Genzo Publicado 30 Novembro 2023 Credo, há quem aproveite um simples mudar de logotipo do Governo para chamar de ditadores e o diabo a sete ao Governo. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 30 Novembro 2023 Citação de Descartes, há 8 horas: Podem explicar o que é que aconteceu? Como não frequento o Twiiter (*) não faço ideia do que estão a falar. (*) A teu pedido @Sandes. Citação de Ticampos, há 8 horas: Temos de um pouco de tudo, informáticos, copywriters. E até 1 artista gráfico. Aqui temos 293 laranjas, 309 rosas, 135 sinais de stop e por aí fora. Começaram a meter as sondagens deste género 1 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 30 Novembro 2023 Citação de Petar Musa, há 29 minutos: Começaram a meter as sondagens deste género Adoro uma boa confusão de rede social que não interessa a ninguém do mundo real e que ninguém quer saber 🤣 1 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 30 Novembro 2023 Citação de Vaart10, Em 28/11/2023 at 21:59: @whatever, pessoalmente, o que achas da representatividade e significância de sondagens efetuadas a uma amostra inferior a 1000 observações. Na tua opinião, que conclusões se podem retirar desse tipo de sondagem? Não me incomoda minimamente, com uma amostra realmente aleatória e bem distribuída isto não deveria ser um problema (existe o exemplo paradigmático de uma sondagem relativa às eleições dos EUA em 1936 com uma amostra de +2M que não conseguiu antecipar a vitória do Roosevelt). Apesar de haver métodos de sondagem mais confiáveis que outros, a chave é sempre a amostragem e a respectiva estratificação. Depois o problema acrescido é quando se metem a inventar com aquela história da distribuição de indecisos, quando não apresentam resultas com a margem de erro representada e afins. Citação de Carlos Gouveia, Em 28/11/2023 at 22:09: Não faço a mais pequena ideia dos mecanismos em particular, e mesmo que soubesse, é esse "o segredo do negócio" nesta área. Sei é que nenhuma empresa de sondagens tem um mecanismo melhor do que o dele e o modelo delas também não é público. Como é que ele controla o enviesamento natural da amostra? Não faço ideia. Nem a Intercampus, nem a Aximage, nem nenhuma outra empresa. Aliás, desconfia sempre que uma empresa diz que tem uma amostra aleatória quando tem números pequenos. É melhor teres uma amostra enviesada onde consegues conhecer o enviesamento do que uma "amostra aleatória", porque isso só mostra que não conheces o enviesamento. Que confusão. Primeiro que nada uma coisa são sondagens, outra coisa é o que o Ticampos faz, tal como ele diz, o que faz não são sondagens, por isso estás a comparar coisas diferentes. Depois não sei a que é que te referes quando falas do 'modelo' das empresas que fazem sondagens, se imaginas que há ali muita estatística avançada estás enganado, obviamente que os resultados são ponderados, claro que existem uns pozinhos aqui e ali para não variarem muito face aos resultados anteriores, mas isso não é nenhum é modelo, é 'limpeza de dados criativa'. Mais uma vez, a amostra é e tem que ser aleatória, mas isso não significa que os resultados não sejam ponderados que naturalmente são. Citação de Ticampos, Em 28/11/2023 at 22:16: Quanto a isto ninguém melhor do que eu para responder, quanto aos surveys. Crio imensos grupos cruzados abstratos entre caraterísticas sociodemográficas distintas, comparo a sondagens à boca das urnas desses grupos de eleições passadas, exemplos de grupos cruzados abstratos: Vou dar um exemplo por alto... Homens 55+ com ensino superior que moram em Lisboa distrito pode ser um grupo abstrato que deve andar nos 2% da população votante. Todos as pessoas que responderem que cumprem esses requisitos, entram na pool dos 2% (sem limite de pessoas, no seu conjunto vão sempre valer 2% se entrarem nesse grupo). Quanto mais pessoas desse grupo responderem, melhor conhecerei esse grupo. Quanto menos, pior conhecerei. E por aí fora com centenas de grupos sociodemográficos distintos. Depois como o inquérito é 100% voluntário utilizo a probabilidade de ir votar e decisão de voto novamente ajustando segundo essas caraterísticas da população nacional, através da pergunta de 0 a 5 qual é a probabilidade de ir votar? De 0 a 5 qual a probabilidade de manter o seu voto? Isto é uma breve descrição do trabalho de processamento de dados que faço, que é extremamente complexo. Também inclui transferências de voto de eleições passadas para a presente, etc, etc. E funcionou bem de 2019 até 