Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Chicão pensou que era bom debater religião com um Historiador...oh boy...

E história! 

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado o Chicão querer ensinar a História tão como ela aconteceu. Devo ter faltado à aula em que se falou dos mercados de escravos instituídos por Portugal, porque não me lembro disso. 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostava de saber quem é o génio que orienta o Chicão para estes debates. Cabe na cabeça de alguém vir falar de história com alguém que é historiador? Foi buscar lá e voltou tosquiado.

Ontem citou Reagan. Hoje voltou a citar. O Ventura tem uma foto dele no escritório dele, o Chicão deve ter o Reagan. 

Bem o Rui, apesar de ter fugido de alguns pontos mais duvidosos do programa. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 1 hora:

Estou no meu direito, não julgues 😞

Nada de julgamentos, só achei estranho porque não estamos a falar propriamente de uma figura desconhecida de um partido com assento parlamentar, tendo tido, inclusivamente, responsabilidades governativas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Engraçado o Chicão querer ensinar a História tão como ela aconteceu. Devo ter faltado à aula em que se falou dos mercados de escravos instituídos por Portugal, porque não me lembro disso. 

Eu tenho vaga memória de se ter mencionado de passagem, mas nunca aprofundado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 4 minutos:

Querem Religião e Moral? Força. Não tem é lugar nas escolas publicas. 

não tem porque não queres? O estado e o ensino é laico não é ateu, há uma diferença. Se houver 8 budistas, ou 8 islâmicos, ou 8 baha'is numa escola e se quiserem ter aulas sobre as bases religiosas e éticas da sua comunidade são livres de ter. As pessoas esquecem-se que muitas comunidades migrantes não têm a mesma capacidade de aceder a recursos, para explicar aos filhos a fé que seguem, que os cristão têm.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 1 minuto:

Nada de julgamentos, só achei estranho porque não estamos a falar propriamente de uma figura desconhecida de um partido com assento parlamentar, tendo tido, inclusivamente, responsabilidades governativas.

Não me lembro deles todos ahahah
Eu só tenho começado a tomar mais atenção nos últimos anos também.
À medida que os meus 20s foram avançando fui lentamente ficando mais curioso, mas ainda tenho muito a andar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 14 minutos:

Querem Religião e Moral? Força. Não tem é lugar nas escolas publicas. 

eu até gostaria de uma disciplina de religião e moral, mas que não fosse exclusivamnete católica. Que não fosse um sucedâneo da catequese, paga por nós todos.

Se fosse uma disciplina na qual se apresenta sistemas religiosos e morais vários, tudo bem. Ter uma que só se filia num único sistema de crenças é limitador. 

• Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

eu até gostaria de uma disciplina de religião e moral, mas que não fosse exclusivamnete católica. Que não fosse um sucedâneo da catequese, paga por nós todos.

Se fosse uma disciplina na qual se apresenta sistemas religiosos e morais vários, tudo bem. Ter uma que só se filia num único sistema de crenças é limitador. 

Ou seja, queres uma disciplina de Ética? 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu secalhar andei numa escola pública boomer mas os anos todos em que tive religião moral e religiosa esteve longe de ser uma catequese v2. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Ou seja, queres uma disciplina de Ética? 

não sei bem.

Mas a religião e moral a ser uma coisa monocromática, sob a capa de que é uma coisa genérica que fala de religiões, mas acaba a falar só da mesma, não serve o país.

Mas, honestamente, nao acho que seja um problema. Existe, é opcional. Está bom assim. O país tem outros problemas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Eu secalhar andei numa escola pública boomer mas os anos todos em que tive religião moral e religiosa esteve longe de ser uma catequese v2. 

