Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Jpa, há 1 hora:

Tudo bem que muitos dos pequenos e médios empresários dão muito pelo país e estão muitas vezes em posições ingratas, mas o bater punho também não se devia aplicar também a estes? Quantos empresários que andam por aí que não se reinventam, não tentam acompanhar as novas tecnologias ou métodos produtivos, não fazem o mínimo esforço para eles próprios ou para os trabalhadores aprofundarem a sua formação (curiosamente, há uns dias saiu uma notícia de que a maioria das empresas não cumpre com a obrigação de oferecer esta formação - que, curiosamente, ajudaria os tais trabalhadores a sair da mó de baixo e a "bater punho") e que, qualquer coisa que aconteça, é culpa do Estado e dos políticos e etc etc?

A "obrigatoriedade" de x horas de formação é de rir. Maior parte das empresas não a cumpre e também não paga as horas de formação que não deu (tenho ideia de estar na lei que as horas de formação obrigatória não dadas tem de ser pagas). Mesmo muitas das empresas que cumprem dão formações de rir ou que são dadas por quadros internos só para encher chouriço e dizer que cumprem.

E estou a falar de empresas (como aquela onde trabalho) com todas as possibilidades de pagar estas formações e que até precisam que os funcionários tenham mais qualificações. Mas é mais importante comprar uns Teslas para mostrar aos clientes que a empresa é "verde". 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 2 horas:

Trabalho de segunda a domingo. Trabalhador independente.

Quero as 35h semanais por dois motivos. As famílias tradicionais triunfam sobre o marxismo cultural e ganham mais tempo para disfrutar. E porque os liberais deixam de chorar por causa da função pública.

por acaso ao sábado ou ao domingo não se devia trabalhar. Deveria haver um dia de folga universal para ser passado em a família, ou pelo menos que existisse essa opção para quem quer.

Compartilhar este post

Link para o post

Bring the sabbath back

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de ElliotReid13, há 10 horas:

Onde é que eu faço em merecer seja o que for? A única coisa que estou a tentar dizer é - se tens uma familia e contas para pagar, estás preso às tuas escolhas, tenham sido elas boas ou más (e se forem más, não é por isso que deves ter condições pouco dignas, como já referi mais que uma vez). Se és novo e não tens uma familia para sustentar nem grandes obrigações para ninguém, podes arriscar. E aqui o "podes" é essencial - ao contrário do que o Ghelton respondeu em cima, eu não estou a tentar impor nada a ninguém, nem a dizer que eu estou certo e os outros são todos uma m*rda. Simplesmente, digo que há opções que podem ser tomadas e que não precisam de ceder a uma visão fatalista do mercado de trabalho. 

Podem dizer à vontade que eu sou especializado, que trabalho numa área com muita procura, que posso sair hoje de onde estou e arranjar logo outra coisa. É verdade, mas quando tinha os meus 23 ou 24 anos e sai da banca por não gostar daquilo, ao fim de 6 meses sem trabalho ninguém me tocava sequer com um pau. Portanto, achar que eu sou privilegiado por estar na posição que estou e que não fiz nada por isso é errado.

Sou um sobranceiro, mas pelo menos leio tudo antes de escrever 😉

O facto de teres tido a possibilidade de tirar um curso faz de ti um privilegiado. Todo o discurso das páginas anteriores me faz confusão, mas só me faz confusão porque estão a limitar a discussão ao mercado de trabalho e a pessoas que simplesmente tomaram más decisões, e isso só me dá a entender que a única realidade que conhecem são a da malta dos 20 que anda na boa vida e só se queixa ou dos que trabalham horas a fio a matar pestana e acabaram a ganhar qualquer coisa.
O grosso modo do trabalho mal pago não está em quem não quer fazer nada da vida, está em quem já nasceu em condições miseráveis e que tem de lutar 30x mais que tu e eu para tentar chegar a 1/10 do que tivemos como oportunidades. Tu não tiveste culpa, eu não tive culpa, mas eles também não e enquanto nós pudemos cometer erros e mesmo assim ter um vida decente, os outros, por infelicidades e virtudes de nascerem no sitio errado, na hora errada, os erros saem bem mais caros no seu futuro.

