Mayday Publicado 21 Maio 2023 Citação de Jimpo, há 11 minutos: E calhou na altura em que muitas pessoas perderam a casa devido ao backlash do subprime dos Estados Unidos e curiosamente em Portugal entre 2017 até agora continuam pessoas com ordenados de 2500 euros a endividar-se com apartamentos de 300 mil para cima a 40 anos. Quase que aposto com que governos é que essas pessoas vão perder a casa e ter de ir para fora endireitar a vida. Mas antes, entre 2017 e 2020 é que se estava bem, porque é essa a narrativa. Um fisioterapeuta ganha o mesmo, ou muito pouco a mais do que ganhava em 2011. Um curso com 4 anos de estudo na universidade mais todas as formações que tiram à parte que não são dadas por ninguém para poderem ser contratados para ganhar entre 1000 euros a 1200 por mês isto se não estiverem a recibos verdes que na minha altura eram 6 euros à hora sem descontos. Enquanto isso o ordenado mínimo passou de 485 euros por mês para 700 euros por mês. Ou seja, um fisioterapeuta que ganhava o dobro do salário mínimo passa a ganhar só mais 300 euros por mês que o salário mínimo. Os enfermeiros também não é muito diferente tal como noutras profissões da saúde. O que tem acontecido é que o salário mínimo tem subido, ótimo, mas em vez de se manter este gap entre classe média e infelizmente, quem ganha menos porque são trabalhos menos especializados, esse gap está a deixar de existir criando... mais "pobres". Não esquecer que tem sido criado muito emprego na área de informática, hoje em dia tudo se tem virado para web developper. Eu próprio se tivesse continuado em Portugal já teria feito uma academia de código ou algo parecido. Tenho gente na família que o fez depois de ter passado 6 anos como eletricista de carros e quando acabou o curso nem precisou de enviar CVS, há muita procura nessa área o que faz com que não precisem de ir para fora. Mas isto não é trabalho do governo no sentido de guiar os estudantes para o que é preciso no mercado de trabalho. Continuamos a formar 50 mil enfermeiros para 2 mil vagas (números ao ar, só para criar um ponto de profissões em que se forma demasiado sem necessidade) Por exemplo a renda de um T2 onde estava que era de 350 euros na zona de Carcavelos em 2011 ter passado para 600 euros em 2017 foi uma das causas tal como não haver aumento no meu salário. A carreira de futebolista foi acabada porque era fraco, tal como a de comediante. Ah ok, as políticas neoliberais de mercado livre autoregulado obrigaram-te a emigrar. Agora já percebo. Mas... 1 Compartilhar este post Link para o post
Lifehouse Publicado 21 Maio 2023 Um governo em matéria de salários, no privado, tem uma opção: redução da carga fiscal sobre os salários através do IRS e dos encargos para as empresas. Os escalões que vieram dos tempos da Troika já foram desdobrados e sim não permitiram um aumento que "se veja" do salário líquido (sendo que o alívio do IRS foi compensado com impostos indiretos). Nas empresas não é garantido que essa redução fiscal vá parar aos bolsos dos trabalhadores ou permita criar mais empregos. O que tu tens no nosso país e é transversal a qualquer governo é uma cultura miserabilista e assente na ideia de que se tem de receber pouco para ser competitivo. Quando a elite é formada pelos senhores de empresas, bancos que pensam desta forma...o que vais fazer? Basta dar o exemplo do Miguel Maya, do BCP, que disse que o país estava bem porque as pessoas às sextas ainda jantavam fora. Lisboa, onde são ditadas as ideias de que as pessoas têm que ser pobres e se exigirem dignidade e condições de vida são piegas, não conhece o país. Isso não há nenhum governo que resolva. Na questão da habitação é o takeover do "mercado" a tudo. Algo que é um direito está assente na discussão do "mercado" e da lei da oferta e da procura. Já que o mercado é a droga dos tempos modernos e tudo tem de se subjugar a ele, cabe ao Estado produzir legislação no sentido de criar habitação, mas também colocar um travão à especulação (ela existe e não é só em Portugal que se queixam), mas aí o programa Mais Habitação parece ser um tiro ao lado. Há um claro objetivo, parece-me, de aumentar o fosso entre ricos e pobres. Ou melhor muito ricos e muito pobres. É a melhor forma de domínio social que tens. Posso estar a "navegar na maionese", mas é a sensação que tenho todos os dias. 2 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 21 Maio 2023 Citação de Jimpo, há 23 minutos: Enquanto isso o ordenado mínimo passou de 485 euros por mês para 700 euros por mês. Ou seja, um fisioterapeuta que ganhava o dobro do salário mínimo passa a ganhar só mais 300 euros por mês que o salário mínimo. Os enfermeiros também não é muito diferente tal como noutras profissões da saúde. O que tem acontecido é que o salário mínimo tem subido, ótimo, mas em vez de se manter este gap entre classe média e infelizmente, quem ganha menos porque são trabalhos menos especializados, esse gap está a deixar de existir criando... mais "pobres". Não percebo ao certo qual é o argumento aqui, que antes ganhavam mal e que agora ganham ainda pior porque o salário mínimo subiu? Se não tivesse subido quer dizer que a situação salarial dos fisioterapeutas não tinha piorado tanto? E, tanto quanto sei, nunca foste funcionário público, como tal, e tendo em conta que felizmente vivemos num mercado livre e não numa economia programada, o que é que um governo, independentemente da cor partidária, poderia ter feito para aumentar o salário dos fisioterapeutas proporcionalmente nesse período? Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 21 Maio 2023 Citação de Sima01, há 3 horas: Pensaram de forma simplista porque na realidade, o objetivo é deixar-nos "rasteirinhos" a necessitar da esmola da Europa, para a nossa sobrevivência. Não acredito minimamente que sejam burros a esse ponto. (Teoria da conspiração alert) O país melhorou de forma conjuntural porque a Europa melhorou nesse período, tanto que dos primeiros sectores que tivemos melhoria foi no turismo, ou seja, melhores condições de vida dos estrangeiros. O costa não fez quase nada para a melhoria do nosso país, pelo o contrário, ainda ajudou a enterrar mais com vistos gold e ajudou a criar um buraco na habitação, de tal ordem que é dos maiores da Europa. Convinha ires ver quem criou os vistos gold. Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 21 Maio 2023 Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos: Convinha ires ver quem criou os vistos gold. Tinha ideia que tinha sido o costa lol Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 21 Maio 2023 Citação de HappyKing, há 2 horas: O governo PSD-CDS agravou o peso da dívida, em média, em mais nove pontos percentuais do PIB por trimestre face a igual período homólogo. Encontra-me quantos governos o fizeram a esse nível. ___ Sobre os casos e casinhos podíamos visitar a trapalhada da Tecnoforma, Relvas, as suspeitas de corrupção em financiamento da sua campanha, etc. A importância dada vai de cada um. (E isto como referi antes, com um nível de escrutínio incomparavelmente inferior ao que existe ao dia de hoje). Não é verdade. O que Passos não disse: dívida cresceu mais rápido no seu governo (dinheirovivo.pt) Em todo o caso, é útil ver como progrediu, em média, o rácio oficial, o indicador que serve para avaliar o país e que serve de bitola no Pacto Orçamental europeu. Uma vez mais, PSD-CDS agravaram muito mais rapidamente o peso da dívida. Em média, mais nove pontos percentuais do PIB por trimestre face a igual período homólogo. O agravamento no tempo do PS foi de seis pontos percentuais. Posso estar a fazer mal as contas, mas durante a governação do Passos a divida aumentou em media 8,5 pontos% por ano e a do Zé Socras 7,5% por ano. Isto fazendo as contas por alto. O que tendo em conta a situação catastrofica em que o País se encontrava quando Passos assumiu, mas vale borrar a cara de m*rda do que sequer falar deste assunto. Mas o @Ticampos já te deu o arroz. Sobre os casos, o problema é a comunicação social. Esses mauzões. Tá serto. Engraçado, que agora a opinião do Pacheco Pereira interessa. Enfim a montanha pariu um rato. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 21 Maio 2023 Citação de Liberblue, há 11 minutos: Engraçado, que agora a opinião do Pacheco Pereira interessa. Desafio-te a encontrar um post meu a criticar o Pacheco Pereira ou dizer que a opinião dele não interessa. Se o encontrares, mandas o teu IBAN e tens 10 euros na conta. Não faz é sentido inventares espantalhos que não existem. Citação de Liberblue, há 9 minutos: Sobre os casos, o problema é a comunicação social. Esses mauzões. Tá serto. É a segunda vez num espaço de poucas horas que denotas graves dificuldades de leitura e interpretação de português. Não te posso fazer nada. Fica bem, Liberblue. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 21 Maio 2023 Citação de Liberblue, há 13 minutos: Engraçado, que agora a opinião do Pacheco Pereira interessa. 🔥🔥🔥🔥🔥 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 21 Maio 2023 Citação de Mayday, há 6 minutos: Era a isso que me referia sim. Isso e os artigos recentes no público sobre o assunto. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 21 Maio 2023 adoro o clássico "acho bem que se melhore as vidas dos pobres mas chegar aos calcanhares da classe média é que não" o capitalismo é desumano Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 21 Maio 2023 Citação de HappyKing, há 1 hora: Desafio-te a encontrar um post meu a criticar o Pacheco Pereira ou dizer que a opinião dele não interessa. Se o encontrares, mandas o teu IBAN e tens 10 euros na conta. Não faz é sentido inventares espantalhos que não existem. É a segunda vez num espaço de poucas horas que denotas graves dificuldades de leitura e interpretação de português. Não te posso fazer nada. Fica bem, Liberblue. Pá como deves compreender não vou andar a vasculhar os teus posts. Simplesmente achei engraçado a menção ao Pacheco Pereira. Ir buscar o que um gajo de direita disse, um