Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Estavam a falar ontem sobre a mudança para o mercado regulado. O governo já publicou o decreto e há um aspeto interessante em termos burocráticos: ao contrário do que é costume nestas situações não será necessário ter a inspeção em dia:

20220907-004934.jpg

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que ainda nao percebi foi a facilidade de reabilitar a imagem por parte do Adriano Moreira. Como e que tendo sido ministro do Salazar ainda conseguiu sair pela porta grande da politica portuguesa como lider do CDS. Outro exemplo de reabilitacao e o Jose Hermano Saraiva, mas esse ainda entendo porque aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post

Os liberais do Reddit e do Twitter que peguem nos 125 euros e vão às p*tas. Gaiolas a mais e depois andam a defender a escravidão para presos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 5 horas:

Os liberais do Reddit e do Twitter que peguem nos 125 euros e vão às p*tas. Gaiolas a mais e depois andam a defender a escravidão para presos. 

olha que essa solução era capaz de resolver 90% dos problemas no r/portugal

• Concordo! 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 13 horas:

Vou-me abster de comentar.

Focando apenas nessa questão do apoio e gestão do mesmo, o que é que ela diz assim de tão errado? Ou a população mudou imenso nos últimos tempos ou então a Isabel Jonet apenas diz algo bem real. 

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 10 minutos:

Focando apenas nessa questão do apoio e gestão do mesmo, o que é que ela diz assim de tão errado? Ou a população mudou imenso nos últimos tempos ou então a Isabel Jonet apenas diz algo bem real. 

Os pobres vão já comprar televisões.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 13 minutos:

O problema está no pedantismo sem fim. 

Eu diria que na generalidade quem leva salários mínimos, RSIs ou subsídios de desemprego em Portugal já sabe gerir muito bem o seu dinheiro para o mês e muitas vezes fazem milagres (à custa de muitos sacrifícios em termos de refeições entre outros) pois se assim não fosse o dinheiro não chegava ao final do mês.

De recordar que estamos a falar de um apoio de 125 euros quando nos últimos dados um cabaz alimentar para o mês custava já 206 euros.

Mas resumindo é aquela ideia de que os pobres são pobres porque não sabem gerir o seu dinheiro (que é uma ideia que tem alguns apoiantes no país principalmente quando associado à meritocracia). É uma ideia, para a generalidade das pessoas, parva e pedante. Esta tem o bónus de ser dita por uma pessoa que tem histórico neste tipo de declarações. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 28 minutos:

O problema está no pedantismo sem fim. 

Eu diria que na generalidade quem leva salários mínimos, RSIs ou subsídios de desemprego em Portugal já sabe gerir muito bem o seu dinheiro para o mês e muitas vezes fazem milagres (à custa de muitos sacrifícios em termos de refeições entre outros) pois se assim não fosse o dinheiro não chegava ao final do mês.

De recordar que estamos a falar de um apoio de 125 euros quando nos últimos dados um cabaz alimentar para o mês custava já 206 euros.

Mas resumindo é aquela ideia de que os pobres são pobres porque não sabem gerir o seu dinheiro (que é uma ideia que tem alguns apoiantes no país principalmente quando associado à meritocracia). É uma ideia, para a generalidade das pessoas, parva e pedante. Esta tem o bónus de ser dita por uma pessoa que tem histórico neste tipo de declarações. 

Os pobres não são pobres por não saberem gerir o seu dinheiro mas isso não significa que não seja verdade que uma grande parte da população não sabe gerir o seu dinheiro. 

Citação de Mayday, há 48 minutos:

Os pobres vão já comprar televisões.

Está a brincar mas muita gente vai gastar este dinheiro no imediato mal ele caia e não será em bens essenciais.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 6 minutos:

Está a brincar mas muita gente vai gastar este dinheiro no imediato mal ele caia e não será em bens essenciais.

Dizes isso com base em quê? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin, há 14 minutos:

Os pobres não são pobres por não saberem gerir o seu dinheiro mas isso não significa que não seja verdade que uma grande parte da população não sabe gerir o seu dinheiro. 

É dificil saber gerir dinheiro extra quando nunca tens dinheiro extra.

Editado por Cannonball

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 15 minutos:

A melhor que já presenciei foi alguém que estava em dívida e a desculpa que usou foi "nunca tinha ido à tailândia, tive que aproveitar". Isto falando do dinheiro "extra" das moratórias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cannonball, há 7 minutos:

É dificil saber gerir dinheiro extra quando nunca tens dinheiro extra.

Hm isto já depende do conceito de cada um.

