Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ricardo Pinto, há 25 minutos:

Primeira vez que estou a falar contigo e já percebo o porque de implicarem tanto contigo, não tem nada a ver com a ideologia politica como pensava...distorces tudo o que se diz, não consegues interpretar corretamente o que uma pessoa diz, basicamente tudo ao lado, o que torna impossível o dialogo.

E atenção que eu não olho para a politica com clubite, não tenho um partido, e se vir que alguém de direita pode merecer o meu voto, voto sem qualquer problema, até ao momento ainda não aconteceu, só se considerarmos o Marcelo de direita.

É na boa. Eu não quis distorcer as tuas palavras, mas é errado pensar que as pessoas que votam no chega são pouco inteligentes.

Ao contrario do que se disse aqui, eu não procurei generalizar, eu apenas referi que a maioria das pessoas que votam no chega têm o ensino secundário, logo não me parece que a questão não seja a falta de instrução, grau de inteligencia e falta de informação ou falta de interesse em procura-la.

É certo que existe um percentagem do eleitorado que navega pelos mundos do Bitchute e teorias da conspiração, mas será o minimo.

É o eleitorado do chega todo fascista, racista e xenofobo ? acho que não. Tal como todo o eleitorado do BE e PCP não será concerteza marxista-lenista, penso até que nem sabem o que isso é, se soubessem...

O eleitorado do chega concentra-se na classe trabalhadora, que sente as dificuldades de gerir um orçamento mensalmente, desgostosa da falta da qualidade da classe politica e da sua falta de transparência e corrupção e impunidade.

O eleitorado do chega pauta-se por outras caracteristicas, são pessoas mais conservadoras, que valorizam a importancia da familia e a sua segurança, e acho que são pessoas que de certa forma não se conseguem enquadrar neste novo conceito globalista de ideias, diversificado, com vários movimentos. São pessoas mais tradicionais. 

O que eu sinto, é que a maioria das pessoas que vota Chega, têm medo de dizer que vota Chega, porque existe uma cultura de taxar as pessoas com rótulos.

Chamar os cheganos de fascistas ou pouco inteligentes ou seja o que for, não me parece que seja a solução para nada. Porque as pessoas gostam muito de dizer que são muito compreensivas, empáticas e que se preocupam com os outros, mas é com os outros que pensam como elas.

É na base do dialogo que se consegue se muda as mentalidades, mas se o ponto de partida é logo começar a taxar as pessoas de pouco inteligentes e fascistas algo vai mal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 12 minutos:

Requalificação urbana da zona da Cruz vai ligar a cidade e melhorar a circulação

Entretanto, parece que ao fim de quase 30 anos vai acontecer mesmo, Santa Maria da Feira (freguesia) vai parar de estar dividida em 2 pela EN 223.
Bastou a câmara pagar os custos do projeto e talvez ainda pagar 30% da obra de 12M, se a IP se fizer de difícil.

Quando vai avançar ao certo? Quem sabe. Fala-se que é para começar em 2024, tenho esperança que sim.

Na prática isso significa simplesmente que vão tirar os rails e meter duas rotundas, certo? Ou seja, a largura da via fica igual? É capaz de melhorar o trânsito mas se mantém o mesmo perfil quase de autoestrada acaba por continuar a ser zona de ninguém, feia e apenas para carros. Ou isso vai mudar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 6 minutos:

É na boa. Eu não quis distorcer as tuas palavras, mas é errado pensar que as pessoas que votam no chega são pouco inteligentes.

Ao contrario do que se disse aqui, eu não procurei generalizar, eu apenas referi que a maioria das pessoas que votam no chega têm o ensino secundário, logo não me parece que a questão não seja a falta de instrução, grau de inteligencia e falta de informação ou falta de interesse em procura-la.

É certo que existe um percentagem do eleitorado que navega pelos mundos do Bitchute e teorias da conspiração, mas será o minimo.

É o eleitorado do chega todo fascista, racista e xenofobo ? acho que não. Tal como todo o eleitorado do BE e PCP não será concerteza marxista-lenista, penso até que nem sabem o que isso é, se soubessem...

