Burkina2008 Publicado 17 Março 2023 Citação de HappyKing, há 35 minutos: @Tio Hans @Burkina2008 preciso de feedback aqui. Não discuto, neste ponto, a questão da privatização da segurança social. Vamos dar isso - a necessidade disso - como dado adquirido para a discussão porque não é esse o ponto relevante aqui. Mas faz sentido a alocação em bancos tendo em conta o histórico do setor? Só para perceber melhor o racional por trás da decisão. Nao percebo o que queres dizer...eu nao defendo qualquer privatizacao da seguranca social...nem eu ninguem, acho eu... Quanto a essa noticia. Basicamente o que acontece é que o dinheiro que os portugueses descontam para a reforma, se nao for aplicado, nao vai ser suficiente para pagar essa reforma. Sendo assim a Seguranca Social tem de aplicar o dinheiro em algum lado. Dependendo do pais, cada SS vai aplicar onde quiser, sendo que dado o modelo portugues eu diria que seria sempre em investimentos de risco muuuuuito baixo, tipo obrigacoes do tesouro, T'Bills, etc...e para isso normalmente necessitas de ter um banco como intermediario. Nao sei bem onde esta a relacao com o Credit Suisse mas possivelmente a SS tem algum dinheiro metido nalguma aplicacao de baixo risco do banco...isto seria normal e nada diferente do que nenhum outro pais com SS faz. Acho que a discussao e os argumentos da direita (com os quais eu discordo completamente) é que as pessoas deviam ter o direito de investir para a sua reforma no que quisessem, dando assim a possibilidade de investir em produtos com mais risco e possibilidade de maior rendimento. Isto é muito bonito até malta perder o dinheiro da reforma e o Estado ter de os vir salvar... Nao sei se era esta resposta que querias... 1 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 17 Março 2023 Citação de Burkina2008, há 4 minutos: Nao percebo o que queres dizer...eu nao defendo qualquer privatizacao da seguranca social...nem eu ninguem, acho eu... Privatização no sentido de alocação do dinheiro, não usei o termo correto. Mas era isso que queria perceber - os teus segundo e terceiro parágrafos no fundo. Se fazia sentido a aplicação ser em bancos e a razão disso. E percebi bem com a tua explicação. Obrigado. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 17 Março 2023 Citação de Burkina2008, há 1 hora: Nao percebo o que queres dizer...eu nao defendo qualquer privatizacao da seguranca social...nem eu ninguem, acho eu... Quanto a essa noticia. Basicamente o que acontece é que o dinheiro que os portugueses descontam para a reforma, se nao for aplicado, nao vai ser suficiente para pagar essa reforma. Sendo assim a Seguranca Social tem de aplicar o dinheiro em algum lado. Dependendo do pais, cada SS vai aplicar onde quiser, sendo que dado o modelo portugues eu diria que seria sempre em investimentos de risco muuuuuito baixo, tipo obrigacoes do tesouro, T'Bills, etc...e para isso normalmente necessitas de ter um banco como intermediario. Nao sei bem onde esta a relacao com o Credit Suisse mas possivelmente a SS tem algum dinheiro metido nalguma aplicacao de baixo risco do banco...isto seria normal e nada diferente do que nenhum outro pais com SS faz. Acho que a discussao e os argumentos da direita (com os quais eu discordo completamente) é que as pessoas deviam ter o direito de investir para a sua reforma no que quisessem, dando assim a possibilidade de investir em produtos com mais risco e possibilidade de maior rendimento. Isto é muito bonito até malta perder o dinheiro da reforma e o Estado ter de os vir salvar... Nao sei se era esta resposta que querias... O doutor burkina n recomenda investir para a reforma? Polémico Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 17 Março 2023 (editado) Citação de Plagio o Original, há 29 minutos: O doutor burkina n recomenda investir para a reforma? Polémico Eu recomendo investir para a reforma, se for um complemento ao que já é entregue a SS para esse efeito. O que eu sou critico é de se substituir essa contribuicao para a SS por um sistema em que cada um tem a opcao de fazer o que quiser com esse dinheiro. Num modelo estilo o americano, nao ha obrigacao de descontar para a reforma, noutros modelos existe uma versao mista onde os descontos sao obrigatorio mas a pessoa pode optar por descontar para um fundo estatal ou para um fundo privado com mais risco. Eu sou contra qualquer uma dessas duas opcoes. Uma das maiores evolucoes economico sociais a meu ver é a existencia da SS como apoio nas reformas seja por idade ou invalidez, acabar com isso nem que seja parcialmente abre um caminho onde ou tinhamos de aceitar um maior desnivel social sobretudo