Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Riscar Alemanha de exemplos positivos do liberalismo. 

crl, qualquer dia só resta mesmo a Estónia.

Citação de antifa, há 14 minutos:

Carlos Moedas candidato à CML

Será requisito ser-se filho de comunistas para concorrer à CML? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Riscar Alemanha de exemplos positivos do liberalismo. 

crl, qualquer dia só resta mesmo a Estónia.

Sou o único que não percebe porque esse jovem tirou essa conclusão a partir de um vídeo de 1min30seg que não diz coisa nenhuma?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AdrianoGomes, há 1 minuto:

Sou o único que não percebe porque esse jovem tirou essa conclusão a partir de um vídeo de 1min30seg que não diz coisa nenhuma?

É o twitter. Cortam-se vídeos, detorpam-se realidades e enganam-se os tolos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AdrianoGomes, há 25 minutos:

Esse jovem é de esquerda. Logo o unico lugar onde se deve aplicar a doutrina liberal é no consumo de drogas leves.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 30 minutos:

Esse jovem é de esquerda. Logo o unico lugar onde se deve aplicar a doutrina liberal é no consumo de drogas leves.

Que estupidez lol

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei bem se este é o tópico certo, ou se o tópico dos documentários, mas acabei de ver a nova série "Can't Get You Out of My Head" do Adam Curtis para a BBC, e curti, acho que é algo a recomendar para quem se interessa vagamente por política (e sociologia?) o suficiente para andar neste tópico 🙂 

Escrevi isto para outro forum, não tenho paciência de traduzir agora:

Citação

I've finished it tonight. I must say I thoroughly enjoyed it, excellent series. It's indeed incredibly ambitious as to how far it goes to try to explain modern society, and he just about manages to put together a coherent narrative from what feels like an infinity of different subjects. To try to summarize what it's actually about, it's a history of how "individualism" came to become the prevailing culture worldwide today, specially in the West, but how this is not a state that should be taken from granted and how there seems to be simmering forces attempting to push in completely different directions.

It's not without its flaws. The biases of the ever-present narrator sometimes show. He's left-wing, has a vague melancholy/sympathy for revolutionary ideas, his theories sometimes get mixed up between the factual and the overly lyrical and sensational - to claim computer software has its basis on the "British colonianism's desire for order" seemed excessive, for example. He also paints an overly bleak picture of society, both current and in past recent eras, by always focusing on the negatives, and on grand sweeping generalizations of how societies feel, how many times I heard "they felt threatened and afraid". At least it seemed to finish in an open-ended note for the future, on how there are reasons to hope, despite catastrophic outcomes being also another possibility.

I still feel it's absolutely solid. The way the narrative manages to glue together such disparate subjects in a very coherent clear way is hard to match. I felt the personal annecdotes were great, they offer practical real life examples of the abstract concepts the narrator talks about, and makes the viewer travel back to recent past eras and feel just how society was so radically different in some ways, yet still very little has changed in others. Visually, the series is just brilliant, I love the way he creates irony by matching footage with music that is absurd for the visuals playing below it.

I would recommend it for anyone with an interest in politics, but recommend to watch it under a window of your own personal critical thinking, don't just swallow his narrative. If you're prone to conspiracy theories... then just don't watch. :eek:  He will both attack conspiracy theories deeply (rightly), but then there's an air of paranoia and vaguely conspiratorial thinking about his own narrative as well, that might just get all mixed up, and fuel up conspiracy thinking if misinterpreted.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem está em teletrabalho é o setor terciário.

O setor terciário é o que constitui praticamente toda a atividade económica em Portugal.

Praticamente toda a classe média em PT trabalha nesse setor.

Fica a questão: A solução para a crise é meter praticamente todos os trabalhadores em PT a pagar mais impostos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 16 horas:

Sim, e não se pode ser lisboeta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 16 minutos:

Quem está em teletrabalho é o setor terciário.

O setor terciário é o que constitui praticamente toda a atividade económica em Portugal.

Praticamente toda a classe média em PT trabalha nesse setor.

Fica a questão: A solução para a crise é meter praticamente todos os trabalhadores em PT a pagar mais impostos?

