Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de aarao73, há 1 minuto:

Ele não ia no continente fazer esse acordo, na minha opinião, ia encostar-se a IL e tentar acordos com a esquerda. O Chega ajudar seria a morte do PSD para décadas.

Pronto, cada um acredita no que quer, né? Do que já vimos e conhecemos até aqui, não tenho quaisquer dúvidas que ele faria tudo o que fosse preciso para ter o poder.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, Agora:

elegemos o Mao Tsé Tung! 😥

vamos todos ser fuzilados e vão nos confiscar os bens.

Ilídio, não disse isso. Mas que é um perigo, que fosse o PS ou o PSD a tê-la é. 
e acho que o costa é tao mentiroso que nem sabe como isto lhe caiu nas mãos. 
A Mudança de discurso pra o final indicava que sabia que provavelmente não ia ter maioria.. e suprise suprise, teve. 
agora no discurso de vitória dizer que vai ser uma maioria de diálogo, deve ser para rir.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 19 minutos:

mas metade deve segui-la porque ele é jeitosa. It's the internet. Everything is sexual around here.

Ja se fala da Edite mesmo antes de haver maioria absoluta. Duvido que não seja ela. O PS nunca teve uma mulher presidente da AR, acho que vão escolhê-la.

concordo em absoluto com o segundo parágrafo, mas deixa me que te diga que como eleitor de esquerda tenho mais 'medo' da IL do que do Chega.

Acima de tudo porque o Chega é uma federação de descontentes, chalupas e desenquadrados. não têm bem algo que os ligue a não ser o "isto está tudo mal". Não acreditam bem em coisa nenhuma. Em ideologia nenhuma, em projecto nenhum. A começar pelo Ventura, que não acredita em metade do que diz. principalmente ao nivel penal. Ele é professor de direito penal, com obra publicada e nunca defendeu nada do que diz agora. E o partido não tem um projecto para o país, hoje dizem A, mas amanhã dizem B. Dizem tudo e o seu contrário. Defendem coisas incompatíveis. Votam em tudo o que achem que vai ser popular. "Aumento de duzentos por cento das pensões? Sim; Corte dos impostos para metade? Sim". Aquilo não é maneira de se programar um partido e estou ciente que agora com 12 isso vem ao de cima claramente. Antes do fim do ano, já dois ou tres deputados abandonaram o Chega, escreve aí.

Mas a IL 'assusta-me' por que esses sim, têm um projecto para o país, acreditam piamente (mais do que qualquer outro partido da nossa praça) na sua ideologia, quer aplicá-la mesmo.

No fundo, eu temo mais a IL porque desvalorizo o Chega. Posso é estar errado e o Chega vir a conseguir ser poder. Altura em que vou dizer "olha que os tipos da IL pá, até que e tal...

Tens as tuas razões para não gostar da IL e percebo, mas achas que desvalorizas o poder que o Chega tem, e não é pouco. O Chega é uma atrocidade para a democracia e têm meios para destabilizar, como já se viu. Quanto ao resto, concordo contigo, são um vazio de ideias. 

Apesar de tudo, Portugal precisa de uma reforma económica, mas que não implique a destruição do Estado Social, e é por isso que descordo de muita coisa que a IL defende. No entanto, acho que também defendem certas ideias que concordo, muitas delas naquilo que diz respeito à norma das empresas e à criação de riqueza. Por esta mesma razão, é que acho positivo a presença destes no parlamento, mas nunca à frente do governo. 

No entanto, o meu ponto era a esquerda correr tudo à direita de fascista e outros tantos nomes depreciativos. O que é que ganham com estes soundbytes? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 22 minutos:

lol

ontem no reddit também andava lá essa cantiga, pessoas que votaram várias vezes, votos falsificados, aldrabices no voto antecipado...trumpização da direita portuguesa

O povo rejeita quem diz que via cortar apoios sociais e tem um discurso crispado contra os pobres?

