kareca Publicado 4 Janeiro 2022 Há algum site que tenha os programas de todos os partidos? Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de Sandes., há 1 minuto: Não percebeste o que eu estou a dizer: Se a média for 1000€ ao mes e tiveres um aumento do numero de pessoas a receber 700, a media vai descer, assumindo que o resto se mantem igual. Sim se existir um aumento de pessoas a entrar no mercado a receber 700 e a substituir os que se reformam a ganhar mais que isso, ai sim a media diminui, mas num pais com salario minimo acho que tal coisa nunca aconteceu Aconteceu nos EUA nos anos 30 ou pode acontecer no PPP (devido a flutuacoes de forex ou inflacao) mas nunca nominalmente. Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de kareca, há 7 minutos: Há algum site que tenha os programas de todos os partidos? 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de Burkina2008, Agora: Sim se existir um aumento de pessoas a entrar no mercado a receber 700 e a substituir os que se reformam a ganhar mais que isso, ai sim a media diminui, mas num pais com salario minimo acho que tal coisa nunca aconteceu Aconteceu nos EUA nos anos 30 ou pode acontecer no PPP (devido a flutuacoes de forex ou inflacao) mas nunca nominalmente. Nem é a questão de substituir, se o numero de pessoas a receber abaixo da media aumentar e o resto da população se mantiver a receber o mesmo, a média desce. O Galamba escreveu mal (espero eu), mas penso que o que ele queria dizer era: o aumento do salario minimo por si só não explica o aumento do salario medio (que se tem vindo a verificar em Portugal), pois se se recrutasse sempre pessoal a receber o salario minimo o salario medio descia pois aumentava o numero de pessoas a receber abaixo da media. O aumento do salario medio justifica-se porque aumenta o minimo mas aumentam tambem os salarios acima da média. Agora se isso é uma analise boa ou não, são outros 500. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de Sandes., há 3 minutos: Nem é a questão de substituir, se o numero de pessoas a receber abaixo da media aumentar e o resto da população se mantiver a receber o mesmo, a média desce. O Galamba escreveu mal (espero eu), mas penso que o que ele queria dizer era: o aumento do salario minimo por si só não explica o aumento do salario medio (que se tem vindo a verificar em Portugal), pois se se recrutasse sempre pessoal a receber o salario minimo o salario medio descia pois aumentava o numero de pessoas a receber abaixo da media. O aumento do salario medio justifica-se porque aumenta o minimo mas aumentam tambem os salarios acima da média. Agora se isso é uma analise boa ou não, são outros 500. Sim so que isto por si esta errado, porque a populacao activa tem tendencia para baixar, ou seja um cenario onde exista uma entrada de muita gente no mercado de trabalho (a receber o salario minimo ou nao), que nao seja compensada com uma outflow de pessoas para a reforma, é um cenario que podes descartar em Portugal na proxima decada. O aumento do salario medio em Portugal deve-se quase exclusivamente com o aumento do salario minimo (visto que existe tanta populacao que recebe isso). Para ver esta evoluacao o melhor é olhar para o salario mediano que acho que pouco se alterou. A mediana para quem nao sabe é basicamente o valor onde 50% recebe mais e 50% recebe menos desse valor...e Portugal é segundo Bruxelas o pais onde o salario minimo mais proximo do mediano é. Isso basicamente diz que o crecimento dos salarios acima da mediana que anda nos 1200 Euros (a 12 meses, se me recordo), tem sido pequena ou nula. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de Burkina2008, há 4 minutos: Sim so que isto por si esta errado, porque a populacao activa tem tendencia para baixar, ou seja um cenario onde exista uma entrada de muita gente no mercado de trabalho (a receber o salario minimo ou nao), que nao seja compensada com uma outflow de pessoas para a reforma, é um cenario que podes descartar em Portugal na proxima decada. O aumento do salario medio em Portugal deve-se quase exclusivamente com o aumento do salario minimo (visto que existe tanta populacao que recebe isso). Para ver esta evoluacao o melhor é olhar para o salario mediano que acho que pouco se alterou. A mediana para quem nao sabe é basicamente o valor onde 50% recebe mais e 50% recebe menos desse valor...e Portugal é segundo Bruxelas o pais onde o salario minimo mais proximo do mediano é. Isso basicamente diz que o crecimento dos salarios acima da mediana que anda nos 1200 Euros (a 12 meses, se me recordo), tem sido pequena ou nula. Quanto ao bold concordo, só que acho que não é isso o que o Galamba está a dizer. Quanto ao resto, é o que eu digo que a análise ser boa ou não é outra coisa. Eu também acho que a mediana é uma medida mais importante de analisar do que a média, apesar desta ultima também ter alguma importância. Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de Burkina2008, há 6 minutos: Sim so que isto por si esta errado, porque a populacao activa tem tendencia para baixar, ou seja um cenario onde exista uma entrada de muita gente no mercado de trabalho (a receber o salario minimo ou nao), que nao seja compensada com uma outflow de pessoas para a reforma, é um cenario que podes descartar em Portugal na proxima decada. O aumento do salario medio em Portugal deve-se quase exclusivamente com o aumento do salario minimo (visto que existe tanta populacao que recebe isso). Para ver esta evoluacao o melhor é olhar para o salario mediano que acho que pouco se alterou. A mediana para quem nao sabe é basicamente o valor onde 50% recebe mais e 50% recebe menos desse valor...e Portugal é segundo Bruxelas o pais onde o salario minimo mais proximo do mediano é. Isso basicamente diz que o crecimento dos salarios acima da mediana que anda nos 1200 Euros (a 12 meses, se me recordo), tem sido pequena ou nula. Mas o que está em causa não é a população activa, é a população empregada. E o número de pessoas empregadas subiu na legislatura passada (pelo menos até à pandemia). Se grande parte dos empregos criados têm salários baixos (e têm, muito peso do turismo), o salário médio desce mesmo que ninguém veja o seu salário a descer. Não sei se foi isso que o Galamba quis dizer. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de Brahimi, há 4 minutos: Mas o que está em causa não é a população activa, é a população empregada. E o número de pessoas empregadas subiu na legislatura passada (pelo menos até à pandemia). Se grande parte dos empregos criados têm salários baixos (e têm, muito peso do turismo), o salário médio desce mesmo que ninguém veja o seu salário a descer. Não sei se foi isso que o Galamba quis dizer. A populacao empregada esta ao nivel de 2018...e uns 100k mais baixa que em meados de 2019, La pela taxa de desemprego baixar nao que dizer que a populacao empregada aumente (uma vez que a taxa de desemprego é um racio sobre a populacao activa) Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de Burkina2008, Agora: A populacao empregada esta ao nivel de 2018...e uns 100k mais baixa que em meados de 2019, La pela taxa de desemprego baixar nao que dizer que a populacao empregada aumente (uma vez que a taxa de desemprego é um racio sobre a populacao activa) Claro, por isso é que referi "até à pandemia". Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 4 Janeiro 2022 Isto é o início do programa do Chega. Não parece real que isto vá, provavelmente, ser o 3º maior partido português. f*da-se. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 4 Janeiro 2022 Eu não acho que o Rui Rio tivesse estado mal, por acaso, mas este formato não permite dizer nada. Achei piada ao post no reddit que dizia que 2 milhões de portugueses viram o BB mas só 200 mil viram o debate da Catarina com o Ventura, como que a criticar a população. Eu não vi o debate em direto, mas iria pedir os meus 30 minutos de volta. Ao menos o BB assume ser entretenimento e nada mais. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 4 Janeiro 2022 (editado) Citação de Mica, há 14 minutos: Eu não acho que o Rui Rio tivesse estado mal, por acaso, mas este formato não permite dizer nada. Ele diz isto hoje mas ontem não deixou claro que não iria fazer acordos com o Chega? Aliás, até chegou a fazer aproximações (prisão perpétua, fiscalização do RSI culpando esse RSI/subsidios pela falta de mão de obra, etc). Para mim, ontem, fiquei com poucas dúvidas que se for possível em termos de resultados o que aconteceu nos Açores irá acontecer a nivel nacional. O Chicão hoje em entrevista admite precisamente esse cenário. Editado 4 Janeiro 2022 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 4 Janeiro 2022 Isso da alegada aproximação não foi aproximação nenhuma, ou eu percebi mal. Acho que só disse que, dos poucos países que tinham prisão perpétua, havia uma revisão dos casos ao fim de alguns anos. Eu ouvi aquilo como uma observação, e não tenho de duvidar disso da parte de um partido como o PSD. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 4 Janeiro 2022 (editado) Citação de Mica, há 1 minuto: Isso da alegada aproximação não foi aproximação nenhuma, ou eu percebi mal. Acho que só disse que, dos poucos países que tinham prisão perpétua, havia uma revisão dos casos ao fim de alguns anos. Eu ouvi aquilo como uma observação, e não tenho de duvidar disso da parte de um partido como o PSD. O que eu percebi e posso ter percebido mal é que ele admite a utilização do modelo intermédio de prisão perpétua com revisão ao fim de alguns anos . Editado 4 Janeiro 2022 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de HappyKing, há 2 minutos: O que eu percebi e posso ter percebido mal é que ele admite a utilização do modelo intermédio de prisão perpétua com revisão ao fim de alguns anos . mas ele ser a favor da prisão perpetua com revisão não que dizer que tenha aproximação com o Chega. Eu por acaso concordo e estou longe de ter proximidade com o Chega 1 Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de HappyKing, há 6 minutos: Para mim, ontem, fiquei com poucas dúvidas que se for possível em termos de resultados o que aconteceu nos Açores irá acontecer a nivel nacional. Isso parece-me óbvio. Mas pronto, o que ouço de malta de direita que até considero inteligente no meu círculo de amigos é:"o Costa não o fez com o BE e o PCP? Qual é a diferença?". E morro um pouquinho por dentro. Citação de Alonso., Agora: mas ele ser a favor da prisão perpetua com revisão não que dizer que tenha aproximação com o Chega. Eu por acaso concordo e estou longe de ter proximidade com o Chega Por curiosidade, porque concordas? O que vês no nosso país que pensas que pode ser corrigido pela introdução de penas de prisão perpétua, renováveis ou não? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 4 Janeiro 2022 (editado) Citação de Alonso., há 15 minutos: mas ele ser a favor da prisão perpetua com revisão não que dizer que tenha aproximação com o Chega. Eu por acaso concordo e estou longe de ter proximidade com o Chega Quando eu referi a aproximação com o Chega foi no sentido de "ceder" nessa medida, de se aproximar daquilo que o Chega defende (se o Chega defende prisao perpetua, se és contra a mesma e se depois admites a possibilidade da mesma em determinados moldes em principio aproximas relativamente à posição inicial). No sentido de: O Manuel defende A. O Joaquim defende B. O Manuel passou a defender uma posição C, mais próxima de B em relação à posição inicial A. Em principio aproximaste-te do que o Joaquim defende. Editado 4 Janeiro 2022 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de HappyKing, há 7 minutos: O que eu percebi e posso ter percebido mal é que ele admite a utilização do modelo intermédio de prisão perpétua com revisão ao fim de alguns anos . O facto de estarmos sequer a discutir isto diz muito do que são os debates com o Chega. O André Ventura vai levar sempre para esses temas, e vai-te interromper até que respondas com assertividade a questões altamente falaciosas, o que é algo paradoxal. Como o debate são 25 minutos, ele diz as m*rda populistas, o resto do debate é uns a atropelar os outros e depois sai como "vencedor" porque foi o único que conseguiu dizer alguma coisa em ambiente de silêncio e de forma convicta. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 4 Janeiro 2022 (editado) Citação de Thierry Henry, há 18 minutos: Isso parece-me óbvio. Mas pronto, o que ouço de malta de direita que até considero inteligente no meu círculo de amigos é:"o Costa não o fez com o BE e o PCP? Qual é a diferença?". E morro um pouquinho por dentro. Por curiosidade, porque concordas? O que vês no nosso país que pensas que pode ser corrigido pela introdução de penas de prisão perpétua, renováveis ou não? Porque acredito na existência de crimes e de pessoas que não são reabilitáveis para a vida em sociedade, embora uns anos atrás era contra a prisão perpetua. A minha visão mudou bastante quando vi o "fait entrer l'accusé" (programa francês sobre mortes e todo o processo judicial, relatórios de psiquiatras, depoimentos dos autores, etc) e fez-me percebe que existem pessoas que não se conseguem integrar de novo. (N casos que são os próprios "autores de crimes" que pedem para não serem libertados porque sabem que vão voltar a matar, violar, etc. Como próprios psiquiatras que apelam a grande probabilidade de reincidência, etc. Sou a favor dependendo do crime, da gravidade, da reincidência, entre outros fatores. Como também sou a favor de passando uns anos haver um tipo de revisão (na França é aos 18 ou 22 anos) para verificar se existe possibilidade de liberdade condicional Citação de HappyKing, há 15 minutos: Quando eu referi a aproximação com o Chega foi no sentido de "ceder" nessa medida, de se aproximar daquilo que o Chega defende (se o Chega defende prisao perpetua, se és contra a mesma e se depois admites a possibilidade da mesma em determinados moldes em principio aproximas relativamente à posição inicial). No sentido de: O Manuel defende A. O Joaquim defende B. O Manuel passou a defender uma posição C, mais próxima de B em relação à posição inicial A. Em principio aproximaste-te do que o Joaquim defende. Sim, nessa forma acabas por ter razão. Editado 