Augusto Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de Solero, há 1 minuto: Sem dúvida, há fundamentalismo e alguma intolerância para sair da bolha e questionar com boas intenções políticas que vão contra àquilo em que as pessoas se revêem. E isto aplica-se a esquerda e direita. No entanto, o meu ponto visava apenas refletir o efeito daquilo que eu considero uma simplificação excessiva daquilo que é governar um país do ponto de vista económico que a IL levou a cabo. O facto de tanta malta jovem que conheço e que tenho em boa conta terem votado IL ou acharem que as medidas que eles propõem são sensatas é resultado dessa mesma simplificação em torno dos impostos. Quem é que não gostava de pagar menos impostos? Quando essa campanha é feita com tanto afinco através das redes sociais, os próprios jovens acabar por passar a palavra. É o partido mais atrativo para quem não quer pensar muito sobre o efeito social e económico de medidas que os beneficiam no curto prazo. E quem é que paga o paraíso fiscal que a IL quer em Portugal? É que da última vez que vi Portugal tem uma dívida externa um bocadinho grande. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 31 Janeiro 2022 Estou super curioso para saber como vai ser a postura do governo face ao Chega no parlamento. Vão-lhes dar palco entrando em discussões? Vão responder às intervenções como se fosse um partido normal? Ou vão agir como se não estivessem lá e remeter-se 4 anos ao silêncio? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de antifa, Agora: Vão-lhes dar palco entrando em discussões? Vão responder às intervenções como se fosse um partido normal? Ou vão agir como se não estivessem lá e remeter-se 4 anos ao silêncio? de uma coisa é certa, podem entrar em discussões, tratar como se fosse um partido normal ou ignorar 4 anos... mas vai sempre dar mais votos para o chega Compartilhar este post Link para o post
andre26 Publicado 31 Janeiro 2022 (editado) Citação de Solero, há 8 minutos: É o partido mais atrativo para quem não quer pensar muito sobre o efeito social e económico de medidas que os beneficiam no curto prazo. Sim porque não ganhou um partido que promete aumentos de salário mínimo nacional sem que as pessoas pensassem em como vai surgir o dinheiro para dar os tais aumentos. Alguns comentários aqui são um bocado redutores daquilo que é o programa dos partidos de direita. Foi as primeiras eleições que me dei ao trabalho de procurar informação sobre o que todos os partidos propunham e muita coisa que dizem sobre a direita não é o que estão a propor. Editado 31 Janeiro 2022 por andre26 Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de andre26, Agora: Sim porque não ganhou um partido que promete aumentos de salário mínimo nacional sem que as pessoas pensassem em como vai surgir o dinheiro para dar os tais aumentos. Achas mais atrativo para um jovem dizerem lhe que vai poupar 200€/mês em descontos para IRS ou que o salário mínimo vai ser aumentado em meia dúzia de euros? Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de Lebohang, há 3 horas: Tenho aqui um produto incrível. Um boião com areia da Dinamarca, pedras da Alemanha, madeira da Suécia e água da fonte da Estónia. Se o abrirem todos os dias às 08.00 a vossa vida vai melhorar e todos os problemas do país desaparecerão. Alguém disposto a comprar este produto fantástico por uns módicos e incríveis 3€? Confesso que li nórdicos... Compartilhar este post Link para o post
andre26 Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de Solero, Agora: Achas mais atrativo para um jovem dizerem lhe que vai poupar 200€/mês em descontos para IRS ou que o salário mínimo vai ser aumentado em meia dúzia de euros? Não é só jovens que compõe o eleitorado e na parte que cito não falas em jovens. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de Solero, Agora: Achas mais atrativo para um jovem dizerem lhe que vai poupar 200€/mês em descontos para IRS ou que o salário mínimo vai ser aumentado em meia dúzia de euros? Se for um jovem inteligente e com 2 dedos de testa vai preferir o primeiro. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de andre26, há 2 minutos: Sim porque não ganhou um partido que promete aumentos de salário mínimo nacional sem que as pessoas pensassem em como vai surgir o dinheiro para dar os tais aumentos. não entres nessa discussão, pq há sempre contra-argumentos e não és deputado. Há quem diga que, de acordo com a produtividade e pib per capita e mais uns quandos indicadores económicos q o salário mínimo já devia tar nos 1000 euros 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de Banks29, há 1 minuto: Se for um jovem inteligente e com 2 dedos de testa vai preferir o primeiro. Ou então depende do nível de egoísmo, né? Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de Banks29, há 1 minuto: Se for um jovem inteligente e com 2 dedos de testa vai preferir o primeiro. Então eu declaro-me orgulhosamente estúpido. 6 Compartilhar este post Link para o post