Já tive os meus pais com dinheiro, já os tive na miséria insolventes, já morei no bairro, já morei em zonas caras, já tive com gente que tem mais 6 dígitos em notas em casa e gente que nem água quente tem para tomar banho. Neste momento ganho o meu e sinto-me bem com isso mas isso não me impede de reconhecer que existe gente que por mais que se esforce, por mais que tente, o ordenado mínimo ou 50€ a mais são aquilo a que podem almejar.
Nós somos privilegiados, tu, eu, o burkina e qualquer um que comente aqui. O simples facto de poderes ter um computador e internet, faz de ti um privilegiado porque a realidade do bairro puro em Portugal, é essa. A de miséria, a de malta que vive mal, que tem pouco e que não está lá apenas porque não arriscou mas porque tiveram o azar de nascer no local errado, na hora errada. 
E se formos capazes de compreender isto, de perceber esta dinâmica, também seremos capazes de sermos empáticos e a tentarmos mudar. Por isso, não, não é apenas uma questão de despender energia a queixar-me do meu patrão em vez de fazer um bom trabalho para ser valorizado. 
Isso é uma visão completamente simplista de alguém que foi privilegiado na vida, e se estás seguro e satisfeito com aquilo que alcançaste através do teu esforço e trabalho, não é o facto de teres sido um privilegiado como tantos outros que afeta aquilo que alcançaste e queres continuar a alcançar. Aliás, reconhecer isso mesmo só nos ajuda a ser mais empáticos com os outros e a não partir para presunções pessoais acerca de quem quer que seja com base em meia dúzia de anos de registo num fórum de internet, e isto aplica-se a ti e a quem faz o mesmo contigo.

Posso estar a ser algo injusto contigo e a discussão no geral, li tudo um bocado na diagonal, mas o ponto principal que quero ressalvar é que o mercado de trabalho não depende de gente que faz boas escolhas, que não tem escolhas ou que não quer fazer escolhas. Existem inúmeras subdivisões dentro das mais variadas categorias de gente que não tem outra hipótese que sujeitar-se à merda que aparece e parece-me justo que os patrões possam criticados por isso mesmo.

• Like 21

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 11 minutos:

O facto de teres tido a possibilidade de tirar um curso faz de ti um privilegiado. Todo o discurso das páginas anteriores me faz confusão, mas só me faz confusão porque estão a limitar a discussão ao mercado de trabalho e a pessoas que simplesmente tomaram más decisões, e isso só me dá a entender que a única realidade que conhecem são a da malta dos 20 que anda na boa vida e só se queixa ou dos que trabalham horas a fio a matar pestana e acabaram a ganhar qualquer coisa.
O grosso modo do trabalho mal pago não está em quem não quer fazer nada da vida, está em quem já nasceu em condições miseráveis e que tem de lutar 30x mais que tu e eu para tentar chegar a 1/10 do que tivemos como oportunidades. Tu não tiveste culpa, eu não tive culpa, mas eles também não e enquanto nós pudemos cometer erros e mesmo assim ter um vida decente, os outros, por infelicidades e virtudes de nascerem no sitio errado, na hora errada, os erros saem bem mais caros no seu futuro.

Já tive os meus pais com dinheiro, já os tive na miséria insolventes, já morei no bairro, já morei em zonas caras, já tive com gente que tem mais 6 dígitos em notas em casa e gente que nem água quente tem para tomar banho. Neste momento ganho o meu e sinto-me bem com isso mas isso não me impede de reconhecer que existe gente que por mais que se esforce, por mais que tente, o ordenado mínimo ou 50€ a mais são aquilo a que podem almejar.
Nós somos privilegiados, tu, eu, o burkina e qualquer um que comente aqui. O simples facto de poderes ter um computador e internet, faz de ti um privilegiado porque a realidade do bairro puro em Portugal, é essa. A de miséria, a de malta que vive mal, que tem pouco e que não está lá apenas porque não arriscou mas porque tiveram o azar de nascer no local errado, na hora errada. 
E se formos capazes de compreender isto, de perceber esta dinâmica, também seremos capazes de sermos empáticos e a tentarmos mudar. Por isso, não, não é apenas uma questão de despender energia a queixar-me do meu patrão em vez de fazer um bom trabalho para ser valorizado. 
Isso é uma visão completamente simplista de alguém que foi privilegiado na vida, e se estás seguro e satisfeito com aquilo que alcançaste através do teu esforço e trabalho, não é o facto de teres sido um privilegiado como tantos outros que afeta aquilo que alcançaste e queres continuar a alcançar. Aliás, reconhecer isso mesmo só nos ajuda a ser mais empáticos com os outros e a não partir para presunções pessoais acerca de quem quer que seja com base em meia dúzia de anos de registo num fórum de internet, e isto aplica-se a ti e a quem faz o mesmo contigo.

