Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Não diria morte mas parece haver uma tendência para uma descida da sua votação. 

O que é estranho. Porque não querendo passar uma ideia errada mas é um partido que, estando na oposição, em teoria deveria ter uma votação maior quanto pior o país estivesse (Não sei se consegui passar a ideia mas pronto). E o país não tem estado famoso nos últimos tempos.

Estão mais conotados ao Ps do que antes da Geringonça. 

Compartilhar este post

Link para o post

1uem lá vota morre de ano para ano. São velhos que lá votam. O COVID dizimou o PCP. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 8 horas:

Se o PC está a desaparecer do ponto de vista eleitoral não é por causa do Bloco e do Livre, é mesmo por causa do Chega.

Se estás a falar de transferência de votos, estás errado.

Se estás a falar de captar novos votantes de certa demografia, talvez estejas correto. Mas a queda do PCP é muito mais antiga do que o Chega.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 16 minutos:

Acho que a notícia da anunciada "morte" do PCP é bastante exagerada.

Quem lá vota dificilmente deixa de votar independentemente das posições do partido.

É uma morte só que extremamente lenta. Os votantes são todos velhos e nas camadas jovens são 3 gajos e 2 deles postam no CMPT

Mas o mundo dá muitas voltas e às vezes é cíclico, portanto nunca se diz nunca. Não me admirava muito que daqui a 10, 20, 30 anos voltasse uma onda de política mais esquerdista a nível mundial - mas provavelmente uma esquerda reinventada que duvido que dê nova alma ao PCP (mais provavelmente a Livre, BE, ou eventualmente outros partidos que apareçam no espaço).

Imagino algo do género, uma revolta/contrarreação global esquerdista, às desigualdades criadas pelos maiores excessos do capitalismo/neoliberalismo, misturada com uma preocupação cada vez maior da população com as causas climáticas. Todos esses problemas são quase impossíveis de resolver isoladamente por cada país, muito menos por países tão pequenos como Portugal, logo terá de ser ao nível de acordos internacionais e de cima para baixo, liderado por países como os Estados Unidos e Alemanhas e Chinas e Índias. Enquanto esses países se mantiverem na linha do capitalismo de mercado com foco na proteção ao capital e investimento, e no consumismo como motor da economia, parece-me (a mim e à maioria da população) muito má ideia Portugal ir numa direção oposta, não alinhada com o panorama mundial - a não ser que se pretenda isolar Portugal politicamente e economicamente puramente por convicção ideológica. Mas o "panorama mundial" muda e parece-me bastante mais instável que há uns anos atrás....

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em morte, até que ponto o Chega não está a cavar a sua própria sepultura a afirmar a recusa de viabilizar um Governo AD+IL sem o "tacho" para eles (Chega)?

Imaginando um cenário em que Portugal necessitaria de novas eleições após as de Março.

Editado por Genzo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 1 hora:

Se estás a falar de captar novos votantes de certa demografia, talvez estejas correto. Mas a queda do PCP é muito mais antiga do que o Chega.

Os votantes PCP mudaram-se sobretudo para o PS nas últimas décadas. E ainda mais nas faixas etárias mais elevadas. Sobram os mais ferrenhos.

Citação de noikeee, há 1 hora:

É uma morte só que extremamente lenta. Os votantes são todos velhos e nas camadas jovens são 3 gajos e 2 deles postam no CMPT

Mas o mundo dá muitas voltas e às vezes é cíclico, portanto nunca se diz nunca. Não me admirava muito que daqui a 10, 20, 30 anos voltasse uma onda de política mais esquerdista a nível mundial - mas provavelmente uma esquerda reinventada que duvido que dê nova alma ao PCP (mais provavelmente a Livre, BE, ou eventualmente outros partidos que apareçam no espaço).

Imagino algo do género, uma revolta/contrarreação global esquerdista, às desigualdades criadas pelos maiores excessos do capitalismo/neoliberalismo, misturada com uma preocupação cada vez maior da população com as causas climáticas. Todos esses problemas são quase impossíveis de resolver isoladamente por cada país, muito menos por países tão pequenos como Portugal, logo terá de ser ao nível de acordos internacionais e de cima para baixo, liderado por países como os Estados Unidos e Alemanhas e Chinas e Índias. Enquanto esses países se mantiverem na linha do capitalismo de mercado com foco na proteção ao capital e investimento, e no consumismo como motor da economia, parece-me (a mim e à maioria da população) muito má ideia Portugal ir numa direção oposta, não alinhada com o panorama mundial - a não ser que se pretenda isolar Portugal politicamente e economicamente puramente por convicção ideológica. Mas o "panorama mundial" muda e parece-me bastante mais instável que há uns anos atrás....