Eu se não tiver dinheiro extra não vou pedir uma prestação com não sei quantos juros para comprar um iphone ou ir de ferias para um destino todo xpto. A verdade é que isto acontece imenso. Mas lá está isto já depende do conceito de cada um, para mim isto está errado do ponto de vista de gestão. Não posso ter, não tenho, não posso ir, não vou. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 21 minutos:

em alternativa se quiseres arranjo te aqui um investimento que te dá 6 sábados por semana 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 38 minutos:

Se gastares em raspadinhas, não é mal gasto. Não vai uma parte para a santa casa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 31 minutos:

A melhor que já presenciei foi alguém que estava em dívida e a desculpa que usou foi "nunca tinha ido à tailândia, tive que aproveitar". Isto falando do dinheiro "extra" das moratórias.

Eu concordo com o @HappyKing, a intervençao da senhora vem reforçar a idea de que os pobres são pobres porque não sabem gerir o dinheiro quando na verdade são pobres porque ganham pouco dinheiro e uma grande parte não conhece uma realidade que não seja a de viver ao mês. Ainda mais ridículo se torna quando estamos a falar de 125€ que facilmente vão numa ida ao Continente para comprar bens essenciais.

Mas também sei reconhecer que há gente a viver acima das possibilidades e isto vai desde quem ganha o salário mínimo até aos patrões. Talvez por vaidade ou por ignorância em alguns casos, mas eu considero que há aqui uma frustração compreensível de almejar uma qualidade de vida que parece que nunca vem, por mais que se trabalhe.

Editado por Solero

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, Agora:

Eu concordo com o @HappyKing, a intervençao da senhora vem reforçar a idea de que os pobres são pobres porque não sabem gerir o dinheiro quando na verdade são pobres porque ganham pouco dinheiro e uma grande parte não conhece uma realidade que não seja a de viver ao mês. Ainda mais ridículo se torna quando estamos a falar de 125€ que facilmente vão numa ida ao Continente para comprar bens essenciais.

Mas também sei reconhecer há bastante gente a viver acima das possibilidades e isto vai desde quem ganha o salário mínimo até aos patrões.

Claro que não. Aliás, até arrisco que a maior parte das pessoas que não sabe gerir dinheiro não vive na pobreza, está é endividado. Ainda hoje não faço ideia como é que há pessoas que conseguem sobreviver com ordenado mínimo ou próximo e a pagar renda na área de lisboa. Não há dinheiro a gerir nessas situações. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

É engraçado falar nos pobres que não sabem gerir o dinheiro, já que tenho algum conhecimento da área de RH, e das empresas que conheço quem mais pede adiamentos (de longe) é a malta que ganha salários altos (bem acima da média). 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 7 minutos:

É engraçado falar nos pobres que não sabem gerir o dinheiro, já que tenho algum conhecimento da área de RH, e das empresas que conheço quem mais pede adiamentos (de longe) é a malta que ganha salários altos (bem acima da média). 

Por alguma razão escrevi grande parte da população.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 52 minutos:

E o que tens tu e a Jonet a ver com isso? O dinheiro pertence a cada um e se gastam bem ou mal é lá com eles. 

Há por ai muito corno armado em inteligente financeiro que faz desaparecer o seu dinheiro em investimentos em bitcoins e o crl a quatro e depois vem-se mostrar "preocupado" com a centena de euros que o pobre vai receber.

O crl da ditadura da literacia financeira nada mais é do que a típica mesquinhez disfarçada de falsa preocupação.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Dizes isso com base em quê? 

Como não sou estudioso de áreas socias/económicas e isto é uma discussão no cmpt, digo com base no que vejo e no contacto que tenho com o público, especialmente durante o tempo em que trabalhei numa zona e com pessoas com dificuldades económicas visíveis.

Citação de Mayday, Agora:

E o que tens tu e a Jonet a ver com isso? O dinheiro pertence a cada um e se gastam bem ou mal é lá com eles. 

Há por ai muito corno armado em inteligente financeiro que faz desaparecer o seu dinheiro em investimentos em bitcoins e o crl a quatro e depois vem-se mostrar "preocupado" com a centena de euros que o pobre vai receber.

O crl da ditadura da literacia financeira nada mais é do que a típica mesquinhez disfarçada de falsa preocupação.

Tendo em conta que a Jonet trabalha numa área de apoio social diria que tem tudo a ver com ela. Acho normal preocupar-se com o modo como as pessoas gerem as ajudas, tendo em conta que precisam dessas ajudas. Ainda por cima quando se aproxima uma altura crítica.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 10 minutos:

Como não sou estudioso de áreas socias/económicas e isto é uma discussão no cmpt, digo com base no que vejo e no contacto que tenho com o público, especialmente durante o tempo em que trabalhei numa zona e com pessoas com dificuldades económicas visíveis.

A pergunta era genuina porque do que vou tendo contacto esse tipo de pessoas que estouram o pouco dinheiro que tem rapidamente, que existem, não dizem respeito à maioria das pessoas nessa situação nem perto disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...