Posso estar a ser algo injusto contigo e a discussão no geral, li tudo um bocado na diagonal, mas o ponto principal que quero ressalvar é que o mercado de trabalho não depende de gente que faz boas escolhas, que não tem escolhas ou que não quer fazer escolhas. Existem inúmeras subdivisões dentro das mais variadas categorias de gente que não tem outra hipótese que sujeitar-se à m*rda que aparece e parece-me justo que os patrões possam criticados por isso mesmo.

Vou ter de descordar com varios pontos aqui.

Nunca ninguem disse que a componente "sorte" nao existe, mas se a vida for como tu aqui expoes, em que basicamente estamos todos a viver baseados em circunstancias que nao podemos controlar, existiria uma linhagem de gente rica imutavel e uma de gente pobre.

A realidade é que por exemplo a maioria das fortunas desaparecem nas duas geracoes seguintes enquanto que pessoas que nascem pobres atingem sucesso e riqueza. Tiveram que se esforcar mais do que outros que ja nasceram com outra bagagem, claro que sim, mas isso nao invalida o contrario.

Dizer que a maioria das pessoas, nasce em certas condicoes que independentemente do que fizerem ou se esforcarem, nao vao passar do minimo é um bom argumento para mais uma vez extenalizar a culpa das situacoes...da mesma forma que se atribui a Deus/Ala/Buda/Santinha da Ladeira a razao por algo ter acontecido.

Ha pessoas que nascem sem capacidades? Claro que sim. Mas hoje em que quase 40% da populacao entre os 25 e 35 anos tem um curso superior, dificilmente se pode falar que a maioria da populacao nasce sem condicoes nem capacidade para mais. O que acontece a muita gente é que fez escolhas erradas e é mais facil atirar as culpas para o governo/patroes/deus que admitir que provavelmente nao deviam ter tirado Filosofia na Universidade Aberta...

Quanto aos patroes teem exactamente os mesmos problemas. Quando se fala num pais com poucas condicoes, tambem se fala num tecido de patronato que é composto em 80% por pequenas e microempresas em que raramente o "patrao" vive muito melhor do que os seus empregados. E como já se falou aqui, ninguem esta contra os direitos dos trabalhadores, nem reevindicacoes que facam, apenas contra o discurso que é bandeira por certos lados de que o empregado é sempre um coitadinho indefeso e que o patrao é sempre o mau. Se és um gajo que cumpre os minimos, tambem apenas vais ter o minimo exigido por lei e ainda bem que é assim, porque se existe teoria mais que comprovada a nivel economico é que incentivos e meritocracia sao o maior motor do crescimento economico.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, há 4 minutos:

Queria ver-vos na fábrica a ganhar o salário mínimo, a vergar a mola à grande, a fazer 24h seguidas vários dias porque um colega que me rendia no turno faltava pq a filha tinha montes de problemas de saúde e volta e meia tinha de ir com ela para o hospital e no ano seguinte ouvirem o patrão dizer-vos que vos vai dar 5€ de aumento "e para os pouparem". 

Essa retórica é muito bonita no papel. Isso é que são textos de humor. Devia ter visto mais TED Talks se calhar. Falar de barriga cheia é muito bonito. Com as calças do meu pai tb sou um grande homem

Entao e trabalhas numa fabrica a ganhar o salario minimo porque? É que a nao ser que tenhas nascido no interior de Portugal nos anos 60, certamente que a vida te ofereceu outros caminhos...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 34 minutos:

Vou ter de descordar com varios pontos aqui.

Nunca ninguem disse que a componente "sorte" nao existe, mas se a vida for como tu aqui expoes, em que basicamente estamos todos a viver baseados em circunstancias que nao podemos controlar, existiria uma linhagem de gente rica imutavel e uma de gente pobre.