O eleitorado do chega concentra-se na classe trabalhadora, que sente as dificuldades de gerir um orçamento mensalmente, desgostosa da falta da qualidade da classe politica e da sua falta de transparência e corrupção e impunidade.

O eleitorado do chega pauta-se por outras caracteristicas, são pessoas mais conservadoras, que valorizam a importancia da familia e a sua segurança, e acho que são pessoas que de certa forma não se conseguem enquadrar neste novo conceito globalista de ideias, diversificado, com vários movimentos. São pessoas mais tradicionais. 

O que eu sinto, é que a maioria das pessoas que vota Chega, têm medo de dizer que vota Chega, porque existe uma cultura de taxar as pessoas com rótulos.

Chamar os cheganos de fascistas ou pouco inteligentes ou seja o que for, não me parece que seja a solução para nada. Porque as pessoas gostam muito de dizer que são muito compreensivas, empáticas e que se preocupam com os outros, mas é com os outros que pensam como elas.

É na base do dialogo que se consegue se muda as mentalidades, mas se o ponto de partida é logo começar a taxar as pessoas de pouco inteligentes e fascistas algo vai mal.

Mas depois na realidade, se formos analisar bem o eleitorado do Chega, diria que a sua grande maioria são pessoas pouco formadas, pouco interessadas e que se baseiam em fake news (para não dizer outra coisa). Temos outra parte que acaba a votar no partido só porque tocam em 2 ou 3 assuntos que não são tão baladados por outros partidos e que até são pessoas interessadas e sem qualquer tipo de conotação à ideologia base do partido. Claro que nem todas as pessoas que votam Chega são ignorantes, racistas, xenófobas, etc etc. Mas eu diria que a grande maioria o são, e por grande maioria, entenda se quem se identifica com a ideologia do partido. Só um aparte, nesta questão não existe qualquer rota de fuga, o Chega é um partido racista, xenófobo, homofóbico e tudo mais.

Voltando ao tema, tens muito eleitorado que se baba quando o Ventura grita contra os ciganos e contra a subsídio-dependência. Muitos porque são, desculpa a expressão, ignorantes e aceitam tudo o que ele diz como dogma, outros são a favor porque vivem na sua bolha, realidade, wtv, o que queiras chamar, e opinam sobre uma realidade que desconhecem, achando que são mais do as outras pessoas.

Fazendo um pequeno exemplo, no caso do @Pickle Rickh se formos atrás da doutrina chegana, ele não tem direito a subsídio nenhum. Se num universo de 100 pessoas que recebem o RSI, 2 estiverem a fazer a atividade normal que o Chega apregoa, coçar a tomatada, porque raio é que as 98 pessoas que efetivamente merecem receber o subsídio (preenchem os critérios) e que precisam dele para sobreviver, perderiam esse subsídio por dois atrasados mentais? Onde é que isso é justo?

A realidade é que normalizar o eleitorado do Chega é que é um erro, e especialmente nunca se poderá normalizar os motivos base, ou o intuito, em se identificar com o partido.

Aceito que muitas vezes antagonizar, e/ou insultar, uma pequena parte do seu eleitorado não seja a melhor forma, até porque no fim do dia, cada um é livre para votar no que quiser e tem a sua liberdade, contudo, pela amostra que se vai tendo da maioria do eleitorado e dos militantes do partido é muito diferente, para não dizer impossível, não associar os mesmos ao racismo e xenofobia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 39 minutos:

Quem vota no Chega tem de olhar para o partido como um "todo", já deu para ver que é um partido racista e xenófobo, só tendo isto em base, a não ser que a pessoa se identifique com isso, nunca deveria pensar votar num partido assim, não me identifico minimamente com a politica do Chega, que na realidade é quase inexistente, é baseada no populismo, com uma ou outra medidas, e o resto vai dizendo o que ele acha que as pessoas querem ouvir, mesmo que se tenha de contradizer, mas depois não há praticamente nada detalhado.

Quem vota Chega, vota porque foi atrás do populismo ou porque se identifica com o partido (racista, xenófobo). 

Partidos para a classe trabalhadora que está descontente, há o PCP e o BE por exemplo.