Não! O povo adora essa malta, mas as eleições foram roubadas.

409hvm.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

O Rio ia fazer acordos com a esquerda? Eu aconselhava-te a ler as linhas gerais do programa do PSD. 

Teria de o fazer, se fizesse com o chega matava o psd a longo prazo. Não poderia chegar a um entendimento com o PS ? Ou com o pan ou livre num ou outro diploma ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, Agora:

Pois não, não está do teu lado. Apesar de ele ter referido imensas vezes que não faria acordos com o Chega, o iludido sou eu e o iluminado cheio de conhecimento és tu.

Essa converseta de m*rda acabou a dar uma maioria ao PS. Espero que estejas feliz da vida.

Estou igual ao que estava ontem. Não votei PS, nunca vivi da política nem de tachos, não tenho clubite política, e recentemente até saí de um emprego estável para virar freelancer, portanto até poderia estar relativamente inseguro e, em termos práticos, uma ideologia de direita até me poderia beneficiar financeiramente.

A questão é que tenho capacidade de olhar para além do meu umbigo, algo que para uns quantos parece difícil.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de M. Porter, há 8 minutos:

O PS com maioria absoluta e com os milhões do PRR se não fizer obra nos próximos 4 anos é muito incompetente. Este é o ciclo político mais interessante para gerir e limpar o estereótipo gerado pela governação Sócrates.

A história mostra-nos que o mais provável é a PJ e o Ministério Público virem a ter muito trabalho daqui a uns anos.

• Like 10
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aarao73, há 2 minutos:

Teria de o fazer, se fizesse com o chega matava o psd a longo prazo. Não poderia chegar a um entendimento com o PS ? Ou com o pan ou livre num ou outro diploma ?

O PS e o PSD tinham visões claramente distintas nas áreas fundamentais. O Livre disse claramente que com uma vitória da direita seria oposição. Mas quer o PAN e o Livre eram irrelevantes, porque o PSD iria precisar bem mais do que 2 ou 3 deputados para passarem diplomas. A única hipótese seria o PS. E no PS, caso o Costa tivesse perdido o sucessor seria o PNS de maneira que tenho muitas muitas dúvidas nesses entendimentos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

Estou igual ao que estava ontem. Não votei PS, nunca vivi da política nem de tachos, não tenho clubite política, e recentemente até saí de um emprego estável para virar freelancer, portanto até poderia estar relativamente inseguro e, em termos práticos, uma ideologia de direita até me poderia beneficiar financeiramente.

A questão é que tenho capacidade de olhar para além do meu umbigo, algo que para uns quantos parece difícil.

És tão melhor que os outros, Ghelthon, os meus parabéns por seres quem és.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém é melhor que ninguém. A humanidade em geral (eu incluído) é que é uma m*rda.

Misantropia 4 Ever

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 17 minutos:

Tirando a parte da bancarrota, que acho um exagero, estou de acordo. A maioria absoluta do PS é má.

Mas, ainda assim, prefiro isto do que o PSD a mandar, especialmente se mandasse com o Chega por trás.

Convém falares com pessoas para além da tua "bolha" é assim que funciona?

Foi essa lenga lenga repetida até a exaustão que deu a maioria ao PS parabéns.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aarao73, há 3 minutos:

Mas o que tu não estás a perceber é que o Rio deu um tiro no pé ao fazer o acordo com o Chega nos Açores e isso matou logo qualquer hipótese do Rio chegar a Primeiro Ministro.

Quanto a dizeres que o Costa já dava a Maioria como perdida... é provável, mas por isso é que o Costa é 100x melhor político que o Rio. Um disse que provavelmente não iria ter maioria absoluta, o Rio disse para o Costa perder com dignidade e começou a embandeirar em arco, agora vai para casa falar alemão.

