Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Em que posição fica o atleta que treina mais que os outros? O político que cobre mais estrada em ações de campanha? O pianista que se dedica mais? O aluno que estuda mais? O José das vendas que faz mais horas para limpar o prémio anual da empresa? 

No meu mundo estão todos mais perto de ter sucesso nas coisas que fazem, noutro mundo são uns c*brões que f*dem os colegas e criam desconforto. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, Agora:

Em que posição fica o atleta que treina mais que os outros? O político que cobre mais estrada em ações de campanha? O pianista que se dedica mais? O aluno que estuda mais? O José das vendas que faz mais horas para limpar o prémio anual da empresa? 

No meu mundo estão todos mais perto de ter sucesso nas coisas que fazem, noutro mundo são uns c*brões que f*dem os colegas e criam desconforto

Não sei que mundo é esse. O meu mundo é alinhado com o teu, acrescentando que os c*brões são os patrões/managers/etc. que obrigam a que isso aconteça.

A partir do momento em que a pessoa aceita isso e até gosta, por mim há zero problemas.

Cada um vive a vida como quer. Alguns querem chegar ao topo e abdicam de muita coisa para lá chegar, outros contentam-se com uma vida tranquila. Sei qual desses dois sou, mas não me choca nada a outra visão.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 3 minutos:

No meu mundo estão todos mais perto de ter sucesso nas coisas que fazem, noutro mundo são uns c*brões que f*dem os colegas e criam desconforto. 

Vai lá pregar esse sermão aos que carregam baldes de massa ou estão nas linhas de montagem.

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, Agora:

Vai lá pregar esse sermão aos que carregam baldes de massa ou estão nas linhas de montagem.

Eles que carreguem mais baldes de massa por hora e são recompensados com aumentos salariais, oras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 minutos:

Mas afinal pagam-te para seres produtivo 8h por dia, ou para estares a trabalhar para a tua empresa 8h por dia? É que, não parecendo, é bem diferente. É evidente que ninguém, especialmente na área de IT, é produtivo 8h por dia, porque há sempre reuniões, pessoas a vir falar contigo, pausas, memes a saltar, redes sociais, etc. E não há problema nenhum nisso.

bold para a resposta. o resto era o que eu estava a dizer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, Agora:

Eles que carreguem mais baldes de massa por hora e são recompensados com aumentos salariais, oras.

Aí o problema não está em quem carrega mais massa, como decerto compreendes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 hora:

Preciso de uma hora para comer.

Ya, não me tirem a minha horita e meia para enfardar nas calmas.

Curtia era não trabalhar nas tardes de sexta, já não dou rendimento nenhum.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, Agora:

Um trolha ganha bem. Aliás, um carpinteiro, merceneiro, etc. ganha mais que um gajo de IT, mas fácil.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

bold para a resposta. o resto era o que eu estava a dizer.

Pronto. Eu também sou programador e não consigo ser produtivo 8 horas por dia. Mas não acho que tenha nenhuma obrigação, moral ou contratual, para o ser. Se não gostarem da forma como eu trabalho, haverá certamente alguém que goste - felizmente estamos numa área vastíssima de oportunidades e coisas para fazer.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 9 minutos:

nvm, n vale a pena

Editado por Bashir
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 minuto:

Um trolha ganha bem. Aliás, um carpinteiro, merceneiro, etc. ganha mais que um gajo de IT, mas fácil.

Essas generalizações são manifestamente erradas, tanto a primeira como a segunda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 minutos:

Mentira.

Quer dizer, sim, se trabalhar 7 dias por semana, sem férias e com trabalhos a contrato e por fora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, Agora:

Mentira.

Quer dizer, sim, se trabalhar 7 dias por semana, sem férias e com trabalhos a contrato e por fora.

Tenho o exemplo de família que diz o contrário... claro que o sábado não falha. Mas é por conta própria. E digo isso em Portugal, ele já andou a montar lojas comerciais fora e tirava bem, mas bem mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda há uns dias falei com um engenheiro civil que dizia que tinha 5 trolhas a 2k brutos cada no Porto. Bons profissionais, senão muito bons, o que é muito raro hoje em dia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 4 minutos:

Tenho o exemplo de família que diz o contrário... claro que o sábado não falha. Mas é por conta própria. E digo isso em Portugal, ele já andou a montar lojas comerciais fora e tirava bem, mas bem mais.

