Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Black Hawk, Agora:

Se eu te disser que já me cruzei com documentos do século XII em que é descrito como os grupos nómadas ciganos eram perseguidos e expulsos de povoações e cidades, consegues entender o quão difícil será para um povo integrar-se quando toda a sua memória desde tempos bem longínquos lhes mostra que essa tentativa só lhes traz dissabores?

Não sou tão conhecedor de história como tu. Eram perseguidos e expulsos porque razão?

E sim entendo. Mas a saída passa pela criminalidade e pelo desrespeito das regras da sociedade?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 2 minutos:

"Não se deve generalizar", mas "deve-se dar o benefício da dúvida". Para estares a dar o benefício da dúvida a alguém é porque já estás a generalizar. Só dás o benefício da dúvida a alguém de quem já desconfias fruto dessa generalização; e se já desconfias sem motivos outros além da etnia... digamos que estás bem a votar num partido marcadamente racista e com claras ligações a grupos neonazis.

Eu percebo esse ponto de vista.

Mas, na tua perceção, a generalidade dos ciganos comporta-se da mesma forma que as restantes etnias? Ou seja, na tua opinião não existe um problema com os ciganos, é isso?

É que se responderes que não, também não deves propor nenhuma medida para os ajudar pois não identificas um problema.

Como disse anteriormente, tenho a sorte de ter no meu concelho um Presidente de câmara que identificou o problema e tem vindo a resolvê-lo. Algo que anteriormente era motivo de conflito diariamente, agora é algo que desapareceu do dia à dia das pessoas. Mas, lá está, em primeiro lugar houve a necessidade de reconhecer que existia algo para se resolver. Vocês querem tanto "ajudar" os ciganos que acabar por prejudicar o seu enquadramento na sociedade.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 4 minutos:

Então quer dizer que há fundamento para a escravatura? Ou para a limitação a nível de progressão de estudos para os negros?

Ou que então deveríamos repensar o voto feminino pois historicamente ele não existia? Ou devemos ir mais longe e também repensar a posição laboral da mulher, já que foi inexistente durante séculos?

Estás a misturar assuntos que não têm nada a ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 9 minutos:

O que uma coisa tem a ver com a outra? Os ciganos não são olhados de lado por questões físicas, mas sim comportamentais.

Tem tudo porque os portugueses eram (são) descriminados por terem aspeto diferente, por se vestirem de forma diferente, por supostamente serem limitados nas capacidades e por terem comportamentos diferentes. Porque sim, os portugueses tinham comportamentos diferentes daquilo que os franceses comuns consideravam "normais".

https://www.publico.pt/2014/08/15/sociedade/noticia/portugues-que-e-portugues-trabalha-nas-obras-e-usa-bigode-1666511

PS quer investigação a xenofobia contra portugueses em França - Renascença

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 3 minutos:

Tem tudo porque os portugueses eram (são) descriminados por terem aspeto diferente, por se vestirem de forma diferente, por supostamente serem limitados nas capacidades e por terem comportamentos diferentes. Porque sim, os portugueses tinham comportamentos diferentes daquilo que os franceses comuns consideravam "normais".

https://www.dn.pt/lusa/amp/historia-da-emigracao-em-franca-destaca-envio-de-trabalhadores-e-xenofobia-9294878.html/

PS quer investigação a xenofobia contra portugueses em França - Renascença

Podes dar exemplos de comportamentos diferentes?

Eu não estou a pegar em comportamentos culturais (como a duração dos casamentos por exemplo), mas em comportamentos sociais, ou seja, respeito pelas leis e pelas regras da sociedade.

Os portugueses emigrantes desrespeitaram as leis francesas?

Compartilhar este post


Link para o post

Tantas páginas para ler, trabalhem, por isso é que o país não vai para a frente

:mrgreen:

  • Haha 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hidden, Agora:

Tantas páginas para ler, trabalhem, por isso é que o país não vai para a frente

:mrgreen:

Nunca vi nenhum cigano a fazer raspadinha compulsivamente ou sequer posts incel no reddit.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 5 minutos:

Tem tudo porque os portugueses eram (são) descriminados por terem aspeto diferente, por se vestirem de forma diferente, por supostamente serem limitados nas capacidades e por terem comportamentos diferentes. Porque sim, os portugueses tinham comportamentos diferentes daquilo que os franceses comuns consideravam "normais".

https://www.publico.pt/2014/08/15/sociedade/noticia/portugues-que-e-portugues-trabalha-nas-obras-e-usa-bigode-1666511

PS quer investigação a xenofobia contra portugueses em França - Renascença

https://rr.sapo.pt/noticia/81398/davy-oliveira-o-trunfo-luso-descendente-de-le-pen

https://www.rfi.fr/br/franca/20170418-para-quem-votam-os-portugueses-da-franca

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 18 minutos:

Não sou tão conhecedor de história como tu. Eram perseguidos e expulsos porque razão?

E sim entendo. Mas a saída passa pela criminalidade e pelo desrespeito das regras da sociedade?

