HappyKing Publicado 21 Julho 2023 Citação de Burkina2008, há 11 minutos: e onde o desemprego subiu a pique. Consegues mostrar os dados de desemprego dessa altura? Só encontrei a partir da década de 80. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Julho 2023 Citação de Lip McBoatface, há 1 hora: Quanto a essa última frase, apesar de concordar que a entrada na CEE foi crucial para uma melhor economia em Portugal (sem ter estudado grande coisa sobre isso, atenção), não percebo como a consequência do cenário hipotético de não termos entrado na CEE resulta num facto que não se deve sequer debater 🤔 tem a ver com os períodos anteriores? Não percebi… Citação de HappyKing, há 1 hora: Consegues mostrar os dados de desemprego dessa altura? Só encontrei a partir da década de 80. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/antes-de-1974-nao-existia-analfabetismo-e-desemprego-em-portugal assim no telefone as 3 pancadas arranjo isto mas há melhor material atençao que os 2,7% de 74 e mesmo os 7% de 81 são muito debativeis devido ao desemprego informal, as taxas reais eram certamente maiores em ambos os casos 1 Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 21 Julho 2023 Citação de Burkina2008, há 1 hora: Não percebi… https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/antes-de-1974-nao-existia-analfabetismo-e-desemprego-em-portugal assim no telefone as 3 pancadas arranjo isto mas há melhor material atençao que os 2,7% de 74 e mesmo os 7% de 81 são muito debativeis devido ao desemprego informal, as taxas reais eram certamente maiores em ambos os casos O que te diz que sem a entrada na CEE estaríamos bastante pior Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 21 Julho 2023 Meanwhile em Setúbal começam a aparecer zunzuns sobre o fim da corporação de Bombeiros Sapadores. Estão sensivelmente desde o início do ano em greve, depois de anos de carreiras congeladas e semelhantes vicissitudes como o clássico não pagamento de horas extra, perderam agora o subsídio de turno e as coisas escalaram. No meio disto o comandante vai distribuindo processos disciplinares que não resultam em nada além de stress para os visados como se fossem rebuçados e a câmara faz-se de coitadinha a dizer que tá do lado dos bombeiros mas que está apenas a cumprir a lei. Acho que nunca vi o nome de um presidente de Setúbal ser mencionado tanta vez em tão pouco tempo e nunca de forma positiva como neste mandato do André Martins, pqp. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 21 Julho 2023 Citação de El Shafto, há 15 minutos: Meanwhile em Setúbal começam a aparecer zunzuns sobre o fim da corporação de Bombeiros Sapadores. Estão sensivelmente desde o início do ano em greve, depois de anos de carreiras congeladas e semelhantes vicissitudes como o clássico não pagamento de horas extra, perderam agora o subsídio de turno e as coisas escalaram. No meio disto o comandante vai distribuindo processos disciplinares que não resultam em nada além de stress para os visados como se fossem rebuçados e a câmara faz-se de coitadinha a dizer que tá do lado dos bombeiros mas que está apenas a cumprir a lei. Acho que nunca vi o nome de um presidente de Setúbal ser mencionado tanta vez em tão pouco tempo e nunca de forma positiva como neste mandato do André Martins, pqp. Já há alguns anos o André Martins também era sempre um assunto popular, nomeadamente no núcleo do Sporting Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Julho 2023 Citação de Lip McBoatface, há 1 hora: O que te diz que sem a entrada na CEE estaríamos bastante pior A serio que perguntas isto? Basta dizer que a entrada na CEE trouxe bilioes de Euros ao longo destes ultimos 40 anos, mas se necessitas de mais do que isso basta olhares para a moeda unica que trouxe estabilidade a um pais que desvalorizou constantemente a moeda para conseguir pagar a divida, a abertura a um mercado laboral e economico 30x maior do que o pais, a legislacao europeia, etc Sem a UE estavamos ao nivel que estavamos no inicio dos 80s, ali taco a taco com a Albania pelo lugar de pais mais miseravel da Europa. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 21 Julho 2023 Qual é o problema de perguntar? 2 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Julho 2023 Citação de Lip McBoatface, há 12 minutos: Qual é o problema de perguntar? Perguntar algo que podes facilmente encontrar uma resposta atraves de um simples pesquisa no google... "...a plena adesão de Portugal às Comunidades Europeias despoletou um significativo processo de modernização de estruturas e comportamentos económicos, em paralelo com uma liberalização global dos mercados, num quadro onde a intervenção pública passou a ser claramente polarizada pela promoção de importantes investimentos de natureza infra- -estrutural (rodoviárias, ferroviárias e portuárias, telecomunicações, energéticas, científicas e tecnológicas, de educação e formação profissional, nomeadamente) dinamizados pelo acesso aos fundos estruturais de origem comunitária e com algum enquadramento numa perspectiva de desenvolvimento regional do país" Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 21 Julho 2023 Citação de Burkina2008, Agora: Perguntar algo que podes facilmente encontrar uma resposta atraves de um simples pesquisa no google... "...a plena adesão de Portugal às Comunidades Europeias despoletou um significativo processo de modernização de estruturas e comportamentos económicos, em paralelo com uma liberalização global dos mercados, num quadro onde a intervenção pública passou a ser claramente polarizada pela promoção de importantes investimentos de natureza infra- -estrutural (rodoviárias, ferroviárias e portuárias, telecomunicações, energéticas, científicas e tecnológicas, de educação e formação profissional, nomeadamente) dinamizados pelo acesso aos fundos estruturais de origem comunitária e com algum enquadramento numa perspectiva de desenvolvimento regional do país" Por acaso gostei mais da maneira como explicaste. 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Julho 2023 Tem piada todos os líderes dos partidos espanhóis a falar no palanque e nenhum com um preto nos grupos, exceto o Vox. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 24 Julho 2023 Citação de kareca, há 4 horas: Tem piada todos os líderes dos partidos espanhóis a falar no palanque e nenhum com um preto nos grupos, exceto o Vox. Não sou racista, até tenho um amigo preto! 1 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 24 Julho 2023 Citação de depina, há 1 hora: A parte que me preocupa é haver mesmo gente que acredita que a geringonça influenciou quem quer que seja e que os resultados do Vox de alguma forma se repercutem nos do Chega. Estou farto de gente burra. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 24 Julho 2023 No assunto STOP, o Manel Cruz escreveu um texto que vale muito a pena ler, porque é uma opinião extremamente lúcida de alguém que não só conhece o STOP como poucos, como esteve intimamente envolvido no processo de "legalização". Deixo aqui: Spoiler STOP... Conheço o STOP desde 2002, quando comecei a ensaiar em salas de amigos. Mas só em 2007 aluguei a minha primeira sala e aí construí o meu estúdio, já farto de ser expulso de salas de prédios de habitação e de ter de controlar as horas a que podia trabalhar. Dizia a um amigo que sempre me ajudou nas obras: A grande vantagem do STOP é que existe. Mas rapidamente aquele sítio se transformou para mim numa espécie de segunda casa. Ali partilhei som e amizade durante anos e percebi o que era fazer parte de um fenómeno sem par no contexto cultural do país. E foi por todo este tempo que ali passei que vim a aceitar, mais tarde, um cargo associativo. Em 2018, fui contactado pessoalmente pela CMP. Manifestaram-me a sua dificuldade em estabelecer contacto com o condomínio do STOP, num momento em que o risco de fecho estava iminente. Nunca tendo aderido a contextos associativos, vi-me com uma responsabilidade no colo, e optei por informar o máximo de gente possível do contacto que recebi. A partir daí todo o processo interno começou. Mas não é por aqui que quero começar, e por isso vou dar um salto no tempo. Demiti-me da associação Alma Stop em 2021, e fi-lo por exaustão. Desmontei o meu estúdio por raiva e deixei de