Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Ps sem mobilização pela suposta possibilidade de empate técnico e sem voto útil teria tido uns 36/37%

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 11 minutos:

Quantos mais nomes leio para o PSD mais me apercebo como o partido está num vazio. E o mesmo para o PS sem o Costa.

Fogo, se o PS tem alguma coisa é sucessores como nome. É o que a governabilidade dá. PNS, Ana Catarina Mendes, Vieira da Silva, até a Marta Temido, Medina, etc etc. O PSD, sim não tem quase ninguem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 3 minutos:

Fogo, se o PS tem alguma coisa é sucessores como nome. É o que a governabilidade dá. PNS, Ana Catarina Mendes, Vieira da Silva, até a Marta Temido, Medina, etc etc. O PSD, sim não tem quase ninguem.

Tirando o PNS, o resto tem tudo o carisma de uma batata (a ACM tem a questão do marido)

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia do @Mica tem o seu sentido. Parece-me interessante e até uma forma de possivelmente baixar a abstenção.

Mas ninguém me parece interessado em alterar a lei eleitoral. Pelo menos não os 2 maiores partidos.

Quanto ao PSD, o Rio vai sair e o Rangel vai assumir. Não há mais ninguém para pegar no partido neste momento e o Rangel vai pegar naquilo e tentar esperar que as coisas no PS corram mal.

Uma coisa, o que acontece com o Rio e o seu lugar de deputado se ele sair?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

como é que isso funciona? Como o @Mica descreveu?

Já agora, no PSD, que é feito do Aguiar Branco? Era uma figura de destaque, desapareceu? Não estaria disponivel para pegar no partido?

Ou o Moreira da Silva (mas esse ainda é novo. não se há-de querer queimar já)

São 57 deputados eleitos: 52 pelos círculos de ilhas, e 5 pelo círculo de compensação.

Ou seja, após eleitos os 52 mandatos pelas ilhas, apura-se o número total de votos recebidos por cada lista no conjunto dos círculos de ilha, e atribuem-se os 5 mandatos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 24 minutos:

bem unidos facamos desta luta final

uma teeerra gentrificaaaada

a internacional

A Música é amor. O Tavares a cantar é que...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

como é que isso funciona? Como o @Mica descreveu?

Já agora, no PSD, que é feito do Aguiar Branco? Era uma figura de destaque, desapareceu? Não estaria disponivel para pegar no partido?

Ou o Moreira da Silva (mas esse ainda é novo. não se há-de querer queimar já)

Anda/va pelo Dragão a ver jogos do FCP

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que o PSD não tem um nome óbvio forte, se tivesse já nem teria sido o Rui Rio a ir a eleições. 

Mas este mal resultado também dará tempo bastante de procurar alguém decente. 

Compartilhar este post

Link para o post

Um círculo de compensação creio que funcionaria assim:

Pegava-se nos 2.246.637 votos do PS e dividia-se por 118 (número de deputados eleitos + 1), o que daria 19.039, aproximadamente. Fazendo o mesmo para os restantes partidos, ficaria:
- PSD 20.183
- CH 29.658
- IL 29.823
- BE 40.044
- CDU 33.805
- CDS 86.578
- PAN 41.125
- L 34.487
- ...

Daí para a frente era a aplicar o método de Hondt, novamente. Começava com 2 deputados para o CDS uma vez que teve mais do dobro dos votos "desperdiçados" que o 2º nessa lista. Depois era 1 para o PAN, 1 para BE, 1 para L, 1 para CDU, 1 para IL, 1 para CH e voltava ao CDS (86.578/3 = 28.859). E assim sucessivamente até que os mandatos se esgotassem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 11 minutos:

Desculpa o atraso.
Tem uma série de problemas, primeiro indica que não sabes porque razão descontas, que não sabes para o que é que descontas mas acima de tudo que não sabes para que é usado o teu dinheiro. Depois não me parece também que saibas minimamente os valores praticados nos apoios sociais e a quem os mesmos são dados, a conversa do rsi e do descontar para os outros estarem no café sem fazer um cu, é bonito para criar soundbytes.