A realidade é que por exemplo a maioria das fortunas desaparecem nas duas geracoes seguintes enquanto que pessoas que nascem pobres atingem sucesso e riqueza. Tiveram que se esforcar mais do que outros que ja nasceram com outra bagagem, claro que sim, mas isso nao invalida o contrario.

Dizer que a maioria das pessoas, nasce em certas condicoes que independentemente do que fizerem ou se esforcarem, nao vao passar do minimo é um bom argumento para mais uma vez extenalizar a culpa das situacoes...da mesma forma que se atribui a Deus/Ala/Buda/Santinha da Ladeira a razao por algo ter acontecido.

Ha pessoas que nascem sem capacidades? Claro que sim. Mas hoje em que quase 40% da populacao entre os 25 e 35 anos tem um curso superior, dificilmente se pode falar que a maioria da populacao nasce sem condicoes nem capacidade para mais. O que acontece a muita gente é que fez escolhas erradas e é mais facil atirar as culpas para o governo/patroes/deus que admitir que provavelmente nao deviam ter tirado Filosofia na Universidade Aberta...

Quanto aos patroes teem exactamente os mesmos problemas. Quando se fala num pais com poucas condicoes, tambem se fala num tecido de patronato que é composto em 80% por pequenas e microempresas em que raramente o "patrao" vive muito melhor do que os seus empregados. E como já se falou aqui, ninguem esta contra os direitos dos trabalhadores, nem reevindicacoes que facam, apenas contra o discurso que é bandeira por certos lados de que o empregado é sempre um coitadinho indefeso e que o patrao é sempre o mau. Se és um gajo que cumpre os minimos, tambem apenas vais ter o minimo exigido por lei e ainda bem que é assim, porque se existe teoria mais que comprovada a nivel economico é que incentivos e meritocracia sao o maior motor do crescimento economico.

Os cursos superiores hoje em dia valem tanto como o 12º ano antigamente, o mercado de trabalho está completamente saturado disso mesmo, ainda assim, 40% da população entre os 25 e 35 anos com curso superior significam 60% sem, seja porque não quiseram ou não tiveram possibilidades.
Sim, há quem nasça pobre e se torne rico mas são a minoria, uma minoria bem diminuta e não reconhecer isso e é não reconhecer a realidade daquelas zonas.
É passar em Mem-Martins, Serra das Minas, Rinchoa, Fitares, Rio de Mouro, Tapada das Mercês e ver qual a % de população que consegue sair dali e tornar-se rico.
É conhecer a realidade daquelas zonas, de quem ali mora e das crianças com 7 ou 8 anos.
A fraca mobilidade social é uma realidade, uma família Portuguesa pobre precisa em média de 5 gerações para atingir um nível de salário médio. É uma realidade nua e crua, não estás dependente apenas daquilo que fazes e esforças. Há barreiras culturais, sociais, estigmas e complicações muito maiores que o simples esforço e continuarem sem ser capazes de reconhecer isso, só me continua a dizer que vocês são privilegiados mas que não têm noção disso. É que eu sou privilegiado mas tenho noção do problema real que é a mobilidade social, e tenho-o porque, feliz ou infelizmente tive de lidar diariamente com pessoas com esse problema e que em 2021 continuam com o mesmo problema.
Não quer dizer que não existam pessoas que não subam a escada e consigam bater a estatística mas continuam a ser outliers que não chegam lá única e exclusivamente por causa do esforço e trabalho apresentado.

O que me parece que vos custa a perceber é que não basta esforçares-te para chegar lá, às vezes isso apenas não chega, principalmente quando não se tem o privilégio que nós temos.
Tu podes esforçar-te, trabalhar, tentar, lutar e no final da tua vida continuares exatamente no mesmo sitio porque as oportunidades que apanhas são bem menos que os outros todos.
É o mundo ? É, sim senhor mas isso não nos impede de impedir, perceber e tentar corrigir essas mesmas dinâmicas.

EDIT: Eu com a quantidade de erros que cometi até hoje, não tivesse tido uma família minimamente capaz financeiramente e não estava a ganhar o que ganho. Outros não têm a mesma sorte.
E isto não tem mal nenhum, volto a dizer, para mim o erro está em não sermos capazes de reconhecer isto e tentar ser mais empáticos do que o simples, se te esforçares e trabalhares, o resultado aparece.
Não aparece, muitas vezes não aparece e é uma merda quando isso não acontece.