na velhice ou teriamos que aumentar os custos do estado com as pessoas que perdem esse dinheiro ou que optam por nao fazer descontos (adoptando um modelo americano), ambas as hipoteses sao desastrosas. Nao sei o que ha de polemico nesta opiniao. Alias acreditar que cada pessoa vai ser um agente economico sem falhas que nao vai ser enganado, vai pensar no seu futuro e da sua familia quando toma essa decisao e que vai saber gerir os niveis diferentes de risco é viver numa realidade onde todos sao milionarios ou no mundo encantado da Alice... Editado 17 Março 2023 por Burkina2008 11 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Março 2023 Estava agora a ver nas noticias, temos operacionais 2 fragatas e 1 corveta. Não referiram, mas nós temos uma das maiores ZME do mundo. Portugal ❤️ Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Março 2023 (editado) Nunca irão adivinhar os preços dos quartos desta residência que o Moedas diz que vai aumentar a oferta de habitação. Spoiler 695 euros o mais barato. Vai até aos 1000 e tal. Um quarto. Editado 18 Março 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 18 Março 2023 essa m*rda é pública ou privada? será mais uma das residências do Jaime Antunes? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Março 2023 Citação de Puto Perdiz, há 16 minutos: essa m*rda é pública ou privada? será mais uma das residências do Jaime Antunes? Privado https://www.nidoliving.com/pt/ Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 18 Março 2023 Hipermercados p'ràs Mãos do Proletariado! Os hipermercados andam a roubar o povo. Há provas de especulação nas subidas de preços dos alimentos. De acordo com os dados revelados pela ASAE, a margem média de lucro bruto da cebola registou um aumento de mais de 50% e a dos ovos, laranjas, cenouras e febras de porco aumentou entre 40 e 50%. Desde setembro de 2022, a ASAE efectuou operações que envolveram 38 brigadas, com 80 inspectores, que fiscalizaram preços de bens alimentares em superes e hipermercados. Foram instaurados 68 processos-crime e 105 processos de contraordenação a 960 operadores económicos. No entanto, a Deco Proteste, Associação de Defesa do Consumidor, lamenta o facto de as fiscalizações acontecerem quando os preços da alimentação já pesam em demasia nos bolsos dos portugueses. Ou seja, o governo Costa mostra-se uma vez mais ao serviço dos grandes interesses e indiferente ao sofrimento das populações. Quanto aos chacais do Continente, Pingo Doce e quejandos, esses não enganam ninguém. Vivem do lucro e da exploração dos seus trabalhadores. Fazem parte da Grande Ordem Mundial do Dinheiro e do Capital. Não têm quaisquer escrúpulos, apesar dos sorrisos da propaganda e da publicidade. Hão-de cair, com a Grande Revolução que aí vem e passarão pra o controlo do proletariado que os porá ao serviço do povo. https://www.lutapopularonline.org/index.php/pais/104-politica-geral/3102-hipermercados-p-ras-maos-do-proletariado 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 18 Março 2023 Citação de HappyKing, há 2 minutos: Privado https://www.nidoliving.com/pt/ bela cagada. A minha sobrinha, por acaso, até viveu um semestre numa residência desse tipo, acho que pagava mil euros por mês. Diz que aquilo é uma m*rda. Acho que era perto do Marquês de Pombal. Já estou a imaginar o Moedas com aquela vozinha "Oiça, você quer acabar com os problemas da habitação dos estudante ou não? É que parece que não. Eu estou a trabalhar para acabar com os problemas. 700 euros não me parece muito." Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Março 2023 O pessoal do STOP é muito rasteirinho. Começou na questão dos auxiliares, continuou na manifestação em cima da manifestação Vida Justa e continua agora com a escolha de manifestação para o dia 25 de Abril. Aproveitamento de baixo nível. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 18 Março 2023 Citação de HappyKing, há 13 minutos: O pessoal do STOP é muito rasteirinho. Começou na questão dos auxiliares, continuou na manifestação em cima da manifestação Vida Justa e continua agora com a escolha de manifestação para o dia 25 de Abril. Aproveitamento de baixo nível. Qual questão dos auxiliares? Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 18 Março 2023 Citação de HappyKing, há 17 minutos: O pessoal do STOP é muito rasteirinho. Começou na questão dos auxiliares, continuou na manifestação em cima da manifestação Vida Justa e continua agora com a escolha de manifestação para o dia 25 de Abril. Aproveitamento de baixo nível. esperavas muito de um sindicato com ligações ao MAS? Qualquer dia o STOP está numa manifestação anti exploração de lítio. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Março 2023 Citação de Lleyton, há 24 minutos: Qual questão dos auxiliares? Quando perceberam que 3 ou 4 auxiliares conseguem o que dezenas de professores não conseguem - encerrar escolas - trataram os auxiliares como meio para atingir fins, pagando-lhes para fazerem greves e conseguirem assim colocar mais pressão no sistema que de outra forma não conseguiriam. Subordinaram a classe dos auxiliares aos seus interesses, aproveitando as suas condições remuneratórias superiores. Existiu uma outra questão não diretamente relacionada com os funcionários quando, sabendo que muitas crianças e jovens em idade escolar dependem das refeições servidas nas escolas para obterem uma alimentação adequada/digna, recusaram os serviços mínimos nas escolas que permitiriam ter as mesmas abertas dando essas refeições a esses alunos. Citação de Puto Perdiz, há 35 minutos: Esperava apenas os mínimos olímpicos, que já foram diversas vezes ultrapassados. __ Só descredibilizam uma luta que é séria e justa. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 18 Março 2023 Citação de HappyKing, há 14 minutos: Existiu uma outra questão não diretamente relacionada com os funcionários quando, sabendo que muitas crianças e jovens em idade escolar dependem das refeições servidas nas escolas para obterem uma alimentação adequada/digna Não estou a falar diretamente de ti, mas isto sim seria muito rasteirinho: condenar a luta dos profissionais por melhores condições ao imputar-lhes responsabilidades pelas dificuldades das famílias mais carenciadas em providenciar refeições decentes aos seus filhos, quando isso não é culpa nem sequer responsabilidade deles. Aliás, no dia em que os profissionais de vários sectores perceberem que as suas lutas estão totalmente entrelaçadas, e em vez de andarem a competir para ver quem é menos miserável começarem a juntar forças na linha da frente, esse será o dia em que isto poderá efetivamente mudar. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Março 2023 (editado) Citação de Black Hawk, há 35 minutos: Eu sei que não era diretamente para mim mas para ficar claro: o meu ponto não é que essa realidade é culpa ou responsabilidade deles. Agora: esse contexto de milhares e milhares de crianças é inegável e parece-me que deve ser tido em conta. E associar a existência de serviços mínimos à condenação da luta parece-me algo exagerado. As greves da CP têm muitas vezes serviços mínimos e a luta não ficou condenada. Sobre o segundo ponto eu percebo a ideia. Agora faz sentido se marcar uma manifestação para o mesmo local e hora de uma outra manifestação que nasceu nos bairros periféricos de Lisboa para que escutassem as suas reivindicações? O que aconteceu a essas reinvindicações e ao protagonismo das mesmas devido a essa decisão do sindicato é visível pelos jornais desse dia onde o destaque para a sua manifestação foi maioritário nas televisões. Se queriam se manifestar juntavam-se à manifestação marcada inicialmente (como a Fenprof sugeriu, por exemplo) em vez de marcarem uma segunda manifestação e dividirem essa luta. Editado 18 Março 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 19 Março 2023 (editado) 50 mil milhões. Economia paralela daria para pagar mais de cinco anos de salários da Função Pública https://rr.sapo.pt/especial/economia/2023/03/08/50-mil-milhoes-economia-paralela-daria-para-pagar-mais-de-cinco-anos-de-salarios-da-funcao-publica/322956/ Continuemos a dizer que o problema sao as grandes empresas como a Sonae que declara e é tributada nos 5 ou 6 mil milhoes de facturacao e nao todos os pequenos e grandes crimes fiscais que todos fazem diariamente... Questionado sobre qual a parcela dominante na economia paralela, o vice-presidente do OEGF diz não ter dúvidas de que “quem lidera é a fuga à carga fiscal. Os chamados biscates são uma rubrica importante, ‘grão, a grão, enche a galinha o papo”. Mas mais significativo do que isso, ou do que o trabalho doméstico não declarado, o crescimento da economia paralela está mais relacionado com os casos de corrupção que vamos assistindo, porque aí os montantes são sempre muito significativos” Editado 19 Março 2023 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 19 Março 2023 Citação de Burkina2008, há 1 hora: Continuemos a dizer que o problema sao as grandes empresas como a Sonae que declara e é tributada nos 5 ou 6 mil milhoes de facturacao e nao todos os pequenos e grandes crimes fiscais que todos fazem diariamente... Ou a Jerónimo Martins com sede fiscal na Holanda. 