Em último caso parece-me claramente que estás alheado das pessoas que realmente precisam dos apoios sociais que o estado concede e da importância dos mesmos na gestão dessas mesmas realidades sociais. Haaa mas recebem o RSI e têm BMWs parados a porta e não fazem um cu. E dados há ? É que uma pessoa para receber RSI tem de ter rendimentos inferiores ao próprio apoio que é o mísero valor de 189,66€. Sabes quanto recebe uma família de dois adultos com um filho em termos mensais ? 550,01€, uma fortuna que nem alimentação deve pagar. O RSI é um mecanisco de combate à pobreza extrema com uma série de requisitos que são precisos completares para teres acesso.

Sabes para que servem os teus impostos também ? Para pessoas como eu que têm uma doença neurológica degenerativa não tenham de rebentar 60 000€ só em medicação como são os preços praticados na América onde as seguradores fogem com o cu à seringa porque assim podem. Para conseguires ter uma tentativa de comparticipação do estado, é preciso mil e um apelos, exposições e rezar para que um dos fundos existentes depois de todas as burocracias te ajude ao contrário de Portugal onde é feito de forma imediata mal tens diagnóstico.
Os espaços de saúde públicos são importantíssimos, melhor geridos obviamente, mas estão longe de ser o problema do país. Já nem falo no facto de se te dá o acaso de teres uma doença e teres de transferir o seguro de lado, estás f*dido porque o teu prémio sobe para valores que realmente só malta que pode é que consegue pagar.
Sabes para que servem também os 1000€ que descontas ? Para apoiar instituições como a ser+ que andam na rua em ações de reabilitação de pessoas com HIV com todo um histórico diferente de infeção, pessoas que vão desde sem-abrigos, a consumidores de drogas e alcoólicos, ações essas que visam reabilitar e ajudar pessoas que por um motivo ou outro se encontram em situação precária e que mais ninguém ajuda.
Servem para as pessoas de uma realidade que se calhar tu não conheces poderem ter os filhos nas escolas (com material escolar dado pelo estado de forma deficiente diga-se), que essas mesmas pessoas se calhar possam ter os filhos a participar ações desportivas/sociais que de outra forma não poderiam. Serve para mil e uma coisas que são bem mais que a porcaria da gota pequena no oceano que são os bandidos do RSI.
Eu tive a sorte de os meus pais me darem uma vida privilegiada mas ainda mais sorte de me terem criado com valores humanos minimamente decentes que me permitam ver além do meu umbigo e da minha bolha, felizmente tive o (des)privilégio de ver o que são miúdos de 10 anos que vão para a escola sem o pequeno-almoço e a primeira refeição que comem é o almoço na escola porque em casa só há dinheiro para o jantar, miúdos que nem uns chinelos para tomar banho depois de um treino tinham.
Se a ideia é descontar menos para roubar os apoios a quem mais precisa deles, então enquanto sociedade falhámos redondamente. O que nos distingue de qualquer outro animal é a capacidade de pensar e sentir e com isso sermos capazes de tentarmos ser mais justos.

E a boa gestão do dinheiro e fundos públicos (que eu defendo, já agora) não está em nada relacionada com os bandidos do RSI. Está relacionada com um Estado Social mais eficiente e pro-activo, e eficiência, ao contrário do que alguma malta da direita pode pensar, não se resolve apenas com cortes. Resolve-se com melhores condições de trabalho, investimento em infraestruturas e um sem número de condições muito mais importantes antes de pensar cortar a eito na função pública só porque sim.
Ainda temos muito que evoluir enquanto estado social, normal e faz parte do nosso desenvolvimento enquanto país e população, agora a estratégia não pode ser nunca prejudicar quem mais precisa dos apoios porque existem uns quantos aldrabões que dão a volta ao sistema. O principio deve ser exatamente o mesmo de um Estado de Direito, antes um culpado solto que um inocente preso.
E volto a ressalvar, não sei o que defendes, o que é certo é o que post a que eu dei quote estava tudo errado e não passam de ideias não só falsas como completamente desconexas do mundo real, desprovidas do real alcance que esses pequenos subsídios e os impostos têm.

bom ver que a empatia vive no corpo de moderação do cmpt ❤️

discurso de porta-voz, @Diogo_CFBpõe rédeas neste gajo senão rouba-te o lugar

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 14 minutos:

Desculpa o atraso.
Tem uma série de problemas, primeiro indica que não sabes porque razão descontas, que não sabes para o que é que descontas mas acima de tudo que não sabes para que é usado o teu dinheiro. Depois não me parece também que saibas minimamente os valores praticados nos apoios sociais e a quem os mesmos são dados, a conversa do rsi e do descontar para os outros estarem no café sem fazer um cu, é bonito para criar soundbytes.