ter sala no STOP. Moí a minha emoção ao longo deste tempo e tentei engolir as questões pessoais – questões internas do processo associativo que me retiraram toda a energia. Aquando do episódio de fecho da passada terça-feira, coisa que tantas vezes avisei que aconteceria, senti-me impelido a ter uma posição pública. Mas optei inicialmente por me conter. Demasiada emoção podia afetar o objectivo que é muito maior do que aquilo que me afectou. Escrevi páginas e páginas e acabei a censurá-las. Não é sobre mim. Várias vezes perguntei a mim mesmo: o que é verdadeiramente importante? E a resposta ao fim de noites sem dormir foi: dizer o que puder ser útil. O que me veio à cabeça em primeiro lugar foi: informação. Nesta era em que a verdade parece não ter relevância ainda existem factos. Facto: A CMP sempre dialogou connosco e sempre se mostrou interessada em resolver o problema. Eu sei porque eu estava lá. A associação estava na reunião da câmara com os bombeiros acerca da aprovação do projecto de segurança contra incêndio. E mesmo sabendo que o projecto teria de cumprir todos os trâmites legais, o representante da CMP não se poupou ao elogio do STOP perante o comandante dos bombeiros. Eu estive lá quando, juntamente com o administrador do condomínio do STOP, Ferreira da Silva, o empenhado engenheiro Pedro Dourado, com as plantas do edifício sobre a mesa da sala de condomínio, tentou perceber como havíamos de resolver o problema das saídas de emergência num local sem condições para tal. Deu trabalho mas arranjou-se solução. O projecto foi aprovado. Facto: Em 2021 houve um aviso de fecho do STOP com um prazo de resolução de 15 dias. Foi ignorado. Quer dizer, não por todos. Ao comentar com a arquitecta Sandra Rego, também com sala no STOP, esta apressou-se a ir à CMP para saber o que se passava. Tratava-se da necessidade de aprovação do projecto de arquitectura. O facto é que não existia projecto, aliás, era por aí que se deveria ter começado. A mesma arquitecta fê-lo em 15 dias, em directas sucessivas, de forma a que correspondesse aos mínimos para, pelo menos, prorrogar o prazo e assim se ganhar tempo, o que acabou por acontecer. Pouca gente soube disto, creio. Finalizou depois o projecto, meses a fio sem ganhar nada, a não ser o perdão das rendas enquanto o executava e um esgotamento nervoso. O projecto foi aprovado. É a meu ver importante, não só por respeito e gratidão em relação ao esforço feito, a atenção sobre algo que foi efectivamente conquistado e que é um ponto a partir do qual o trabalho pode ser continuado. Em Outubro de 2021, aquando da minha demissão e da do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Gil Costa, ficou um projecto de segurança contra incêndio aprovado e um projecto de arquitectura aprovado. Facto: Era e é preciso dinheiro. O projecto de segurança contra incêndio foi avaliado num estudo de mercado em cerca de um milhão de euros, não contando com a parte da construção civil. Após alguns pedidos de orçamento sem sucesso, conseguimos finalmente uma resposta positiva da empresa Vianas que faria o trabalho por quase metade do preço. No projecto de arquitectura não estaríamos de certeza a falar dos mesmos valores. Qualquer um consegue prever que um projecto de reabilitação de um edifício degradado como é o STOP, ronde os vários milhões. Contar com os proprietários era uma batalha perdida e sempre nos foi dito que a câmara não poderia financiar um sitio privado com mais de cem proprietários. E mesmo que pudesse, a ideia da associação era manter ao máximo a autonomia do STOP. E no caso de ser possível o dinheiro entrar pela associação isso seria, no nosso entender, o melhor dos cenários, mantendo o STOP do STOP. Lembro-me de numa reunião da associação com o presidente Rui Moreira, este nos falar da hipótese do silo-auto como alternativa à dificuldade que seria arranjar o dinheiro para reabilitar o STOP, e a associação explicar que essa solução poderia ser viável se não conseguíssemos o plano A - manter o STOP no STOP. E para essa hipótese, pareceu-nos inevitável recorrer a fundos comunitários, que ao fim e ao cabo é para projectos comunitários que