Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Victarion, há 5 minutos:

até se me dói a alma.

Não chove no Algarve e faz-se campanhas para se poupar água mas as zonas mega-ricas abusam de água com campos de golfe e afins e nada se faz. E o pessoal menos informado e ignorante decide que o Chega é que sabe e fala do que interessa! Mas o Chega é realmente o partido certo para apertar a mão aos ricaços, pqp.

Isso e o Algarve é provavelmente o distrito do país com mais normalização de fuga aos impostos, a quantidade de sítios que só aceita dinheiro é algo que nunca vi no resto do país. Mas vota no chega para acabar com a corrupção

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 4 minutos:

Penso que não vale a pena continuar com esse assunto sinceramente. No boletim não tinha "AD", daí as pessoas terem votado no ADN. Os negacionistas já iam com a mentalidade de votar no Chega, querem lá saber do ADN, Ergue-te, etc.

não acho que seja um assunto importante também, mas é ousado, nesta altura e sendo o partido que é, assumir que grande parte dos votos foi engano. No caso de Lisboa, há um outdoor deles, anti-vacinas, em local privilegiado numa das estradas mais movimentadas da Europa. Só por aí parece-me realista assumir que 20k, entre contactos diretos por diversos meios com o partido, por ignorância política e ciêntifica ou por protesto, aliado a qualquer uma das anteriores, possam ter votado "conscientemente" no ADN.

Citação de Ed, há 3 minutos:

Não é descabido, simplesmente não estou a ver ser credível. Principalmente por apesar de a região só conhecer o governo do PSD, continua a votar no mesmo, mesmo com casos de corrupção envolvendo a alta cúpula do PSD. 

Não era o meu ponto, era só uma questão de reconhecimento da imagem do partido para que não houvesse enganos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

ehehehe

Não esquecer que o PPM já concorreu coligado com o Chega. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pavel, Agora:

não acho que seja um assunto importante também, mas é ousado, nesta altura e sendo o partido que é, assumir que grande parte dos votos foi engano. No caso de Lisboa, há um outdoor deles, anti-vacinas, em local privilegiado numa das estradas mais movimentadas da Europa. Só por aí parece-me realista assumir que 20k, entre contactos diretos por diversos meios com o partido, por ignorância política e ciêntifica ou por protesto, aliado a qualquer uma das anteriores, possam ter votado "conscientemente" no ADN.

Não era o meu ponto, era só uma questão de reconhecimento da imagem do partido para que não houvesse enganos.

Na minha terra houveram tantos votos no ADN como no Livre, e aqui os partidos que não tem representação parlamentar raramente levam mais de 3 ou 4 votos no total. Foram 25. Eu não acredito em coincidências.

Compartilhar este post


Link para o post

O ADN também foi dos que teve mais destaque no programa do RAP. Era tudo no gozo, mas até pode ter existido pessoal a gostar do que ouviu lmao

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Quem deve estar com cabeção é o Pinto Coelho que vê a segunda ronda de chaluparia a passar-lhe a perna.

E com o mediatismo que o ADN teve, nunca mais volta para trás do PNR/Ergue-te.

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Caviar, há 1 minuto:

Não esquecer que o PPM já concorreu coligado com o Chega. 

Coligado não porque o Chega não existia nessa altura enquanto partido pelo Tribunal Constitucional, foi barriga de aluguer do Ventura para ele contornar o chumbo do TC

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 1 minuto:

E com o mediatismo que o ADN teve,

E com os quase 400 mil euros de subvenção, já agora.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não acredito que se esteja a discutir com uma viúva as eleições de 2015. Wtf....

Citação de Poeira, há 23 horas:

Agora, se o PS, supostamente um partido de esquerda, teve 8 anos de uma conjunctura altamente positiva e apresentou bola na obra feita, é de esperar que isso mude com 4 anos de PSD em circunstâncias aterradoras no plano internacional? Pois... boa sorte para todos nós, que vamos precisar.

E o covid??? É preciso ser muito inocente ou andar distraído para achar que o Covid não iria ser uma oportunidade excelente para "apertar o cinto" com a direita no poder....

