Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

O Jerónimo de Sousa vai ter que ser operado de urgência. Vai ser substituído pelo João Oliveira (nas ações de campanha).

Editado por Inkie

Compartilhar este post

Link para o post

A economia nunca irá crescer sem a conversão das médias e grandes empresas em cooperativas de trabalhadores, de forma a gerar uma melhor distribuição das riquezas. 

Ou isso ou com a introdução do princípio de inexistência de privacidade para grandes capitalistas. A transparência é a maior arma contra os Vieiras e Salgados da vida. 

Editado por Che

Compartilhar este post

Link para o post

A carga fiscal incomoda-me 0, o maior problema é como é usada. Investimento público anémico, salvar empresas zombies, administração pública completamente ineficiente, jobs for the boys, etc etc. Isso é o que me incomoda. Não me importava nada de pagar os mesmos impostos se os visse a ajudar quem precisa ou a suportar instituições de qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Inkie, há 2 minutos:

O Jerónimo de Sousa vai ter que ser operado de urgência. Vai ser substituído pelo João Oliveira (nas ações de campanha).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 10 horas:

O que o Roger refere nesse tweet já discuti por aqui há uns tempos, julgo que no tópico da História: a História não é propriamente aquilo que aconteceu; a História é a narrativa que criamos com os dados que temos e que nos permitem chegar mais próximos do que terá acontecido.

Isto porque não é possível chegar a uma descrição 100% fiável dos acontecimentos do passado. Há sempre elementos que se perdem e o que nos chega são fragmentos de uma verdade que tem de ser reconstruída. Os historiadores pegam em dados, fontes históricas, documentos, e tentam criar uma teoria que explique os acontecimentos. Se surgir uma teoria melhor, reescreve-se a História - é assim que se constrói a historiografia.

um grande exemplo disso é quanto os media influenciam as pessoas com "factos históricos" que não são históricos e depois os historiadores têm de tentar, ao longo dos tempos, mudar e corrigir o trajecto dessas ideias. Vikings com elmos cornudos ou com penteados claramente modernos. Escoceses do Braveheart que nada fazem sentido. A constante ideia de que toda a gente era porca nos tempos medievais. Ou que mesmo na antiguidade achava-se que a terra não era redonda. Só tretas que influenciam ideias erradas.
E claro, a História volta a ser analisada e estudada e apresentada para tentar retirar esses "factos" e separar a fantasia da realidade. Mas muita gente não tem sequer ideia da História e só repete aquilo que aprendeu na escola ou pior: regurgita aquilo que ouviu quando era puto de pessoal mais velho sem real noção ou...do Dr. Saraiva.

Esse mongo do CDS é um desses que fala sobre as histórias sem saber realmente puto delas. Parece discurso de taberna.

edit: aliás, acho que foste tu que mencionaste como no tempo do Salazar a história portuguesa foi em parte reforjada no molde nacionalista.

Editado por Victarion

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Mica, há 9 minutos:

Isso não responde exatamente à dúvida dele, para além de que é debatível, uma vez que o crescimento económico em Portugal subiu acima da média da zona euro.

Para anos mais recentes: https://observador.pt/2021/12/07/pib-da-zona-euro-e-ue-cresce-no-3-o-trimestre-portugal-com-3-a-maior-subida-em-cadeia/

E em ano de pandemia foi o quinto maior aumento salarial na zona euro

Obviamente que isto não significa que os salários não sejam baixos, mas o teu post dá a ideia que estamos a afastar-nos da média da Zona Euro quando nada indica isso.

Quando tens uma economia com baixos salários e que gera menos riqueza, não vais ter tanto dinheiro para investir em equipamentos que são relativamente mais caros do que em países mais ricos. Para além disso, países mais ricos, com maior nível salarial, tendem a ter recursos para gastar em "coisas" que um país como Portugal nem sonha. Por exemplo, I&D. E isso faz aumentar a despesa pública. 

Uma comparação algo absurda, mas que se calhar explica melhor o que quis dizer. Imagina duas famílias, uma rica e uma pobre. Se calhar, a família rica pode comer lagosta todos os dias e gastar uma percentagem menor do seu rendimento em comida do que uma família pobre que se alimenta de arroz e salsichas.

Quanto ao crescimento, um ano, em plena pandemia, não é nada, absolutamente nada, para se tirar conclusões.

Citação de Brahimi, há 20 minutos:

A carga fiscal incomoda-me 0, o maior problema é como é usada. Investimento público anémico, salvar empresas zombies, administração pública completamente ineficiente, jobs for the boys, etc etc. Isso é o que me incomoda. Não me importava nada de pagar os mesmos impostos se os visse a ajudar quem precisa ou a suportar instituições de qualidade.

Obviamente, mas nota, a carga fiscal é pesada, mas a receita fiscal não o é. se o salário médio num país é 1000, e noutro 5000, mesmo que paguem a mesma taxa de imposto, a receita fiscal no país onde se ganha 5000 é necessariamente maior. E sendo certo que para oferecer o mesmo nível de serviço, se gasta mais dinheiro (nem que seja pelos salários mais elevados), também é certo que esse acréscimo de gastos não acompanha a diferença de salários nem de receita fiscal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 minutos:

Quanto ao crescimento, um ano,em plena pandemia, não é nada, absolutamente nada, para se tirar conclusões.