As senhoras das limpezas e os restaurantes não estão em teletrabalho

Compartilhar este post

Link para o post

não acho a ideia tão estúpida assim. estou em teletrabalho há quase um ano, e a verdade é que nunca tive tanto dinheiro à ordem como agora, e boa parte das pessoas que conheço na minha situação também. financeiramente, saí claramente a ganhar com a pandemia

faz todo o sentido haver uma transferência indireta de quem beneficiou para quem foi fortemente prejudicado. claro que isto tem de ser algo com pés e cabeça (escalonado e com isenções para quem ganha menos, por exemplo), e não há mal nenhum em discutir o assunto.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se era para isso, também se resolve bem; abdico já amanhã (ou segunda, vá 😄) do teletrabalho e regresso ao trabalho presencial. Ou acham que me estão a dar alguma esmola ao colocar-me em teletrabalho?

• Like 12

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 2 minutos:

não acho a ideia tão estúpida assim. estou em teletrabalho há quase um ano, e a verdade é que nunca tive tanto dinheiro à ordem como agora, e boa parte das pessoas que conheço na minha situação também. financeiramente, saí claramente a ganhar com a pandemia

faz todo o sentido haver uma transferência indireta de quem beneficiou para quem foi fortemente prejudicado. claro que isto tem de ser algo com pés e cabeça (escalonado e com isenções para quem ganha menos, por exemplo), e não há mal nenhum em discutir o assunto.

Quem foi "beneficiado", já está a transferir indiretamente para quem foi prejudicado através dos descontos que faz mensalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

se eu passar a trabalhar menos podem me cobrar mais impostos tranquilo...agora a trabalhar o mesmo essa senhora pode ir roubar para outro lado

edit: agora falando a sério, não é por estar em teletrabalho que devo pagar mais impostos..continuo a ter as mesmas contas para pagar e para além disso a minha namorada ficou desempregada devido a pandemia passando portanto eu a ser a unica pessoa dentro de casa que traz dinheiro...não é justo nem concordo que vá pagar mais impostos só porque tive a possibilidade de continuar a trabalhar

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

"Burguesia do trabalho" é um oxímoro. Se ligassem uns cabos eléctricos ao túmulo do desgraçado do Marx a velocidade de rotação dava para alimentar uma pequena cidade.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

nota prévia: o problema foi, como é próprio dos tempos em que vivemos, do tom de gozo e defensivo que a Susana Peralta deu à ideia. não se podem propôr ideias diferentes atacando a priori quem possa vir a discordar (o termo "burgueses" é completamente escusado)

Citação de Black Hawk, há 38 minutos:

Mas se era para isso, também se resolve bem; abdico já amanhã (ou segunda, vá 😄) do teletrabalho e regresso ao trabalho presencial. Ou acham que me estão a dar alguma esmola ao colocar-me em teletrabalho?

mas não estamos a falar de escolhas. com a pandemia houve empresas a seguir um caminho natural (teletrabalho) que resultou em benefícios naturais (acumulação de riqueza) para uma boa parte dos trabalhadores que trabalham neste regime. não é uma esmola, é uma solução que foi encontrada para as empresas não fecharem, e não se podem ignorar as consequências dela. e as consequências, passado 1 ano, começam a ser claras - há uma clara transferência dos negócios que estão parados / foram fechando, que me faz sentido que seja corrigida, ou pelo menos atenuada.

Citação de Seferogol, há 34 minutos:

Quem foi "beneficiado", já está a transferir indiretamente para quem foi prejudicado através dos descontos que faz mensalmente.

isso é uma meia verdade. houve uma mudança um bocado grande na nossa economia, grande de mais para ser ignorada na minha opinião. 

Citação de lordbifana, há 30 minutos:

se eu passar a trabalhar menos podem me cobrar mais impostos tranquilo...agora a trabalhar o mesmo essa senhora pode ir roubar para outro lado

edit: agora falando a sério, não é por estar em teletrabalho que devo pagar mais impostos..continuo a ter as mesmas contas para pagar e para além disso a minha namorada ficou desempregada devido a pandemia passando portanto eu a ser a unica pessoa dentro de casa que traz dinheiro...não é justo nem concordo que vá pagar mais impostos só porque tive a possibilidade de continuar a trabalhar

por haver situações como esta e tantas outras, nunca deveria ser um imposto cego

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 44 minutos:

Os prejudicados deixaram de descontar, ou seja, passou a haver menos dinheiro disponível para apoios. Pior, esses prejudicados passaram a precisar de apoios, ou seja, o dinheiro necessário para apoios aumentou. Concluindo, os descontos dos "beneficiados" são insuficientes. 