andre26 Publicado 31 Janeiro 2022 (editado) Citação de Solero, há 5 minutos: Achas mais atrativo para um jovem dizerem lhe que vai poupar 200€/mês em descontos para IRS ou que o salário mínimo vai ser aumentado em meia dúzia de euros? De qualquer forma sabes que o que estava a ser proposto era uma redução progresiva do IRS, certo? Que nos primeiros anos não haveria redução para quem já desconta o máximo? Editado 31 Janeiro 2022 por andre26 Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 31 Janeiro 2022 Talvez já não seja jovem, não vou admitir em público que sou burro. Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 31 Janeiro 2022 Já estamos na fase em que os esquerdistas são moralmente os descendentes de Jesus Cristo? 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de andre26, há 3 minutos: De qualquer forma sabes que o que estava a ser proposto era uma redução progresiva do IRS, certo? Que nos primeiros anos não haveria redução para quem já desconta o máximo? Não é verdade. A proposta da IL defendia isto: "A IL admite que, transitoriamente, possa ser aplicado um sistema de duas taxas, no âmbito do qual os rendimentos até 30 mil euros paguem uma taxa de 15% e o remanescente uma taxa de 28%." Portanto é mais que óbvio que quem está nos escalões mais altos teria um alivio fiscal. Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 31 Janeiro 2022 Bem, umas notas sobre a noite de ontem: - em relação à IL, tem um resultado que não me deixa receoso e que, diga-se, mereceram. Apesar de serem uma seita moderna e jovem, libertária, com ideias bem radicais a nível económico, vejo com bom grado a sua representação na AR, porque: do que tenho visto, trazem seriedade e coerência ao debate (sim, adoram soundbytes, outdoors, mas em debates e em campanha trazem propostas e ideias); trazem progresso nas liberdades e nos valores sociais que faltava muito à direita (mesmo que não seja de uma forma impetuosa, já é um avanço); obriga o PSD a modernizar-se. O PSD está com um cheiro a bafo, totalmente desorientado, não trás nada de novo ao país e, ultimamente, nem oposição sabe fazer. Mesmo nestas questões de liberdades sociais, o PSD está a ser papado. E agora, com 8 deputados é que vamos ver o que realmente têm para dar ao país. Se o PSD acordar, acho que não cresce muito mais. A IL é basicamente um BE da direita. -sobre o Chega, também acho que não vai crescer muito mais. O objetivo do AV, para se ter a noção, era 15% dos votos. Apesar de ser um número absurdo, muita gente pensava que iam chegar aqui e ter uns 10%, no mínimo. Não tiveram e ficaram bem longe. A direita nos últimos meses tem feito uma cerca (não muito segura, mas tem) e com o maior protagonismo que aqueles cromos vão ter, também maior será o escrutínio, e isto irá afetar o seu crescimento. -sobre o PS e sobre os resultados eleitorais: já todos percebemos que o que aconteceu ontem foi algo mirabolante, surpreendente, que apanhou muita gente de surpresa, que votou PS para que PSD não ganhasse e, mesmo não querendo, acabou por contribuir para a maioria absoluta. Já todos percebemos o impacto das sondagens e, realmente, acho que é altura de começar a discutir isto, mas outro aspeto que não vi ser referido é que as sondagens deram, nos últimos dias, muitos mais votos à direita do que os que realmente tiveram. IL e Chega, de facto, tiveram bons resultados, mas PSD ficou muito, muito aquém. Ora, não faz muito sentido as pessoas terem passado de PSD para PS, por isso, o que é que aconteceu a esse eleitorado das sondagens que chegou mesmo a dar maioria de direita?! -sobre a maioria absoluta: eu acho que muita gente tem de perceber que nós, mais tarde ou mais cedo, temos de começar a penalizar PS e PSD por serem a m*rda que são. E isto tem de começar a ser dito de maneira clara. Nenhum país concentra tantos votos em dois partidos, como nós. Basta pensar também, que é bom para a democracia que se ouçam vários partidos, que haja responsabilidades em vários partidos - o mito da estabilidade é isso mesmo, um mito, porque por essa Europa fora não faltam exemplos em que é preciso ir a eleições novamente, em que não se consegue formar governo, e são países prósperos, sendo muitas vezes um exemplo para países como o nosso (um exemplo é a Suécia). Isto é em termos mais teóricos, mas vamos passar para a realidade então, para ver o que é que PS e PSD têm trazido ao país: dezenas, centenas de governantes e autarcas dos dois partidos condenados por inúmeros crimes (curiosamente, foi mais um hoje); e se não são condenados, por inocência ou por falta de provas ou