A segunda parte, estás a dizer que pessoas votam porque valorizam a familia e a sua segurança, em que sentido o Chega melhora isso? Sendo racista? Castração química?

Ao contrário do partido que tu defendes, a IL, o Chega não tem nada que se aproveite, é apenas um vazio, é tudo feito à base do populismo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 43 minutos:

Na prática isso significa simplesmente que vão tirar os rails e meter duas rotundas, certo? Ou seja, a largura da via fica igual? É capaz de melhorar o trânsito mas se mantém o mesmo perfil quase de autoestrada acaba por continuar a ser zona de ninguém, feia e apenas para carros. Ou isso vai mudar?

Do que percebi será algo assim.
Mas posso ter percebido mal a ideia.

Qualquer coisa ali é um upgrade, eu para voltar a casa tenho de dar a volta à cidade ahahah

Acho que também querem meter a central de autocarros ali, não sei o que isso implica em termos de layout da zona

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 14 horas:

Dito isto, nunca votei nem votaria num partido que acabasse com serviços públicos essenciais ao país ou cortasse subsídios fundamentais para que toda as pessoas neste país tenham condições minimamente decentes de vida. Votei IL como já votei noutras alturas em partidos de esquerda, li os programas e usei o meu direito ao voto para votar com quem mais me identifico.

Citação de andre26, há 14 horas:

Posso ser estúpido na mesma

Sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 10 minutos:

Mas depois na realidade, se formos analisar bem o eleitorado do Chega, diria que a sua grande maioria são pessoas pouco formadas, pouco interessadas e que se baseiam em fake news (para não dizer outra coisa). Temos outra parte que acaba a votar no partido só porque tocam em 2 ou 3 assuntos que não são tão baladados por outros partidos e que até são pessoas interessadas e sem qualquer tipo de conotação à ideologia base do partido.

Claro que nem todas as pessoas que votam Chega são ignorantes, racistas, xenófobas, etc etc. Mas eu diria que a grande maioria o são, e por grande maioria, entenda se quem se identifica com a ideologia do partido. Só um aparte, nesta questão não existe qualquer rota de fuga, o Chega é um partido racista, xenófobo, homofóbico e tudo mais.

Voltando ao tema, tens muito eleitorado que se baba quando o Ventura grita contra os ciganos e contra a subsídio-dependência. Muitos porque são, desculpa a expressão, ignorantes e aceitam tudo o que ele diz como dogma, outros são a favor porque vivem na sua bolha, realidade, wtv, o que queiras chamar, e opinam sobre uma realidade que desconhecem, achando que são mais do as outras pessoas.

Fazendo um pequeno exemplo, no caso do @Pickle Rickh se formos atrás da doutrina chegana, ele não tem direito a subsídio nenhum. Se num universo de 100 pessoas que recebem o RSI, 2 estiverem a fazer a atividade normal que o Chega apregoa, coçar a tomatada, porque raio é que as 98 pessoas que efetivamente merecem receber o subsídio (preenchem os critérios) e que precisam dele para sobreviver, perderiam esse subsídio por dois atrasados mentais? Onde é que isso é justo?

A realidade é que normalizar o eleitorado do Chega é que é um erro, e especialmente nunca se poderá normalizar os motivos base, ou o intuito, em se identificar com o partido.

Aceito que muitas vezes antagonizar, e/ou insultar, uma pequena parte do seu eleitorado não seja a melhor forma, até porque no fim do dia, cada um é livre para votar no que quiser e tem a sua liberdade, contudo, pela amostra que se vai tendo da maioria do eleitorado e dos militantes do partido é muito diferente, para não dizer impossível, não associar os mesmos ao racismo e xenofobia.

Na minha opinião, o teu primeiro paragrafo não está correto. Para mim os eleitores do chega são iguais a qualquer outra pessoa, simplesmente pensa de outra maneira. Se tu perguntares a qualquer eleitor do Chega se ele é racista, xenofobo, homofobico, fascista ele vai dizer que sim!? Ele é ingenuo ao ponto de não perceber que o é!? Por favor...mas tudo bem cada um acredita no que quer.