Mais um aparte, o Costa/PS não é perfeito, mas isso nenhum político/partido o é, mas entre votar naquilo que já conhece ou votar no desconhecido, o povo português preferiu o que já conhece e a estabilidade.

E tenho uma novidade para ti, não há nenhum político que não seja mentiroso, se ainda não sabias isso ficas já a saber.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Btw o Rio no discurso de ontem em 5 minutos resumiu o que eu vinha há umas semanas a avisar.

A economia para ele é como gerir uma mercearia sem dívidas e o perder as estribeiras em alemão mostrou bem o autoritarismo sem noção.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 1 minuto:

Convém falares com pessoas para além da tua "bolha" é assim que funciona?

Foi essa lenga lenga repetida até a exaustão que deu a maioria ao PS parabéns.

Que raio, o que é que eu disse que tem que ver com uma bolha? É a minha opinião, não preciso de uma bolha para ter uma opinião.

Acreditar que iria haver acordos PSD/PS é wishful thinking, porque isso seria um tiro no pé junto do eleitorado, especialmente do lado do PS.

Já do lado do Rio, os Açores mostraram que o poder tolda muito as promessas, e os "nunca" facilmente se quebram. O Rio tem uma absoluta sede de poder, e como tal ficaria zero surpreendido se negociasse com o Chega, no caso de precisar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aarao73, há 15 minutos:

Mas o que me preocupa e Que o PS tenha luz verde para tudo.. e fico preocupado numa nova bancarrota. 

eu tb me preocupo com isso, mas não temo em nada uma bancarrota. O Costa já demonstrou que gosta de contas certas. Deu o unico superativt desde...o Salazar.

Acho que a o gasto publico descontrolado, a troyka e nao sei que mais é um risco fora de jogo, completamente. O Costa nem com o PCP e o BE a instigarem para gastar mais ou mandavam o governo abaixo, gastou, vai ser agora, sem essa pressão que o fará? Qual é a lógica disso? é só pq "PS é igual a bancarrota?". Chavões toda a gente tem para oferecer. Mas ver a realidade é sempre melhor.

Citação de doom_master, há 11 minutos:

Um bocado é ser muito simpático. É idiota e já deveria ter sido alterado. E nunca irá acontecer pois favorece os partidos maiores.

Mas se tivermos um circulo eleitoral unico, como nas Europeias por exemplo, haverá uma problema: se o interior hj em dia já não conta para nada, se por si só não der deputados à nação, nunca mais nenhum candidato se preocupará sequer um segundo com Portalegre ou Bragança. A campanha - e a governação do país a seguir - far-se-á apenas e só para o litoral. "Ah, mas hoje em dia já o é". Mas ia piorar. De repente os 100000 votos de Bragança interessariam menos porque são abafados pelos 2 milhões de Lisboa.

Citação de Elvis, há 14 minutos:

Apesar de ele ter referido imensas vezes que não faria acordos com o Chega,

mas tu não percebes o cerne da questão: o povo não acreditou na palavra dele.

O povo não acreditou que se o PSD estivesse a 12 deputados da maioria absoluta, o Rio dissesse "nah, não quero ser primeiro ministro".

Até pq o fez nos Açores.

O Rio disse e repetiu, mas isso não pareceu credível. Ninguém recusaria o poder, por causa disso. Ou melhor, até haverá quem o fizesse. Mas o Rui "pode ser, logo-se vê" Rio de certeza que não transmitia essa fortitude de espírito.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou minimamente preocupado com a maioria do PS, alias, até acredito que irão fazer um bom trabalho e não acredito minimamente que iremos caminhar para uma bancarrota ou wtv, não digo que foi o melhor resultado, mas entre a maioria do PS ou ter o Rio como primeiro ministro, mil vezes o Costa com maioria.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 12 minutos:

A história mostra-nos que o mais provável é a PJ e o Ministério Público virem a ter muito trabalho daqui a uns anos.

Isso não invalida o que eu disse.

