Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Mayday, há 1 hora:

Para satisfazer o turista o governo decidiu avançar com a ideia da linha circular e agora com as obras f*deu a vida a quem estuda e trabalha.

A não ser que o turista venha de comboio da margem sul e da linha de cascais, não percebo este comentário.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cá estou a espera do metro em loures para definitivamente, demorar menos de 1h e meia para chegar ao trabalho.

Disseram que estaria feito, penso eu, em 2024 lol

Compartilhar este post

Link para o post

Faço a linha amarela do metro 3 vezes por semana há quase 4 anos e pouco ou nada tenho a apontar, na maioria das vezes até vou sentado o caminho todo.

Acredito que noutros trajetos seja muito pior, nomeadamente quem vem da margem sul e tem que apanhar 2 ou 3 transportes diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 8 minutos:

A não ser que o turista venha de comboio da margem sul e da linha de cascais, não percebo este comentário.

São os estrangeiros que saem do avião em Beja! 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 minutos:

Criar uma nova linha de transporte público é mau porque torna demasiado fácil os turistas se deslocarem por ela. Devia-se fechar tudo o que era linhas de metro, fechar o aeroporto e fechar as fronteiras, para devolver Portugal aos portugueses. Assim as casas ficavam mais baratas e tudo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

E os problemas do metro já vêm de antes.

Sinais sempre avariados, escadas rolantes e elevadores desligados, tempos de espera que duplicaram.

Usar o metro hoje ou há 5 anos atrás é uma experiência diferente e parece que a pandemia serviu de desculpa para muito.

Para mim é igual honestamente. 

Esperar 7-8 minutos por um metro às 18-19 no Marquês é absurdo.

Isto ou eu entrar na Amadora Este às 09:00 e já não ter lugar para me sentar. Chegamos a Sete Rios e a malta nem tentou entrar.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Admito que a linha circular me vai dar jeito dentro de uns anos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 11 minutos:

São os estrangeiros que saem do avião em Beja! 

Citação de noikeee, há 8 minutos:

Criar uma nova linha de transporte público é mau porque torna demasiado fácil os turistas se deslocarem por ela. Devia-se fechar tudo o que era linhas de metro, fechar o aeroporto e fechar as fronteiras, para devolver Portugal aos portugueses. Assim as casas ficavam mais baratas e tudo.

Fora de brincadeiras, se é verdade que a linha circular facilita a vida a quem vem de Cascais ou da margem sul de T.P., porque o Cais do Sodré fica muito melhor conectado à rede de metro, facilitando o acesso à cidade universitária, ao marquês ou à Praça de Espanha, não é menos verdade que isso é conseguido à custa dos utilizadores da actual linha amarela que passarão a ser obrigados a transbordo no Campo Grande para fazerem o que hoje fazem sem essa necessidade. Daí a ser uma "linha para turistas", vai uma distância do caraças. Aliás, qualquer um de nós que já tenha utilizado transportes públicos quotidianamente, para trabalhar ou estudar, ou para fazer turismo, sabe perfeitamente que tem muito mais paciência para perder tempo nos mesmos quando se é turista.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Fora de brincadeiras, se é verdade que a linha circular facilita a vida a quem vem de Cascais ou da margem sul de T.P., porque o Cais do Sodré fica muito melhor conectado à rede de metro, facilitando o acesso à cidade universitária, ao marquês ou à Praça de Espanha, não é menos verdade que isso é conseguido à custa dos utilizadores da actual linha amarela que passarão a ser obrigados a transbordo no Campo Grande para fazerem o que hoje fazem sem essa necessidade. Daí a ser uma "linha para turistas", vai uma distância do caraças. Aliás, qualquer um de nós que já tenha utilizado transportes públicos quotidianamente, para trabalhar ou estudar, ou para fazer turismo, sabe perfeitamente que tem muito mais paciência para perder tempo nos mesmos quando se é turista.

A questão é que se o objetivo não for beneficiar os turistas (não sei se sim ou não) então o objetivo passa a ser ter uma linha circular só porque sim, porque é chique e porque a maioria das capitais europeias deve ter uma. O que torna ainda mais estúpido os milhões que se investiram nessas obras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 6 minutos:

A questão é que se o objetivo não for beneficiar os turistas (não sei se sim ou não) então o objetivo passa a ser ter uma linha circular só porque sim, porque é chique e porque a maioria das capitais europeias deve ter uma. O que torna ainda mais estúpido os milhões que se investiram nessas obras.

