Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Solero, há 14 horas:

Qual era a solução para a TAP? 

Essa da TAP já parece a da velocidade do carro do cabrita

Deixar cair?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 15 minutos:

Deixar cair?

Talvez, não faço ideia. Fiz a pergunta ao Hugo por não estar informado o suficiente para ter uma posição em relação a isto. Para além do confronto ideológico, quais são os argumentos a favor de deixar cair a TAP em detrimento de a salvar, para além de não se gastarem 3.2 mil milhões de euros? O que faria um governo PSD caso tivesse que tomar uma decisão? Pelas palavras do Rui Rio no congresso, não ficou claro para mim o que seria uma melhor alternativa a esta.  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 36 minutos:

O que faria um governo PSD caso tivesse que tomar uma decisão? Pelas palavras do Rui Rio no congresso, não ficou claro para mim o que seria uma melhor alternativa a esta.

o PSD, nao faria nada de diferente, por isso é que tem sido evasivo no tema. Evidentemente que um governo responsável salvaria a sua companhia aérea nacional - como fizeram a generalidade dos países da UE durante a pandemia. O problema é que uma Lufthansa antes da pandemia era uma empresa saudável e nossa TAP já era um paciente em internamento mesmo antes do COVID.

Mas não estou a ver um governo moderado do centrão (como foram todos que tivemos nesta terceira republica) a fazer algo de diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu se fosse o Costa fazia uma trivela que deixava tudo torto. Deixava cair a TAP e desculpava-me na missão de salvar o ambiente, que são necessárias melhores vias férreas de alta velocidade, etc, etc. 

E sejamos honestos, mais vale despejar 3mM em TGVs e assim do que em aviões. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 19 minutos:

o PSD, nao faria nada de diferente, por isso é que tem sido evasivo no tema. Evidentemente que um governo responsável salvaria a sua companhia aérea nacional - como fizeram a generalidade dos países da UE durante a pandemia. O problema é que uma Lufthansa antes da pandemia era uma empresa saudável e nossa TAP já era um paciente em internamento mesmo antes do COVID.

Mas não estou a ver um governo moderado do centrão (como foram todos que tivemos nesta terceira republica) a fazer algo de diferente.

A Lufthansa não é do Estado. 

Citação de Che, há 16 minutos:

Eu se fosse o Costa fazia uma trivela que deixava tudo torto. Deixava cair a TAP e desculpava-me na missão de salvar o ambiente, que são necessárias melhores vias férreas de alta velocidade, etc, etc. 

E sejamos honestos, mais vale despejar 3mM em TGVs e assim do que em aviões. 

Estamos totalmente de acordo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 7 minutos:

A Lufthansa não é do Estado.

Mais me ajudas. Levou com um apoio extraordinário e nem sequer é dos contribuintes Alemães.

Ou seja: o que faria o PSD? Resposta: metia lá o dinheiro, mesmo que a TAP ainda fosse de maioria privada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 13 minutos:

Mais me ajudas. Levou com um apoio extraordinário e nem sequer é dos contribuintes Alemães.

Ou seja: o que faria o PSD? Resposta: metia lá o dinheiro, mesmo que a TAP ainda fosse de maioria privada.

Com a condição de devolver o dinheiro ao estado alemão.

O mesmo aconteceu com a Air France/KLM.

O PSD pegava na TAP, fazia a mesma coisa para encher aquilo de boys. 

PS e PSD são a mesma m*rda. 

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto custaria ao estado e à SS deixar cair a TAP? Já alguém fez as contas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 1 hora:

Com a condição de devolver o dinheiro ao estado alemão.

O mesmo aconteceu com a Air France/KLM.

O PSD pegava na TAP, fazia a mesma coisa para encher aquilo de boys. 

PS e PSD são a mesma m*rda. 

e deixar falir, dava para reconstruir alguma coisa de jeito sobre os escombros da TAP?

Eu sempre defendi uma Re-TAP, mas tenho sérias duvidas, que isso pudesse ser feito. Bem sei que no sector privado está sempre a acontecer, a empresa TijolosBonitos SA fale hoje, daqui a seis mesmo o mesmo grupo empresarial funda a TijolosLindos Lda, compra uma serie de assets da TijolosBonitos SA à massa insolvente, vai buscar grande parte do mesmo staff (que provavelmente ainda estava sem encontrar novo trabalho) mas a pagar um bocado menos e business as usual.

Olha, o que aconteceu à Valadares.

Agora, no sector público, seria isso sequer possivel, politica e eticamente defensável? é que isso não deixa de ser uma burla - legal - aos credores. 