Citação de IlidioMA, há 6 minutos:

eu tb me preocupo com isso, mas não temo em nada uma bancarrota. O Costa já demonstrou que gosta de contas certas. Deu o unico superativt desde...o Salazar.

Acho que a o gasto publico descontrolado, a troyka e nao sei que mais é um risco fora de jogo, completamente. O Costa nem com o PCP e o BE a instigarem para gastar mais ou mandavam o governo abaixo, gastou, vai ser agora, sem essa pressão que o fará? Qual é a lógica disso? é só pq "PS é igual a bancarrota?". Chavões toda a gente tem para oferecer. Mas ver a realidade é sempre melhor.

Mas se tivermos um circulo eleitoral unico, como nas Europeias por exemplo, haverá uma problema: se o interior hj em dia já não conta para nada, se por si só não der deputados à nação, nunca mais nenhum candidato se preocupará sequer um segundo com Portalegre ou Bragança. A campanha - e a governação do país a seguir - far-se-á apenas e só para o litoral. "Ah, mas hoje em dia já o é". Mas ia piorar. De repente os 100000 votos de Bragança interessariam menos porque são abafados pelos 2 milhões de Lisboa.

O povo não acreditou que se o PSD estivesse a 12 deputados da maioria absoluta, o Rio dissesse "nah, não quero ser primeiro ministro".

Até pq o fez nos Açores.

O Rio disse e repetiu, mas isso não pareceu credível. Ninguém recusaria o poder, por causa disso. Ou melhor, até haverá quem o fizesse. Mas o Rui "pode ser, logo-se vê" Rio de certeza que não transmitia essa fortitude de espírito.

Os 15 votos em bragança que decidiram 1 deputado podiam ter decidido a maioria absoluta ou não... 

Até parece que não foi o Rio que, em determinados momentos, andou a meter paninhos quentes no lixo "ideológico" do Chega.

Compartilhar este post

Link para o post

Aos 0:32 do video a Mariana fala de alguém que será deputado na próxima legislatura (Pedro Pessanha).

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 21 minutos:

Tens as tuas razões para não gostar da IL e percebo, mas achas que desvalorizas o poder que o Chega tem, e não é pouco. O Chega é uma atrocidade para a democracia e têm meios para destabilizar, como já se viu. Quanto ao resto, concordo contigo, são um vazio de ideias. 

Apesar de tudo, Portugal precisa de uma reforma económica, mas que não implique a destruição do Estado Social, e é por isso que descordo de muita coisa que a IL defende. No entanto, acho que também defendem certas ideias que concordo, muitas delas naquilo que diz respeito à norma das empresas e à criação de riqueza. Por esta mesma razão, é que acho positivo a presença destes no parlamento, mas nunca à frente do governo. 

No entanto, o meu ponto era a esquerda correr tudo à direita de fascista e outros tantos nomes depreciativos. O que é que ganham com estes soundbytes? 

eu gostava de gostar da IL. Eu gostava que a IL fosse mais LibDem. Mas não é. É mais Tea Party. São perigosos, se aplicaram tudo o que dizem.

Citação de aarao73, há 31 minutos:

e outros não fazerem nada e receberem ?

e onde que anda essa gente que a direita gosta tanta de apresentar? 

Quantos milhões de parasitas andam aí? Se é um problema assim tão prevalecente que leve a partidos com esse discurso a terem votações tremendas (e leve a direita toda a embarcar, de forma mais ou menos suavizada, nesse discurso) seria de esperar que andassem "esquadrões de cavalaria de parasitas que recebem sem trabalhar" por aí na rua, que se os encontrasse em todo o lado. E no entanto, quando peço a alguem de direita "diga-me um" ou ficam mudos, ou dizem generalidades sem prova, ou dizem "os refugiados", ou seja a malta que fugiu dos corta-cabeças do Estado Islâmico. Eu fico estarrecido. Onde andam esses milhões de parasitas? Eu quero vê-los. É que, don't get me wrong, também quero apontar-lhes o dedo, juntar-me a vós e dizer "vai mas é trabalhar". Só fica dificil encontrá-los.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 4 minutos:

eu gostava de gostar da IL. Eu gostava que a IL fosse mais LibDem. Mas não é. É mais Tea Party. São perigosos, se aplicaram tudo o que dizem.

