Kaz Publicado 31 Outubro 2021 Citação de noikeee, há 1 hora: Opa isso também não faz sentido nenhum, não havia partidos naquela área política, o outro é o PSD que também não tem uma ideologia muito definida. Se fosse assim ninguém podia fazer parte nem dum partido nem do outro. O PSD tem a sua ideologia bem definida, o que não impede como é óbvio de passar pela liderança presidentes que não a sigam inteiramente e desviem um bocado o sentido, como acredito se passar em todos os partidos. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Outubro 2021 Citação de JohnyM, há 57 minutos: Posso estar errado mas o António Costa já foi reeleito com o Marcelo Estás certo, mas neste segundo mandato não houve acordo assinado. O Costa não quis, se bem me lembro Citação de Kaz, há 19 minutos: O PSD tem a sua ideologia bem definida, o que não impede como é óbvio de passar pela liderança presidentes que não a sigam inteiramente e desviem um bocado o sentido, como acredito se passar em todos os partidos. O PSD definiu a ideologia (claramente direita moderada) para aí desde o Durão. Muita da velha guarda resvala para um centro esquerda, como o Mota Amaral, por exemplo. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 31 Outubro 2021 Citação de IlidioMA, há 1 hora: vamos ficar na mesma, como a lesma, em termos de governação. Isto nas próximas semanas e capaz de dar uma boa volta, não sei é para que lado(s). Btw, nunca esquecer em Abril de 2021: Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 31 Outubro 2021 Citação de challenger, há 1 minuto: Isto nas próximas semanas e capaz de dar uma boa volta, não sei é para que lado(s). Btw, nunca esquecer em Abril de 2021: sim. E estava aqui a pensar. eleições em janeiro, mês que, este ano, foi o auge da pandemia. Imaginando que o COVID faz um long awaited return e em janeiro voltamos a estar com restrições intensas, bem pode o Costa dizer adeus. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 31 Outubro 2021 Citação de Seferogol, há 56 minutos: Estás certo, mas neste segundo mandato não houve acordo assinado. O Costa não quis, se bem me lembro O Costa pode querer o que lhe apetecer mas quem mandava era o Marcelo. Isto parece-me uma jogada dele para meter o PSD no poder daí ter lá chamado logo o Rangel e ter cagado na tola do Rio Citação de IlidioMA, há 1 hora: Se bem que...uma maioria absoluta do PS....até tremo! Do PS ou de qualquer outro. Maioria absoluta não é bom para ninguém Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 31 Outubro 2021 (editado) Para que serve manter o CDS vivo? Só se for por ser histórico. Aquilo parece uma facção do PSD, nunca vi dois partidos tão iguais no parlamento. Estão de acordo em quase tudo, entendem-se quando tem posições opostas. Só quando chegou a IL é que se percebeu que havia algo diferente na direita (sem contar com extrema-direita). A IL vem provar que o CDS de pouco ou nada serve, e que é inevitável acabar metade engolido pelo PSD e outra metade pela própria IL. Até nas câmaras. Se calhar mais de metade dos candidatos do PSD concorreram em coligação com o CDS. Para mim começa a parecer redundante. Editado 31 Outubro 2021 por Mica 3 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 31 Outubro 2021 Acho que já comentei isto aqui, o Chicão está a rebentar de tal maneira o CDS que o Nuno Melo parece sensato, ponderado e inteligente. Citação de Mica, há 1 hora: Para que serve manter o CDS vivo? Só se for por ser histórico. Aquilo parece uma facção do PSD, nunca vi dois partidos tão iguais no parlamento. Estão de acordo em quase tudo, entendem-se quando tem posições opostas. Só quando chegou a IL é que se percebeu que havia algo diferente na direita (sem contar com extrema-direita). A IL vem provar que o CDS de pouco ou nada serve, e que é inevitável acabar metade engolido pelo PSD e outra metade pela própria IL. Até nas câmaras. Se calhar mais de metade dos candidatos do PSD concorreram em coligação com o CDS. Para mim começa a parecer redundante. Se formos por essa lógica, para que serve manter o PEV vivo, que é uma facção do PCP? E para que serve manter o PAN vivo que mais parece uma facção do PS? Sei lá, se calhar porque vivemos numa democracia. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 31 Outubro 2021 Acredito que o exôdo do CDS possa vir a ser bom para a IL. Por exemplo o Poiares Maduro seria uma ótima adição. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 31 Outubro 2021 Citação de Ego Sum, há 2 minutos: Acredito que o exôdo do CDS possa vir a ser bom para a IL. Por exemplo o Poiares Maduro seria uma ótima adição. Mesquita Nunes* Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 31 Outubro 2021 (editado) Citação de Tio Hans, há 25 minutos: Acho que já comentei isto aqui, o Chicão está a rebentar de tal maneira o CDS que o Nuno Melo parece sensato, ponderado e inteligente. Se formos por essa lógica, para que serve manter o PEV vivo, que é uma facção do PCP? E para que serve manter o PAN vivo que mais parece uma facção do PS? Sei lá, se calhar porque vivemos numa democracia. Mas o PEV não está coligado com o PCP? Cada um tem a sua agenda, não é a mesma coisa. E essa do PAN ser uma facção do PS só se for para ti. (mas mesmo que fosse, mais uma vez, as agendas de ambos nem sequer se atrapalham) O CDS sempre se apresentou como uma alternativa ao PSD, mas os seus espaços políticos sempre se confundiram. Eis que chega a IL e mostra que há espaço na direita moderada para outro tipo de ideias. A partir desse momento, o CDS fica num limbo entre os dois partidos. As pessoas cada vez tem mais dificuldades em distinguir os dois, e muitos bons resultados do CDS foram conseguidos à pala de um líder forte como o Paulo Portas. Tanto a Assunção Cristas como o Francisco perdem em termos de popularidade e carisma para o Paulo Portas e só ajudaram a por a descoberto essa problemática. Por mim, são bem-vindos à casa da democracia. Contudo, muita gente perguntar-se-à se valerá a pena votar no CDS quando o PSD está tão próximo e defende coisas tão parecidas. Os liberais que outrora votavam no CDS quando viam o PSD a virar demasiado ao centro tem agora um partido que os representa, também. Editado 31 Outubro 2021 por Mica 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 31 Outubro 2021 Citação de Tio Hans, há 3 horas: Acho que já comentei isto aqui, o Chicão está a rebentar de tal maneira o CDS que o Nuno Melo parece sensato, ponderado e inteligente. quer dizer...not really, pq ele continua a falar como um trauliteiro, mas I get the point. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 31 Outubro 2021 O Sr. Dr. Chicão governa o CDS/PP seguindo os princípios liberais defendidos pelo partido que o Estado (Órgãos Internos) é que regula o mercado (partido) mas no final vai-se a ver e são as Grandes Empresas que detém o poder (Chicão) que mandam nisto tudo. Nada a apontar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 31 Outubro 2021 A única coisa boa que o cds fez foi permitir aos saudosistas do Salazar terem uma alternativa democrática além de rebentarem bombas se morrerem n se perde nada 4 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 31 Outubro 2021 Citação de Gorki, há 31 minutos: O menino prodígio da Forbes (2018) a rebentar com o CDS. A vida dá muitas voltas. Por momentos pensei que estavas a falar do Sebastião Bugalho. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 1 Novembro 2021 Então eu pago 500€ por mês para ter a Constança na escola e tenho que gastar 150€ por ano em livros? 😡🤬 1 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 1 Novembro 2021 Se a falta de noção matasse 1 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 1 Novembro 2021 Citação de Solero, há 27 minutos: Então eu pago 500€ por mês para ter a Constança na escola e tenho que gastar 150€ por ano em livros? 😡🤬 Eu sei que isso é o Twitter e é mais fácil mandar uma cena para o ar do que tentar perceber o raciocínio dele, que faz sentido. Ele defende que a gratuitidade dos manuais escolares deve ser feita em função do rendimento dos pais e não da escola onde os filhos andam. Tão simples quanto isto. 5 1 Compartilhar este post Link para o post
Grillo Publicado 1 Novembro 2021 (editado) Citação de O Pastel, há 8 minutos: Eu sei que isso é o Twitter e é mais fácil mandar uma cena para o ar do que tentar perceber o raciocínio dele, que faz sentido. Ele defende que a gratuitidade dos manuais escolares deve ser feita em função do rendimento dos pais e não da escola onde os filhos andam. Tão simples quanto isto. pais que pagam 500€ mes para ter a criança numa escola privada por acaso parece-me que estão num escalão de rendimentos em que até devem precisar de sase, faz sentido Editado 1 Novembro 2021 por Grillo Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Novembro 2021 Citação de Grillo, há 5 minutos: pais que pagam 500€ mes para ter a criança numa escola privada por acaso parece-me que estão num escalão de rendimentos em que até devem precisar de sase, faz sentido Sim o que faz sentido é pagar 40% de impostos e nao ter acesso a qualquer beneficio do Estado...ter que pagar por tudo e mais alguma coisa, nao poder deduzir nada no IRS...isso é que faz sentido... Na Escandinavia o escalonamento