Citação de Lebohang, há 1 hora:

ehehehe

Está dado o mote. A bem da estabilidade negoceia-se com o Chega. Porque não? Seria uma irresponsabilidade não o fazer. Ou pelo menos é isso que vai ser dito...
Vamos ouvir muitas vezes estabilidade, responsabilidade, sentido de estado e outras que tais e o orçamento vai acabar por passar.

Acho que a ter eleições antes de 4 anos é porque rebentou um caso com alguém do PS e a direita vai querer aproveitar-se para renovar o mandato.

Estou a ver que há quem esteja à espera de muito caos mas o Ventura vai acabar a passar os orçamentos(sempre negociados seja publicamente ou não) e vai falar em responsabilidade e que é melhor aprovarem o que o PSD propõe que é melhor do que eles terem que negociar com os socialistas.

 
Editado por AntiZio

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

E com os quase 400 mil euros de subvenção, já agora.

Também não deve faltar dinheiro ao José Pinto Coelho.

Sempre que penso neles penso naqueles assaltantes que planeiam um assalto a uma ourivesaria, e quando chegam lá já foi tudo roubado. Deve ser deveras frustrante.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 6 minutos:

Quem deve estar com cabeção é o Pinto Coelho que vê a segunda ronda de chaluparia a passar-lhe a perna.

E com o mediatismo que o ADN teve, nunca mais volta para trás do PNR/Ergue-te.

Eu mudava o nome e sigla do partido para "Chergue-te" e "CHE"

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 6 minutos:

Eu mudava o nome e sigla do partido para "Chergue-te" e "CHE"

Coligação da história expansionista

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 16 minutos:

Isso e o Algarve é provavelmente o distrito do país com mais normalização de fuga aos impostos, a quantidade de sítios que só aceita dinheiro é algo que nunca vi no resto do país. Mas vota no chega para acabar com a corrupção

bem verdade.
Onde trabalho há pessoal que gosta de dizer "e se quiser fazer sem fatura, sem IVA..." e só me apetece fazer facepalm.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 14 minutos:

Eu mudava o nome e sigla do partido para "Chergue-te" e "CHE"

Que achas, @Che

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post

Essa hiatoria dos enganos AD/ADN dá-me pena e esperança ao mesmo tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 5 minutos:

Essa hiatoria dos enganos AD/ADN dá-me pena e esperança ao mesmo tempo.

por estes lados faz sentido os votos, há montes de publicidade à ADN em forma de tags e graffitis.

Editado por Victarion

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de pedropb13, há 15 minutos:

O ADN também foi dos que teve mais destaque no programa do RAP. Era tudo no gozo, mas até pode ter existido pessoal a gostar do que ouviu lmao

Quem me dera que a trupe tivesse continuado a ordenhar a vaca dos Monty Python.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Sandes., há 55 minutos:

São exactamente a mesma situação: um acordo parlamentar que garante a maioria absoluta dos deputados eleitos pelo povo para ter um governo estavel. Em 2015, se não tivesse havido a geringonça, o governo PSD não teria essa estabilidade que negociou em 2011 e caía logo a seguir. É a mesma situação caramba, como é que podes acusar os outros de estar a fazer comparações que não são iguais quando são? Que cego!

Tal como eu referi na última vez em que tive uma discussão sobre futebol mais quente neste fórum, futebol e política são as discussões mais inúteis que duas pessoas podem ter, porque ninguém aqui vai mudar a sua opinião, e até me apetece perguntar qual foi a última vez que tiveste uma discussão política com alguém que pensa diferente de ti, tal como qual foi a última vez em que tiveste uma discussão Benfica x Sporting com algum amigo teu, e no final algum de vocês mudou de opinião. Isto para dizer que nós podemos ficar aqui mais um dia, mais uma semana, ou mais um ano a discutir o mesmo tema, e tu vais ficar com a tua opinião de que é a exactamente a mesma coisa e eu vou continuar na minha opinião de que estás a ser falacioso e de que não é nada a mesma coisa.

