Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Rain Dog, há 3 minutos:

15km ida e 15km de volta?! Eu só faria isso se fosse por estradas sem carros e não o faria todos os dias...e só com bike de estrada, senão é uma commute longa pa chuchu. 15km é puxado...

EDIT: Ou estás a dizer 7.5km para cada lado?

Eu tinha pensado em comprar uma bicicleta elétrica para fazer o mesmo. mas sem balneários para tomar banho quando chegava ao escritório desisti da ideia ahah

Compartilhar este post

Link para o post

15km ida e 15km de volta?! Eu só faria isso se fosse por estradas sem carros e não o faria todos os dias...e só com bike de estrada, senão é uma commute longa pa chuchu. 15km é puxado...

EDIT: Ou estás a dizer 7.5km para cada lado?

15km para cada lado.

O percurso é maioritariamente local, não tem muito tráfego automóvel, ainda que hajam duas passagens por estrada nacional muito curtas.

É um teste piloto, apenas, e vou fazê-lo no fim-de-semana (ou próximo se este estiver a chover bem, ainda não tenho capa de chuva). Se correr bem venho 1 dia por semana.

Estou cada vez mais saturado do carro, ao mesmo tempo adoro onde trabalho, e ao mesmo também não me compensa trocar de casa porque a minha namorada trabalha 10km para o sentido oposto (para não falar que a renda é bastante baixa).

Eu adoro correr (5x por semana), mas trocava na boa a corrida da semana por uma vinda de bike para o trabalho se for exequível.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 4 minutos:

15km para cada lado.

O percurso é maioritariamente local, não tem muito tráfego automóvel, ainda que hajam duas passagens por estrada nacional muito curtas.

É um teste piloto, apenas, e vou fazê-lo no fim-de-semana (ou próximo se este estiver a chover bem, ainda não tenho capa de chuva). Se correr bem venho 1 dia por semana.

Estou cada vez mais saturado do carro, ao mesmo tempo adoro onde trabalho, e ao mesmo também não me compensa trocar de casa porque a minha namorada trabalha 10km para o sentido oposto (para não falar que a renda é bastante baixa).

Eu adoro correr (5x por semana), mas trocava na boa a corrida da semana por uma vinda de bike para o trabalho se for exequível.

mesmo assim eu comprava equipamento a sério para esse tipo de commute. Eu faço cerca de 5km para cada lado, vou vestido normalmente e vou na minha fixed gear na boa, se chover levo umas sobrecalças impermeáveis da decathlon e um casaco Rains por cima da roupa normal e chego sequinho. Para 15km já vestia a calcinha de licra e equipamento impermeável mais caro e trocava de roupa no trabalho, para além de só o fazer numa bike de estrada com pneu tipo 700x25c e relação de mudanças bem alta

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

mesmo assim eu comprava equipamento a sério para esse tipo de commute. Eu faço cerca de 5km para cada lado, vou vestido normalmente e vou na minha fixed gear na boa, se chover levo umas sobrecalças impermeáveis da decathlon e um casaco Rains por cima da roupa normal e chego sequinho. Para 15km já vestia a calcinha de licra e equipamento impermeável mais caro e trocava de roupa no trabalho, para além de só o fazer numa bike de estrada com pneu tipo 700x25c e relação de mudanças bem alta

Obrigado, vou ter tudo isso em conta.

Nem que tenha de fazer vários testes aos fins-de-semana até me sentir seguro para vir trabalhar assim.

Transportes públicos também não são opção, tenho de fazer uma espécie de "V", ir ao Porto para depois vir para a Maia, com um custo de 2h para um percurso que poderia ser de 25 minutos de transporte público.

Detesto ineficiências. Não me está a faltar dinheiro nem nada que se pareça, mas incomoda-me estar dependente do carro.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 28 minutos:

Para quando um grupo de facebook para a tomada popular das gasolineiras.

