Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Eu acho é que a IL está aos poucos a se transformar num novo CDS, ligeiramente reposicionado e com um rebranding, e também acho que está perto do máximo que pode crescer, com tanta luta interna e com o Chega a atrair muito mais facilmente a classe trabalhadora.

Se o PSD se redescobre daqui a um ano ou dois ou três, com uma melhor liderança e melhor visão ideológica, a IL cai logo um bom bocado, na minha opinião. A não ser que eu esteja completamente enganado e a IL vá é substituir o PSD.

Editado por noikeee
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 37 minutos:

Eu percebo o aparente contra-senso que é: se queres crescer à partida não deves "mandar gente fora" no sentido de excluir gente que se está a juntar. Por outro lado, se deixas estas ideias conservadoras ganharem força no partido, até que ponto não estás a afastar quem não o é. Não é uma situação fácil de gerir parece-me.

O próprio PSD tem essa questão (era mais evidente antes da IL aparecer) onde acaba por juntar diferentes alas, mais e menos conservadoras, mais próximas do PS ou mais próximas do CDS em termos sociais no fundo. 

Acho que não se deve comparar PSD e PS com os partidos que apareceram nos últimos 25 anos. São 2 partidos enormes, em que cada um garante 25% de votos mais por "clubite" do que por ideologia.

Em relação ao crescimento da IL, vou pegar no exemplo do BE. Durante uns 15 anos foi sempre crescendo mantendo a sua matriz de esquerda reacionaria. As suas divisões internas só começaram a aparecer quando, segundo os seus eleitores, começou a deixar cair essa ideologia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 20 minutos:

Acho que não se deve comparar PSD e PS com os partidos que apareceram nos últimos 25 anos. São 2 partidos enormes, em que cada um garante 25% de votos mais por "clubite" do que por ideologia.

Em relação ao crescimento da IL, vou pegar no exemplo do BE. Durante uns 15 anos foi sempre crescendo mantendo a sua matriz de esquerda reacionaria. As suas divisões internas só começaram a aparecer quando, segundo os seus eleitores, começou a deixar cair essa ideologia.

Não se pode comparar o BE com nenhum dos outros partidos. O BE é uma fusão de uma data de partidos, movimentos e afins, com ideias diferentes. Os problemas no BE começaram quando os fundadores que tinham uma liderança forte se afastaram, tipo Louçã, Portas, etc.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrem as diferenças

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 12 minutos:

Encontrem as diferenças

Ontem ao ouvir alguns discursos no programa do RAP, lembrei-me desse episódio 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

https://observador.pt/2023/01/23/altar-palco-onde-o-papa-francisco-vai-celebrar-missa-final-da-jornada-da-juventude-vai-custar-42-milhoes-de-euros/

A empresa municipal da Câmara de Lisboa que está a requalificar o Parque Tejo adjudicou o altar-palco à Mota-Engil por 4,2 milhões de euros. Em 2010, palco de Bento XVI custou 300 mil euros.

Na verdade o valor é superior porque há outro contrato com valor superior a 1 milhão para a cobertura do palco. Os dois contratos em ajuste direto como estava previsto no orçamento de estado.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 9 horas:

https://observador.pt/2023/01/23/altar-palco-onde-o-papa-francisco-vai-celebrar-missa-final-da-jornada-da-juventude-vai-custar-42-milhoes-de-euros/

A empresa municipal da Câmara de Lisboa que está a requalificar o Parque Tejo adjudicou o altar-palco à Mota-Engil por 4,2 milhões de euros. Em 2010, palco de Bento XVI custou 300 mil euros.

Na verdade o valor é superior porque há outro contrato com valor superior a 1 milhão para a cobertura do palco. Os dois contratos em ajuste direto como estava previsto no orçamento de estado.

Lindo. o palco vai ser de ouro?

Compartilhar este post

Link para o post

800px-D._Jo%C3%A3o_V_(1689-1750)_Hd.jpg

Infelizmente vivemos numa era sem coches mas a Santa Sé precisa de ver na mesma a riqueza de Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

“Em planta, o palco ocupará uma área de 5.000 m2 em várias plataformas e em várias alturas, que receberão até 2500 pessoas num mesmo momento. "

wtf

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

Lindo. o palco vai ser de ouro?

