Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Alguém deu destaque ao facto da Marta Temido ter saído do elevador quase às cavalitas do António Costa aquando do discurso de vitória?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 8 horas:

andou pela CNN a limpar o chão com a Joana Mortágua.

A Cecília Meireles era uma excelente deputada, daquelas que, independentemente da ideologia política de cada um só um fanático dirá que não faz falta ao Parlamento. Mas limpar o chão com a Joana Mortágua não é nada que valha a pena meter no CV.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 16 minutos:

São o partido que fica em último se considerarmos apenas os votos dos licenciados...

Então se a IL neste caso são os 3ºs nos votos dos licenciados isso quer dizer que...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 2 minutos:

Então se a IL neste caso são os 3ºs nos votos dos licenciados isso quer dizer que...

Quer dizer que os licenciados são, teoricamente, os que vivem melhor e os que têm menos necessidade de apoio do Estado.

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 11 minutos:

Quer dizer que os licenciados são, teoricamente, os que vivem melhor e os que têm menos necessidade de apoio do Estado.

É interessante é que a maioria das pessoas com formação de secundário votou á direita, PSD ou CHEGA. O que eu quis dizer é que acho errado classificar essas pessoas de parvinhos que nem sabem aquilo onde votam. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 1 minuto:

Fácil, pessoas inteligentes votam esquerda.

tenor.gif

Por isso é que este país está como está. 40 anos de inteligência. Tá certo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 17 minutos:

É interessante é que a maioria das pessoas com formação de secundário votou á direita, PSD ou CHEGA. O que eu quis dizer é que acho errado classificar essas pessoas de parvinhos que nem sabem aquilo onde votam. 

https://www.publico.pt/2022/01/31/politica/noticia/chega-consegue-melhores-resultados-concelhos-menor-compra-1993728

No terço dos concelhos onde o Chega obteve melhores resultados, os estabelecimentos de ensino secundário por 10.000 habitantes (0,79) são inferiores face à média nacional de 0,94. Também o número de estabelecimentos de ensino básico por 10.000 habitantes (6,19) é inferior à média nacional de 6,54. Já a taxa de retenção no ensino básico (3,01) é superior à média nacional de 2,22, nos concelhos onde o Chega teve melhores resultados.

Citação de andre26, há 9 horas:

Dito isto, nunca votei nem votaria num partido que acabasse com serviços públicos essenciais ao país ou cortasse subsídios fundamentais para que toda as pessoas neste país tenham condições minimamente decentes de vida. Votei IL como já votei noutras alturas em partidos de esquerda, li os programas e usei o meu direito ao voto para votar com quem mais me identifico.

Para perceber melhor a ideia: se o programa da IL fosse implementado à letra quais achas que seriam as consequências nos "serviços públicos essenciais" ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 6 minutos:

https://www.publico.pt/2022/01/31/politica/noticia/chega-consegue-melhores-resultados-concelhos-menor-compra-1993728

No terço dos concelhos onde o Chega obteve melhores resultados, os estabelecimentos de ensino secundário por 10.000 habitantes (0,79) são inferiores face à média nacional de 0,94. Também o número de estabelecimentos de ensino básico por 10.000 habitantes (6,19) é inferior à média nacional de 6,54. Já a taxa de retenção no ensino básico (3,01) é superior à média nacional de 2,22, nos concelhos onde o Chega teve melhores resultados.

O que é que a media do numero de estabelecimentos de ensino secundário nos concelhos onde o houve maior votantes do CHEGA têm a ver com a maioria dos votantes do CHEGA terem formação secundaria? Não falei nada disso.

Editado por Liberblue

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, Agora:

O que é que a media do numero de estabelecimentos de ensino secundário têm a ver com a maioria dos votantes do CHEGA terem formação secundaria? Não falei nada disso.

São apenas dados sobre a educação. Mas já agora onde estão esses números que falas do ensino secundário do Chega?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

São apenas dados sobre a educação. Mas já agora onde estão esses números que falas do ensino secundário do Chega?

tá ai num gráfico umas paginas atrás. Eu respondi ao Mica baseado na analise feita por ele nesse gráfico, mas sinceramente também faço mea culpa porque não verifiquei a veracidade do mesmo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, Agora:

tá ai num gráfico umas paginas atrás. Eu respondi ao Mica baseado na analise feita por ele nesse gráfico, mas sinceramente também faço mea culpa porque não verifiquei a veracidade do mesmo. 

