vezes há problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 16 horas:

Também me lembro de já ter visto lá polícia por acaso. Deve ser por o sábado ser o dia sagrado dos judeus. Tenho ideia que a comunidade não é grande no Porto, às tantas é a única celebração com público durante a semana. Mas deve ser precaução normal, cá nunca se passou nada, mas em França e assim às vezes há problemas.

não são tão poucos quanto isso, andam à volta de 500 no Porto.

Eles estavam abertos durante a semana para visitas, acho que têm uma espécie de museu lá dentro, e ao sábado é o dia dos cultos. Um dia contaram-me que eles têm na cave uma sala de pânico em caso de ataque terrorista.

Compartilhar este post

Link para o post

Na Catalunha hoje são as eleições. Há coisa de 15 minutos começou a hora "walking dead" com o pessoal positivo de covid a poder sair de casa e ter as mesas de voto em exclusivo para eles.

O mais marcante das eleições é mesmo a abstenção gigante que torna tudo um bocado numa incógnita quanto aos resultados. Às 18 pouco passava dos 45%

Compartilhar este post

Link para o post

Lavanguardia prevê que o VOX saque 10 deputados f*da-se???

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apple, há 4 minutos:

De 7 a 10 é quase certo. Os Ciudadanos que ganharam com minoria as ultimas eleições em principio vão passar de 36 para à volta de 6 deputados, daí saem muitos votos. É a tal historia, quando se quer fazer politica à facho, o pessoal prefere o original, para além de que como em todo o lado são levados ao colo pelos media e para muitos na Catalunha são os únicos que se opõe a sério aos indepes.

Os resultados disto vão ser um circo, quase empate entre 3 partidos. Mas o mais provável é haver um governo de coligação dos 3 maiores partidos independentistas.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apple, há 7 minutos:

Cs com 6 (-30), PP com 3 (-1)... A direita não catalã, no global, desceu muito, ao contrário do PSC. 

Maioria independentista again, com a CUP.

Editado por Jamarcus

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, Agora:

Cs com 6 (-30), PP com 3 (-1)...

Maioria independentista again, com a CUP.

A CUP vai subir bastante também, meteram uma figura mais moderada à frente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 3 minutos:

De 7 a 10 é quase certo. Os Ciudadanos que ganharam com minoria as ultimas eleições em principio vão passar de 36 para à volta de 6 deputados, daí saem muitos votos. É a tal historia, quando se quer fazer politica à facho, o pessoal prefere o original, para além de que como em todo o lado são levados ao colo pelos media e para muitos na Catalunha são os únicos que se opõe a sério aos indepes.

Os resultados disto vão ser um circo, quase empate entre 3 partidos. Mas o mais provável é haver um governo de coligação dos 3 maiores partidos independentistas.

Esta dá 6%.

Compartilhar este post

Link para o post

É dificil de prever, o Vox nunca esteve no parlamento. A votação teve uma abstenção gigante e não houve sondagens à boca da urna, tudo o que saiu às 20 de lá foi sondagens normais de telefone, daí que nada é muito certo.  Há sondagens para todos os gostos, nem no vencedor se entendem.

EuNXfTPXMAIgehc?format=png&name=900x900

EuNYbVuXcAAT0W7?format=png&name=small

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 41 minutos:

É dificil de prever, o Vox nunca esteve no parlamento. A votação teve uma abstenção gigante e não houve sondagens à boca da urna, tudo o que saiu às 20 de lá foi sondagens normais de telefone, daí que nada é muito certo.  Há sondagens para todos os gostos, nem no vencedor se entendem.

EuNXfTPXMAIgehc?format=png&name=900x900

EuNYbVuXcAAT0W7?format=png&name=small

As 3 sondagens dão 3 vencedores diferentes.

A grande notícia destas eleições é mesmo a recuperação por parte do PSC dos eleitores do cinturão vermelho. É uma zona predominantemente de classe trabalhadora, onde as pessoas falam castelhano como primeira(ou até única) língua e se sentem bastante espanholas. O PSC tradicionalmente dominava estas zonas e o PP também tinha votações decentes mas nas últimas eleições o Ciudadanos arrebatou muitos destes votantes. Agora parece que voltam para o PSC. Acho que esta bolsa de votantes, nas atuais circunstâncias, vota sobretudo para o candidato unionista maior hype para que fique em primeiro nas eleições. 

Dois exemplos:

Cornellà de Llobregat

2017

C's 33%; PSC 24%; ERC 14%; Podemos 11%; JxCat 5%; PP 5%; CUP 3%

2021

PSC 43%; ERC 13%; VOX 10%; Podemos 10%; C's 7%, PP 5%, JxCat 4%, CUP 2.5%

Badalona

2017

C's 31%; ERC 18%; PSC 16%; Junts 11%, Podemos 9%; PP 8%

2021

PSC 32%, ERC 17%; VOX 10%, JxCat 10%, Podemos 8%, C's 7%; PP 6%, CUP 4%

O Podemos não é bem Podemos mas um partido subsidiário, mas no fundo representa politicamente o Podemos.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

A TVI24 vai estrear um programa de comentário moderado pelo Filipe Santos Costa, com o Sousa Pinto e o Bugalho (que dois), e que se chama... "Noite das Facas Longas".

Aguardemos pelo Quiz Show "Solução Final" e pelo magazine laboral "O Trabalho Liberta".

Compartilhar este post

Link para o post

Afinal o Vox acabou com 11 deputados e 4ª força politica. O PSC ganha em votos mas empata em deputados com o ERC e os independentistas aumentam a maioria de deputados e têm maioria de votos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 1 hora:

A TVI24 vai estrear um programa de comentário moderado pelo Filipe Santos Costa, com o Sousa Pinto e o Bugalho (que dois), e que se chama... "Noite das Facas Longas".

Aguardemos pelo Quiz Show "Solução Final" e pelo magazine laboral "O Trabalho Liberta".

Mas o q crl fez o bugalho para ter um espaço para comentar na TV e eu n??

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

Esta série de podcasts é espectacular. Deixo aqui um episódio, mas tem muitos, explorem isso, está no spotify também:

https://www.iheart.com/podcast/105-behind-the-bastards-29236323/episode/behind-the-insurrections-the-business-77137164/

https://open.spotify.com/episode/2PwRTgZHkokB0FsDrdaLdN?si=_hSEJ-HjQ6SP2Q6bXr6Azg

In the early 1930s a consortium of America's wealthiest men conspires to overthrow President Roosevelt and institute a fascist state. This is the story of how they almost succeeded.

Compartilhar este post

Link para o post

Muitos industriais norte-americanos tinham relações de grande amizade com a Alemanha Nazi, beneficiando também da apatia dos EUA em relação à Europa.

As pessoas talvez não tenham a noção mas o filme O Grande Ditador do Charles Chaplin sai em 1940 quando os EUA nem sequer estavam em guerra.

Compartilhar este post

Link para o post

E durante todo o conflito as forças armadas norte-americanas permaneceram segregadas, mesmo com protestos face à risível hipocrisia da situação.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...