Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Gilberto Carlos, há 1 hora:

O PSD já anda a chorar pro eleições e a passar a mão pelo Chega, é bem capaz da esquerda voltar a ter maioria.

Concordo. Mas a esquerda, não o PS.

Compartilhar este post

Link para o post

Este último episódio da série governativa está do caraças. Veremos o que os próximos episódios trarão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 12 minutos:

Não consigo entender esta posição do Costa. Não tem nada a ganhar com isto.

eleições, ué!

é a única coisa que ele gosta de ganhar.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, Agora:

eleições, ué!

Está a forçar a dissolução do governo, vai forçar uma geringonça parlamentar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 3 minutos:

Ao mesmo tempo não consigo perceber, especificamente, porque é que o Marcelo dissolveria.

bem...porque anda há meses a dizer que o fará à próxima trapalhada e não sei o quê

Talk shit, get rekt

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

Não consigo entender esta posição do Costa. Não tem nada a ganhar com isto.

Porque estás a pensar pela perspectiva de ele ter feito isto porque tem algo a ganhar, ele fez isto porque o Marcelo tem tudo a perder.

Ser o PR que dissolveu uma AR maioritária depois de um ano e mete um partido de extrema-direita, cheio de neo-nazis, colado ao futuro governo é um óptimo cartão de visita para os livros de história.

Daqui a 20 anos ninguém vai saber quem foi o Galamba, a CEO da TAP, o Cabrita e sei lá mais que histórias da carochinha, mas bastante gente vai saber quando é que foi a pandemia e a invasão da Ucrânia e que a inflação esteve nos valores mais elevados dos 30 anos anteriores.

• Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 38 minutos:

o Marcelo agr fica com o ónus de fazer uma coisa que é absolutamente impensável do ponto de vista Constitucional, e ele é Constitucionalista, professor Emérito de Direito Constitucional, e deputado Constituinte e bastante activo na feitura da mesma, que seria dissolver uma Assembleia em que um partido tem maioria absoluta. Seria o fim da sua posteridade. Passaria sempre a ser o PR que extravasou os checks and balances e dissolveu um Parlamento viável  (mesmo que o Governo não o seja).

O Costa sabe disse, conhece bem o seu antigo professor e fez-lhe esta bravata: "Vá lá, shôr Professor! Quer ser instuticional ou não?".

Mas o Marcelo tb é esperto como uma raposa e ainda há-de conseguir dar a volta ao texto.

No fundo, tempos lindos em que vivemos, em que as duas melhores mentes políticas do século XXI a conviver em Belém e em São Bento ao mesmo tempo. Os politólogos vão estudar esta era com gosto!

Desculpa, se tem esse poder de mandar fora um governo com a maioria que dispõe, como sabemos, não está a violar a constituição, senão não seria logo de início possível. 

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma coisa bastante interessante que o Paulo Trigo Pereira referiu na CNN que é a análise ao núcleo duro do Costa neste governo quando comparado ao núcleo duro do primeiro governo. Passar de Santos Silva, Vieira da Silva (pai), etc para Vieira da Silva (filha) e Pedro Nunos não é fácil. E não é (só) uma questão de competência, é uma questão de experiencia politica e de vida como ele referiu.

Compartilhar este post

Link para o post

O CDS tem tanto ou mais tempo de antena que partidos que estão representados na Assembleia. 

@Ghelthon é um all in.
Ou vai a eleições outra vez, com o Marcelo a ficar marcado como o gajo que deitou abaixo 2 governos em teoria estáveis (um deles de maioria) ou o Marcelo mete a viola ao saco durante uns tempos.

O Presidente agora dissolve e arrisca-se a ter 3 situações fantásticas/assustadoras.
PS ganha outra vez e saca mais uma maioria do nada.
PS ganha e leva com uma Geringonça 2.0.
PSD ganha e mete os fachos no poder.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 2 minutos:

O CDS tem tanto ou mais tempo de antena que partidos que estão representados na Assembleia. 

@Ghelthon é um all in.
Ou vai a eleições outra vez, com o Marcelo a ficar marcado como o gajo que deitou abaixo 2 governos em teoria estáveis (um deles de maioria) ou o Marcelo mete a viola ao saco durante uns tempos.

O Presidente agora dissolve e arrisca-se a ter 3 situações fantásticas/assustadoras.

Faltou 1. Ps ganha e psd forma uma geringonça com o Chega.

Btw. Não sei porque razão a segunda opção que referiste seria assustadora para ele.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 6 minutos:

eleições, ué!

Duvido, as sondagens nunca estiveram tão más como agora. Juntando isso às greves e protestos constantes, parece-me um grande tiro no pé.

Citação de whatever, há 3 minutos:

Porque estás a pensar pela perspectiva de ele ter feito isto porque tem algo a ganhar, ele fez isto porque o Marcelo tem tudo a perder.

Ser o PR que dissolveu uma AR maioritária depois de um ano e mete um partido de extrema-direita, cheio de neo-nazis, colado ao futuro governo é um óptimo cartão de visita para os livros de história.

Daqui a 20 anos ninguém vai saber quem foi o Galamba, a CEO da TAP, o Cabrita e sei lá mais que histórias da carochinha, mas bastante gente vai saber quando é que foi a pandemia e a invasão da Ucrânia e que a inflação esteve nos valores mais elevados dos 30 anos anteriores.

Entendo o que dizes, mas não consigo conceber um pensamento tão limitado quanto esse. Ou seja, sou PM, tenho oportunidade de fazer algo pelo país, e prefiro andar em guerras com o PR? Acho estranho.