Porque não se inseriam na sociedade da altura. Tinham costumes diferentes, tradições diferentes, eram mais nómadas, etc etc etc

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 9 minutos:

Podes dar exemplos de comportamentos diferentes?

Eu não estou a pegar em comportamentos culturais (como a duração dos casamentos por exemplo), mas em comportamentos sociais, ou seja, respeito pelas leis e pelas regras da sociedade.

Os portugueses emigrantes desrespeitaram as leis francesas?

Se os portugueses até têm relativas semelhanças com os franceses e sofreram como sofreram, imagina se fossem mais diferentes.

Mas não vamos passar disto porque meteste na cabeça que intrinsecamente os ciganos são mais propensos ao crime.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, há 3 minutos:

Porque não se inseriam na sociedade da altura. Tinham costumes diferentes, tradições diferentes, eram mais nómadas, etc etc etc

Houve um decreto dum rei qualquer a proibir o arrendamento a ciganos e a proibir o idioma cigano. Já na altura havia crise da habitação. 

Não era nómadas pelo lifestyle, ainda não havia Instagram. 

Editado por Che

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 30 minutos:

Eu sei que há racistas porque sim, mas quero acreditar que este certo desdém, perpetuado ao longo de muitas gerações, tem fundamento. Que é o mesmo que eu visualizo na minha realidade.

Isto é uma vergonha LOL

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tibraco, há 2 horas:

E então? Quem vem para Portugal vai morrer nas mãos de alguma PIDE? Agora tu é que estás a fazer extrapolações com o objetivo de desinformar. Exatamente aquilo de que acusas o Chega (e muitas vezes com razão).

Eu dei-te um exemplo simples de algo factual. Se a França pensasse como tudo quando tivemos uma quantidade significativa de portugueses que foram à procura de uma vida melhor muitas dessas pessoas - é muito raro alguém não ter ninguém na família que emigrou nessa altura - tinham como destino a morte.  

Citação de Tibraco, há 2 horas:

Tu falas dos "estudos" e dos "factos" de uma forma muito dogmática. Eu não sei em que se baseiam esses estudos mas nem todos os estudos estarão certos. 

Esta é genial. Eu coloquei um link onde tens 5 advogados conhecidos da praça a explicar a razão da medida ser uma aberração e a explicar que a inferência que é feita em termos de dissuasão é falsa mas agora o ponto é que nem todos os estudos estarão certos. De facto, o voto faz cada vez mais sentido dado que uma parte significativa do discurso da extrema direita passa precisamente pela descredibilização da academia e do trabalho que a mesma produz. 

Citação de Tibraco, há 2 horas:

Porque, sinceramente, pareces alguém extremamente inteligente mas, simultaneamente, o que se depreende dos teus comentários é que estamos super bem em Portugal e o malvado do Ventura quer impor aqui uma ditadura qualquer e estragar o paraíso em que vivemos.

Em nenhum momento da argumentação eu transpareci essa ideia. Dizer que o que afirmaste sobre molduras penais é factualmente falso não é dizer que vivemos num paraíso ou algo semelhante a isso. É simplesmente dizer que é factualmente falso. 

E sim, se tu achas que quem tem dentro do seu partido pessoas fascistas (ainda há dias surgiu no jornal uma besta que mesmo estando a ser filmado na televisão achou por bem fazer a saudação nazi), que usa lemas da ditadura fascista, que se gaba do que se conseguiu nesses tempos - ainda nos debates o fez, que tem um discurso abertamente racista e xenófobo, vai fazer o quer que seja de melhor por este país então não subas muito alto na montanha porque a queda aquando da desilusão será grande. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Duda34, há 3 minutos:

Isto é uma vergonha LOL

Pois é. O gajo está abertamente a justificar racismo.

Compartilhar este post


Link para o post

O @bug deve estar orgulhoso dos tempos legislativos passados 

IMG_0032.jpeg

Editado por Duda34

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, há 7 minutos:

Porque não se inseriam na sociedade da altura. Tinham costumes diferentes, tradições diferentes, eram mais nómadas, etc etc etc

Os ciganos atualmente não são olhados de lado por se vestirem de preto, terem casamentos de 1 semana ou lerem a sina.

spacer.png

Os dados têm quase 10 anos e não sei onde vocês moram, mas talvez ajude a explicar as diferentes percepções.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jamarcus, há 1 minuto:

Pois é. O gajo está abertamente a justificar racismo.

Faz lembrar os chalupas que acreditam nos Illuminati a perguntar o porquê dos judeus terem sido expulsos e exterminados de todos os países onde passaram. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 6 minutos:

Eu dei-te um exemplo simples de algo factual. Se a França pensasse como tudo quando tivemos uma quantidade significativa de portugueses que foram à procura de uma vida melhor muitas dessas pessoas - é muito raro alguém não ter ninguém na família que emigrou nessa altura - tinham como destino a morte.  