Só é a mesma coisa para ti, e todos aqueles que acham que é a mesma coisa, se for colocado de parte esse pequeno (grande) pormenor que nas eleições de 2011 o PSD ganhou com uma vantagem esclarecedora, e que nas eleições de 2015 nenhum dos partidos que tornou possível a geringonça foi sequer o partido mais votado, pequeno (grande) pormenor que para mim faz toda a diferença, chegando por fim ao ponto que até ao momento ainda ninguém foi capaz, nem vai ser penso eu, de explicar como raio é que uma coligação que fez tanto mal aos portugueses, chegou às eleições depois de quatro anos no governo, e foi a lista mais votada. Queria mesmo que explicassem este fenómeno, mas que o explicassem sem vir com a ladainha da esquerda junta ter mais deputados, e se cingissem apenas e só à votação que a coligação Portugal à frente teve nessa eleição, como é possível que depois de tudo o que aconteceu nesses quatro anos entre 2011 e 2015, a coligação tenha chegado às eleições e tenha sido mais votado do que qualquer outro partido? Como eu já disse, há não sei quantas páginas atrás, a minha interpretação é só uma: voto de confiança. Interpretação essa que foi prontamente rejeitada por todos aqueles que pensam diferente de mim, mas ainda continuo à espera então de saber qual é a justificação para que a coligação Portugal à frente tenha tido tantos votos, que acabou até por ser, imagine-se, a lista mais votada.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Samaris, há 6 minutos:

Tal como eu referi na última vez em que tive uma discussão sobre futebol mais quente neste fórum, futebol e política são as discussões mais inúteis que duas pessoas podem ter, porque ninguém aqui vai mudar a sua opinião, e até me apetece perguntar qual foi a última vez que tiveste uma discussão política com alguém que pensa diferente de ti, tal como qual foi a última vez em que tiveste uma discussão Benfica x Sporting com algum amigo teu, e no final algum de vocês mudou de opinião. Isto para dizer que nós podemos ficar aqui mais um dia, mais uma semana, ou mais um ano a discutir o mesmo tema, e tu vais ficar com a tua opinião de que é a exactamente a mesma coisa e eu vou continuar na minha opinião de que estás a ser falacioso e de que não é nada a mesma coisa.

Só é a mesma coisa para ti, e todos aqueles que acham que é a mesma coisa, se for colocado de parte esse pequeno (grande) pormenor que nas eleições de 2011 o PSD ganhou com uma vantagem esclarecedora, e que nas eleições de 2015 nenhum dos partidos que tornou possível a geringonça foi sequer o partido mais votado, pequeno (grande) pormenor que para mim faz toda a diferença, chegando por fim ao ponto que até ao momento ainda ninguém foi capaz, nem vai ser penso eu, de explicar como raio é que uma coligação que fez tanto mal aos portugueses, chegou às eleições depois de quatro anos no governo, e foi a lista mais votada. Queria mesmo que explicassem este fenómeno, mas que o explicassem sem vir com a ladainha da esquerda junta ter mais deputados, e se cingissem apenas e só à votação que a coligação Portugal à frente teve nessa eleição, como é possível que depois de tudo o que aconteceu nesses quatro anos entre 2011 e 2015, a coligação tenha chegado às eleições e tenha sido mais votado do que qualquer outro partido? Como eu já disse, há não sei quantas páginas atrás, a minha interpretação é só uma: voto de confiança. Interpretação essa que foi prontamente rejeitada por todos aqueles que pensam diferente de mim, mas ainda continuo à espera então de saber qual é a justificação para que a coligação Portugal à frente tenha tido tantos votos, que acabou até por ser, imagine-se, a lista mais votada.

Não é preciso mudar de opinião mas sim compreender os argumentos do outro lado. Tenho n discussões com pessoal de direita e no fim compreendemos que queremos a mesma coisa mas temos formas diferentes de a atacar.

Quanto à PàF, sim, muitos portugueses deram um voto de confiança à coligação, mas perdeu 24 deputados. Terá sido à volta de 20% (ou pouco menos) da sua representação parlamentar em 2011, a meu ver um valor significativo.