2021, portanto espero e acredito que vá funcionar novamente. Quanto ao modelo de sondagens, não é nenhuma média. Tem um funcionamento próprio que depende da qualidade das empresas, fiabilidade da empresa no tipo de eleição por partido, com correção de viés partidário, conta com a distância para a eleição, entre outros fatores, e tem sido constantemente bastante eficiente como se viu ainda agora na Madeira. Claro que é uma média, uma média ponderada, em que atribuis diferentes factores a diferentes parâmetros, mas não deixa de ser uma média, o teu resultado final vai estar sempre entre as balizas dos valores publicados pelas empresas que fazem efectivamente as sondagens e que tu consideras nos teus cálculos. 2 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 30 Novembro 2023 Citação de Ticampos, há 12 horas: Acho que vocês não estão a perceber nada do que estamos a fazer (como 99% da comunidade Twitter). Isso faz-me lembrar aquela história da mãe que foi ver o filho no desfile do Exército. Toda a gente a marchar bem, e o filho fora do passo. Diz a senhora: "Olha que maravilha, o meu filho é o único que está a marchar bem!" Tu és a mãe. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 30 Novembro 2023 Citação de bmfpcdm, há 10 horas: Bricked up for Lady Liberty. Inspired by Kissinger's death I would like to change my pictionary guess to "Lady Liberty bricked up for revolution." Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 30 Novembro 2023 (editado) Pá, como deixei outro dia umas sugestões que a malta gostou e porque já me custa um bocado ver isto porque eu dou valor ao que o @Ticampos faz, vou só deixar aqui uma reflexão e não chateio mais. Honestamente eu acho que o caminho do projecto do Ticampos devia ser o de um "novelty act" no seu campo, um gajo que por circunstâncias da vida pensa fora da caixa, que faz umas brincadeiras com números e que no meio desse caos inocente e obsessivo de vez em quando tem o potencial de sacar umas pérolas, umas análises interessantes, umas tendências que passaram despercebidas. Agora achar que isso se pode profissionalizar e que a ERC ou whatever vai dar crédito a um projecto de uns nerds do twitter e do discord? É pá por favor, não levem a mal mas mais noção do mundo real precisa-se urgentemente, porque isto assim é só "cringe", só os prejudica e retira potencial ao que podiam fazer. Não é de licenças ou de constituir empresa que precisam, precisam é de parecer adultos que relativizam a importância do hobby a que se dedicam, que não o colocam ao lado do que é feito por profissionais, de comunicar de forma clara e humilde e de deixar os vossos resultados falarem por vocês. É assim que podem atrair interesse e destacarem-se por serem únicos. Até é assim que um dia podem começar a gerar dinheiro de forma independente ou que até alguém se mostra interessado em contratar. Editado 30 Novembro 2023 por antifa 3 10 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 30 Novembro 2023 eu ri-me e gostei, @Ticampos O pessoal aqui é demasiado sério 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 30 Novembro 2023 (editado) Citação de whatever, há 1 hora: Claro que é uma média, uma média ponderada, em que atribuis diferentes factores a diferentes parâmetros, mas não deixa de ser uma média, o teu resultado final vai estar sempre entre as balizas dos valores publicados pelas empresas que fazem efectivamente as sondagens e que tu consideras nos teus cálculos. não não é. como viste na Madeira nos valores do PSD/CDS ou Chega nem sempre assim é. Lembra que nos retiramos bias das empresas por ex, entre outros fatores que podem fazer subir ou descer. Editado 30 Novembro 2023 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 30 Novembro 2023 Citação de Ticampos, há 6 minutos: não não é. como viste na Madeira nos valores do PSD/CDS ou Chega nem sempre assim é. Lembra que nos retiramos bias das empresas por ex, entre outros fatores que podem fazer subir ou descer. Não vi os resultados (nem outros, já agora), mas mete lá aí os valores das empresas que fizeram as sondagens, com os intervalos de confiança, e depois os vossos resultados para podermos comparar. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 30 Novembro 2023 (editado) Citação de antifa, há 2 horas: Pá, como deixei outro dia umas sugestões que a malta gostou e porque já me custa um bocado ver isto porque eu dou valor ao que o @Ticampos faz, vou só deixar aqui uma reflexão e não chateio mais. Honestamente eu acho que o caminho do projecto do Ticampos devia ser o de um "novelty act" no seu campo, um gajo que por circunstâncias da vida pensa fora da caixa, que faz umas brincadeiras com números e que no meio desse caos inocente e obsessivo de vez em quando tem o potencial de sacar umas pérolas, umas análises interessantes, umas tendências que passaram despercebidas. Agora achar que isso se pode profissionalizar e que a ERC ou whatever vai dar crédito a um projecto de uns nerds do twitter e do discord? É pá por favor, não levem a mal mas mais noção do mundo real precisa-se urgentemente, porque isto assim é só "cringe", só os prejudica e retira potencial ao que podiam fazer. Não é de licenças ou de constituir empresa que precisam, precisam é de parecer adultos que relativizam a importância do hobby a que se dedicam, que não o colocam ao lado do que é feito por profissionais, de comunicar de forma clara e humilde e de deixar os vossos resultados falarem por vocês. É assim que podem atrair interesse e destacarem-se por serem únicos. Até é assim que um dia podem começar a gerar dinheiro de forma independente ou que até alguém se mostra interessado em contratar. Então mas fui isso que fiz... humanizei a página fazendo o rebrand que me sugeriste (que os meus colegas a bom abono da verdade não gostaram). Quanto a termos parado de divulgar os resultados do survey. Foi feito por conselho de uma pessoa licenciada em direito que nos contactou. Apesar de só ser proibido divulgar resultados de surveys políticos em meio de comunicação social. Situação sobre a qual pensávamos não nos competir. A atual legislação é algo dúbia em relação ao Twitter e redes sociais (a lei foi inclusive feita antes disso existir, no ano 2000 se não estou em erro). O Twitter no limite pode ser considerado um meio de comunicação à luz dessa legislação apesar de não estar bem explícito (falam em meios digitais de comunicação social), mas não se percebe se falam de páginas tipo sites do expresso ou dn (como pensava) ou se falam de toda a internet (como pode ser interpretado). Decidimos respeitar o máximo possível. Mantemos os surveys políticos sem os divulgar publicamente (o que é 100% permitido). De resto, decidimos começar a contabilizar as laranjas, Rosas e árvores do quinto império. Mas isso já são outros 500. Citação de whatever, há 1 hora: Não vi os resultados (nem outros, já agora), mas mete lá aí os valores das empresas que fizeram as sondagens, com os intervalos de confiança, e depois os vossos resultados para podermos comparar. Usámos 99% e não os tradicionais 95% (daí serem intervalos tão grandes), houve gente que não percebeu na altura. O erro médio de todos os partidos juntos é menor que todas as empresas de sondagens. A Intercampus foi a melhor, mas nós fomos ainda melhores (apesar de só sermos 3 nessa altura). No PSD/CDS por ex demos 48% qualquer coisa(não estou a ver a imagem), houve empresas a dar coisas como 58/59% PSD/CDS na semana final. Editado 30 Novembro 2023 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 30 Novembro 2023 Percebo o que queres fazer, mas chamar Quinto Império é um bocadinho farsola. 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 30 Novembro 2023 Citação de Jamarcus, há 2 minutos: Percebo o que queres fazer, mas chamar Quinto Império é um bocadinho farsola. Farsola em que sentido? Há muitos livros da literatura nacional portuguesa que falam num tal Quinto Império, desde Fernando Pessoa até ao Padre António Vieira. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 30 Novembro 2023 Os 14 colaboradores também é como o Fernando Pessoa? 3 27 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 30 Novembro 2023 Citação de Ticampos, há 1 hora: Então mas fui isso que fiz... humanizei a página fazendo o rebrand que me sugeriste (que os meus colegas a bom abono da verdade não gostaram). Quanto a termos parado de divulgar os resultados do survey. Foi feito por conselho de uma pessoa licenciada em direito que nos contactou. Apesar de só ser proibido divulgar resultados de surveys políticos em meio de comunicação social. Situação sobre a qual pensávamos não nos competir. A atual legislação é algo dúbia em relação ao Twitter e redes sociais (a lei foi inclusive feita antes disso existir, no ano 2000 se não estou em erro). O Twitter no limite pode ser considerado um meio de comunicação à luz dessa legislação apesar de não estar bem explícito (falam em meios digitais de comunicação social), mas não se percebe se falam de páginas tipo sites do