Mas é servente ou é empresário? É que a diferença é gigantesca.

É que conheço trolhas a ganhar 5€ à hora, e conheço malta de IT a sacar pelo menos 5k€ limpos por mês. Portanto, como vês, generalizar é complexo.

Citação de Adriano_inter, há 2 minutos:

Ainda há uns dias falei com um engenheiro civil que dizia que tinha 5 trolhas a 2k brutos cada no Porto. Bons profissionais, senão muito bons, o que é muito raro hoje em dia.

Se forem casados e com 1 filho, ganham cerca de 1.6k. Isso para mim não é "ganhar bem", tendo em conta o quanto puxam pelo corpo, apanham sol, frio, chuva, etc., mas isso é outra conversa.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

É que conheço trolhas a ganhar 5€ à hora, e conheço malta de IT a sacar pelo menos 5k€ limpos por mês. Portanto, como vês, generalizar é complexo.

Claro que não estou a falar do gajo que te está a fazer e a chegar a massa. E secalhar trolhas é o pior exemplo, um carpinteiro/mestre de obras ganha o que quiser, ainda por cima nos dias de hoje.

O salário médio de IT deve rondar os 1.5, 2k líquidos? Estou a perguntar porque não sei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

Se forem casados e com 1 filho, ganham cerca de 1.6k. Isso para mim não é "ganhar bem", tendo em conta o quanto puxam pelo corpo, apanham sol, frio, chuva, etc., mas isso é outra conversa.

É outra conversa... é 50% acima do salário médio em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

Claro que não estou a falar do gajo que te está a fazer e a chegar a massa. E secalhar trolhas é o pior exemplo, um carpinteiro/mestre de obras ganha o que quiser, ainda por cima nos dias de hoje.

O salário médio de IT deve rondar os 1.5, 2k líquidos? Estou a perguntar porque não sei.

Certo, malta especializada ganha imenso, até porque podem fazer os preços que lhes apetecer, tendo em conta a falta de mão de obra (sobretudo especializada) que existe. O mesmo para picheleiros e afins, do que sei.

Provavelmente o salário médio anda por aí, sim.

Citação de Adriano_inter, há 1 minuto:

É outra conversa... é 50% acima do salário médio em Portugal.

Claro, pondo nesse prisma, parece muito. Mas eu preferia ganhar uns 800€ limpos num supermercado, por exemplo. É certo que ganharia menos, mas certamente não daria cabo do corpo ao mesmo ritmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 22 minutos:

Esses 5 estão a praticar deliberadamente para serem os melhores na sua área. Perfeito. Isso é diferente de dizer que estás mais perto do sucesso se estiveres no escritório 8h x5 em vez de 8h x4 (e outras variantes), ou se aceitares trabalhar horas extra e sábados. Ou seja, não é bem o que se está a discutir.

No caso do programador, é mais provável que venha a ter uma carreira de sucesso se tiver curiosidade intrínseca e fizer uns projetos no GitHub que compilam e resolvem problemas reais do que estar 60h por semana no escritório.

E depois tens os casos de trabalho que não tem valor acrescentado, como ser caixa num supermercado. Não é por passares 100 produtos por minuto que vais ter sucesso.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Já estão a misturar profissões que não há oferta de mão de obra com programação?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Certo, malta especializada ganha imenso, até porque podem fazer os preços que lhes apetecer, tendo em conta a falta de mão de obra (sobretudo especializada) que existe. O mesmo para picheleiros e afins, do que sei.

Provavelmente o salário médio anda por aí, sim.

Era por aí que queria pegar, desculpa. Claro que um jovem que aprenda uma arte desde cedo, se for inteligente, pouco tempo vai passar a trabalhar à conta de outrém. Porque de momento a falta de mão de obra é gritante, e parecendo que não, há sempre trabalho, mesmo estando com uma crise à porta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 24 minutos:

Não sei que mundo é esse. O meu mundo é alinhado com o teu, acrescentando que os c*brões são os patrões/managers/etc. que obrigam a que isso aconteça.

A partir do momento em que a pessoa aceita isso e até gosta, por mim há zero problemas.