O gráfico de  umas páginas atrás (se vi bem) apenas se referia ao número de votantes por faixa etária. Nada indicava sobre o número de pessoas com formação de ensino secundário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

O gráfico de  umas páginas atrás (se vi bem) apenas se referia ao número de votantes por faixa etária. Nada indicava sobre o número de pessoas com formação de ensino secundário.

Diz sim. Vai lá ver melhor.

No entanto, mesmo que sejam pessoas com pouco nível de educação não deixam de ser cidadãos Portugueses e não acho que a abordagem correta seja menosprezar porque não são licenciados ou tiveram menos acesso a educação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 18 horas:

Nos entretantos o Chega irá ter um vice presidente da AR (Os 4 partidos mais votados elegem um cada um salvo erro). 

Que terá que existir apesar de ter que ser aprovado por maioria absoluta pela AR, vai ser interessante.

Chega também fica elegível para presidir Comissões dentro da AR, mas aí os outros partidos não estão obrigados a dar-lhes isso portanto será uma não-questão.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 6 minutos:

Diz sim. Vai lá ver melhor.

No entanto, mesmo que sejam pessoas com pouco nível de educação não deixam de ser cidadãos Portugueses e não acho que a abordagem correta seja menosprezar porque não são licenciados ou tiveram menos acesso a educação.

Já vi. Não sei se será mesmo assim no eleitorado total contudo.

Em relação ao segundo ponto nem eu disse o contrário. Vale um voto que é tão válido como os outros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 49 minutos:

Uma das teses do Capital e Ideologia do Piketty é exatamente essa, que os eleitores de esquerda e direita, mais que divididos por riqueza, estão divididos por educação, com as pessoas com mais altos níveis de educação universitária a votarem à esquerda, enquanto as pessoas que ficaram pelo secundário a votarem à direita, independentemente das suas posses.

Depois apresenta dados sobre o assunto durante umas 300 páginas em vários países, mas isso já é um problema do Piketty, que poderia perfeitamente escrever os livros em metade do tamanho.

• Like 5
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 1 minuto:

Uma das teses do Capital e Ideologia do Piketty é exatamente essa, que os eleitores de esquerda e direita, mais que divididos por riqueza, estão divididos por educação, com as pessoas com mais altos níveis de educação universitária a votarem à esquerda, enquanto as pessoas que ficaram pelo secundário a votarem à direita, independentemente das suas posses.

Depois apresenta dados sobre o assunto durante umas 300 páginas em vários países, mas isso já é um problema do Piketty, que poderia perfeitamente escrever os livros em metade do tamanho.

Sim mas repara, Piketty era soviético e comia crianças ao pequeno-almoço.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 12 horas:

Se o PSD+CDS tivessem ido em modo PAF e tivessem os mesmos votos. O PS nao teria maioria absoluta. E precisaria provavelmente do L/PAN para governar.

Em Bragança o PS teve mais 15 votos que o PSD, com a coligação era o PSD que elegia 2 e o PS elegia 1 (penso que não estou a dizer asneira nenhuma). Elegia facilmente mais 2 em Lisboa, dados os votos desperdiçados do CDS e os do PSD que não foram suficientes para o 14º deputado. Portanto só no distrito da capital, em vez de 13, eram 15. Acho que nem é preciso fazer o exercício para o resto do País.

Contudo, isto para o CDS só iria servir para prolongar o estatuto de muleta do PSD, se já assim as pessoas se questionam para que raio vão votar CDS quando podem votar no PSD (os mais moderados) ou IL (os mais liberais), fazer do CDS o eterno apêndice apenas iria atrasar o inevitável que acabou por acontecer no domingo.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Achar que alguém é inteligente por ter o secundário.... Devem ter andado numa escola muito diferente da minha vocês.

• Like 24

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

São o partido que fica em último se considerarmos apenas os votos dos licenciados...

ter o secundário feito é sinal de pouca formação? Se os comparares com o BE os números entre votantes com o 12º ano e os licenciados é quase igual

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 minutos:

Achar que alguém é inteligente por ter o secundário.... Devem ter andado numa escola muito diferente da minha vocês.

Já sei onde o Pol Pot foi buscar as teorias sobre quem é e não é intelectual.

Compartilhar este post

Link para o post

Algum sítio que já tenha os resultados por faixa etária?

Tenho curiosidade em ver as votações + taxa de abstenção para a malta jovem.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém descobre qual a freguesia com mais votos no ADN? Tenho curiosidade mórbida para ver se alguma aldeia de freaks de mobilizou depois de ver um conhecido meu a partilhar coisas deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...