A questão é precisamente a do teu terceiro paragrafo. As pessoas acham que a maioria dos votantes do chega vota só por causa dos ciganos e subsidio-dependencia, ( tal até pode acontecer e é verdade, mas mais no interior principalmente no alentejo ) mas não é. É muito mais pela questão socioeconómica que vivemos, estado da justiça e falta de transparência politica. 

Em relação ao caso do RSI, não sei porque nem sei a doutrina do chega. O que sei é do que falo com as pessoas com quem convivo no meu dia-a-dia, e o problema nunca é os ciganos, nem os homessexuais, ou as raças ou seja o que for. 

Ninguém falou em normalizar, mas atacar/insultar só vai fazer pior. Digo mais, agora o discurso é: O chega não pode crescer mais, quando os eleitores virem o circo na assembleia é que vão entender. Posso estar enganado, mas depois do desastre que vai ser esta governação ( porque maiorias com o PS dá sempre m*rda ) mas vamos ver o Chega a crescer ainda mais. O Chega, na minha opinião vai buscar votos na abstenção, mas posso estar enganado.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão dos apoiantes do Chega não se identificarem como racistas advém do chamado racismo sistémico e latente que existe em Portugal. Se eles dizem que não, eles acreditam mesmo que não são. Já está tão enraizado dizer que os ciganos são todos pessoas que não fazem nada e o que fazem são só aldrabices, que eles não consideram que isso é racismo, mas sim simplesmente o status quo. É aquela questão do "eu não sou racista, maaas" ou "eu até tenho um amigo..." Eles acreditam verdadeiramente que não são porque não consideram o que dizem como tal. 

Editado por Grillo
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 6 minutos:

A questão dos apoiantes do Chega não se identificarem como racistas advém do chamado racismo sistémico e latente que existe em Portugal. Se eles dizem que não, eles acreditam mesmo que não são. Já está tão enraizado dizer que os ciganos são todos pessoas que não fazem nada e o que fazem são só aldrabices, que eles não consideram que isso é racismo, mas sim simplesmente o status quo. É aquela questão do "eu não sou racista, maaas" ou "eu até tenho um amigo..." Eles acreditam verdadeiramente que não são porque não consideram o que dizem como tal. 

Isso volta ao ponto da ignorancia e inteligencia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 3 horas:

Algo todos temos de concordar, se fores apoiante do Chega, não és muito inteligente.

Vou-te quotar isto por um motivo. E basta veres, um pouco, o que acontece na América com gajos como o Rogan.

O chega é um fenómeno social que atrai muita gente. Há, obviamente, também gente que se aproveita disso. Vai haver gente dentro do partido e simpatizante que ae está a cagar porque sabe que há um mercado ali. E são bem inteligentes a explorar esse mercado porque lhes trás público (bem ou mau, trás) e acaba por lhes dar exposição.

Dizer que os apoiantes deles não são muito inteligentes é um pouco falacioso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 2 minutos:

Nem mais nem menos.

Mas o problema é que esse tipo de pensamento está enraizado em muitas pessoas, de vários quadrantes políticos. E quem diz os ciganos diz outras etnias, orientação sexual, religião e afins.

É a mentalidade que tem que mudar, mas na minha opinião se vamos antagonizar acho que ainda vai piorar, mas é a minha opinião. 

Na minha opinião no sistema educativo actual, daquilo que sei actualmente, têm-se evoluído para haver uma maior abertura, respeito e tolerância para com as diferenças. Penso que nesse aspecto talvez possamos estar otimistas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 6 minutos:

Na minha opinião, o teu primeiro paragrafo não está correto. Para mim os eleitores do chega são iguais a qualquer outra pessoa, simplesmente pensa de outra maneira. Se tu perguntares a qualquer eleitor do Chega se ele é racista, xenofobo, homofobico, fascista ele vai dizer que sim!? Ele é ingenuo ao ponto de não perceber que o é!? Por favor...mas tudo bem cada um acredita no que quer.