O resto já te expliquei, foi a democracia (diria melhor constituição)  a funcionar. A PaF não conseguiu formar governo. O PS garantiu ao Cavaco Silva que teria apoio parlamentar para prosseguir com a legislatura. O Cavaco acedeu e o PS conseguiu formar governo. Nem é preciso trazer a aritmética à baila, não está escrito em nenhuma pedra que quem tem mais votos tem de governar. Quem tem de governar é quem consegue formar governo.

Tu tens de compreender isso, mesmo que não aceites. Se não compreenderes então sim, mais vale acabar a conversa.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Samaris, há 11 minutos:

Tal como eu referi na última vez em que tive uma discussão sobre futebol mais quente neste fórum, futebol e política são as discussões mais inúteis que duas pessoas podem ter, porque ninguém aqui vai mudar a sua opinião, e até me apetece perguntar qual foi a última vez que tiveste uma discussão política com alguém que pensa diferente de ti, tal como qual foi a última vez em que tiveste uma discussão Benfica x Sporting com algum amigo teu, e no final algum de vocês mudou de opinião. Isto para dizer que nós podemos ficar aqui mais um dia, mais uma semana, ou mais um ano a discutir o mesmo tema, e tu vais ficar com a tua opinião de que é a exactamente a mesma coisa e eu vou continuar na minha opinião de que estás a ser falacioso e de que não é nada a mesma coisa.

Só é a mesma coisa para ti, e todos aqueles que acham que é a mesma coisa, se for colocado de parte esse pequeno (grande) pormenor que nas eleições de 2011 o PSD ganhou com uma vantagem esclarecedora, e que nas eleições de 2015 nenhum dos partidos que tornou possível a geringonça foi sequer o partido mais votado, pequeno (grande) pormenor que para mim faz toda a diferença, chegando por fim ao ponto que até ao momento ainda ninguém foi capaz, nem vai ser penso eu, de explicar como raio é que uma coligação que fez tanto mal aos portugueses, chegou às eleições depois de quatro anos no governo, e foi a lista mais votada. Queria mesmo que explicassem este fenómeno, mas que o explicassem sem vir com a ladainha da esquerda junta ter mais deputados, e se cingissem apenas e só à votação que a coligação Portugal à frente teve nessa eleição, como é possível que depois de tudo o que aconteceu nesses quatro anos entre 2011 e 2015, a coligação tenha chegado às eleições e tenha sido mais votado do que qualquer outro partido? Como eu já disse, há não sei quantas páginas atrás, a minha interpretação é só uma: voto de confiança. Interpretação essa que foi prontamente rejeitada por todos aqueles que pensam diferente de mim, mas ainda continuo à espera então de saber qual é a justificação para que a coligação Portugal à frente tenha tido tantos votos, que acabou até por ser, imagine-se, a lista mais votada.

Ok, pegando na tua interpretação de lista mais votada = lista que deve governar deixa-me pôr um cenário, que acontece varias vezes no reino unido e, na tua opinião, devia aplicar-se aqui em também. Ver https://en.m.wikipedia.org/wiki/First-past-the-post_voting

Digamos que temos 5 partidos, 4 (ABCD) de esquerda e 1 de direita (E).

Se casa um de esquerda tivesse 19% e o de direita tivesse 24% devia governar o da direita quando 76% do país votou noutra coisa? Mesmo de todos da esquerda poderiam concordar em mais coisas entre eles?

Editado por Sandes.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Samaris, há 15 minutos:

Tal como eu referi na última vez em que tive uma discussão sobre futebol mais quente neste fórum, futebol e política são as discussões mais inúteis que duas pessoas podem ter, porque ninguém aqui vai mudar a sua opinião, e até me apetece perguntar qual foi a última vez que tiveste uma discussão política com alguém que pensa diferente de ti, tal como qual foi a última vez em que tiveste uma discussão Benfica x Sporting com algum amigo teu, e no final algum de vocês mudou de opinião. Isto para dizer que nós podemos ficar aqui mais um dia, mais uma semana, ou mais um ano a discutir o mesmo tema, e tu vais ficar com a tua opinião de que é a exactamente a mesma coisa e eu vou continuar na minha opinião de que estás a ser falacioso e de que não é nada a mesma coisa.