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 19 Março 2023 Citação de whatever, Em 16/03/2023 at 06:54: E no programa a seguir, o Sem Moderação, ouviu-se a mesma cartilha, "que um dos efeitos mais perniciosos da inflação era colocar as pessoas umas contra as outras" e que o "governo estava a fazer da grande distribuição o bode expiatório da crise". Há spin jobs bizarros e batalhas absurdas que o pessoal da Venezuelização decide abraçar como de vida ou de morte, mas este sentir de dores do Continente e do Pingo Doce é especialmente patético. Acho que a questão aqui não é criar uma campanha de solidariedade com os donos do Continente e Pingo Doce, mas sim tentar impedir a desresponsabilização do governo perante a inflação, porque pôr a população contra os supermercados em vez de contra o governo dá-lhes um pouco de jeito. No entanto tenho de reconhecer que não tenho ideias concretas do que é que o governo poderia fazer para travar a inflação. É um problema complexo, a política monetária vem de cima do BCE mas depois há problemas específicos portugueses, se há concertação de preços na alimentação é um caso de polícia que deveria ser investigado e/ou algo está a falhar na entidade reguladora. Mas o maior problema, o que deveria mesmo estar a acontecer era os salários acompanharem mais de perto a inflação (Portugal é literalmente o país dos 27 da UE com menor aumento de salários no último ano, muito abaixo da inflação), não é evidente o porquê disto não estar a acontecer nem como o resolver, dado que o governo não tem mecanismos directos para o fazer para além de mexer no salário mínimo ou nas tabelas da função pública, o que parece-me lógico que apenas tem um efeito limitado. Por acaso gostava de saber alguma opinião dalgum economista sobre o porquê desta estagnação de salários especificamente em Portugal, simplesmente não sei. Não deixa de ser algo caricato dado a retórica do governo de serem os responsáveis pela "reposição de rendimentos", o que até pode ter sido verdade até certo ponto nos primeiros anos de governo PS-Geringonça, mas começa a parecer uma retórica cada vez mais desfasada da realidade. Até certo ponto eu entendo que haja "pouco dinheiro" porque aumentamos imenso a dívida no tempo do Covid e faz algum sentido que neste momento estejamos a tentar pagá-la antes que volte a entrar numa espiral de dívida incontrolável, mas algo de errado não está certo, não me parece que a falta de aumento de rendimentos muito abaixo da inflação, para os trabalhadores por conta doutros, esteja a pagar esta dívida do estado lá muito diretamente. Parece-me mais uma falha do mercado que não está a receber os incentivos corretos da política económica. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 19 Março 2023 Citação de Burkina2008, há 6 horas: 50 mil milhões. Economia paralela daria para pagar mais de cinco anos de salários da Função Pública https://rr.sapo.pt/especial/economia/2023/03/08/50-mil-milhoes-economia-paralela-daria-para-pagar-mais-de-cinco-anos-de-salarios-da-funcao-publica/322956/ Continuemos a dizer que o problema sao as grandes empresas como a Sonae que declara e é tributada nos 5 ou 6 mil milhoes de facturacao e nao todos os pequenos e grandes crimes fiscais que todos fazem diariamente... Questionado sobre qual a parcela dominante na economia paralela, o vice-presidente do OEGF diz não ter dúvidas de que “quem lidera é a fuga à carga fiscal. Os chamados biscates são uma rubrica importante, ‘grão, a grão, enche a galinha o papo”. Mas mais significativo do que isso, ou do que o trabalho doméstico não declarado, o crescimento da economia paralela está mais relacionado com os casos de corrupção que vamos assistindo, porque aí os montantes são sempre muito significativos” Que é q essa notícia tem a ver com a sonae? Só se for os casos de corrupção q tão aí nesse paragrafo Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 19 Março 2023 nunca vou perceber essa mentalidade ó @Burkina2008. Eu encomendo umas persianas e combino com o gajo que as vem montar não pagar o IVA, defraudo o Estado em 200 Euros, e é um pecado muito grave. As SONAE põe-se a fazer contabilidade criativa de forma mais vantajosa possível e fazem umas despesas supérfluas para diminuirem o lucro tributável - apenas e só com esse fito - e como a Lei lhe permite, já não é problema, mesmo que seja um rombo putativo na casa dos milhões nas contas do Estado. O argumento meramente positivista de "a lei permite" a mim não me satisfaz. Eticamente são a mesma prática. Com a simples diferença que eu, o cidadão comum, não tem milhões para fazer lobbying junto do poder político para consagrar em lei as suas escapadelas. Ou seja. Que seja legal, é como o outro. Mas agora virem atirar-nos à cara "Nós somos tão bons, tão dentro da lei, o problema é o canalizador Antunes que foge ao IVA" é desplante a mais. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 19 Março 2023 (editado) red herring Editado 19 Março 2023 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 19 Março 2023 (editado) Quanto à questão dos supermercados, a narrativa por cá (Países Baixos) (que creio ter visto um inquérito que indica um aumento de 95% no espaço de um ano) é o aumento de shoplifting nos supermercados, que é facilitado pela existência de caixas self-scan (mas sinceramente, quando vim para cá em 2019 notava-se que a qualidade de vida era boa o suficiente para que fosse super fácil roubar comida ou sair dum café sem pagar sem ninguém mandar vir). Ou seja, até aqui se sente essa deterioração de qualidade de vida, a asfixiação do mercado imobiliário, etc... A diferença é que aqui a rede de segurança é bem maior, mas também que o pessoal por cá é muito mais cut-throat no que toca a dinheiro. A grande notícia recentemente foi as eleições regionais na semana passada, que estão directamente ligadas à eleição de representantes para o senado, que também é responsável pela passagem da maioria da legislação mais importante que o Governo queira passar. Um movimento inspirado pela luta dos agricultores contra as medidas europeias/nacionais de redução das emissões de nitratos (essa medida era uma redução bem alta do número de gado) levou à criação dum partido (Movimento dos Cidadãos Agricultores) em 2019 e que foi o partido mais votado nestas eleições. Há um programa super interessante ao estilo do Daily Show / Isto é Gozar com Quem Trabalha por cá que tem vídeos super interessantes. Podem meter o Auto-Generate nas legendas e é fidedigno (a IA destes subtítulos aumentou de qualidade nos últimos anos como nunca vi, impressionante). Este vídeo das caixas self-scan é bom para quem tiver um sentimento de superioridade alimentado por alguns partidos que a Holanda é um tipo de nirvana de civilização. Editado 19 Março 2023 por Lip McBoatface 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 19 Março 2023 (editado) Citação de Mayday, há 8 horas: Ou a Jerónimo Martins com sede fiscal na Holanda. Mais uma vez a demonstrares que de economia e fiscalidade percebes boi… a única coisa na Jerónimo Martins na Holanda é a consolidada, ou seja o resultado de todas as actividades que a empresa tem a nível global. A JM ao contrário do Zé da tasca tem zero fuga aos impostos em Portugal. Mais uma vez interessa mais dizer que o mal são os supermercados e as grandes empresas do que lidar com a realidade… Citação de IlidioMA, há 3 horas: nunca vou perceber essa mentalidade ó @Burkina2008. Eu encomendo umas persianas e combino com o gajo que as vem montar não pagar o IVA, defraudo o Estado em 200 Euros, e é um pecado muito grave. As SONAE põe-se a fazer contabilidade criativa de forma mais vantajosa possível e fazem umas despesas supérfluas para diminuirem o lucro tributável - apenas e só com esse fito - e como a Lei lhe permite, já não é problema, mesmo que seja um rombo putativo na casa dos milhões nas contas do Estado. O argumento meramente positivista de "a lei permite" a mim não me satisfaz. Eticamente são a mesma prática. Com a simples diferença que eu, o cidadão comum, não tem milhões para fazer lobbying junto do poder político para consagrar em lei as suas escapadelas. Ou seja. Que seja legal, é como o outro. Mas agora virem atirar-nos à cara "Nós somos tão bons, tão dentro da lei, o problema é o canalizador Antunes que foge ao IVA" é desplante a mais. 50 mil milhões é o revenue da Sonae em 9 anos. O problema não é o Antunes fazer isso , é fazer isso todos os dias e existirem dezenas de milhares de Antunes. O Antunes não faz quaisquer despesas para ter menos lucro tributável como clincluir o carro da mulher e as despesas do mesmo na empresa ou pagar a si o salário mínimo ou meter tudo o que é almoço e jantar mas contas… O Antunes só não faz ao nível da Sonae porque não tem esse nível de facturação. E mesmo assim vamos ver que a nível percentual de revenue a Sonae paga muuuuito mais impostos do que o Antunes, ou achas que eles fogem no IVA nas contribuições socias, TSu etc. Acredita se fossem todos Sonaes o estado arrecadava mais uns milhares de milhões em impostos Editado 19 Março 2023 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 19 Março 2023 Eu não declaro nada e não pago nada pois jamais terei acesso a crédito habitação. Se quiserem os frutos do meu trabalho, nacionalizem tudo. Compartilhar este post Link para o post