E para mim isto resolve-se com educação, poder ter os pais mais presentes, mais perto, relações mais saudaveis mas acima de tudo com a preocupação em dar condições de vida normais a quem não as tem porque isso tem uma implicação tremenda no futuro das crianças que nascem ali. Lidar com miúdos que nem uns chinelos para tomar banho tinham é do mais cruel que pode existir, malta que vive em Sintra e nunca pisou a praia, malta que aos 10 anos já tem de tomar conta de irmãos porque os pais têm de trabalhar naquilo que dá. Sujeitar crianças a isso será sempre um handicap nas oportunidades e na luta que terão no futuro. Para lutar por uma posição com um filho meu ou teu, por isso não, não são só escolhas erradas, não se trata só da Maria Carlota que era super alternativa e foi tirar Filosofia, do Francisco Maria que era granda playboy e foi tirar gestão ou da Caetana que foi tirar Artes e Pintura porque desenhava super bem.
Trata-se do Hamado, do Kevin, do Walter e de outros tantos que desde crianças que crescem num ambiente que não lhes permite as mesmas oportunidades e possibilidade de crescimento que os outros.

Eu também curto de cascar nas Carlotas de Filosofia mas não são apenas elas que se queixam do estado e dos patrões.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 17 minutos:

Entao e trabalhas numa fabrica a ganhar o salario minimo porque? É que a nao ser que tenhas nascido no interior de Portugal nos anos 60, certamente que a vida te ofereceu outros caminhos...

E se fores filho de pais nascidos no interior nos anos 60?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 4 minutos:

Os cursos superiores hoje em dia valem tanto como o 12º ano antigamente, o mercado de trabalho está completamente saturado disso mesmo, ainda assim, 40% da população entre os 25 e 35 anos com curso superior significam 60% sem, seja porque não quiseram ou não tiveram possibilidades.
Sim, há quem nasça pobre e se torne rico mas são a minoria, uma minoria bem diminuta e não reconhecer isso e é não reconhecer a realidade daquelas zonas.
É passar em Mem-Martins, Serra das Minas, Rinchoa, Fitares, Rio de Mouro, Tapada das Mercês e quer qual a % de população que consegue sair dali e tornar-se rico.
A fraca mobilidade social é uma realidade, uma família Portuguesa pobre precisa em média de 5 gerações para atingir um nível de salário médio. É uma realidade nua e crua, não estás dependente apenas daquilo que fazes e esforças. Há barreiras culturais, sociais, estigmas e complicações muito maiores que o simples esforço e continuarem sem ser capazes de reconhecer isso, só me continua a dizer que vocês são privilegiados mas que não têm noção disso. É que eu sou privilegiado mas tenho noção do problema real que é a mobilidade social, e tenho-o porque, feliz ou infelizmente tive de lidar diariamente com pessoas com esse problema e que em 2021 continuam com o mesmo problema.
Não quer dizer que não existam pessoas que não subam a escada e consigam bater a estatística mas continuam a ser outliers que não chegam lá única e exclusivamente por causa do esforço e trabalho apresentado.

O que me parece que vos custa a perceber é que não basta esforçares-te para chegar lá, às vezes isso apenas não chega, principalmente quando não se tem o privilégio que nós temos.
Tu podes esforçar-te, trabalhar, tentar, lutar e no final da tua vida continuares exatamente no mesmo sitio porque as oportunidades que apanhas são bem menos que os outros todos.
É o mundo ? É, sim senhor mas isso não nos impede de impedir, perceber e tentar corrigir essas mesmas dinâmicas.

Epa acho que ja referi algumas dezenas de vezes que o factor "sorte" existe, mas continuar a insistir nesse fatalismo que mencionas é falacioso

Basta ver que em Portugal este ano o salario medio nacional foram 1314 Euros e o mediano anda nos 1200 e algo...o que quer dizer que pelo menos 50% dos trabalhadores em Portugal recebe 1200 Euros ou mais. Portugal nao é um pais em que a maioria da populacao ganha 700 Euros por mes.

Querer insistir nesse fatalismo que falas é que é justificar e desculpar, pura e simplesmente.