do IRS é semelhante a Portugal mas todos os beneficios sociais sao iguais para todos independentemente do rendimento e isso ja foi algo implementado ha umas decadas (porque antes era como agora é em Portugal) Nao é um estado social onde uns so pagam e os outros so recebem 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 1 Novembro 2021 Citação de O Pastel, há 12 minutos: Eu sei que isso é o Twitter e é mais fácil mandar uma cena para o ar do que tentar perceber o raciocínio dele, que faz sentido. Ele defende que a gratuitidade dos manuais escolares deve ser feita em função do rendimento dos pais e não da escola onde os filhos andam. Tão simples quanto isto. Mas isso já é feito indirectamente, país com rendimentos baixos não vão ter os filhos no privado. Os manuais até são grátis nos colégios privados gratuitos (abrangidos por contractos de associação), que seria a única exceção a isso. Mas sim, as respostas que ele está a receber são ridículas, já se sabe o que a casa gasta. Já é um liberal nojento com nojo de pobres lol (e até é um gajo de esquerda). Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 1 Novembro 2021 Citação de Grillo, há 16 minutos: pais que pagam 500€ mes para ter a criança numa escola privada por acaso parece-me que estão num escalão de rendimentos em que até devem precisar de sase, faz sentido Os manuais escolares são grátis para toda a gente no público? Se sim, porque não o poderiam ser no privado? Se os pais escolheram colocar os filhos no privado, não devem ser penalizados pelo Estado por isso Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 1 Novembro 2021 Não li o contexto todo e óbvio que postado assim no Twitter com este tom demonstra uma falta de noção (e quase desrespeito pelas pessoas mais carenciadas), mas acho que há um argumento mais geral a fazer. Em Portugal quando tu saltas duma classe social baixa, para média ou média-alta, de repente o plano torna-se bastante mais inclinado porque os apoios que conhecias e com que contavas desaparecem e os custos multiplicam-se. Portanto colocar os miúdos numa escola privada, o que obviamente é um privilégio, pode-se tornar num privilégio ainda mais difícil de obter do que parece à primeira vista com mais custos escondidos. Isto pode não ser um problema muito grave mas é um ligeiro dificultar de mobilidade social. Outro exemplo mais endémico deste "inclinar do plano", são as pessoas que vivem de rendimento de inserção ou subsídio desemprego, que ao saltar para um emprego de salário mínimo ou pouco mais que o salário mínimo, de repente começam a necessitar de ter transporte, alimentação fora de casa mais cara, etc etc, às tantas perdem alguns outros apoios também (p.ex escalão dos miúdos na escola), e no fim do dia acrescentam muito pouco à sua qualidade de vida e ao rendimento disponível, apesar de terem "subido" de classe, de desempregados para classe baixa. Daí a tentação de muito pessoal de, se calhar era melhor fazer uns biscates não declarados e manter o subsídio.... É um ciclo perverso. É um problema complexo porque os apoios e subsídios fazem sentido de existir, têm de existir por variadíssimas razões, mas também tem de se ponderar isso contra o incentivo às pessoas procurarem ter mais rendimento; e o sistema deveria ser feito de modo às pessoas verdadeiramente ricas e abastadas subsidiarem as classes baixas, e não a classe média ou média-alta estar a subsidiar as classes baixas. Porque com estes passos que rapidamente inclinam o plano, as próprias pessoas de classe baixa têm dificuldade de ver a que é que podem realisticamente aspirar, num futuro próximo sem ganhar euromilhões, que possa marcadamente melhorar a sua qualidade de vida, e cai-se na pasmaceira e estagnação. Não tenho grandes soluções porque também diminuir os impostos ou subir os apoios para as classes médias ou média-alta, e substituir isso com um aumento grande de impostos sobre a classe verdadeiramente rica/alta, também tem as suas desvantagens porque essas são as pessoas que mais facilmente mudam de paragens, ou mudam o seu dinheiro para outros países... Tou só aqui a filosofar em abstracto. O ideal talvez seria o plano inclinar aos poucos, mais faseadamente, suavemente. A minha opinião é que o plano vira demasiado rápido quando passas de "pobre, desempregado" para "gajo que já traz salário para casa mas ainda é meio pobre", e depois de "gajo meio pobre" para "gajo que já está mais ou menos bem de vida, e já se dá a um luxo ou outro, mas ainda está longe de ser rico" Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 1 Novembro 2021 Citação de noikeee, há 3 minutos: Não li o