Claro que a solução deve passar pela criação de emprego mas isso não acontece de um dia para o outro. 

Alguém tem a entrevista completa? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 1 minuto:

mas não estamos a falar de escolhas. com a pandemia houve empresas a seguir um caminho natural (teletrabalho) que resultou em benefícios naturais (acumulação de riqueza) para uma boa parte dos trabalhadores que trabalham neste regime. não é uma esmola, é uma solução que foi encontrada para as empresas não fecharem, e não se podem ignorar as consequências dela. e as consequências, passado 1 ano, começam a ser claras - há uma clara transferência dos negócios que estão parados / foram fechando, que me faz sentido que seja corrigida, ou pelo menos atenuada.

Solução?

A empresa para a qual trabalho não pode fechar por causa da pandemia. A escolha do teletrabalho prende-se simplesmente pela possibilidade de se fazer dessa forma e não por falta de alternativas.

Se for para imputar impostos a quem está em teletrabalho como se estivesse a beneficiar de uma grande vantagem, abdico já do teletrabalho pois não me dá vantagem nenhuma. Nem em termos de saúde mental, nem em termos de ergonomia do trabalho, nem em termos de custos inerentes à súbita passagem para teletrabalho.

Sim, custos. Não sou gamer, não usava um PC fixo em casa há uma década e não tinha sequer secretária e cadeira minimamente ergonómicas. Ao fim de algumas semanas já andava todo f*dido das costas por estar oito horas sentado numa cadeira de cozinha normal e lá decidi comprar uma secretária e uma cadeira em condições. A vaga de frio fez-me ter vários ataques de frieiras nos dedos apesar de ter um aquecedor ligado quase o dia todo que me aumentou exponencialmente a conta da luz; tive entretanto de investir num ar condicionado para conseguir trabalhar. Ninguém mo pagou, fui eu mesmo.

Nem toda a gente tem o luxo de ter uma divisão própria para estar em teletrabalho, pelo que estou a causar enormes transtornos diários cá em casa a toda a gente. Já para não dizer que tem toda a gente de estar em silêncio como se isto fosse uma biblioteca.

Já nem exploro a questão da saúde mental. Tenho a sensação que após onze meses disto perdi por completo a capacidade empática. Não sei quem teve uma paragem cardiorrespiratória? Meh. Morreram não sei quantas pessoas não sei onde? Wtv. Trezentos mortos pelo Covid só ontem? Who cares. Nunca fui assim e é assim que estou hoje.

Não sei se isto é esmola, solução ou outro nome qualquer que lhes queiram chamar, mas não se atrevam a dizer-me que me estão a dar um benefício com o teletrabalho que vos mando já à m*rda.

• Like 10
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 12 minutos:

nota prévia: o problema foi, como é próprio dos tempos em que vivemos, do tom de gozo e defensivo que a Susana Peralta deu à ideia. não se podem propôr ideias diferentes atacando a priori quem possa vir a discordar (o termo "burgueses" é completamente escusado)

isso é uma meia verdade. houve uma mudança um bocado grande na nossa economia, grande de mais para ser ignorada na minha opinião. 

por haver situações como esta e tantas outras, nunca deveria ser um imposto cego

Quando decides não ir almoçar a um restaurante há uma transferência de riqueza do restaurante para ti?

Quem está a acumular dinheiro por estar em casa está a fazê-lo porque não pode usufruir de bens e serviços de que usufruía antes. Claro que se pode tentar "pagar" a crise de forma equitativa, com ou sem um imposto extraordinário, mas dizer que quem está em teletrabalho beneficiou da pandemia não faz sentido.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

A Susana Peralta este envolvida no estudo que "descobriu" que havia crianças que tinham problemas de humidade e frio em casa.

Quando fez essas declarações ao I esqueceu-se que muitas dessas crianças devem ter os pais em teletrabalho em casa. Os burgueses do teletrabalho também apanham com frio e humidade e na óptica dela têm pagar mais impostos porque estão em tele trabalho e porque ganham o mesmo. 

Quem teve que comprar um computador ou um tablet para os filhos ou para o seu trabalho não sei se tem essa despesa dedutível no IRS. Quem levava a marmita de casa também não ganha mais por ficar em casa... Tantas coisas, mas o que importa é carregar mais em quem trabalha e foi obrigado a ficar em casa. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...