Não não são (só) os velhos. A camada 18-24 está a votar tanto ou mais PCP percentualmente que a camada 50-64 por ex. E não sou (só) eu que digo. São as sondagens da imprensa e as da boca da urna inclusive.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 5 minutos:

Os votantes PCP mudaram-se sobretudo para o PS nas últimas décadas. E ainda mais nas faixas etárias mais elevadas. Sobram os mais ferrenhos.

Pois, exato.

Compartilhar este post

Link para o post

O PC, se tivesse eleito o João Ferreira, nem sequer equacionávamos falar neste registo. Estaríamos a falar de um PC que estaria taco a taco com o BE, creio eu. O PC, com a sua postura mais moderada, madura e low-profile, é mais apelativo que o BE, para alguém moderado e que não está vincado a um lado político (nos quais me incluo). O Miguel Tiago, seria trocar os defeitos do Paulo Raimundo (sobretudo falta de carisma e capacidade mobilização), por alguém com características demasiado radicais, para atrair votos moderados e apartidários. 

Não ter ido no João Ferreira, no imediato, parece-me um erro e um erro que poderá ser histórico, creio eu, mas é daquelas leituras que só podem ser comprovadas com algum distanciamento que não vemos ter em 8/10 anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

e esses 2 são a mesma pessoa.

• Like 1
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aiden, há 45 minutos:

O PC, se tivesse eleito o João Ferreira, nem sequer equacionávamos falar neste registo. Estaríamos a falar de um PC que estaria taco a taco com o BE, creio eu. O PC, com a sua postura mais moderada, madura e low-profile, é mais apelativo que o BE, para alguém moderado e que não está vincado a um lado político (nos quais me incluo). O Miguel Tiago, seria trocar os defeitos do Paulo Raimundo (sobretudo falta de carisma e capacidade mobilização), por alguém com características demasiado radicais, para atrair votos moderados e apartidários. 

Não ter ido no João Ferreira, no imediato, parece-me um erro e um erro que poderá ser histórico, creio eu, mas é daquelas leituras que só podem ser comprovadas com algum distanciamento que não vemos ter em 8/10 anos.

O Miguel Tiago não é dissimulado. O João Ferreira é sonso, o que é excelente numa óptica eleitoralista onde o objetivo é mentir aos votantes mas num contexto puramente ideológico o Miguel Tiago está melhor preparado. Daí os anticorpos que tem na esquerda liberal.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 4 minutos:

O Miguel Tiago não é dissimulado. O João Ferreira é sonso, o que é excelente numa óptica eleitoralista onde o objetivo é mentir aos votantes mas num contexto puramente ideológico o Miguel Tiago está melhor preparado. Daí os anticorpos que tem na esquerda liberal.

Sim, sim. Eu estava a fazer uma análise externa. 😝

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 10 horas:

está na imagem quem apresentou propostas…

Só para encerrar isto, calhou de ler sobre o assunto pelo Twitter e parece que a posição do PSD se prende com uma discordância relativamente à moldura penal, e não discordância face à ilegalização das terapias de conversão. Como era expectável, convenhamos.

Compartilhar este post

Link para o post

EU deixei de sequer considerar votar no PCP quando sairam com as suas posições em relação à Ucrania e enquanto quem esteve por trás disso continuar lá não volto a considerar opção.

Isto vindo de uma pessoa qué já votou CDU no passado.

Editado por Cannonball

Compartilhar este post

Link para o post

deu uma entrevista?

recuso-me a ouvir essa pessoa falar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 21 minutos:

Que acharam da entrevista do André Ventura?

Muito boa, esteve extremamente bem, tinha razão em tudo o que disse. 10/10. Agora tira 10.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 3 minutos:

qual delas?

Com o Tiago Paiva. Não sei se há mais alguma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 4 minutos:

Com o Tiago Paiva. Não sei se há mais alguma.

o gajo desde o início do mês já deve ter ido a todos os canais de tv e de rádio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, Agora:

o gajo desde o início do mês já deve ter ido a todos os canais de tv e de rádio

A mais famosa pra mim é a do tiago paiva, já apareceu numa story no meu instagram a dizer que até tem amigos gays

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, Em 22/12/2023 at 17:17:

Em zonas do interior alentejano, antigos bastiões do PC, é óbvio o que tem acontecido nas últimas eleições. 

O conservadorismo dos eleitores rurais do PC revê-se muito facilmente num partido obcecado com ciganos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...