De resto, concordo que será muito por aqui:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Há uma coisa bastante interessante que o Paulo Trigo Pereira referiu na CNN que é a análise ao núcleo duro do Costa neste governo quando comparado ao núcleo duro do primeiro governo. Passar de Santos Silva, Vieira da Silva (pai), etc para Vieira da Silva (filha) e Pedro Nunos não é fácil. E não é (só) uma questão de competência, é uma questão de experiencia politica e de vida como ele referiu.

o Santos Silva é uma m*rda. Pode ter muita experiência, mas sempre foi uma m*rda de ministro por onde passou.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 minuto:

Faltou 1. Ps ganha e psd forma uma geringonça com o Chega.

Sim, o que ainda seria pior.

O que me deixa mais perplexo é a estupidez do PSD neste namoro com o CHEGA.
Deve haver um grande numero de votantes que fica naquele limbo PS/PSD, bastava dizer explicitamente com o Chega não que ia buscar esses todas.

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 2 minutos:

@Ghelthon é um all in.

Não vejo a necessidade de fazer esse all-in, até porque já o fez nas últimas eleições. Tem tudo a seu favor para uma governação tranquila mas, por incompetência (sua e de outrem) não está a conseguir cumprir. Além disso, não tem nada a ganhar em afrontar desta forma um aliado como tem sido, embora claramente a contragosto, o Marcelo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 3 minutos:

Desculpa, se tem esse poder de mandar fora um governo com a maioria que dispõe, como sabemos, não está a violar a constituição, senão não seria logo de início possível. 

tb nao foi isso que eu disse.

Nao está a violar nenhum preceito positivo da constituição.

Mas está a meter-se em terrenos pantanosos no que toca à separação de poderes, às instituições. 

Vamos lá ver uma coisa: o PR nao é o dono do sistema. Ele é mais uma das várias instituições democráticas que a República tem. Claro que, ele, como demonstrou varias vezes - que nunca foi valorizado, mas é verdade - no que toca à Eutanásia, ele não tem tido grandes problemas de se sobrepor ao Parlamento, acaso achando que a sua popularidade lhe dá mais legitimidade democrática. Pois não dá. A AR tem a mesma legitimidade democrática. Ele pode dissolvê-la? Pode. O nosso PR tem poderes para tudo e mais alguma coisa. Mas por prática constitucional, não a usa. Se ele decidir ser literal e usar os poderes apenas porque os tem, quebra com a prática constitucional que desde o Eanes se mantém. Eu cá estava só a realçar a ironia que seria que um tipo que fez a Constituição e que a ensinou durante 45 anos, agora vir a ser o PR que adopta uma nova prática constitucional em que um PR acha que tem mais legitimidade democrática que uma AR com maioria absoluta de um só partido.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

A forma como alguma malta leva isto como se estivesse a defender um clube de futebol ou a assistir ao House of Cards nunca deixa de surpreender 

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Não vejo a necessidade de fazer esse all-in, até porque já o fez nas últimas eleições. Tem tudo a seu favor para uma governação tranquila mas, por incompetência (sua e de outrem) não está a conseguir cumprir. Além disso, não tem nada a ganhar em afrontar desta forma um aliado como tem sido, embora claramente a contragosto, o Marcelo.

Isso do Marcelo ser aliado tem muito que se lhe diga.
Durou enquanto lhe interessou...e porque o partido dele enfim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 7 minutos:

Wildcard:

Ninguém ganha, nenhuma maioria se consegue sobrepor à outra, e temos um pântano de ingovernabilidade.

Vai passar o PR de uma maioria de 117 deputados para um gridlock? Acho que ele é muita coisa, mas não é maluco.

Mas acho tb que o Costa vai forçar a barra daqui para frente. Ele declarou guerra hoje, e quer ir a eleições. Os reformados já vão votar nele. O resto? Bem...o resto pouco vota 18px-MrGreen.svg.png18px-MrGreen.svg.png18px-MrGreen.svg.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 14 minutos:

bem...porque anda há meses a dizer que o fará à próxima trapalhada e não sei o quê

Pois, isso não é nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

18px-MrGreen.svg.png18px-MrGreen.svg.png18px-MrGreen.svg.png

Bem-vindo de volta!

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

Além disso, não tem nada a ganhar em afrontar desta forma um aliado como tem sido, embora claramente a contragosto, o Marcelo.

o teu erro é esse, na minha opinião. O Marcelo já deixou de ser aliado há bué

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

O Marcelo é outro.

Anda nas últimas semanas sempre com indiretas-diretas e agora tb colhe o que semeou 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 3 minutos:

Pois, isso não é nada.

eu tb nao acho que o Marcelo o vai fazer. Ele nao é maluco. Mas tenho a impressão que o Costa agr nao volta atrás e vai forçar a barra. A cada caso que rebente ele até vai celebrar numa de "é desta?" à espera que o Marcelo se sinta obrigado a cumprir a palavra dada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

eu tb nao acho que o Marcelo o vai fazer. Ele nao é maluco. Mas tenho a impressão que o Costa agr nao volta atrás e vai forçar a barra. A cada caso que rebente ele até vai celebrar numa de "é desta?" à espera que o Marcelo se sinta obrigado a cumprir a palavra dada.

Banalizou, como os pais que dizem que vão castigar e nunca fazem nada.

Compartilhar este post

Link para o post

O PM e o PR nunca foram aliados, eram amigos de conveniência, e agora como já não é conveniente escusam de continuar a fingir que são amigos.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...