Claro que sabem o significado. E claro que não o assumem. Não é por não assumirem que não deixam de o ser, especialmente se depois se identificarem com essa doutrina. Só o assumiriram se o chega passasse a ser o partido da maioria do país e dos portugueses. Mal comparado, é como o nazismo, nos anos 30 e 40, existiam uma enorme quantidade de nazis, no pós guerra e anos seguinte desapareceram quase todos. O racismo e a xenofobia não desapareceram, simplesmente deixou de ser aceitável assumir esses sentimentos / mentalidade. É o mesmo que se passa hoje, e na minha opinião, é uma característica que grande parte do eleitorado do Chega.

Citação de Liberblue, há 13 minutos:

A questão é precisamente a do teu terceiro paragrafo. As pessoas acham que a maioria dos votantes do chega vota só por causa dos ciganos e subsidio-dependencia, ( tal até pode acontecer e é verdade, mas mais no interior principalmente no alentejo ) mas não é. É muito mais pela questão socioeconómica que vivemos, estado da justiça e falta de transparência politica. 

Certo, só peguei os 2 exemplos maiores, mainstream. Mas se for pelas questões que enumeras, posso, desde já, demonstrar que se é por esses motivos (entre os restantes) são pessoas mal informadas e que não procuram informação sobre quem promete mudanças. Pegando mas questões de justiça e de transparência política, por muita boa vontade que o Chega possa ter, os seus líderes, e muitos dos seus militantes, e agora deputados, não são exemplos daquilo que pretendem. Têm processos na justiça, têm pouca transparência política, têm ligações a fraudes fiscais e corrupção. Basicamente, o mesmo que vemos noutros partidos. Onde é que estão esses ideias que apregoam? De que serve dizer que se vai combater a corrupção, se depois também são corruptos?

Citação de Liberblue, há 19 minutos:

Em relação ao caso do RSI, não sei porque nem sei a doutrina do chega. O que sei é do que falo com as pessoas com quem convivo no meu dia-a-dia, e o problema nunca é os ciganos, nem os homessexuais, ou as raças ou seja o que for. 

Pode não ser o problema de parte do eleitorado, mas é um dos bastiões do partido. Sempre que existe tempo de antena, vem o ataque aos ciganos, o ataque aos subsídio-dependentes.  Se uma pessoa sabe que uma das bases do partido é esta guerra, que está constantemente a falar disso, ao votar está a aceitar essa ideia. Está a ser coniviente com essa ideia.

Quanto ao resto, é um problema da esquerda, não só cá, mas um pouco por todo o lado. O Chega tem agora X deputados, tem agora uma voz maior e conquistou um espaço que acaba por merecer. É a democracia. Na minha opinião, estando o "mal feito", o que a esquerda tem que fazer é debater sempre, de igual para igual, com o Chega. Coisa que, por exemplo, o Rui Tavares soube fazer, mostrou as diferenças entre os partidos e os ideias, mandou as bocas que tinha que mandar, sem nunca entrar no campo do ataque pessoal ou ofender. Coisa que o BE não sabe fazer. O ideia é ouvir as ideias e chegar a um meio termo, socialmente aceitável em temas em isso seja possível e não antagonizar ou ostracizar.

Isto tem dois resultados possíveis, aproveitar algumas ideias em que seja possível encontrar um ponto de encontro, desarmando grande parte das armas do Chega (Não querem dialogar porque sabem que temos razão!!!!), ou ser o Chega a não querer qualquer tipo de entendimento, e em ambos os casos é o Chega que sai a perder.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de KAralinda, há 4 horas:

@Ticampos

por acaso gostava de ver uma sondagem, tipo uns dias (menos de um mês) depois das eleições.... 

Vou deixar Portugal de lado, ja nao consigo olhar para nada relativo a Portugal. O nosso foco sera agora EUA e possivelmente Franca. Vou desligar totalmente da politica do nosso pais e nao so por causa do outlier que foram as sondagens em relacao ao PS. Nao gostei de praticamente nada do que aconteceu, exceptuando talvez a eleicao do Rui Tavares que foi merecida...

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Maffu, há 5 minutos:

Vou-te quotar isto por um motivo. E basta veres, um pouco, o que acontece na América com gajos como o Rogan.