Portugal é um pais onde 99% da populacao tem acesso a educacao, cuidados de saude e ferramentas para construir uma vida melhor. Isto nao é Burkina Faso em que se nasceres numa aldeia no meio do deserto nao tens possibilidade de fazer mais e melhor que o teu pai.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Só me ocorre isto:

“Privilege is when you think something is not a problem because it’s not a problem to you personally.”

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Só me ocorre isto:

“Privilege is when you think something is not a problem because it’s not a problem to you personally.”

Isso é uma parvoice americana, porque todos somos previligiados por alguma razao.

Olha tu es priviliagiado porque nao nasceste cego, surdo, mudo, cigano, homosexual e hemofilico.

Vamos rever a sociedade sobre os problemas que as duas pessoas em Portugal que sao ao mesmo tempo cegos, surdos, mudos, ciganos, homosexuais e hemofilicos, sao tratados?

Compartilhar este post

Link para o post

Óbvio que se compararmos portugal com países subdesenvolvidos ou fora da esfera do que consideramos o mundo ocidental evoluído, somos fantásticos e so um tolo não se safa cá. Se quisermos olhar para a realidade nacional, já não é assim. É tudo muito engraçado quando se finge que o ambiente social, familiar e escolaridade das pessoas próximas não influencia tudo no futuro de um jovem. É muito giro esse portugal evoluído que existe mas no entanto eu penso 1 segundo e encontro logo na minha cabeça 1 pessoa com 36 anos, que nem sabe o seu email nem criar um, nunca teve um computador em casa e a tecnologia que percebe é o telemóvel e a laboral. No entanto, é alguém que trabalha que se farta, apesar de ter feito o 12 ano feito sabe lá como teve a empresa a pagar-lhe um curso especializante e passou de rapariga de limpeza/recados para uma categoria profissional da área. E se atingiu isso foi porque teve a sorte do patrão obrigá-la a ser mais e a evoluir,pois o que tinha antes já era bem superior a qualquer sonho que pudesse ter. E mesmo com toda esta sorte e trabalho do seu lado, nunca irá passar disto, nem o companheiro que tem curso superior. Porque os dois estão presos ao seu ambiente social e nem sabem bem que podem almejar a outras coisas. Agora é colocar pessoas assim sem a sorte de alguém ver algo mais nelas, por pura simpatia.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 7 minutos:

Isso é uma parvoice americana, porque todos somos previligiados por alguma razao.

Uma parvoíce é não perceberes que o mundo onde em Portugal 99 por cento das pessoas tem acesso a educação, cuidados de saúde e ferramentas para construir uma vida melhor só existe na tua cabeça. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

Uma parvoíce é não perceberes que o mundo onde em Portugal 99 por cento das pessoas tem acesso a educação, cuidados de saúde e ferramentas para construir uma vida melhor só existe na tua cabeça. 

entao diz-me quem nao tem acesso a educacao e cuidados de saude no Portugal do ano 2021

Citação de smashing_pumpkin , há 4 minutos:

Óbvio que se compararmos portugal com países subdesenvolvidos ou fora da esfera do que consideramos o mundo ocidental evoluído, somos fantásticos e so um tolo não se safa cá. Se quisermos olhar para a realidade nacional, já não é assim. É tudo muito engraçado quando se finge que o ambiente social, familiar e escolaridade das pessoas próximas não influencia tudo no futuro de um jovem. É muito giro esse portugal evoluído que existe mas no entanto eu penso 1 segundo e encontro logo na minha cabeça 1 pessoa com 36 anos, que nem sabe o seu email nem criar um, nunca teve um computador em casa e a tecnologia que percebe é o telemóvel e a laboral. No entanto, é alguém que trabalha que se farta, apesar de ter feito o 12 ano feito sabe lá como teve a empresa a pagar-lhe um curso especializante e passou de rapariga de limpeza/recados para uma categoria profissional da área. E se atingiu isso foi porque teve a sorte do patrão obrigá-la a ser mais e a evoluir,pois o que tinha antes já era bem superior a qualquer sonho que pudesse ter. E mesmo com toda esta sorte e trabalho do seu lado, nunca irá passar disto, nem o companheiro que tem curso superior. Porque os dois estão presos ao seu ambiente social e nem sabem bem que podem almejar a outras coisas.

e tu achas mesmo que isso é a realidade da maioria ou de uma parte significante da populacao? isso hoje em dia sao outliers