Em último caso parece-me claramente que estás alheado das pessoas que realmente precisam dos apoios sociais que o estado concede e da importância dos mesmos na gestão dessas mesmas realidades sociais. Haaa mas recebem o RSI e têm BMWs parados a porta e não fazem um cu. E dados há ? É que uma pessoa para receber RSI tem de ter rendimentos inferiores ao próprio apoio que é o mísero valor de 189,66€. Sabes quanto recebe uma família de dois adultos com um filho em termos mensais ? 550,01€, uma fortuna que nem alimentação deve pagar. O RSI é um mecanisco de combate à pobreza extrema com uma série de requisitos que são precisos completares para teres acesso.

Sabes para que servem os teus impostos também ? Para pessoas como eu que têm uma doença neurológica degenerativa não tenham de rebentar 60 000€ só em medicação como são os preços praticados na América onde as seguradores fogem com o cu à seringa porque assim podem. Para conseguires ter uma tentativa de comparticipação do estado, é preciso mil e um apelos, exposições e rezar para que um dos fundos existentes depois de todas as burocracias te ajude ao contrário de Portugal onde é feito de forma imediata mal tens diagnóstico.
Os espaços de saúde públicos são importantíssimos, melhor geridos obviamente, mas estão longe de ser o problema do país. Já nem falo no facto de se te dá o acaso de teres uma doença e teres de transferir o seguro de lado, estás f*dido porque o teu prémio sobe para valores que realmente só malta que pode é que consegue pagar.
Sabes para que servem também os 1000€ que descontas ? Para apoiar instituições como a ser+ que andam na rua em ações de reabilitação de pessoas com HIV com todo um histórico diferente de infeção, pessoas que vão desde sem-abrigos, a consumidores de drogas e alcoólicos, ações essas que visam reabilitar e ajudar pessoas que por um motivo ou outro se encontram em situação precária e que mais ninguém ajuda.
Servem para as pessoas de uma realidade que se calhar tu não conheces poderem ter os filhos nas escolas (com material escolar dado pelo estado de forma deficiente diga-se), que essas mesmas pessoas se calhar possam ter os filhos a participar ações desportivas/sociais que de outra forma não poderiam. Serve para mil e uma coisas que são bem mais que a porcaria da gota pequena no oceano que são os bandidos do RSI.
Eu tive a sorte de os meus pais me darem uma vida privilegiada mas ainda mais sorte de me terem criado com valores humanos minimamente decentes que me permitam ver além do meu umbigo e da minha bolha, felizmente tive o (des)privilégio de ver o que são miúdos de 10 anos que vão para a escola sem o pequeno-almoço e a primeira refeição que comem é o almoço na escola porque em casa só há dinheiro para o jantar, miúdos que nem uns chinelos para tomar banho depois de um treino tinham.
Se a ideia é descontar menos para roubar os apoios a quem mais precisa deles, então enquanto sociedade falhámos redondamente. O que nos distingue de qualquer outro animal é a capacidade de pensar e sentir e com isso sermos capazes de tentarmos ser mais justos.

E a boa gestão do dinheiro e fundos públicos (que eu defendo, já agora) não está em nada relacionada com os bandidos do RSI. Está relacionada com um Estado Social mais eficiente e pro-activo, e eficiência, ao contrário do que alguma malta da direita pode pensar, não se resolve apenas com cortes. Resolve-se com melhores condições de trabalho, investimento em infraestruturas e um sem número de condições muito mais importantes antes de pensar cortar a eito na função pública só porque sim.
Ainda temos muito que evoluir enquanto estado social, normal e faz parte do nosso desenvolvimento enquanto país e população, agora a estratégia não pode ser nunca prejudicar quem mais precisa dos apoios porque existem uns quantos aldrabões que dão a volta ao sistema. O principio deve ser exatamente o mesmo de um Estado de Direito, antes um culpado solto que um inocente preso.
E volto a ressalvar, não sei o que defendes, o que é certo é o que post a que eu dei quote estava tudo errado e não passam de ideias não só falsas como completamente desconexas do mundo real, desprovidas do real alcance que esses pequenos subsídios e os impostos têm.

❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 minuto:

bom ver que a empatia vive no corpo de moderação do cmpt ❤️

discurso de porta-voz, @Diogo_CFBpõe rédeas neste gajo senão rouba-te o lugar

Vou dar cabo desse menino 😎

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kayzy, há 2 horas:

Uma coisa, o que acontece com o Rio e o seu lugar de deputado se ele sair?

entra um dos não eleitos no Porto.

Por exemplo, tenho a certeza que o Jeronimo vai sair e dar lugar ao Duarte Alves, que ficou em terceiro na lista de Lisboa, logo não eleito. Que é um rapaz novo, e que se destacava nas comissoes de inquérito.

edit: é este:

SdSAYwTT_400x400.jpg

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 horas:

Em vez de andarmos a rasgar as vestes por o Chega ter metido uma dúzia de mamíferos na AR, devíamos parar um pouco para pensar o que porquê disso acontecer.

Nem isso os para meu caro. Já tentei dialogar várias vezes com um colega meu que diz abertamente que vota no chega, tentando mostrar porquê é que as propostas do Chega não têm cabimento, com argumentos lógicos, mas acaba sempre no mesmo. Não vale a pena, não dá para mais, esperar que eles bronquem ao máximo na AR

Compartilhar este post

Link para o post

O RSI para mim é um péssimo mecanismo de combate à pobreza. 

Como já disse, os CEI+ são a melhor forma de combate à pobreza e de inserção na sociedade e economia. 

Em vez de uma família de 2 adultos receber 300 e poucos euros, recebe cerca de 1000€. E trabalha. 

Assim vale a pena o Estado gastar dinheiro e assim não me importo de pagar impostos, ainda que eventualmente tenha que pagar mais, para que uma família tenha poder de compra a sério. 

Uma família de 3, o puto acaba o secundário, quer fazer uma pausa, o agregado chega aos quase 1500€ mensais. Dá mais de 15000€ por ano. Isto abre a mente a uma pessoa, abre portas às famílias, uma pessoa ganha calo, ganha ambição. 

CEI+ por RSI para ontem. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 8 horas:

O Daniel Oliveira na SIC N ontem disse que a IL saca muito voto jovem com base na perversidade do ataque ao Estado Social porque como são os jovens que menos usufruem das comodidades do ES (Serviço Nacional de Saúde, Direitos Laborais seguros, Sistema de Pensões) eles dão ideia à malta jovem que é um sorvedouro de recursos quando na verdade é um porto de abrigo para eles daqui a 30/40 anos.

Pois mas isso também nao é verdade.

A Seguranca Social foi boa e abundante sobretudo para quem beneficiou nos anos 60/70/80 sem nunca ter descontado (ou ter descontado pouco) para ela. Sabemos hoje que o modelo que existe neste momento nao é sustentavel a longo prazo a nao ser que a natalidade aumente substancialmente ou que tenhamos doencas como o Covid todos os anos.

A questao que a IL esta a vender (e que é obviamente falaciosa no intento nao porque nao ser uma premissa verdadeira mas porque a solucao proposta nao melhora a situacao) é clara. Quem se reforma hoje ja recebe bastante menos (comparativamente com que se reformou ha 10 ou 15 anos) e a situacao tende a pior ao ponto de quem descontou 40 anos provavelmente poder fazer isso num fundo privado com muito maior rentabilidade.

Alias esse problema ja se coloca em muitos paises que mudaram esta situacao ha anos. Em todos os paises do Norte da Europa existe um cap na reforma e as pessoas so descontam até esse cap.

Por exemplo digamos que a pensao maxima seria 2000 Euros, os descontos para a reforma sao 10%, que sao apenas imputados nos primeiros 3200 Euros de rendimento, o restante esta livre desse desconto. Isto esta bem porque o desconto deve ser para a "nossa" reforma e nao para compensar a dos outros.

A introducao disto já era para ontem em Portugal, mas obviamente apenas comecando em quem entra agora no mercado do trabalho, para nao prejudicar quem andou a fazer descontos sobre rendimentos maiores e agora se teria de reformar com um cap.

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 17 minutos:

edit: é este:

SdSAYwTT_400x400.jpg

Devia haver um insta tipo "IL ou PCP"?

Editado por antifa
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...