Mas eu já disse mais do que uma vez que concordo que têm medidas completamente desproporcionais à realidade deste país, por isso é que nem respondo aos soundbytes que a malta vai mandando quando simplesmente estou a tentar dizer que colocar o Chega e IL dentro do mesmo saco não faz sentido porque a IL, se moderada, é uma presença muito positiva dentro do parlamento. 

Mas não consigo concordar com a ligação de Chega e IL. Desculpa, mas para mim não faz sentido nenhum.

Mas pronto, siga a marinha.

Compartilhar este post

Link para o post

O engraçado disto, é que se o resultado fosse ao contrário, as mesmas coisas seriam escritas, só se mudava as posições dos utilizadores.

No fim do dia, fico satisfeito por o Rui Rio não ir para lá, porque iria precisar da IL (e não os quero perto do poder) e do Chega. A não ser se tivesse maioria absoluta, o que considero que era muito mau.

Também referir que se alguém daqui acredita que se o PSD tivesse a possibilidade de formar governo, mas para isso teria que ser com os deputados do Chega, que iria abdicar disso, é de uma ingenuidade tremenda.

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 3 minutos:

Até pq o fez nos Açores.

A cerne da questão é esta. Houve uma propaganda enorme do PS que o Rio iria fazer governo com o Chega. Como tal o voto útil do centro teria que ir para o PS.

E vendeu que a esquerda PCP,BE foram irresponsáveis por colocar o país neste estado.  Como tal o voto útil para a direita não governar com o Chega seria no PS. E foi isto. O Chega dá jeito mas não é certamente para a direita, dá para a esquerda.

Ontem o João Oliveira disse tudo, nós podíamos propor mil e uma coisa, podíamos ter discursos totalmente diferentes que o resultado acabaria por ser o mesmo, o PS queria este desfecho. E não deixa de ter razão. Podemos estar aqui a falar, se as campanhas do BE e PCP foram eficazes, se a direção já não tem a imagem cansada mas já tinham perdido de avanço, os "maus da fita" já estavam escolhidos.

Ainda me lembro de andar aqui a discutir com o @HappyKing que foi uma falha dos partidos mais a esquerda não aprovar o orçamento, etc e que eu acreditava que o PS não tinha ambições de ir a eleições. Não podia estar mais enganado 😅. Pelo postura que tiveram na campanha estava tudo muito bem planeado.

olhando para trás o Rio disse mil e uma vezes que não haveria governo com o Chega, foi dito e redito mas teve uma falha grave que foi o debate com o Ventura ter corrido particularmente mal, e a questão da prisão perpétua ter sido quase omnipresente na campanha, e isso, muito possivelmente levou a desconfiança das pessoas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aarao73, há 30 minutos:

A Mudança de discurso pra o final indicava que sabia que provavelmente não ia ter maioria.. e suprise suprise, teve. 
agora no discurso de vitória dizer que vai ser uma maioria de diálogo, deve ser para rir.

a fanfarronice do Rio, já a dizer "perca com dignidade, sr, Costa", já a distribuir ministérios, obrou a maioria absoluta do PS. o eleitorado de esquerda ficou com medo que o PSD ganhasse - o que nunca esteve verdadeiramente em cima da mesa, nas sondagens, mas foi uma narrativa que se instalou - e foi a correr votar no Costa.

Desse ponto de vista, bem feita para o Rio. É para aprender a estar calado, ou a falar de política e propostas para o país e menos de bravatas, graçolas e do Zé Albino.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...