Mas eu acabei de dizer que a linha traz imensos benefícios a quem vem de comboio pela linha de Cascais e de T.P. da margem sul...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

Mas eu acabei de dizer que a linha traz imensos benefícios a quem vem de comboio pela linha de Cascais e de T.P. da margem sul...

Pode melhorar para os tios de cascais, mas para o pessoal dos bairros de odivelas vai ser mais chato.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 hora:

Vivo em Lisboa e deve contar-se pelos dedos da mão do Zé Serralheiro o número de vezes por ano que ando de metro. E antes que venha aí o polícia das bicicletas, vou para todo o lado a pé, ainda poluo menos que se fosse de bicicleta.

O inferno é para os infelizes que moram nos arredores e trabalham no centro de Lisboa, para quem vive no centro de Lisboa e trabalha também no centro ou trabalha a partir de casa isto é bem agradável. 

É uma ideia que tem paralelo no Porto. Para quem trabalha aqui e vem de Matosinhos/Maia/Gondomar/Valongo, acredito que muitos dias sejam um pesadelo. Para mim, que posso ir a pé para qualquer parte do centro do Porto e ainda vivo numa zona relativamente calma (e trabalho em casa), é uma maravilha.

Sim, na baixa e no centro histórico a vontade de andar regularmente já não é muita porque tudo está cheio de turistas até ao tecto. Mas não trocava isto de forma nenhuma, e também vivi a infância/adolescência praticamente toda fora daqui.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 2 horas:

cada vez menos estradas para carros, leva com que as pessoas usem transportes publicos e estes falhem 

👀

@Rain Dog

thanos-perfectly-balanced-as-all-things-

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 7 minutos:

É uma ideia que tem paralelo no Porto. Para quem trabalha aqui e vem de Matosinhos/Maia/Gondomar/Valongo, acredito que muitos dias sejam um pesadelo. Para mim, que posso ir a pé para qualquer parte do centro do Porto e ainda vivo numa zona relativamente calma (e trabalho em casa), é uma maravilha.

Sim, na baixa e no centro histórico a vontade de andar regularmente já não é muita porque tudo está cheio de turistas até ao tecto. Mas não trocava isto de forma nenhuma, e também vivi a infância/adolescência praticamente toda fora daqui.

Eu saí do Porto em 2012, mas do que vou lendo o Metro está pior, mais cheio. Imagino que não tenha havido redução de serviço, portanto a explicação deverá ser que os serviços simplesmente expandiram ao mesmo ritmo do número de utilizadores.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 9 minutos:

Pode melhorar para os tios de cascais, mas para o pessoal dos bairros de odivelas vai ser mais chato.

Os tios de Cascais andam de T.P.? Estão muito mordernaços.

Citação de Ghelthon, Agora:

Eu saí do Porto em 2012, mas do que vou lendo o Metro está pior, mais cheio. Imagino que não tenha havido redução de serviço, portanto a explicação deverá ser que os serviços simplesmente expandiram ao mesmo ritmo do número de utilizadores.

Não há metros suficientes para satisfazer a procura. Estão agora a chegar. O problema deve ficar mitigado ainda este ano. Para além disso, por questões de segurança, há sítios onde o metro não anda, se arrasta, por questões de segurança, em Matosinhos, e na linha amarela, entre Sto. Ovídio e a ponte e entre o polo universitário e o hospital de S. João. E isso tb não ajuda.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

Os tios de Cascais andam de T.P.? Estão muito mordernaços.

Acabaste de responder a ti próprio. Admito que posso estar a ser parcial, mas aproveitando-me do estereótipo, a soma líquida - entre os "tios da linha de Cascais" que passam a usar TP vs. "o pessoal dos bairros de Odivelas" que deixa de usar TP ou que continua a usar mas com um serviço pior - parece-me claramente negativa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 8 minutos:

Não há metros suficientes para satisfazer a procura. Estão agora a chegar. O problema deve ficar mitigado ainda este ano. Para além disso, por questões de segurança, há sítios onde o metro não anda, se arrasta, por questões de segurança, em Matosinhos, e na linha amarela, entre Sto. Ovídio e a ponte e entre o polo universitário e o hospital de S. João. E isso tb não ajuda.