eles existem. Por intermédio de um contacto familiar do músico e Segundo Secretário da associação António Serginho, decidimos reunir com o Carlos Martins que, já conhecendo o STOP, achou que o projecto tinha toda a viabilidade para vir a ser financiado por fundos europeus. Oferecendo-se para, a custo zero, nos ajudar a desenhar a candidatura. Lembro-me de no início, quando tomei posse, dada a minha grande inexperiência no campo associativo, pensar que deveria ter em conta o que já tinha sido feito, e falar com gente que já tivesse estado envolvida em dinâmicas semelhantes. Falei então com o Anselmo Canha, músico do STOP e pessoa previamente envolvida em projectos que a meu ver ajudaram a afirmar a presença do STOP no contexto cultural da cidade. O mesmo Anselmo Canha que em conjunto com vários músicos, esteve envolvido previamente na tentativa de criação de uma associação, embora sem sucesso. Já se revelava a dificuldade de os músicos do STOP se apresentarem como um corpo. Pedi ao Anselmo a sua dissertação que, sendo na área do design, usava o STOP como tema para explorar algo que me inspirou: A importância da simbologia. Os espaços têm história, têm memória. Manter o STOP no STOP parecia-me assim, não só pela morfologia arquitectónica como social e humana, algo que facilitaria a continuidade dessa vivência. Essa era a ideia, mudar só o que pode melhorar. Uma das grandes dificuldades da associação foi a crescente falta de quorum. No início animou-me haver uma relativamente boa mobilização, mas muitos cansaram-se das surrealistas assembleias em que umas poucas pessoas levantavam questões tão dispensáveis quanto ofensivas, como por exemplo a razão pela qual teria sido eu o contactado pela CMP. Lembro-me de ouvir um músico responder já sem paciência: “Porque é o poster-boy, c…!”, o que me pareceu um comentário lúcido. Apesar de não ser muito o meu feitio, e ter a consciência de que se o Pedro Abrunhosa estivesse no STOP teria sido ele o contactado, aceitei o aproveitamento desse poder mediático por uma causa que se me afigurava de interesse maior. Essa desconfiança continuou durante todo o processo, e conduziu-me à necessidade inclusivamente de abrir um processo legal por difamação. Curiosamente ninguém me confrontou pessoalmente ou explicou a alguém de onde vinham as suspeitas que alegavam inclusivamente desvio de dinheiro. E foi neste ambiente absurdo que percebi que mesmo os fenómenos mais épicos podem falhar por coisas triviais e mundanas. Vivemos num contexto precário, de pessoas que dão o coiro para sobreviver, e é compreensível que a energia para uma colaboração activa na esfera política seja pedir demais. Mas temos de ter consciência que quando não há representatividade numa assembleia entregamos o futuro de quatrocentas pessoas a umas 10 ou 15. De 2021 a esta parte não sei o que se fez com o projecto desenvolvido. Apenas soube que um auto-apelidado grupo de trabalho formado pelas pessoas que permaneceram na associação, tinha ido a uma reunião do executivo da CMP falar de como o processo teria sido mal conduzido até então. O que surpreendeu a CMP, que esperava que apesar da minha saída se desse continuidade ao processo. Fui mais tarde contactado pelo agora presidente da ALMA STOP, Bruno Costa, com quem senti o respeito e o bom senso necessários para uma conversa civilizada, e com quem falei sobre todo o processo anterior. Pode sempre haver ideias melhores, claro. Mas é importante quando se pega num processo a decorrer, pelo menos tomar consciência do trabalho que foi feito. Feito por pessoas que deram tudo para fazer o melhor que sabiam. Que não receberam nada a não ser o ânimo de fazer parte de algo bonito, de que se pudessem orgulhar. É inspirador ver tanta gente a reunir-se em prol desta causa, mas não chega. É preciso haver um horizonte claro. Existe quorum agora, milhares de pessoas se mobilizaram, e isso é ótimo e inspirador. Capitalize-se essa energia, mas que seja para encontrar uma solução, e não para queimar bruxas, porque se o inferno existir, de certeza teremos todos lá uma sala de ensaios. Manel Cruz 2 Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 25 Julho 2023 O resumo desse texto é que a culpa é dos músicos que não se uniram e que a CMP fez de tudo para salvar o espaço?! Percebo que o Manel tenha várias críticas a fazer à atitude de muitos dos músicos, mas, se a CMP realmente quisesse, tinha avançado com essa candidatura a fundos comunitários ou tinha preparado alternativas como o silo automóvel (ou, em último caso, tinha até investido nesse plano de segurança no STOP). É tudo sobre prioridades e sobre vontade política. E, claramente, neste caso, o Rui Moreira e o seu executivo não se preocuparam muito com as dezenas de músicos que lá anda. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Julho 2023 Citação de Jpa, há 7 horas: O resumo desse texto é que a culpa é dos músicos que não se uniram e que a CMP fez de tudo para salvar o espaço?! Percebo que o Manel tenha várias críticas a fazer à atitude de muitos dos músicos, mas, se a CMP realmente quisesse, tinha avançado com essa candidatura a fundos comunitários ou tinha preparado alternativas como o silo automóvel (ou, em último caso, tinha até investido nesse plano de segurança no STOP). É tudo sobre prioridades e sobre vontade política. E, claramente, neste caso, o Rui Moreira e o seu executivo não se preocuparam muito com as dezenas de músicos que lá anda. Para mim a conclusão é que muito do trabalho está feito, falta é vontade dos dois lados para discutir e aplicar soluções. Também acho que a CMP poderia fazer mais para que esses fundos comunitários pudessem chegar, mas não sei como estas coisas funcionam ao certo. Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado 25 Julho 2023 Oh W(H)ell ... para mal dos meus pecados, a escola ao fundo da minha rua vai ser um ponto de acolhimento de peregrinos das jornadas da juventude ... ... Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 26 Julho 2023 Para hoje mais um episódio do Marcelo e o Costa a verem qual deles tem a dita cuja maior é isso? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 26 Julho 2023 https://m.facebook.com/100043896831343/posts/pfbid0rRXB1KraAUidNYMXYJwugcBe9ombu5DY2UEQ47afZXeBpeuwKBMtczNCf4hCmWdyl/ Shots fired, grande Goucha. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 27 Julho 2023 https://www.instagram.com/reel/CvEwcVpRmza/?utm_source=ig_web_button_share_sheet Finalmente ideias novas por parte de um candidato a presidente da república. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 27 Julho 2023 Citação de HappyKing, há 15 minutos: https://www.instagram.com/reel/CvEwcVpRmza/?utm_source=ig_web_button_share_sheet Finalmente ideias novas por parte de um candidato a presidente da república. Acho que devíamos fazer um apanhado de todos os pré-candidatos dos últimos 30 anos, este senhor tem potencial. Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 27 Julho 2023 Citação de HappyKing, há 15 minutos: https://www.instagram.com/reel/CvEwcVpRmza/?utm_source=ig_web_button_share_sheet Finalmente ideias novas por parte de um candidato a presidente da república. Eu se chegar à idade da reforma e tiver de continuar a trabalhar fico tudo menos feliz, não sei como esta gente tem cara de pau para vir debitar estas coisas. Também não fico feliz por ter de trabalhar agora, mas um passo de cada vez 😂 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 28 Julho 2023 (editado) Citação de HappyKing, há 15 horas: https://www.instagram.com/reel/CvEwcVpRmza/?utm_source=ig_web_button_share_sheet Finalmente ideias novas por parte de um candidato a presidente da república. ainda bem que é pré-candidato a presidente e não a deputado/chefe de governo. Editado 28 Julho 2023 por Puto Perdiz Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 28 Julho 2023 Os patrões a pensarem na felicidade dos trabalhadores ❤️ Não devia haver tanto racismo contra patrões. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 28 Julho 2023 Citação de HappyKing, há 17 horas: https://www.instagram.com/reel/CvEwcVpRmza/?utm_source=ig_web_button_share_sheet Finalmente ideias novas por parte de um candidato a presidente da república. a cara de gozo com que diz isso, que nojo Compartilhar este post Link para o post