Eu também, mas só tive 2 anos. E tenho ideia de ser uma disciplina opcional.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, Agora:

não tem porque não queres? O estado e o ensino é laico não é ateu, há uma diferença. Se houver 8 budistas, ou 8 islâmicos, ou 8 baha'is numa escola e se quiserem ter aulas sobre as bases religiosas e éticas da sua comunidade são livres de ter. As pessoas esquecem-se que muitas comunidades migrantes não têm a mesma capacidade de aceder a recursos, para explicar aos filhos a fé que seguem, que os cristão têm.

Ao Estado cabe ensinar o fenomeno sociológico, cultural e histórico que é a religião e a sua extraordinária importância na evolução da civilização humana.

Não acho, de todo, que caiba ao Estado facultar ferramentas para que as fábulas de La Fontaine sejam ensinadas como eventos literais ou fundamentais da moral humana. E se o que é ensinado é cristão, budista, islâmico, judaico ou evangélico é me igual. Uma fantasia é uma fantasia, venha ela de onde vier.

Mas ei, fala alguém que tem uma visão enviesada do tema. Não só sou um ateu radical como passei pela Religião e Moral a ser chamado de filho do demónio porque os pais não casaram pela Igreja.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

pq n as teve. e olha q tivemos zoos humanos em 1940 em belém

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 2 minutos:

Eu também, mas só tive 2 anos. E tenho ideia de ser uma disciplina opcional.

Sim, ainda hoje é opcional. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

Não sei como é hoje, mas no meu tempo havia escolas onde era leccionada por padres. Certamente que não será uma disciplina propriamente "agnóstica".

Se bem me lembro, tive no 5° e 6° ano, depois deixei-me disso.

Citação de IlidioMA, Agora:

não sei bem.

Mas a religião e moral a ser uma coisa monocromática, sob a capa de que é uma coisa genérica que fala de religiões, mas acaba a falar só da mesma, não serve o país.

Mas, honestamente, nao acho que seja um problema. Existe, é opcional. Está bom assim. O país tem outros problemas

Eu acho que a Ética faz falta, mas provavelmente isso cabe ou até já é coberto na tal disciplina de Cidadania.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 7 minutos:

Eu sou ateu radical e se há curso que eu adorava tirar é Teologia. Acho extremamente fascinante a importância da crença religiosa na civilização humana. O padrinho da minha namorada é padre e adoro falar com ele sobre o tema. São sempre conversas fantásticas, enriquecedoras e totalmente civilizadas.

Isto não quer dizer que ache que a religião deva ser ensinada como base do bom comportamento humano. Não precisamos de seres imaginários para sermos humanistas.

Editado por SAS_Robben
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Não sei como é hoje, mas no meu tempo havia escolas onde era leccionada por padres. 

Se assim é, aceito a ideia. Nos anos em que tive não foi o caso nem de perto nem longe. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Eu na altura tive a sensação contrária.
Um dos profs era um padre, outro era um católico bastante devoto e aquilo (tinha eu 10-11 anos) soava-me a mais catequese.
Ainda por cima tinha isso à sexta e depois catequese ao sábado ahahah

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, Agora:

a disciplina de religião e moral não é exclusivamente católica.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Se assim é, aceito a ideia. Nos anos em que tive não foi o caso nem de perto nem longe. 

Tenho 34 anos e fui ensinado sempre por beatas. Acabei até a fazer a 1ª comunhão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 1 minuto:

Eu na altura tive a sensação contrária.
Um dos profs era um padre, outro era um católico bastante devoto e aquilo (tinha eu 10-11 anos) soava-me a mais catequese.
Ainda por cima tinha isso à sexta e depois catequese ao sábado ahahah

Já são alguns exemplos nesse sentido. 

É como digo: secalhar tive "sorte", mas esteve longe de ser o caso comigo. Eu nem devia dizer isto mas íamos até muitas vezes para o recreio com consentimento do professor e ele próprio vinha connosco. A parte mais divertida da coisa era no fim do ano a visita de estudo onde normalmente se ia ao parque da cidade do Porto ver um concerto qualquer.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...