Só é a mesma coisa para ti, e todos aqueles que acham que é a mesma coisa, se for colocado de parte esse pequeno (grande) pormenor que nas eleições de 2011 o PSD ganhou com uma vantagem esclarecedora, e que nas eleições de 2015 nenhum dos partidos que tornou possível a geringonça foi sequer o partido mais votado, pequeno (grande) pormenor que para mim faz toda a diferença, chegando por fim ao ponto que até ao momento ainda ninguém foi capaz, nem vai ser penso eu, de explicar como raio é que uma coligação que fez tanto mal aos portugueses, chegou às eleições depois de quatro anos no governo, e foi a lista mais votada. Queria mesmo que explicassem este fenómeno, mas que o explicassem sem vir com a ladainha da esquerda junta ter mais deputados, e se cingissem apenas e só à votação que a coligação Portugal à frente teve nessa eleição, como é possível que depois de tudo o que aconteceu nesses quatro anos entre 2011 e 2015, a coligação tenha chegado às eleições e tenha sido mais votado do que qualquer outro partido? Como eu já disse, há não sei quantas páginas atrás, a minha interpretação é só uma: voto de confiança. Interpretação essa que foi prontamente rejeitada por todos aqueles que pensam diferente de mim, mas ainda continuo à espera então de saber qual é a justificação para que a coligação Portugal à frente tenha tido tantos votos, que acabou até por ser, imagine-se, a lista mais votada.

Do mesmo modo, como é que explicas que a esquerda que enganou o povo com uma coligação pós-eleitoral e que roubou o trono à direita, tenha tido como resultado na próxima chamada à decisão uma vitória gigantesca?

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Mica, há 1 minuto:

O resto já te expliquei, foi a democracia (diria melhor constituição)  a funcionar. A PaF não conseguiu formar governo. O PS garantiu ao Cavaco Silva que teria apoio parlamentar para prosseguir com a legislatura. O Cavaco acedeu e o PS conseguiu formar governo. Nem é preciso trazer a aritmética à baila, não está escrito em nenhuma pedra que quem tem mais votos tem de governar. Quem tem de governar é quem consegue formar governo..

Já explicaste mas é aqui que a nossa opinião diverge, e até já tive por aí diversos users da casa a dar-me razão, de que não é possível prever nem garantir nada do que se passou a seguir, caso a votos tivessem ido a coligação Portugal à frente vs a coligação Geringonça, sendo que eu acredito que caso as cartas estivessem assim colocadas em cima da mesa antes da eleição, a coligação Portugal à frente teria tido uma votação superior à que teve, pelos seguintes motivos:

1º maior mobilização e menor abstenção das pessoas que não queriam, de todo, um governo de esquerda, com BE e PCP à mistura

2º os votos daquelas pessoas que formam aquele bloco centrista que ora vota PS ora vota PSD, conforme o seu contentamento/descontentamento, mas que é avesso ao extremismos de parte a parte. Essas pessoas, caso soubessem à partida que um coligação de PS + BE + PCP era uma possibilidade, poderiam inclinar o seu voto para a coligação Portugal à frente

3º abstencionismo daquela ala mais radical de BE e de PCP que não vêem o PS com bons olhos e que na iminência de ver o seu partido a coligar-se com o PS, poderiam mudar a sua intenção de voto, para não fazer parte disso.

É simplesmente errado da vossa parte assumir que os resultados foram assim, então o que daí veio foi uma consequência natural da vontade das pessoas, porque a vontade das pessoas foi aquela quando lhes foram apresentadas as soluções daquela forma, se as pessoas tivessem no seu boletim de voto de colocar uma cruzinha para escolher entre Portugal à frente ou Geringonça, não podes concluir que o resultado eleitoral teria sido o mesmo, e concluir isso é um bocadinho desonesto.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

ehehehe

Impressionante é que as declarações desse bêbedo são suficientes para abrir telejornais e os noticiários da rádio pública a manhã toda.

Está tudo mortinho por colocar o corno no Governo.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...