Isso em teoria não seria pior para Portugal tendo em conta o peso do Turismo? (E não estou a defender que é correto termos um peso tão alto do Turismo. Apenas a constatar a nossa dependência em relação a ele e a sua consequência).

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 minutos:

Quando tens uma economia com baixos salários e que gera menos riqueza, não vais ter tanto dinheiro para investir em equipamentos que são relativamente mais caros do que em países mais ricos. Para além disso, países mais ricos, com maior nível salarial, tendem a ter recursos para gastar em "coisas" que um país como Portugal nem sonha. Por exemplo, I&D. E isso faz aumentar a despesa pública. 

Uma comparação algo absurda, mas que se calhar explica melhor o que quis dizer. Imagina duas famílias, uma rica e uma pobre. Se calhar, a família rica pode comer lagosta todos os dias e gastar uma percentagem menor do seu rendimento em comida do que uma família pobre que se alimenta de arroz e salsichas.

Quanto ao crescimento, um ano, em plena pandemia, não é nada, absolutamente nada, para se tirar conclusões.

A pordata não me dá melhores dados, não consigo obter as médias da Zona Euro, mas por alto o SMN parece ter subido acima da média desde 2015 e o salário médio ficou abaixo da média.

O crescimento do PIB são dados desde 2015.

O teu exemplo tornou mais claro o que pretendias dizer.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Isso em teoria não seria pior para Portugal tendo em conta o peso do Turismo?

É possível. Continuou a haver muito turismo, de qualquer forma. Mas nota que aquele período é muito curto. Mais a mais, em 2020, onde devido ao Covid houve uma contração do PIB na UE, o nosso PIB caiu acima da média. Uma mão lava a outra.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Inkie, há 32 minutos:

A? 

As melhoras. 

Mesmo que isso não seja o mais importante agora Isso pode ajudar a CDU por efeito around the flag. Como foi o Bolsonaro em 2018 ou o Soares Carneiro em 1980

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 minuto:

A pordata não me dá melhores dados, não consigo obter as médias da Zona Euro, mas por alto o SMN parece ter subido acima da média desde 2015 e o salário médio ficou abaixo da média.

O crescimento do PIB são dados desde 2015.

O teu exemplo tornou mais claro o que pretendias dizer.

É verdade, o salário mínimo cresceu significativamente. Mas lá está, partiu-se de uma base extremamente baixa. a 31-12-2014 era 485€. O governo do PSD subiu-o para 505 euros em 1-1-2015. Quanto ao crescimento do PIB desde 2015 também é verdade que ocorreu, mas lá está, crece a partir de uma base de uma profunda recessão e sustentado em actividades de baixos salários, como o turismo. Daí o salário médio não sair da cepa torta.

Compartilhar este post

Link para o post

O Japão Ferreira dava para fazer um push para 3 força política nesta reta final. 

O João Oliveira põe pavor, é uma autêntica cassete. 

Eu punha o Miguel Tiago. Não nega ao que vai, comunica bem, sabe debater ideias, etc

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 1 minuto:

O Japão Ferreira dava para fazer um push para 3 força política nesta reta final. 

Eu punha o Miguel Tiago. Não nega ao que vai, comunica bem, sabe debater ideias, etc

aliás, porque é que é que não é o João Ferreira? O gajo esteve bem nas presidenciais.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo que sejam contrárias ao partido (que é o que tem feito nos últimos tempos).

Compartilhar este post

Link para o post

True. 

True. 

Péssima ideia, facilmente atacado pelo Rio com as frases do Holodomor ou da Venezuela. 

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que tenho lido no twitter dele, o Miguel Tiago parece estar mais queimado do que o Jardel.

João Ferreira e João Oliveira, este último desde que melhorou a dicção e se passou a perceber o que diz parecem-me muito melhores soluções.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, há 7 minutos:

Não me parece que a situação seja de todo comparável. Num caso, simulou um ataque pessoal. No outro vai efectivamente ser operado por um problema de saúde que tem, não há vitimização.

João Oliveira e João Ferreira, ambos candidatos e ambos da comissão política do PCP

Não disse que havia vitimizacao... Disse que pode ser benéfico para a CDU em termos eleitorais. Também não havia em 1980,a morte do Sá Carneiro fez a eleição ser mais renhida em cerca de 10% contra o Eanes por ter morrido. 

O Eanes era super popular, tinha o apoio total da esquerda, o Soares Carneiro era uma figura secundária para queimar e ficou 56-40.

Sem a morte do Sá Carneiro. Teria sido tipo 61-35

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto dos dois

eu se fosse ditador por um dia, n quero pensar se dissolvia os partidos à direita do livre, inclusive, mas de ctz dissolvia o be

não gosto da teatralidade. Tanto da catarina martins como da mariana mortagua. Não gosto de wrestling. Quero ser informado sobre os assuntos, n quero ter q torcer por um wrestler

Compartilhar este post

Link para o post

O Miguel Tiago queimou-se com aquela cena dos géneros ou tem mais coisas?

Regra n1, não usar Twitter. Ele usou Twitter. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Miguel Tiago é perfeito para tornar o PCP no Chega da esquerda.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Tbm gosto do miguel tiago, daria pra dar aquelas piadas tipo o boris johnson e tal, mas menos palhaço q ele. Se isso saca votos bora (é assim q funciona a democracia burguesa)

No entanto já tá demasiado queimado pelas redes e pela tv. Há pessoas q n gostam dele só pq sim

sobre ser queimado pela transfobia, se n percebe de um assunto n devia falar ok

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...