prescrição, cá ficam acordos e negócios como os das PPP's rodoviárias e as feed-in tariffs que, parecendo que não, vão lixando a vida a todos nós; fim dos debates quinzenais; sucessivo desinvestimento na ferrovia quando, na Europa, o caminho era precisamente o contrário; e podia continuar a tarde toda...Nem PS, nem PSD têm um projeto para o país. É a mediocridade. E quem fica contente com este resultado e com uma maioria absoluta é ficar contente com a mediocridade. Neste país olha-se muito para trás e pouco para o futuro. Nada é pensado a longo prazo. Vamos ser dos países que mais vai sofrer com as alterações climáticas, somos dos países mais velhos do mundo (!), temos imensos jovens que querem emigrar, mas passamos uma campanha a falar do gato do Rui Rio e do salário mínimo. Deixar de votar PS e PSD não implica que estes deixem de estar no governo, mas é diferente estes partidos terem quase 100 deputados ou pouco mais de 50... -uma nota para o Volt, que teve um resultado muito muito mau. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de Rain Dog, há 1 hora: da IL? Da direita no geral. É influência americana. Quando se normalizou a vilanização da esquerda ao ponto de teres gente a achar que são piores do que o chega ou que devem ser ilegalizados está tudo dito do futuro da política Oi? Eu vejo precisamente o contrário. Nem é preciso ir longe, basta ler este tópico. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de NIkeL, há 1 minuto: Oi? Eu vejo precisamente o contrário. Nem é preciso ir longe, basta ler este tópico. Curiosamente, a designação "extrema-direita" apenas é usada com o Chega. Já "extrema-esquerda" é usada para tudo à esquerda do PS... 3 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 31 Janeiro 2022 Grande vitória do PSD! Evitam o momento da verdade em relação ao CHEGA e ganham quatro anos para tentar a sua domesticação. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de NIkeL, há 1 minuto: Oi? Eu vejo precisamente o contrário. Nem é preciso ir longe, basta ler este tópico. queres que se faça o quê com um partido que faz propostas inconstitucionais, como o flat tax ou aquela coisa do ensino universitário que eles tinham? o chega nem um programa tinha. e o próprio psd deu-lhes uma narrativa que eles aproveitaram. Estavam ao centro e tinham o mesmo diagnóstico da IL, mas diferentes resoluções (para parecerem moderados). E o chega pronto, era moderar-se e logo se via Agora, se partidos como o BE e o PS usaram a "extrema direita" como arma, e mal (pq dizer isso assim é estupido e não funciona), até concordo contigo Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de Plagio o Original, há 1 minuto: queres que se faça o quê com um partido que faz propostas inconstitucionais, como o flat tax ou aquela coisa do ensino universitário que eles tinham? o chega nem um programa tinha. e o próprio psd deu-lhes uma narrativa que eles aproveitaram. Estavam ao centro e tinham o mesmo diagnóstico da IL, mas diferentes resoluções (para parecerem moderados). E o chega pronto, era moderar-se e logo se via Agora, se partidos como o BE e o PS usaram a "extrema direita" como arma, e mal (pq dizer isso assim é estupido e não funciona), até concordo contigo Se não concordas, não votes neles. Eu não votei. Tenho imensas ideias que se qualificam como liberais, mas não ao ponto do que o partido defende, daí não votei neles. Não preciso é de os colar ao Chega, mas como é mais à direita, são os vilões e os mauzões que vão tomar o país de assalto. Fosse o mesmo à esquerda, no pasa nada. Peace and love. O país nas mãos de um BE não teria precisamente os mesmos problemas mas por razões diferentes? É que não vejo tanta gente a falar assim deles por exemplo. Juro que não percebo porque é que se acha que o extremismo só é perigoso para um lado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 31 Janeiro 2022 Ah ok teoria da ferradura para a proxima fico calado Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de Plagio o Original, Agora: Ah ok teoria da ferradura para a proxima fico calado Não me dês falsas esperanças... 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Janeiro 2022 Citação de Solero, há 33 minutos: Achas mais atrativo para um jovem dizerem lhe que vai poupar 200€/mês em descontos para IRS ou que o salário mínimo vai ser aumentado em meia dúzia de euros? Infelizmente, já não sou assim tão jovem, mas votei IL. E respondo "nim" às 2 questões. Gostava que houvesse uma diminuição do número de escalões de IRS, e que houvesse uma aumento do SMN concertado com os patrões. Concertado no sentido em que a maioria pudesse pagar+subir quem está acima. Algumas daquelas micro empresas que até para o SMN mínimo se vêm gregas para pagar, podiam ir ao charco 1 Compartilhar este post Link para o post