contexto todo e óbvio que postado assim no Twitter com este tom demonstra uma falta de noção (e quase desrespeito pelas pessoas mais carenciadas), mas acho que há um argumento mais geral a fazer. Em Portugal quando tu saltas duma classe social baixa, para média ou média-alta, de repente o plano torna-se bastante mais inclinado porque os apoios que conhecias e com que contavas desaparecem e os custos multiplicam-se. Portanto colocar os miúdos numa escola privada, o que obviamente é um privilégio, pode-se tornar num privilégio ainda mais difícil de obter do que parece à primeira vista com mais custos escondidos. Isto pode não ser um problema muito grave mas é um ligeiro dificultar de mobilidade social. Outro exemplo mais endémico deste "inclinar do plano", são as pessoas que vivem de rendimento de inserção ou subsídio desemprego, que ao saltar para um emprego de salário mínimo ou pouco mais que o salário mínimo, de repente começam a necessitar de ter transporte, alimentação fora de casa mais cara, etc etc, às tantas perdem alguns outros apoios também (p.ex escalão dos miúdos na escola), e no fim do dia acrescentam muito pouco à sua qualidade de vida e ao rendimento disponível, apesar de terem "subido" de classe, de desempregados para classe baixa. Daí a tentação de muito pessoal de, se calhar era melhor fazer uns biscates não declarados e manter o subsídio.... É um ciclo perverso. É um problema complexo porque os apoios e subsídios fazem sentido de existir, têm de existir por variadíssimas razões, mas também tem de se ponderar isso contra o incentivo às pessoas procurarem ter mais rendimento; e o sistema deveria ser feito de modo às pessoas verdadeiramente ricas e abastadas subsidiarem as classes baixas, e não a classe média ou média-alta estar a subsidiar as classes baixas. Porque com estes passos que rapidamente inclinam o plano, as próprias pessoas de classe baixa têm dificuldade de ver a que é que podem realisticamente aspirar, num futuro próximo sem ganhar euromilhões, que possa marcadamente melhorar a sua qualidade de vida, e cai-se na pasmaceira e estagnação. Não tenho grandes soluções porque também diminuir os impostos ou subir os apoios para as classes médias ou média-alta, e substituir isso com um aumento grande de impostos sobre a classe verdadeiramente rica/alta, também tem as suas desvantagens porque essas são as pessoas que mais facilmente mudam de paragens, ou mudam o seu dinheiro para outros países... Tou só aqui a filosofar em abstracto. O ideal talvez seria o plano inclinar aos poucos, mais faseadamente, suavemente. A minha opinião é que o plano vira demasiado rápido quando passas de "pobre, desempregado" para "gajo que já traz salário para casa mas ainda é meio pobre", e depois de "gajo meio pobre" para "gajo que já está mais ou menos bem de vida, e já se dá a um luxo ou outro, mas ainda está longe de ser rico" Há uns tempos ouvia na rádio alguém a falar desse problema que apontas: Os beneficiários de RSI e rendimento mínimo, muitas vezes, rejeitam trabalhar legalmente porque, passam a ter menos rendimento líquido no final do mês. E não era uma crítica aos beneficiários, mas sim à forma que o sistema está implementado Compartilhar este post Link para o post
Grillo Publicado 1 Novembro 2021 Citação de Burkina2008, há 18 minutos: Sim o que faz sentido é pagar 40% de impostos e nao ter acesso a qualquer beneficio do Estado...ter que pagar por tudo e mais alguma coisa, nao poder deduzir nada no IRS...isso é que faz sentido... Na Escandinavia o escalonamento do IRS é semelhante a Portugal mas todos os beneficios sociais sao iguais para todos independentemente do rendimento e isso ja foi algo implementado ha umas decadas (porque antes era como agora é em Portugal) Nao é um estado social onde uns so pagam e os outros so recebem Citação de Seferogol, há 9 minutos: Os manuais escolares são grátis para toda a gente no público? Se sim, porque não o poderiam ser no privado? Se os pais escolheram colocar os filhos no privado, não devem ser penalizados pelo Estado por isso Benefícios sociais são iguais para todos, sim e não devem ser penalizados, mas é como quando vais ser operado pelo privado em vez de pelo estado, vais pagar por todo o material que foi usado, além da operação em si. São muitas vezes programas diferentes, até com ideologias diferentes das defendidas pelo programa das escolas públicas, que é uniformizado. É algo, inclusive, criticado, por muitos, na inflacção de médias e outros afins. Pagar pelos livros escolares, é uma escolha que advém da opção de colocar o filho numa escola privada. Compartilhar este post Link para o post