O chega é um fenómeno social que atrai muita gente. Há, obviamente, também gente que se aproveita disso. Vai haver gente dentro do partido e simpatizante que ae está a cagar porque sabe que há um mercado ali. E são bem inteligentes a explorar esse mercado porque lhes trás público (bem ou mau, trás) e acaba por lhes dar exposição.

Dizer que os apoiantes deles não são muito inteligentes é um pouco falacioso.

Eu sei que estou a generalizar, não estou a falar de quem se aproveita para ter mais público, considero o Ventura muito inteligente, tanto que consegue vender aquelas ideias, acreditando ou não delas, tal como "vendeu" o oposto antes de ir para o Chega. E como ele há mais, inteligentes que se ligam ao partido porque sabem que vão ter um público alvo "fácil" e vão se aproveitar disso, quer concordem ou não com as ideologias do partido. Nisso concordo a 100%.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu trocava falta de inteligência por falta de cultura nesta discussão.

E quanto ao Chega, aquilo é um partido de protesto, é um grande guarda-chuva que apanha tudo. Em geral quem vota neles foca-se num assunto e esquece e desvaloriza o resto. Olhem... Eu conheço um emigrante minhoto na França, casado com uma Cabo-verdiana, que vota Chega. Porquê? Porque é um gajo a quem a vida não foi simpática e é dos que, apesar de passar a vida a pedir "jeitinhos", está sempre com a conversa da corrupção na boca. Faz sentido? Pá, não faz, mas é fácil, não implica andar a par da política, é ligar a sound bytes. 

Vocês estão em grupos de facebook frequentados na maioria por pessoal de meia-idade de origens sociais variadas? Acho que essa devia ser uma experiência sociológica obrigatória, é que explica tudo. 

Editado por antifa
  • Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

não sei porquê mas tenho a sensação que o nuno melo vai tentar roubar eleitores ao chega.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de depina, há 2 minutos:

não sei porquê mas tenho a sensação que o nuno melo vai tentar roubar eleitores ao chega.

Evidentemente. E não sei o que pensar disso. Bom para fragilizar a extrema direita ou mau por termos um CDS cada vez mais virado para essa margem?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de depina, há 10 minutos:

não sei porquê mas tenho a sensação que o nuno melo vai tentar roubar recuperar eleitores ao chega.

corrigido

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que vocês partem do pressuposto errado que existe um eleitorado Chega, com as mesmas convicções, valores, crenças, ou seja pessoas formatas para votar no Chega.

O Chega conseguiu cerca de 400 mil pessoas a votarem neles, essas 400mil pessoas não surgiu do nada, nem foi a primeira vez que votaram, surgiram de votações de outros partidos. Como tal, o que quero dizer é que sim, existe razões para as pessoas votarem no Chega sem serem particularmente daquela vertente politica de extrema direita.

E também já podíamos parar de confundir o CDS com o Chega. O CDS é um partido conservador mas tem um doutrina cristã que não permite ter linhas de pensamentos que o Chega têm. Alias, na minha opinião, o CDS terminou porque para além da péssima passagem do Chicão foi um partido que não queria seguir as diretrizes do Chega para permanecer vivo e foi um partido que durante a campanha andou sempre a combater o Chega.

O @antifa antecipou o que ia dizer. Concordo com o que ele disse, é protesto mesmo que não faça sentido. Faz lembrar a FN na França, funciona assim, quando é necessário chegar aos momentos decisivos o povo descarta essa opção.

Editado por Alonso.
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, há alguma coisa em relação ao Salário Mínimo para este mandato? Fizeram alguma promessa nesse sentido?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, Agora:

Btw, há alguma coisa em relação ao Salário Mínimo para este mandato? Fizeram alguma promessa nesse sentido?

900 euros até 2026

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 6 minutos:

Claro que sabem o significado. E claro que não o assumem. Não é por não assumirem que não deixam de o ser, especialmente se depois se identificarem com essa doutrina. Só o assumiriram se o chega passasse a ser o partido da maioria do país e dos portugueses. Mal comparado, é como o nazismo, nos anos 30 e 40, existiam uma enorme quantidade de nazis, no pós guerra e anos seguinte desapareceram quase todos. O racismo e a xenofobia não desapareceram, simplesmente deixou de ser aceitável assumir esses sentimentos / mentalidade. É o mesmo que se passa hoje, e na minha opinião, é uma característica que grande parte do eleitorado do Chega.