@Che

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, Em 07/03/2022 at 17:26:

Eu também adorava se tivesse outra hipótese. E até adorava mais se tivesse condições para ter um carro elétrico mas morando em prédio e sem garagem bem que posso esperar sentado

amigo, os carros são para a elite económico-social. O tempo da democratização do carro e do acesso do proletariado ao mesmo já passou. Queres ir trabalhar? Vai de bicicleta ou transportes públicos? Queres ir à baixa às compras? Não dá, as lojas são para os ricos e não consegues ir de carro. Há que afastar a plebe da baixa e deixá-la para os ricos, tu ficas na periferia ou nos centros comerciais longe dos turistas e das elites. Tudo em nome da descarbonização, porque todos sabem que os maiores responsáveis pela emissão de CO2 são os pobres.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 20 minutos:

@Mica e comprar uma Honda PCX? Compensa imenso. Falo por experiência própria.

Obrigado pela dica, mas vou por as fichas na bike para já. O tempo que gasto a mais na viagem poupo no facto de não precisar de ir correr após o trabalho, porque efetivamente andar de bike já é exercício físico.

Depois digo como correu.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Só de imaginar: vestir a roupa de ciclismo, impermeáveis, pedalar 15km, chegar todo suado, encontrar um local para deixar a bike, prender com o cadeado, tirar a roupa toda, meter na mochila e meter-me apresentável para começar a trabalhar... Perdia logo a vontade 😅

Comprava logo uma CBF 125 que há algumas por 1000€, muito mais cómodo e bastante econômico.

Editado por Alonso.
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 2 minutos:

Só de imaginar: vestir a roupa de ciclismo, impermeáveis, pedalar 15km, chegar todo suado, encontrar um local para deixar a bike, prender com o cadeado, tirar a roupa toda, meter na mochila e meter-me apresentável para começar a trabalhar... Perdia logo a vontade 😅

Claro, se pensares logo no worst case scenario nunca vais mudar nada.

Roupa de ciclismo duvido que vá usar. Capacete check

Chegar todo suado tenho algumas dúvidas, não existem grandes inclinações, não pretendo ir em temperaturas altas (ou baixas).

Numa hora faz-se o percurso a 15km/h, velocidade de cruzeiro.

E tudo isto 1x ou 2x por semana, e não 5x. Portanto posso escolher bem dias que não chovem (logo adeus impermeável).

Posso estar totalmente iludido e levar com um choque de realidade quando experimentar no fim-de-semana a simulação do percurso. Mas e se corre bem?

Compartilhar este post

Link para o post

Um dia ainda vou perceber porque raio existem partidos a votar contra isto (Sei que no caso da IL foi porque apenas foram abrangidas escolas publicas mas podiam ter se abstido adicionando essa adenda à proposta).

Compartilhar este post

Link para o post

Jesus próxima 2a gasóleo aumenta 25 cêntimos e gasolina 15 cêntimos 😮 deu há pouco no jornal da sic.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

15km para cada lado.

Citação de Mica, há 58 minutos:

Chegar todo suado tenho algumas dúvidas, não existem grandes inclinações, não pretendo ir em temperaturas altas (ou baixas).

15km é puxado como commute de bicicleta.

Falando como alguém que faz 4.5km para cada lado sem grandes inclinações e que não é pessoa para transpirar, 4 km é o suficiente para chegar ao escritório transpirado.

• Se fizer de roupa normal com casaco impermeável refletor da Decathlon resulta em ficar com as costas da camisa molhadas na primeira hora de trabalho.
  • Se fizer de roupa normal com casaco de andar na rua resulta em ficar com as costas da camisa molhadas durante a manhã toda.
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 26 minutos:

Jesus próxima 2a gasóleo aumenta 25 cêntimos e gasolina 15 cêntimos 😮 deu há pouco no jornal da sic.

E disseram que já era a contar com a medida do ISP, portanto imagine-se quanto seria o aumento sem a medida.

