Brahimi Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de Tio Hans, há 27 minutos: Quando tens uma economia com baixos salários e que gera menos riqueza, não vais ter tanto dinheiro para investir em equipamentos que são relativamente mais caros do que em países mais ricos. Para além disso, países mais ricos, com maior nível salarial, tendem a ter recursos para gastar em "coisas" que um país como Portugal nem sonha. Por exemplo, I&D. E isso faz aumentar a despesa pública. Uma comparação algo absurda, mas que se calhar explica melhor o que quis dizer. Imagina duas famílias, uma rica e uma pobre. Se calhar, a família rica pode comer lagosta todos os dias e gastar uma percentagem menor do seu rendimento em comida do que uma família pobre que se alimenta de arroz e salsichas. Quanto ao crescimento, um ano, em plena pandemia, não é nada, absolutamente nada, para se tirar conclusões. Obviamente, mas nota, a carga fiscal é pesada, mas a receita fiscal não o é. se o salário médio num país é 1000, e noutro 5000, mesmo que paguem a mesma taxa de imposto, a receita fiscal no país onde se ganha 5000 é necessariamente maior. E sendo certo que para oferecer o mesmo nível de serviço, se gasta mais dinheiro (nem que seja pelos salários mais elevados), também é certo que esse acréscimo de gastos não acompanha a diferença de salários nem de receita fiscal. Não tenho a certeza se percebi o teu ponto. Estás a dizer que poderíamos ter uma carga fiscal menor mas uma receita fiscal maior se os salários fossem mais altos? Sem dúvida. Mas também podemos ter uma carga fiscal igual e receita fiscal maior se a economia crescer. Embora até dê de barato que a economia ia crescer mais se a carga fiscal baixasse, não acho que seja uma condição necessária para o mesmo e era isso que eu queria dizer. Acho que há mil e um factores geradores de crescimento económico que deviam ser melhorados se houvesse vontade política para isso e que nem devem gerar grande discussão ideológica. A rapidez do sistema judicial, por exemplo. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 11 Janeiro 2022 O Jerónimo está todo fdd, foi visível no debate com o Costa que não era o Jerónimo do costume que ali estava. Foi um erro não ter sido substituído no último congresso e submetê-lo a este esforço e além disso arriscar a que o partido saia prejudicado. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de SAS_Robben, há 10 minutos: O Miguel Tiago é perfeito para tornar o PCP no Chega da esquerda. O que é um Chega de esquerda? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 11 Janeiro 2022 (editado) Citação de antifa, há 5 minutos: O Jerónimo está todo fdd, foi visível no debate com o Costa que não era o Jerónimo do costume que ali estava. Foi um erro não ter sido substituído no último congresso e submetê-lo a este esforço e além disso arriscar a que o partido saia prejudicado. Acredito que tenha sido desejo dele. Na entrevista ao observador ele diz parecido a que enquanto a saúde o permitir que quer continuar. Agora com esta questão, não sei como vai ficar. Como disse ontem gostava de ver uma mudança de líder à esquerda. Curiosamente as duas pessoas que o vão substituir era quem eu gostava de ver à frente do partido no caso do PCP. Editado 11 Janeiro 2022 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de Che, Agora: O que é um Chega de esquerda? Neste caso um partido que vive de chavões, de mandar bujardas, mais preocupado com o aparecer do que com o conteúdo. E não me parece de todo alguém que se enquadre dentro da base eleitoral do PCP. O PCP ficaria mais bem entregue a ao João Oliveira ou ao João Ferreira. O Oliveira não me parece que consiga trazer gente nova mas acho que consegue agarrar a base já o Ferreira acho que conseguia apanhar mais gente mas acho que foge um pouco ao tradicionalismo do partido o que a curto prazo pode dificultar. Não há por ai nenhuma figura feminina? 1 Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de Che, há 6 minutos: O que é um Chega de esquerda? É o que crl que tenha sido o regime comunista do Stalin. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de antifa, há 7 minutos: O Jerónimo está todo fdd, foi visível no debate com o Costa que não era o Jerónimo do costume que ali estava. Foi um erro não ter sido substituído no último congresso e submetê-lo a este esforço e além disso arriscar a que o partido saia prejudicado. Tbm gosto do jeronimo tho se n tivermos em conta eleitoralismos e taticismos, n teria nada contra com ele a continuar. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de SAS_Robben, há 1 minuto: Neste caso um partido que vive de chavões, de mandar bujardas, mais preocupado com o aparecer do que com o conteúdo. E não me parece de todo alguém que se enquadre dentro da base eleitoral do PCP. O PCP ficaria mais bem entregue a ao João Oliveira ou ao João Ferreira. O Oliveira não me parece que consiga trazer gente nova mas acho que consegue agarrar a base já o Ferreira acho que conseguia apanhar mais gente mas acho que foge um pouco ao tradicionalismo do partido o que a curto prazo pode dificultar. Não há por ai nenhuma figura feminina? Boa pergunta. Mulheres aparecem mais facilmente através da plataforma da CDU, agora assim uma mulher que se destaque no aparelho partidário do PCP é difícil de dizer. Tanto é que nesta conversa de sucessor só existiram 3 nomes até hoje. O João Oliveira, o João Ferreira e o mano de Loures que é um gentleman. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 11 Janeiro 2022 O @Gorki deve saber melhor mas acho que do Comité Central a mulher que se podia enquadrar nesse perfil seria a Alma Rivera que atualmente já é deputada. Mas tem alguns nomes (homens) à frente dela parece-me. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de SAS_Robben, há 8 minutos: Não há por ai nenhuma figura feminina? Realisticamente só a Rita Rato. Daqui a uns anos a Alma Rivera. 2 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 11 Janeiro 2022 (editado) Citação de HappyKing, há 21 minutos: Acredito que tenha sido desejo dele. Na entrevista ao observador ele diz parecido a que enquanto a saúde o permitir que quer continuar. Agora com esta questão, não sei como vai ficar. Como disse ontem gostava de ver uma mudança de líder à esquerda. Curiosamente as duas pessoas que o vão substituir era quem eu gostava de ver à frente do partido no caso do PCP. O PCP vai no seu quinto líder em 100 anos. Agora será o João Ferreira até 2045. (Nada contra, é o funcionamento interno do partido). Citação de SAS_Robben, há 14 minutos: O PCP ficaria mais bem entregue a ao João Oliveira ou ao João Ferreira. O Oliveira não me parece que consiga trazer gente nova mas acho que consegue agarrar a base já o Ferreira acho que conseguia apanhar mais gente mas acho que foge um pouco ao tradicionalismo do partido o que a curto prazo pode dificultar. Não há por ai nenhuma figura feminina? Concordo. O João Ferreira tem potencial para fazer o partido voltar aos 8%. Até mais, se os tempos fossem outros, sem novos partidos como BE, Livre, PAN, CH e IL. Editado 11 Janeiro 2022 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de SAS_Robben, há 16 minutos: Neste caso um partido que vive de chavões, de mandar bujardas, mais preocupado com o aparecer do que com o conteúdo. E não me parece de todo alguém que se enquadre dentro da base eleitoral do PCP. O PCP ficaria mais bem entregue a ao João Oliveira ou ao João Ferreira. O Oliveira não me parece que consiga trazer gente nova mas acho que consegue agarrar a base já o Ferreira acho que conseguia apanhar mais gente mas acho que foge um pouco ao tradicionalismo do partido o que a curto prazo pode dificultar. Não há por ai nenhuma figura feminina? Explicaste bem porque gosto mais do Ferreira do que do João Oliveira. O Oliveira faz-me lembrar o Carvalhas. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Janeiro 2022 Eu só espero ter o look jovem do Ferreira quando chegar aos 43. Basicamente acho que não posso envelhecer mais nos próximos 10 anos, deve ser fácil. 3 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de Mica, há 3 minutos: Eu só espero ter o look jovem do Ferreira quando chegar aos 43. Basicamente acho que não posso envelhecer mais nos próximos 10 anos, deve ser fácil. É comer uma criancinha por dia ao pequeno-almoço Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de Gorki, há 8 minutos: Ser deputada não é critério, acho eu. Acredito que não seja. A minha nota era pelo facto de "não gostar" de lideres que depois não estão no parlamento, só isso. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de antifa, há 10 minutos: É comer uma criancinha por dia ao pequeno-almoço Mentira. Os padres parecem-me todos velhos. 3 Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de Seferogol, há 21 minutos: Mentira. Os padres parecem-me todos velhos. os padres não comem, eles só brincam com a comida. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de antifa, há 2 horas: O Jerónimo está todo fdd, foi visível no debate com o Costa que não era o Jerónimo do costume que ali estava. Foi um erro não ter sido substituído no último congresso e submetê-lo a este esforço e além disso arriscar a que o partido saia prejudicado. Plenamente de acordo. Aquilo precisa de uma modernização, não falo pelo conteúdo mas sim pela imagem. A mensagem não passa, o Jerónimo é um gajo porreiro mas aquilo cheira tudo a bafio. Gosto do Oliveira, mas Ferreira era excelente. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 11 Janeiro 2022 Volta Odete, o país precisa de ti. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 11 Janeiro 2022 Hoje há apenas um debate, BE vs PS. Acredito que seja o debate mais importante para o BE e um dos mais importantes para o PS, atrás do debate de quinta com o PSD. De um lado um apelo à maioria falando de irresponsabilidade do BE e do outro mostrando que o PS não aceitou nenhuma das 9 propostas e dizendo que o próprio Costa já admitiu que mesmo na especialidade dificilmente existiriam acordos naquelas matérias. Acho que se vai falar muito do passado (orçamento), alguma coisa do futuro(coligações pós eleitorais) e pouco de propostas. Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de Che, há 2 horas: o mano de Loures que é um gentleman. O Bernardino Soares? Tirando os que já se falaram, é o único que estou a lembrar-me para líder. Tmb há o Duarte Alves (?) que é decente, mas mais novo que os outros. O Miguel Tiago não, pqp. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 11 Janeiro 2022 (editado) A Rita Rato tem imagem e carisma, mas tem o cérebro de um rato. Acredito que a sucessão passe por um dos Joões. É o mais lógico e o mais sensato, a meu ver. A não ser que o PCP saque um daqueles coelhos da cartola que ninguém espera, como alguns dos últimos candidatos às presidenciais (fora o João Ferreira, logicamente), mas duvido imenso e não creio que seja boa ideia Editado 11 Janeiro 2022 por Tio Hans Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de Tio Hans, há 3 minutos: A Rita Rato tem imagem e carisma, mas tem o cérebro de um rato. Acredito que a sucessão passe por um dos Joões. É o mais lógico e o mais sensato, a meu ver. A não ser que o PCP saque um daqueles coelhos da cartola que ninguém espera, como alguns dos últimos candidatos às presidenciais (fora o João Ferreira, logicamente), mas duvido imenso e não creio que seja boa ideia Partia-me a rir se o Comite Central escolhesse o Edgar Silva. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 Janeiro 2022 Citação de SAS_Robben, há 2 horas: Neste caso um partido que vive de chavões, de mandar bujardas, mais preocupado com o aparecer do que com o conteúdo. E não me parece de todo alguém que se enquadre dentro da base eleitoral do PCP. O PCP ficaria mais bem entregue a ao João Oliveira ou ao João Ferreira. O Oliveira não me parece que consiga trazer gente nova mas acho que consegue agarrar a base já o Ferreira acho que conseguia apanhar mais gente mas acho que foge um pouco ao tradicionalismo do partido o que a curto prazo pode dificultar. Não há por ai nenhuma figura feminina? Um bocado unrelated, mas acho que é engraçado falar da CDU e do Miguel Tiago, que foi um bocado queimado por expressões e posições algo transfóbicas, e a pessoa trans mais popular em portugal (a Guadalupe) é militante da CDU, pelo que me parece. Sobre futuros candidatos a lider do PCP, acho um bocado feio falar disso quando o Jeronimo está no hospital. Compartilhar este post Link para o post