Esta é genial. Eu coloquei um link onde tens 5 advogados conhecidos da praça a explicar a razão da medida ser uma aberração e a explicar que a inferência que é feita em termos de dissuasão é falsa mas agora o ponto é que nem todos os estudos estarão certos. De facto, o voto faz cada vez mais sentido dado que uma parte significativa do discurso da extrema direita passa precisamente pela descredibilização da academia e do trabalho que a mesma produz. 

Em nenhum momento da argumentação eu transpareci essa ideia. Dizer que o que afirmaste sobre molduras penais é factualmente falso não é dizer que vivemos num paraíso ou algo semelhante a isso. É simplesmente dizer que é factualmente falso. 

E sim, se tu achas que quem tem dentro do seu partido pessoas fascistas (ainda há dias surgiu no jornal uma besta que mesmo estando a ser filmado na televisão achou por bem fazer a saudação nazi), que usa lemas da ditadura fascista, que se gaba do que se conseguiu nesses tempos - ainda nos debates o fez, que tem um discurso abertamente racista e xenófobo, vai fazer o quer que seja de melhor por este país então não subas muito alto na montanha porque a queda aquando da desilusão será grande. 

Há pessoas que nem com as mães na forca e eles em campos de trabalhos forçados percebem e continuam a achar que é tudo pelo bem da nação e do povo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tibraco, há 2 horas:

Tu falas dos "estudos" e dos "factos" de uma forma muito dogmática. Eu não sei em que se baseiam esses estudos mas nem todos os estudos estarão certos.

"Eu não sei, mas prefiro continuar na ignorancia e supor que as coisas não estarão certas"

Não há nada pior que um ignorante por opção.

  • Concordo! 6

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de KAralinda, há 7 minutos:

Só um interludi(c)o musical cigano (romeno)  ...

 

Musica tzigana dos Balcãs ❤️

Compartilhar este post


Link para o post
Citação

"(...) O conceito de racismo institucional foi um enorme avanço no que se refere ao estudo das relações raciais. Primeiro, ao demonstrar que o racismo transcende o âmbito da ação individual, e, segundo, ao frisar a dimensão do poder como elemento constitutivo das relações raciais, não somente o poder de um indivíduo de uma raça sobre outro, mas de um grupo sobre outro, algo possível quando há o controle direto ou indireto de determinados grupos sobre o aparato institucional.

Entretanto, algumas questões ainda persistem. Vimos que as instituições reproduzem as condições para o estabelecimento e a manutenção da ordem social. Desse modo, se é possível falar de um racismo institucional, significa que a imposição de regras e padrões racistas por parte da instituição é de alguma maneira vinculada à ordem social que ela visa resguardar. Assim como a instituição tem sua atuação condicionada a uma estrutura social previamente existente – com todos os conflitos que lhe são inerentes –, o racismo que essa instituição venha a expressar é também parte dessa mesma estrutura. As instituições são apenas a materialização de uma estrutura social ou de um modo de socialização que tem o racismo como um de seus componentes orgânicos. Dito de modo mais direto: as instituições são racistas porque a sociedade é racista.

Esta frase aparentemente óbvia tem uma série de implicações. A primeira é a de que, se há instituições cujos padrões de funcionamento redundam em regras que privilegiem determinados grupos raciais, é porque o racismo é parte da ordem social. Não é algo criado pela instituição, mas é por ela reproduzido. Mas que fique a ressalva já feita: a estrutura social é constituída por inúmeros conflitos – de classe, raciais, sexuais etc. –, o que significa que as instituições também podem atuar de maneira conflituosa, posicionando-se dentro do conflito. Em uma sociedade em que o racismo está presente na vida cotidiana, as instituições que não tratarem de maneira ativa e como um problema a desigualdade racial irão facilmente reproduzir as práticas racistas já tidas como “normais” em toda a sociedade. É o que geralmente acontece nos governos, empresas e escolas em que não há espaços ou mecanismos institucionais para tratar de conflitos raciais e sexuais. Nesse caso, as relações do cotidiano no interior das instituições vão reproduzir as práticas sociais corriqueiras, dentre as quais o racismo, na forma de violência explícita ou de microagressões – piadas, silenciamento, isolamento etc. Enfim, sem nada fazer, toda instituição irá se tornar uma correia de transmissão de privilégios e violências racistas e sexistas. De tal modo que, se o racismo é inerente à ordem social, a única forma de uma instituição combatê-lo é por meio da implementação de práticas antirracistas efetivas. (...)"

"Racismo Estrutural", Silvio Almeida

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 1 minuto:

"Racismo Estrutural", Silvio Almeida

Estas coisas vindas das pessoas da Academia que passam a vida a estudar os temas são sempre de duvidar.

Falta-lhes experiência de vida e é tudo baseado no endoutrinamento que a Academia controlada pelos esquerditas lhes faz.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 15 minutos:

Os ciganos atualmente não são olhados de lado por se vestirem de preto, terem casamentos de 1 semana ou lerem a sina.

spacer.png

Os dados têm quase 10 anos e não sei onde vocês moram, mas talvez ajude a explicar as diferentes percepções.

Bem que duvidava que o interior português era um antro de trafico de droga e BMWs.

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...