Certo, só peguei os 2 exemplos maiores, mainstream. Mas se for pelas questões que enumeras, posso, desde já, demonstrar que se é por esses motivos (entre os restantes) são pessoas mal informadas e que não procuram informação sobre quem promete mudanças. Pegando mas questões de justiça e de transparência política, por muita boa vontade que o Chega possa ter, os seus líderes, e muitos dos seus militantes, e agora deputados, não são exemplos daquilo que pretendem. Têm processos na justiça, têm pouca transparência política, têm ligações a fraudes fiscais e corrupção. Basicamente, o mesmo que vemos noutros partidos. Onde é que estão esses ideias que apregoam? De que serve dizer que se vai combater a corrupção, se depois também são corruptos?

Pode não ser o problema de parte do eleitorado, mas é um dos bastiões do partido. Sempre que existe tempo de antena, vem o ataque aos ciganos, o ataque aos subsídio-dependentes.  Se uma pessoa sabe que uma das bases do partido é esta guerra, que está constantemente a falar disso, ao votar está a aceitar essa ideia. Está a ser coniviente com essa ideia.

Quanto ao resto, é um problema da esquerda, não só cá, mas um pouco por todo o lado. O Chega tem agora X deputados, tem agora uma voz maior e conquistou um espaço que acaba por merecer. É a democracia. Na minha opinião, estando o "mal feito", o que a esquerda tem que fazer é debater sempre, de igual para igual, com o Chega. Coisa que, por exemplo, o Rui Tavares soube fazer, mostrou as diferenças entre os partidos e os ideias, mandou as bocas que tinha que mandar, sem nunca entrar no campo do ataque pessoal ou ofender. Coisa que o BE não sabe fazer. O ideia é ouvir as ideias e chegar a um meio termo, socialmente aceitável em temas em isso seja possível e não antagonizar ou ostracizar.

Isto tem dois resultados possíveis, aproveitar algumas ideias em que seja possível encontrar um ponto de encontro, desarmando grande parte das armas do Chega (Não querem dialogar porque sabem que temos razão!!!!), ou ser o Chega a não querer qualquer tipo de entendimento, e em ambos os casos é o Chega que sai a perder.

Gostava de poder por os parágrafos como fizeste mas não consegui. Espero que dê para entender.

No primeiro paragrafo, eu acho que fenómeno do nazismo não é sequer comparável, mas acho que entendo o teu ponto de vista. Eu concordo, até porque algum eleitorado veio do Ergue-te, que muitas pessoas saibam ao que vão, no entanto parece-me pouco crível que isso (racismo, xenofobia) seja uma característica da maioria do eleitorado.

Porque se isso é verdade, então não há volta a dar, quem é racista e xenófobo vai sempre votar no Chega e o Chega vai ter sempre esta votação e temos que aprender a lidar com ela.

Outra questão, porque só aparece agora? Para partido racista e xenófobo já existia o PNR. Mas o PNR teve o quê? 50 mil votos nas eleições de 2019 e anteriores. È só por causa do mediatismo do André Ventura?

As pessoas votam nas ideias dos partidos, podem não concordar com todas mas existe outras que lhes serve. Se fosse assim ninguem votava.

No caso da justiça, desse ponto de vista não se vota em ninguem, que é o que acontece com a maioria, Tá-se a cagar porque são uma cambada de corruptos. O problema é que isto arrasta-se faz muito tempo, ainda nem o Chega existia e as pessoas querem uma mudança da classe politica. Os jobs for the boys no PS nesta ultima legislatura foi vergonhoso. nem tem comparação.

Em relação ao resto concordo, acho que é a dialogar que se pode chegar a algum lado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 2 minutos:

Outra questão, porque só aparece agora? Para partido racista e xenófobo já existia o PNR. Mas o PNR teve o quê? 50 mil votos nas eleições de 2019 e anteriores. È só por causa do mediatismo do André Ventura?

O PNR nunca teve arte e engenho de se auto-promover como fez o André Ventura com o Chega. Portanto eu diria que sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...