O José Gomes Ferreira, pessoa que respeito pouco, disse basicamente que as refinarias estavam a chular o povo, porque eles não compram o combustível ao preço que ele está agora, porque têm acordos de longa duração e não sei quê. Isto é mesmo assim?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

E disseram que já era a contar com a medida do ISP, portanto imagine-se quanto seria o aumento sem a medida.

O José Gomes Ferreira, pessoa que respeito pouco, disse basicamente que as refinarias estavam a chular o povo, porque eles não compram o combustível ao preço que ele está agora, porque têm acordos de longa duração e não sei quê. Isto é mesmo assim?

O que estás a meter agora foi comprado 6 meses atrás, se não estou enganado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, Agora:

O que estás a meter agora foi comprado 6 meses atrás, se não estou enganado

Nem sabia disso, vê lá a minha ignorância. Mas isso só mostra o quão criminoso é este mercado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Nem sabia disso, vê lá a minha ignorância. Mas isso só mostra o quão criminoso é este mercado.

É o normal. Quando o crude sobe 10 dolares, tens aumentos imediatamente. Quando desce, tens de ter em conta o facto de isso só se ir refletir nos preços daqui a uns meses

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, Agora:

É o normal. Quando o crude sobe 10 dolares, tens aumentos imediatamente. Quando desce, tens de ter em conta o facto de isso só se ir refletir nos preços daqui a uns meses

"Normal" mas não tem de ser. Se a cotação sobe, o preço sobe logo. Se a cotação descer, o preço desce daqui a 4 meses ou assim.

Enriquecer assim não é difícil, de facto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

"Normal" mas não tem de ser. Se a cotação sobe, o preço sobe logo. Se a cotação descer, o preço desce daqui a 4 meses ou assim.

Normal na visão das empresas. Sempre foi assim desde que se liberalizou o mercado. Se não tivesses a medida do ISP, ias ter um aumento de 40 cêntimos no gasoleo, facilmente

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Claro, se pensares logo no worst case scenario nunca vais mudar nada.

Roupa de ciclismo duvido que vá usar. Capacete check

Numa hora faz-se o percurso a 15km/h, velocidade de cruzeiro.

E tudo isto 1x ou 2x por semana, e não 5x. Portanto posso escolher bem dias que não chovem (logo adeus impermeável).

Posso estar totalmente iludido e levar com um choque de realidade quando experimentar no fim-de-semana a simulação do percurso. Mas e se corre bem?

Eu acho que tás demasiado optimista 😅. Para além que 15km parece pouco mas ainda custa. Isto é com cada um, mas se o objetivo é poupar e para além disso ganhar tempo no trânsito. Iria para um 125 baratinha que consume menos de 2L aos 100. Seguros baixos, não pagam imposto de circulação, manutenção barata etc

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 18 minutos:

Eu acho que tás demasiado optimista 😅. Para além que 15km parece pouco mas ainda custa. Isto é com cada um, mas se o objetivo é poupar e para além disso ganhar tempo no trânsito. Iria para um 125 baratinha que consume menos de 2L aos 100. Seguros baixos, não pagam imposto de circulação, manutenção barata etc

É possível que esteja iludido, como disse. Mas também para isso é que existe o fim-de-semana, para experimentar e levar com o choque de realidade, para o bem ou para o mal.

Não gosto de motas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 36 minutos:

Há muita coisa neste país que é normal e não devia ser e acaba por redundar no mesmo: quem se f*de é o contribuinte.

Não tem muito que saber.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 7 minutos:

Há muita coisa neste país que é normal e não devia ser e acaba por redundar no mesmo: quem se f*de é o contribuinte.

Não tem muito que saber.

Sem dúvida. Mas é pena que as pessoas tendam a soltar o comum "Governo = chulos", quando a maior parte do problema não está no Governo.

Seja como for, as pessoas não sabem grande coisa sobre a maioria dos assuntos. Ainda ontem vi uma publicação que dizia que o Governo podia baixar o preço para metade se quisesse, bastava acabar com o ISP. Alguém que diz isto tem zero noção sobre a realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...