Cada um vive a vida como quer. Alguns querem chegar ao topo e abdicam de muita coisa para lá chegar, outros contentam-se com uma vida tranquila. Sei qual desses dois sou, mas não me choca nada a outra visão.

Ora. Não estou de todo a dizer que quem trabalha mais ou menos é que está certo, o ponto é exatamente não julgar os outros só porque sim. 

O importante é que cada um viva a vida como quer, se adapte ao seu contexto e momento, acelere quando quiser e puder, abrande quando precisar, lute pela promoção enquanto não tem filhos, recuse o projeto se isso significar horas longe de casa das quais não pode abdicar. O que eu não suporto é a mesquinhez de se criticar quem escolhe esforçar-se. 

E isto leva-me ao ponto seguinte, dos "burros" que se esforçam e não chegam a lado nenhum, que é o argumento B desta malta: normal. Nem toda a gente vai ser suficientemente competente para atingir tudo o que quer, faz parte. Nem todos os esforços que fazemos na vida se refletem no que por fim alcançamos. 

• Like 1
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu acho que é perfeitamente legítimo criticar qualquer pessoa que queira "chegar ao topo". Bando de psicopatas. Quem não quer paz e sossego é lixo humano

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 10 minutos:

Esses 5 estão a praticar deliberadamente para serem os melhores na sua área. Perfeito. Isso é diferente de dizer que estás mais perto do sucesso se estiveres no escritório 8h x5 em vez de 8h x4 (e outras variantes), ou se aceitares trabalhar horas extra e sábados. Ou seja, não é bem o que se está a discutir.

No caso do programador, é mais provável que venha a ter uma carreira de sucesso se tiver curiosidade intrínseca e fizer uns projetos no GitHub que compilam e resolvem problemas reais do que estar 60h por semana no escritório.

E depois tens os casos de trabalho que não tem valor acrescentado, como ser caixa num supermercado. Não é por passares 100 produtos por minuto que vais ter sucesso.

A linha que separa as coisas é muito ténue, qual é a verdadeira diferença na prática? 

Eu não percebo nada de programação, mas imagino que quem se dedique a projetos aleatórios no GitHub aos sábados ou das 18h-20h esteja amanhã mais próximo de completar com sucesso projetos que surjam em ambiente profissional. E por sucesso entenda-se, por exemplo, projetos mais robustos de um ponto de vista técnico que os dos colegas ou feitos em menos tempo. No fim do dia, o indivíduo A esforçou-se mais que o B, entregou mais e/ou melhor que o B, e eventualmente é recompensado por isso em ambiente profissional, e não com uma condecoração do Presidente do GitHub.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 14 minutos:

Ora. Não estou de todo a dizer que quem trabalha mais ou menos é que está certo, o ponto é exatamente não julgar os outros só porque sim. 

O importante é que cada um viva a vida como quer, se adapte ao seu contexto e momento, acelere quando quiser e puder, abrande quando precisar, lute pela promoção enquanto não tem filhos, recuse o projeto se isso significar horas longe de casa das quais não pode abdicar. O que eu não suporto é a mesquinhez de se criticar quem escolhe esforçar-se. 

E isto leva-me ao ponto seguinte, dos "burros" que se esforçam e não chegam a lado nenhum, que é o argumento B desta malta: normal. Nem toda a gente vai ser suficientemente competente para atingir tudo o que quer, faz parte. Nem todos os esforços que fazemos na vida se refletem no que por fim alcançamos. 

Lá está, quem escolhe esforçar-se. Porque quem faz as 8horas diárias obviamente que não escolheu esforçar-se. E aí entra a palermice da coisa. Não há qualquer razão para um trabalhador normal ter que fazer mais do que as 8h,não há qualquer razão para uma promoção ser decidida com base nisso, nem quem trabalha mais 2h por dia significa que se esforça mais quem faz as horas obrigatórias. Se para um trabalhador normal é preciso 10h para terminar o trabalho é porque o trabalho devia se para 2,é porque a empresa está a poupar em recursos humanos em troca da vida pessoal do trabalhador e isso está errado. As chefias,quem tem a responsabilidade toda em cima quase sempre tem que dar imenso, o resto tem que trabalhar o tempo legalmente obrigatório. Tudo o resto é uma cultura de trabalho demente que infelizmente também reina neste país.

• Concordo! 9

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...