De ouro não sei mas pelos vistos ainda não há planos para o que se vai fazer com aquilo depois das jornadas. É aquela roupa cara que compras para uma situação específica e nunca mais usas no fundo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 17 minutos:

O Costa está focado em lixar ao máximo o PNS, ahah. 

O PNS sabotou-se a ele próprio. É preciso achar as pessoas muito ingénuas para se fazer passar a ideia que entre assistente de gabinete, secretário de estado e ministro nenhum se tinha lembrado de ter sido dado o aval da indemnização. O PNS mentiu, foi apanhado a mentir e como percebeu que as provas estavam do lado da administradora apenas confirmou de forma leve que mentiu. 

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 9 minutos:

O PNS sabotou-se a ele próprio. É preciso achar as pessoas muito ingénuas para se fazer passar a ideia que entre assistente de gabinete, secretário de estado e ministro nenhum se tinha lembrado de ter sido dado o aval da indemnização. O PNS mentiu, foi apanhado a mentir e como percebeu que as provas estavam do lado da administradora apenas confirmou de forma leve que mentiu. 

Claro, mas ter o Costa a mandá-lo para debaixo do autocarro à frente de todos era opcional. Isto é o Costa a jogar 4D-chess: sacode a água do capote e queima (ou tenta) o futuro do PNS.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 28 minutos:

Claro, mas ter o Costa a mandá-lo para debaixo do autocarro à frente de todos era opcional. Isto é o Costa a jogar 4D-chess: sacode a água do capote e queima (ou tenta) o futuro do PNS.

Mas isso vem das declarações feitas hoje?

"Sim, fiquei tão surpreendido como creio que agora ele próprio ao ter constatado que afinal tinha sabido e dado autorização"

Acho significativamente exagerado catalogar isto como mandar alguém para debaixo do autocarro 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 16 horas:

Ajuste direto !?!?!?!?!?!?!?!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 23 minutos:

Ajuste direto !?!?!?!?!?!?!?!

Estava previsto no orçamento de estado a exceção, nesse aspeto, para as jornadas mundiais da juventude.

https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/lei/2022-205695052-205739626

Até parece que tivemos 4 anos para preparar isto e fazer as coisas com tempo e tendo em conta também o interesse público nos gastos. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

Estava previsto no orçamento de estado a exceção, nesse aspeto, para as jornadas mundiais da juventude.

Os amigos laicos do estado laico põem-se a jeito...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 1 minuto:

Os amigos laicos do estado laico põem-se a jeito...

20230124-155720.jpg

Este senhor que foi contratado para coordenador foi por acaso chefe de gabinete do Morais Sarmento quando era ministro da Presidência e é também assessor da autarquia - era curioso saber se está a acumular os dois cargos.  

Outra curiosidade é o facto do pelouro das finanças na autarquia estar com o Anacoreta Correia, um histórico do CDS. Isto numa altura em que foi anunciada há pouco tempo a entrada do Paulo Portas no conselho de administração da Mota Engil. 

A laicidade das pessoas é portanto secundária. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Em 23/01/2023 at 11:17:

De resto, parece-me claro que existia/existe uma paz podre dentro do partido entre os liberais exclusivamente económicos / conservadores no resto e os outros. E parece-me bastante complicado que isso mude tendo em conta o que ficou evidenciado - pessoas com postura de na porta da escola às 5 é confrangedor. 

Não sei o que vai ser da IL daqui em diante mas será claramente diferente, pelo menos a nível de liderança. De resto, o Rui Rocha podia ter tido a inteligência de pelo menos apagar o rasto penoso que deixou nas redes - desde trocadilhos entre vacina e vagina, piadas para ataque político em relação a pessoas que tiveram AVCs, valia tudo há uns anos (não muitos).

Para isso é que existe o CDS. Quer dizer... Existe?

Citação de HappyKing, há 17 horas:

Li 42!!!!! 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Em 22/01/2023 at 15:56:

Convenhamos que quem fez a sondagem foi a mesma empresa que previu mais de 20 pontos percentuais de avanço do Medina em Lisboa e que o Rio tinha passado o Costa nas últimas legislativas. Não estou a dizer que não possa ser a realidade, apenas que a credibilidade da empresa anda pelas ruas da amargura.

Yup. E tenho sido bem firme a mostrar essa realidade.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...