momento infeliz diga-se de passagem, para suportar a ideia de que têm sido dada demasiado relevancia ao casos do governo, é o total esgotar de desculpas. Porque espera...então o gajo diz que nenhum outro governo se aguentava se fosse dado o mesmo tratamento na imprensa aos casos quem têm vindo a publico. Uau! Porque o problema é do tratamento e não da gravidade dos casos em si!? Ok. Tá serto novamente. Mais, o gajo diz que são forças obscura com interesses muito proprios que andam a financiar esta radicalização e extremar de reações aos casos do governo, com vista a derrubar o governo, muaaahhhaaahh!! O problema não são os casos, que ele diz que são perfeitamente normais, coisas normais, erradas mas normais, são os poderes obscuros que andam por trás a indignar-se sem razão nenhuma. Bom já tive a minha dose de teoricos da conspiração, mas cada um papa o que quer. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 21 Maio 2023 Basta ir procurar pela operação labirinto e vistos gold para perceber que a gravidade destes casos é pequena comparada com outras. E como a Tap é a última, também podíamos recordar como e a quem é que foi privatizada. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 21 Maio 2023 A solução passa por seguir as pisadas de Singapura, o país mais livre e desenvolvido do mundo. O governo tem de roubar todas as casas e fazer um mercado de arrendamento digno para que o país desenvolva e a economia cresça. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 21 Maio 2023 não estou a perceber qual é o objectivo dessa conversa das dívidas. Portugal estava a ir ao mercado com taxas à volta dos 6 ou 7% (já não me lembro bem), quando veio o empréstimo do FMI as taxas baixaram para os 3 ou 4% e continuaram a baixar com o facto do BCE começar a ir aos mercados para ajudar a que as taxas de juro continuassem baixas. Acho, que há uns anos (3 ou 4?), Portugal chegou a se financiar à volta do 1%. Se tens possibilidade de te financiar com uma taxa de juro mais baixa para pagar empréstimos que têm taxa de juro mais alta é de aproveitar. Agora é que têm que andar com cuidado pois as taxas de juro estão, de novo, a subir. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 21 Maio 2023 É continuar a normalização. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 21 Maio 2023 Tudo corno menos o pacheco pereira Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 21 Maio 2023 Citação de Liberblue, há 3 horas: Ir buscar o que um gajo de direita disse eish pacheco pereira de direita... se ele lê isto rebenta-te a boca à porrada Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 21 Maio 2023 Citação de HappyKing, há 3 horas: É continuar a normalização. Ainda não percebi o stress do Chega com o Livre, aparentemente no Parlamento estão sempre a tentar boicotar o Tavares, mais isto.. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 21 Maio 2023 Citação de antifa, há 9 minutos: Ainda não percebi o stress do Chega com o Livre, aparentemente no Parlamento estão sempre a tentar boicotar o Tavares, mais isto.. É como na escola, os burros a intimidar inteligentes. Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 21 Maio 2023 Citação de antifa, há 19 minutos: Ainda não percebi o stress do Chega com o Livre, aparentemente no Parlamento estão sempre a tentar boicotar o Tavares, mais isto.. Devem ter ficado chateados com o debate onde o Rui Tavares cagou de alto abaixo no programa deles e no Chega em geral. Ou então são só idiotas 🤷♂️ Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 21 Maio 2023 Por falar em Pacheco Pereira, numa única intervenção há pouco no Princípio da Incerteza, conseguiu mandar um estouro em jornalistas, comentadores políticos, políticos e governantes. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 22 Maio 2023 Citação de rcoelho14, há 5 horas: Devem ter ficado chateados com o debate onde o Rui Tavares cagou de alto abaixo no programa deles e no Chega em geral. Ou então são só idiotas 🤷♂️ Eu acho que sao "apenas" idiotas...pensar que eles proprios alguma vez leram o programa do proprio partido, 'e ter essa gente em demasiada consideracao Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 22 Maio 2023 Citação de Mayday, há 16 horas: 🔥🔥🔥🔥🔥 Pachequinho ❤️ Compartilhar este post Link para o post
Juco Publicado 22 Maio 2023 Citação de kareca, há 10 horas: É como na escola, os burros a intimidar inteligentes. Esse é aquele partido que tem uma proposta que um gajo podia despedir-se e ficar a receber subsidio de desemprego, certo? Inteligente não lhe chamaria, finaÇo talvez. Esta malta da panelinha dos subsídios é sempre outro nível. Um bom partido para lançar uns livros. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 22 Maio 2023 Citação de rcoelho14, há 10 horas: Devem ter ficado chateados com o debate onde o Rui Tavares cagou de alto abaixo no programa deles e no Chega em geral. Ou então são só idiotas 🤷♂️ vem desde o tempo da Joacine. 1 Compartilhar este post Link para o post