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Paga o BCE, mandamos para lá um briefing a dizer que na condição de liberalizarmos o sector a UE tem que bancar os prejuízos imediatos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Não faço ideia. Mas no médio/longo prazo certamente que será melhor do que sustentar uma empresa que continuamente deu (e dará pelo menos nos próximos tempos) prejuízos gigantescos

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui o problema dos colaboradores da TAP nem sao tanto um problema de SS

A TAP deixava de existir mas Portugal nao consegue deixar de ter uma companhia que cumpra algumas rotas estrategicas a nivel nacional.  O mair receio dos trabalhadores é o facto de saberem que os salarios oferecidos pela TAP sao muito superiores aos que vao ser possiveis com um novo operador. 

Os pilotos sao o menos, complicado sera a hospedeira de bordo com 25 anos de casa, que ou aceita o mesmo emprego uma newTAP a receber 50% do que ganhava ou escolhe ir para o desemprego por dois anos e depois tentar encontrar um emprego numa nova funcao aos 50 anos (basicamente quasi-impossivel, sobretudo num nivel salarial semelhante).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 7 horas:

Não, ninguém fez. Mesmo.

Citação de Burkina2008, há 5 horas:

Aqui o problema dos colaboradores da TAP nem sao tanto um problema de SS

A TAP deixava de existir mas Portugal nao consegue deixar de ter uma companhia que cumpra algumas rotas estrategicas a nivel nacional.  O mair receio dos trabalhadores é o facto de saberem que os salarios oferecidos pela TAP sao muito superiores aos que vao ser possiveis com um novo operador. 

Os pilotos sao o menos, complicado sera a hospedeira de bordo com 25 anos de casa, que ou aceita o mesmo emprego uma newTAP a receber 50% do que ganhava ou escolhe ir para o desemprego por dois anos e depois tentar encontrar um emprego numa nova funcao aos 50 anos (basicamente quasi-impossivel, sobretudo num nivel salarial semelhante).

Quais são as rotas estratégicas que deixavam de ser cumpridas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 horas:

Quais são as rotas estratégicas que deixavam de ser cumpridas?

Lisboa-STP por exemplo. Nos ate podemos dizer de outras que sao estrategicas e rentaveis, que tudo bem, se a TAP nao faz, fará outro qualquer. E isso é verdade ate ao dia que esse "outro" decide que a rota nao é rentavel e a deixa de fazer ou até ao dia que uma empresa dessas se torne (mesmo que temporariamente) monopolista dessa rota e coloque os bilhetes a valores exorbitantes.

A TAP tem de mudar, mas nao podemos tambem entrar nessa demagogia que a TAP existe apenas como caprixo nacional, isso nao é verdade

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda não vi uma posição fundamentada de um outro partido qualquer com uma outra visão para a TAP, nem à esquerda nem à direita.

O CGP defendia ontem, numa provacação à posição do PCP, que o PCP devia defender a declaração da insolvència da TAP e refundâ-la com todos os ativos da TAP "velha". Isto é possível sequer? 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Eu ainda não vi uma posição fundamentada de um outro partido qualquer com uma outra visão para a TAP, nem à esquerda nem à direita.

O CGP defendia ontem a declaração da insolvència da TAP e refundâ-la com todos os ativos da TAP "velha". Isto é possível sequer? 

Eu não vi o programa todo, mas pareceu-me que a solução que a IL defende é deixar cair a TAP e que outra empresa(s) tomará o seu lugar.

Isso que tu dizes foi uma provocação ao Miguel Tiago a dizer que esperava que essa fosse a posição do PCP. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

f*dasse, sim senhor. Chalupisses e movimentos neonazis que acertam de vez em quando. 

Número dois da IL nas europeias,cabeça de lista em Coimbra nas eleições de 2019 e penso que pertencente à direção do partido. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 22 minutos:

Isso que tu dizes foi uma provocação ao Miguel Tiago a dizer que esperava que essa fosse a posição do PCP.

A “grande provocação” foi q o pcp tava a defender o grande capital 

sabes que singraste na vida quando vais para a tv dizer coisas tresloucadas e os membros do teu culto fazem hashtags disso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 31 minutos:

Eu percebi isso. Apenas estava a tentar perceber se isso era um cenário possivel sequer numa situação limite. Editei o meu post para isso ficar claro.

Editado por HappyKing
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 43 minutos:

Grande ideia. Por acaso tem corrido bem quando aplicado.

Para responder a este comentario...da mesma forma...

Comunismo, grande ideia, por acaso tem corrido bem quando aplicado...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

f*dasse, sim senhor. Chalupisses e movimentos neonazis que acertam de vez em quando. 

Número dois da IL nas europeias,cabeça de lista em Coimbra nas eleições de 2019 e penso que pertencente à direção do partido. 

A IL que não se livre dessa gente, não. Estou mesmo a ver nos debates irem buscar esses tesourinhos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...