Acho que já falámos nisto aqui, mas outro grande problema é que não há muito por onde expandir a capacidade das linhas actuais. As estações (pelo menos as que conheço) dão para 2 composições ligadas, e a maioria dos percursos passa pela mesma linha, portanto fica difícil.

Composições com mais capacidade vão ajudar, obviamente, mas não sei se isso resolve o problema. Talvez durante um tempo.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 58 minutos:

Eu cá estou a espera do metro em loures para definitivamente, demorar menos de 1h e meia para chegar ao trabalho.

Disseram que estaria feito, penso eu, em 2024 lol

Parece que é desta mas foi prometido há literalmente mais de 40 anos que o metro ia chegar a Loures.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 2 minutos:

Acabaste de responder a ti próprio. Admito que posso estar a ser parcial, mas aproveitando-me do estereótipo, a soma líquida - entre os "tios da linha de Cascais" que passam a usar TP vs. "o pessoal dos bairros de Odivelas" que deixa de usar TP ou que continua a usar mas com um serviço pior - parece-me claramente negativa.

Eu não vivo nem nunca vivi em Lisboa e os meus conhecimentos são limitados, mas, repara, a linha de Cascais existe e deve ter movimento. Também há bairros sociais para aqueles lados.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que existe tópico para as infrastruturas mas já que se fala disto, alguém me sabe explicar porque nao temos metro até Belém?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 11 minutos:

Parece que é desta mas foi prometido há literalmente mais de 40 anos que o metro ia chegar a Loures.

Muito a semelhança do hospital, que de resto esperamos a volta dos mesmos 40 anos lol

É que Loures a Lisboa de carro são 10 min... de transportes, perco 3 horas por dia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

Acho que já falámos nisto aqui, mas outro grande problema é que não há muito por onde expandir a capacidade das linhas actuais. As estações (pelo menos as que conheço) dão para 2 composições ligadas, e a maioria dos percursos passa pela mesma linha, portanto fica difícil.

Composições para mais passageiros ajuda, obviamente, mas não sei se vai resolver o problema. Talvez durante um tempo.

Não, isso é verdade. É difícil por em circulação metros maiores. Mas podes meter mais metros, mais frequência. Se a memória não me falha a frequência da linha amarela é, neste momento, em hora de ponta, de 10 metros por hora, i.e. um a cada 6 minutos. O objectivo com os novos metros a chegar às pinguinhas durante este ano é passar para 16 metros por hora, i.e., um metro a cada 3 minutos e tal. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 minutos:

Não, isso é verdade. É difícil por em circulação metros maiores. Mas podes meter mais metros, mais frequência. Se a memória não me falha a frequência da linha amarela é, neste momento, em hora de ponta, de 10 metros por hora, i.e. um a cada 6 minutos. O objectivo com os novos metros a chegar às pinguinhas durante este ano é passar para 16 metros por hora, i.e., um metro a cada 3 minutos e tal. 

Pois, também pode ser por aí. Ainda assim, e pelo mesmo problema que referi anteriormente, de teres vários percursos a passar na mesma linha física, também não dará para aumentar a periodicidade de forma brutal.

Imagino que isso tivesse/tenha custos bem mais acrescidos, mas não teria sido a pior coisa de sempre ter, pelo menos entre o Dragão e a Trindade/Casa da Música, 3 ou 4 linhas (linhas físicas, falo dos carris mesmo).

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Pois, também pode ser por aí. Ainda assim, e pelo mesmo problema que referi anteriormente, de teres vários percursos a passar na mesma linha física, também não dará para aumentar a periodicidade de forma brutal.

Imagino que isso tivesse/tenha custos bem mais acrescidos, mas não teria sido a pior coisa de sempre ter, pelo menos entre o Dragão e a Trindade/Casa da Música, 3 ou 4 linhas (linhas físicas, falo dos carris mesmo).

Sim, isso foi um tremendo disparate. Fez-se a obra pelo barato, usando o canal da antiga linha de comboio. Tinha que dar asneira, obviamente.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 16 minutos:

É um pouco pelos motivos que entretanto o Tio já explicou. Os TP não dão resposta às necessidades actuais (que são cada vez maiores), Metro incluído.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...