Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Alinhados e concertados na defesa do processo democrático mas separados pelas suas diferenças ideológicas e de perspectivas.

Precisamos mais de termos 10 partidos no parlamento do que 2 ou 3. 

Os cidadãos têm de ter partidos com que se identifiquem, mesmo nos pormenores.

De outra forma acabamos com situações semelhantes as dos States e UK onde dois partidos dominam a cena e depois dentro deles existem divisões brutais que os tornam inoperacionais ou não representativos de boa parte dos seus eleitores.

É uma boa forma de alienar eleitores 

Editado por SAS_Robben
  • Concordo! 5

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 8 minutos:

Alinhados e concertados na defesa do processo democrático mas separados pelas suas diferenças ideológicas e de perspectivas.

Precisamos mais de termos 10 partidos no parlamento do que 2 ou 3. 

Os cidadãos têm de ter partidos com que se identifiquem, mesmo nos pormenores.

De outra forma acabamos com situações semelhantes as dos States e UK onde dois partidos dominam a cena e depois dentro deles existem divisões brutais que os tornam inoperacionais ou não representativos de boa parte dos seus eleitores.

É uma boa forma de alienar eleitores 

E podemos voltar ao tema do first past the post que o @Samaris nunca tinha pensado mas é o que defende com base em 2015. Quantos mais partidos, mas a concentração de ideologias num só beneficia esse partido nesses sistemas. Se na América o partido democrático se separasse em dois partidos, um mais neoliberal liderado pelas Hillarys e Bidens e outro mais progressista/socialista liderado por Bernie e AOC, até podiam ter muitos mais votos se somados...mas nunca mais iam ter um presidente e muito dificilmente iam ter sequer mais que uma mão cheia de senadores e talvez umas dezenas de congressistas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 3 minutos:

E podemos voltar ao tema do first past the post que o @Samaris nunca tinha pensado mas é o que defende com base em 2015. Quantos mais partidos, mas a concentração de ideologias num só beneficia esse partido nesses sistemas. Se na América o partido democrático se separasse em dois partidos, um mais neoliberal liderado pelas Hillarys e Bidens e outro mais progressista/socialista liderado por Bernie e AOC, até podiam ter muitos mais votos se somados...mas nunca mais iam ter um presidente e muito dificilmente iam ter sequer mais que uma mão cheia de senadores e talvez umas dezenas de congressistas.

Também terias um GOP dividido entre Trumpistas e NeoCons.

Sim, provavelmente teríamos um centrao com os NeoCons e os neolibs mas também não teríamos uma administração Trump.

São conjeturas mas parece me que a concentração de partidos permite situações mais propricias a existência de uma extrema direita no poder.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 6 minutos:

Também terias um GOP dividido entre Trumpistas e NeoCons.

Sim, provavelmente teríamos um centrao com os NeoCons e os neolibs mas também não teríamos uma administração Trump.

São conjeturas mas parece me que a concentração de partidos permite situações mais propricias a existência de uma extrema direita no poder.

Sim, eu estou a dizer se um dos partidos se dividisse, se os dois se dividissem daria basicamente no mesmo porque o sistema seria propício á migração para um só. Foi o que aconteceu no UKIP que acabou por desaparecer para a sua ideologia ser absorvida pelos Tories. Agora, curiosamente, os mesmos tories estão a penar por causa disso, porque agora estão a perder o pessoal mais radical para a Reform, visto que o próprio partido já não tem hipóteses pelo que mostram as sondagens.

Compartilhar este post


Link para o post

Bem o Observador a entalar a parva da Rita Matias. Que continuem a dar tiros nos pés. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 4 minutos:

Sim, eu estou a dizer se um dos partidos se dividisse, se os dois se dividissem daria basicamente no mesmo porque o sistema seria propício á migração para um só. Foi o que aconteceu no UKIP que acabou por desaparecer para a sua ideologia ser absorvida pelos Tories. Agora, curiosamente, os mesmos tories estão a penar por causa disso, porque agora estão a perder o pessoal mais radical para a Reform, visto que o próprio partido já não tem hipóteses pelo que mostram as sondagens.

Aqui em Portugal sinto que a união definitiva entre CDS e PSD é quase uma fatalidade. É verdade que o PSD é mais ateu (acalmem-se, eu sei o que o Montenegro disse), e o CDS tem laivos de neoliberal dependendo do líder, mas há muito mais o que os une do que aquilo que os separa e prova disso são as históricas coligações até nas autarquias.

Por exemplo vejo mais diferenças entre o Livre e o BE.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hidden, há 2 minutos:

Bem o Observador a entalar a parva da Rita Matias. Que continuem a dar tiros nos pés. 

link, não encontrei na front page 

encontrei foi um artigo de opinião atrás de paywall quase a congratular o ch por ter “2 deputados de origem africana”

Compartilhar este post


Link para o post

Isso é de há dois anos. 

Citação de Pavel, há 13 minutos:

encontrei foi um artigo de opinião atrás de paywall quase a congratular o ch por ter “2 deputados de origem africana”

Do João Marques de Almeida estranho seria esperar outra coisa. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 41 minutos:

cdu, livre e be numa coligação, ia depender de quem está nas listas do meu distrito, não sei se votava...

parece uma daquelas coisas da nespera no cu

tens uma coligação com a esquerda toda unida, mas o livre fazia parte da coligação....

para isso votava ps

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 14 horas:

ainda está com a conversa da gerigonça. basicamente quer fazer a vida negra, a quem estiver no governo, chumbando tudo o que vier a ser apresentado.

Quer secar a Direita Democrática e tornar isto num campo de batalha Esquerda vs Extrema-Direita parece-me, o que é tão perigoso como os idiotas do PSD que querem secar o PS em detrimento do Chega.

Os próximos tempos serão muito perigosos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Robe, há 2 horas:

Quantos elevadores é que isso deve ter?

Imensos, creio que era um hotel que os comunistas converteram em habitações. 

Em Portugal, sendo habitação social, não eram precisos elevadores. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lifehouse, há 4 minutos:

pcp vai apresentar moção de rejeição ao governo da AD. 

RIP pcp ... 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

Arrisco até dizer que vejo mais rapidamente e até como bastante provável o Livre integrar uma coligação com o PS em vários locais nas autárquicas de forma a sacar todo o voto de esquerda em certos municípios onde o PSD ganhou por poucos, Lisboa por exemplo.

já aconteceu em Lisboa nas últimas eleições.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lifehouse, há 22 minutos:

pcp vai apresentar moção de rejeição ao governo da AD. 

"Admite apresentar"

 

 

Compartilhar este post


Link para o post

Ventura é o Voldemort e o Rui Tavares é o Harry Potter. Siga!

(plot twist: PPC é o Snape)

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 20 minutos:

São do bem, temos de respeitar a democracia.

"e já começam" lol

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, Agora:

Ventura é o Sauron e o Rui Tavares é o Gandalf. Siga!

 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

Ventura é o Voldemort e o Rui Tavares é o Harry Potter. Siga!

O Rui é mais a Hermione, com a vontade dele de ir às aulas.

  • Like 1
  • Haha 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 21 minutos:

O Rui é mais a Hermione, com a vontade dele de ir às aulas.

Quem é o Dobby? 

(sorry... mas o HP não é propriamente a minha praia ... Poderá haver personagens mais interessantes a identificar...)

Editado por KAralinda

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...