expresso ou dn (como pensava) ou se falam de toda a internet (como pode ser interpretado). Decidimos respeitar o máximo possível. Mantemos os surveys políticos sem os divulgar publicamente (o que é 100% permitido). De resto, decidimos começar a contabilizar as laranjas, Rosas e árvores do quinto império. Mas isso já são outros 500. Usámos 99% e não os tradicionais 95% (daí serem intervalos tão grandes), houve gente que não percebeu na altura. O erro médio de todos os partidos juntos é menor que todas as empresas de sondagens. A Intercampus foi a melhor, mas nós fomos ainda melhores (apesar de só sermos 3 nessa altura). No PSD/CDS por ex demos 48% qualquer coisa(não estou a ver a imagem), houve empresas a dar coisas como 58/59% PSD/CDS na semana final. E os resultados das empresas de sondagens nas quais baseaste os teus cálculos quais foram? Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 30 Novembro 2023 (editado) Negócio sob pressão, prejuízos e crash: três gráficos que explicam queda da Farfetch na bolsa Editado 30 Novembro 2023 por Ego Sum 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 30 Novembro 2023 Citação de whatever, há 2 horas: E os resultados das empresas de sondagens nas quais baseaste os teus cálculos quais foram? Tens neste link:https://en.m.wikipedia.org/wiki/2023_Madeiran_regional_election Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 30 Novembro 2023 Citação de antifa, há 9 horas: Pá, como deixei outro dia umas sugestões que a malta gostou e porque já me custa um bocado ver isto porque eu dou valor ao que o @Ticampos faz, vou só deixar aqui uma reflexão e não chateio mais. Honestamente eu acho que o caminho do projecto do Ticampos devia ser o de um "novelty act" no seu campo, um gajo que por circunstâncias da vida pensa fora da caixa, que faz umas brincadeiras com números e que no meio desse caos inocente e obsessivo de vez em quando tem o potencial de sacar umas pérolas, umas análises interessantes, umas tendências que passaram despercebidas. Agora achar que isso se pode profissionalizar e que a ERC ou whatever vai dar crédito a um projecto de uns nerds do twitter e do discord? É pá por favor, não levem a mal mas mais noção do mundo real precisa-se urgentemente, porque isto assim é só "cringe", só os prejudica e retira potencial ao que podiam fazer. Não é de licenças ou de constituir empresa que precisam, precisam é de parecer adultos que relativizam a importância do hobby a que se dedicam, que não o colocam ao lado do que é feito por profissionais, de comunicar de forma clara e humilde e de deixar os vossos resultados falarem por vocês. É assim que podem atrair interesse e destacarem-se por serem únicos. Até é assim que um dia podem começar a gerar dinheiro de forma independente ou que até alguém se mostra interessado em contratar. O @whatevernão vai dar de certeza 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 30 Novembro 2023 (editado) Citação de Ego Sum, há 3 horas: Negócio sob pressão, prejuízos e crash: três gráficos que explicam queda da Farfetch na bolsa Não eram eles que iam ocupar o ""Silicon Valley"" em Matosinhos? Editado 30 Novembro 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 30 Novembro 2023 Defendendo o whatever, não estou a ver nenhum sociólogo a apreciar o trabalho do Ticampos. Anda aquela malta a estudar anos e anos para aparecer um tipo que faz covers do gnr a desenvolver o melhor algoritmo de sondagens do mundo. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 30 Novembro 2023 Citação de HappyKing, há 2 minutos: Não eram eles que iam ocupar o ""Silicon Valley"" em Matosinhos? Se durarem ate lá 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 30 Novembro 2023 Sobre a farfetch, é assim q as startups funcionam, o negócio não sustentável, crescem muito na mesma, dependem do dinheiro dos investidores, acumulam uns apertos e vão lá pra baixo. A uber já alguma vez teve lucro? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 30 Novembro 2023 Citação de Plagio o Original, há 1 minuto: A uber já alguma vez teve lucro? Primeira vez no segundo semestre deste ano. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 30 Novembro 2023 Citação de HappyKing, há 1 minuto: Primeira vez no segundo semestre deste ano. Uau Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 30 Novembro 2023 Citação de HappyKing, há 1 hora: Não eram eles que iam ocupar o ""Silicon Valley"" em Matosinhos? Bem lembrado. Vai ser jeitoso vai Compartilhar este post Link para o post