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 10 minutos:

entao diz-me quem nao tem acesso a educacao e cuidados de saude no Portugal do ano 2021

https://www.publico.pt/2018/03/06/sociedade/noticia/em-2017-11-dos-portugueses-deixaram-de-comprar-medicamentos-por-falta-de-dinheiro-1805512

Só encontrei relativo a 2017, se encontrares relativo a 2020 agradeço (duvido que tenha descido o valor tendo em conta a pandemia). 

https://www.publico.pt/2021/07/07/sociedade/noticia/ha-novo-milhao-pessoas-medico-familia-falta-recuperar-actividade-centros-saude-1969362

Este já é de 2021. Um milhão de pessoas. 

Se achas que isto não afeta o acesso à saúde é contigo.

(Gostei como retiraste subtilmente a parte das ferramentas que tu próprio introduziste mas nem vou por aí).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 18 minutos:

e tu achas mesmo que isso é a realidade da maioria ou de uma parte significante da populacao? isso hoje em dia sao outliers

É uma parte significativa da população, e a maioria da população de escalões sociais mais baixos. E duvidar disto nem faz sentido, a pandemia e o confinamento trouxeram isso para a vista do país inteiro.

Edit https://www.publico.pt/2021/02/07/sociedade/noticia/sao-precisos-300-mil-computadores-ensino-distancia-segundo-directores-1949606

No primeiro confinamento existiam pelo menos 200mil crianças e jovens sem computador com acesso à internet em casa

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post

O que não falta neste pais são reformados que têm de escolher na receita quais os medicamentos que são mais importantes porque não têm dinheiro para todos

• Like 7
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

https://www.publico.pt/2018/03/06/sociedade/noticia/em-2017-11-dos-portugueses-deixaram-de-comprar-medicamentos-por-falta-de-dinheiro-1805512

Só encontrei relativo a 2017, se encontrares relativo a 2020 agradeço (duvido que tenha descido o valor tendo em conta a pandemia). 

https://www.publico.pt/2021/07/07/sociedade/noticia/ha-novo-milhao-pessoas-medico-familia-falta-recuperar-actividade-centros-saude-1969362

Este já é de 2021. Um milhão de pessoas. 

Se achas que isto não afeta o acesso à saúde é contigo.

(Gostei como retiraste subtilmente a parte das ferramentas que tu próprio introduziste mas nem vou por aí).

Ferramentas sao o que a escola te deve dar

Nao ter medico de familia nao é nao ter cuidados de saude. Eu nao tenho medico de familia e se for a qualquer hospital vao me atender na mesma

Portanto 11% diz (nem sequer é uma estatistica é uma afirmacao que pode ou nao ser verdadeira) que nao comprou medicamentos receitados pelo medico e isso é sinal que as pessoas nao tem acesso a cuidados de saude em Portugal...enfim...really scratching the barrel...

E no mesmo tom pateta que tiveste, e acesso a escola, decidiste ignorar ou nao encontraste noticias no publico?

Citação de Gorki, há 3 minutos:

Não têm porque nao querem, têm no privado #esforçemseseuscaloes

Foi te negada uma entrada no hospital publico? a ti ou a alguem?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 minutos:

O que não falta neste pais são reformados que têm de escolher na receita quais os medicamentos que são mais importantes porque não têm dinheiro para todos

Isso é claramente verdade, mas completamente fora do tema desta conversa, os reformados nasceram noutros tempos em que Portugal era bastante diferente, logo isso pouco tem que ver com as possibilidades das pessoas que estao a entrar no mercado laboral ou entraram nas ultimas duas decadas

Citação de Gorki, Agora:

Quando se fala em acesso à saúde não é literalmente a estrada para o Hospital público

Quando se fala em acesso a saude é que a saude seja gratuita e universal. Nao quer dizer que se tu decidires ir viver para o meio da Serra do Caramulo isolado, que o estado tenha de colocar um posto de saude ao teu lado para te servir...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, Agora:

Nao percebeste. Deixa lá...

Nao tu é que nao percebes que nao estas a falar com camaradas da tua fabrica...deixa la

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, Agora:

Até amanhã sr Engenheiro! 

Nao sou engenheiro e quem usa esses titulos e quem se intitula como Sr. Engenheiro/Doctor é tao pateta como quem trata os outros por camarada 😉

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...