4 Janeiro 2022 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de Alonso., há 1 minuto: Porque acredito a existência de crimes e de pessoas que não são reabilitáveis para a vida em sociedade, embora uns anos atrás era contra a prisão perpetua. A minha visão mudou bastante quando vi o "fait entrer l'accusé" (programa francês sobre mortes e todo o processo judicial, relatórios de psiquiatras, depoimentos dos autores, etc) e fez-me percebe que existem pessoas que não se conseguem integrar de novo. (N casos que são os próprios "autores de crimes" que pedem para não serem libertados porque sabem que vão voltar a matar, violar, etc. Como próprios psiquiatras que apelam a grande probabilidade de reincidência, etc. Sou a favor dependendo do crime, da gravidade, da reincidência, entre outros fatores. Como também sou a favor de passando uns anos haver um tipo de revisão (na França é aos 18 ou 22 anos) para verificar se existe possibilidade de liberdade condicional Compreendo o que dizes, mas a tua ideia seria simplesmente deixar essas pessoas ao abandono numa cela durante toda a vida? Como, quem e com que fiabilidade se faria essa medição de alguén ser ou não reabilitável para a vida em sociedade? Excluo daqui os casos em que a própria pessoa pede para não ser libertada, nem sei sinceramente se até isso não será uma possibilidade hoje em dia aqui. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 4 Janeiro 2022 A maneira de debater com Ventura é leva-lo a sério, apontar o seu populismo e metê-lo no lugar quando interrompe, são é todos uns conas moles que por algum motivo acham que conseguem manter um certo nivel de superioridade em relação à figura, quando é isso que ele deseja, ser o único desbocado que "diz as verdades". Todos os que debatem com Ventura mandam umas larachas e no fim certamente vão rir-se e levar palmadinhas nas costas do resto da equipa do partido, porque subsiste a tendência idiota de subestimar os Venturas e os seus apoiantes, de os tornarem anedotas, e que bom resultado isso tem dado pelo mundo fora... Ventura é um gajo cheio até aos cabelos de contradições, o partido é um saco de gatos com financiamentos duvidosos que vai meter sabe-se lá quem na AR com acesso a informação privilegiada, foi condenado e perdeu um recurso (!!) por ofensas racistas, o programa do partido é certamente uma anedota em termos de politica efectiva. O que há a fazer é denunciar as medidas populistas inaplicáveis e tentar discutir assuntos concretos, é aí que se enterra, porque de substância tem zero. 10 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 4 Janeiro 2022 (editado) Citação de antifa, há 20 minutos: A maneira de debater com Ventura é leva-lo a sério, apontar o seu populismo e metê-lo no lugar quando interrompe, são é todos uns conas moles que por algum motivo acham que conseguem manter um certo nivel de superioridade em relação à figura, quando é isso que ele deseja, ser o único desbocado que "diz as verdades". Todos os que debatem com Ventura mandam umas larachas e no fim certamente vão rir-se e levar palmadinhas nas costas do resto da equipa do partido, porque subsiste a tendência idiota de subestimar os Venturas e os seus apoiantes, de os tornarem anedotas, e que bom resultado isso tem dado pelo mundo fora... Ventura é um gajo cheio até aos cabelos de contradições, o partido é um saco de gatos com financiamentos duvidosos que vai meter sabe-se lá quem na AR com acesso a informação privilegiada, foi condenado e perdeu um recurso (!!) por ofensas racistas, o programa do partido é certamente uma anedota em termos de politica efectiva. O que há a fazer é denunciar as medidas populistas inaplicáveis e tentar discutir assuntos concretos, é aí que se enterra, porque de substância tem zero. Exato. É preciso compreender que os extremistas vão ser sempre impossíveis alcançar mas só dessa forma se impede que os que ainda não estão radicalizados mas passeis de serem radicalizáveis de se porem ao lado de um populista. Não é com bujardas de "o candidato da extrema direita" que lá se chega. Editado 4 Janeiro 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 4 Janeiro 2022 Debates de hoje: Catarina Martins (BE) x Rui Tavares (Livre), 18h30, SIC Notícias; António Costa (PS) x Jerónimo de Sousa (PCP), 21h, TVI; Francisco Rodrigues dos Santos (CDS) x Inês Sousa Real (PAN), 22h, RTP3. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de Inkie, há 7 minutos: Debates de hoje: Catarina Martins (BE) x Rui Tavares (Livre), 18h30, SIC Notícias; António Costa (PS) x Jerónimo de Sousa (PCP), 21h, TVI; Francisco Rodrigues dos Santos (CDS) x Inês Sousa Real (PAN), 22h, RTP3. Já começou o primeiro, foi alterado para as 18 e 10 o horário. 1 Compartilhar este post Link para o post