Apocalypse Now Publicado 28 Abril 2024 o problema é a forma leviana com que ele aborda os temas, ele não pode mandar as suas larachas para o ar para depois o governo ir na direção contrária, não é uma tema que se diga que temos de fazer e depois não há disposição para tomar ações nesse sentido Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 28 Abril 2024 Citação de bmfpcdm, há 1 hora: Fala-se em reparações e já se vai na conversa da senilidade e destituição. O tácito Pacto da Branquitude (livro da Cida Bento, para quem quiser ler) vai forte em Portugal. É a posição moral correta; e gostava que, em paralelo com este tema, se começasse a falar sobre a dívida climática. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 28 Abril 2024 (editado) Citação de bmfpcdm, há 5 horas: Fala-se em reparações e já se vai na conversa da senilidade e destituição. O tácito Pacto da Branquitude (livro da Cida Bento, para quem quiser ler) vai forte em Portugal. É a posição moral correta; e gostava que, em paralelo com este tema, se começasse a falar sobre a dívida climática. f*da-se. Que p*ta de paranóia homem, a sério. Tou-me a torcer tudo para não me passar e começar a te chamar nomes, basicamente tás a insinuar que tou a ser colonialista e racista quando o sentido era o oposto. Tou a levantar a senilidade pelo contexto todo: a) levanta esta questão do nada, unilateralmente, por iniciativa dele, numa conversa com jornalistas estrangeiros, sem ter havido debate nenhum em Portugal sobre o tema nem coordenação com o governo e assembleia, e sabendo que é extremamente impopular. A questão é essa, não é a ideia das reparações não ser relevante ou não ser justa (até acho que é) b) na mesma conversa em que chama o primeiro ministro atual de rural(?!) e o anterior de ORIENTAL E LENTO (??!!) c) poucos dias depois de no rescaldo do caso que deitou o governo abaixo, se concluir que afinal não há provas nenhumas contra o ex primeiro ministro, a reação do presidente da república é fazer piadas em vez de assumir a gravidade/seriedade da situação Etc etc, toda a displicência com que o presidente tem se comportado recentemente. Editado 28 Abril 2024 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 28 Abril 2024 Citação de IlidioMA, Em 27/04/2024 at 14:09: pá mas.....vi muito mais raparigas que rapazes, sem dúvida absolutamente nenhuma. Tipo, ou seja, gente de 20 anos, que já vai à avenida porque quer e de modo independente da família, vi muitas raparigas, e número nada equivalente de rapazes. m*rda para o Andrew Tate pá! Desculpa, Ilídio. Vi este post ontem, ia responder mas depois fui fazer outra coisa qualquer e passou-me. Tens razão. É maioritariamente feminino. Não sei se é o Tate apenas e o que podemos fazer para reverter isso (será que podemos fazer alguma coisa numa geração em que os ídolos são os Numeiros, Windoh's, Tiagos Paiva, Tiagovskis e companhia que regurgitam muitas das cassetes da direita radical sem grande contraditório e como se de factos inabaláveis se tratassem?). Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 28 Abril 2024 Citação de noikeee, há 4 minutos: f*da-se. Que p*ta de paranóia homem, a sério. Tou-me a torcer tudo para não me passar e começar a te chamar nomes, basicamente tás a insinuar que tou a ser colonialista e racista quando o sentido era o oposto. Tou a levantar a senilidade pelo contexto todo: a) levanta esta questão do nada, unilateralmente, por iniciativa dele, numa conversa com jornalistas estrangeiros, sem ter havido debate nenhum em Portugal sobre o tema nem coordenação com o governo e assembleia, e sabendo que é extremamente impopular. A questão é essa, não é a ideia das reparações não ser relevante ou não ser justa (até acho que é) b) na mesma conversa em que chama o primeiro ministro atual de rural(?!) e o anterior de ORIENTAL E LENTO (??!!) c) poucos dias depois de no rescaldo do caso que deitou o governo abaixo, se concluir que afinal não há provas nenhumas contra o ex primeiro ministro, a reação do presidente da república é fazer piadas em vez de assumir a gravidade/seriedade da situação Etc etc, toda a displicência com que o presidente tem se comportado recentemente. No entanto, não foram esses outros pontos em que te focaste. O racismo funciona muitas vezes de forma subconsciente, e todos nós temos de estar atentos a isso, pois nenhum de nós lhe é imune. Se calhar não há debate nenhum em Portugal, porque é um tópico muito impopular, pelo que nunca parece existir uma altura certa para o discutir: Citação "(...) Em 2001, a Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, em Durban, na África do Sul, reconheceu a escravidão e o comércio atlântico de escravizados como crimes contra a humanidade. Mais do que nunca, pedidos de reparação adquiriram uma nova força, porém sempre geraram uma reação de recusa dos Estados europeus, como se deu na própria Conferência com a retirada desses países quando o tema do debate foi reparação. (...)" "O Pacto da Branquitude", Cida Bento Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 28 Abril 2024 Citação de bmfpcdm, há 8 minutos: No entanto, não foram esses outros pontos em que te focaste. O racismo funciona muitas vezes de forma subconsciente, e todos nós temos de estar atentos a isso, pois nenhum de nós lhe é imune. Poderia fazer o favor de ir para o crl, senhor justiceiro da internet? 2 3 2 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 28 Abril 2024 Citação de noikeee, há 21 minutos: Poderia fazer o favor de ir para o crl, senhor justiceiro da internet? Com todo o gosto. Sentes-te melhor, agora? Espero bem que sim, genuinamente. Não deixes que isto te estrague o dia. Abraço. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 28 Abril 2024 O João Oliveira está há uma semana a dizer que Portugal tem de se preparar para a saída do Euro. Deve ter sido difícil encontrarem um tema de campanha mais impopular e irrelevante. 3 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 28 Abril 2024 (editado) Acho que sim, pessoas que vivem hoje 'e que devem pagar para compensar m*rda que foi feita ha 75-200-500 anos. O virtue signaling 'e muito forte aqui com alguns... Para quando Marrocos pagar reparacoes pelo que fez na peninsula iberica entre o seculo VII e XIV? Para quando Roma pagar ao Egipto, Grecia, etc, danos que fez ha 2000 anos atras? Ja quanto a divida climatica fica aqui...alias coitados dos asiaticos que hoje em dia contribuem com 80% da poluicao mundial "Government can't solve homelessness but says they can change the Earth's temperature if we pay more taxes" Editado 28 Abril 2024 por Burkina2008 1 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 28 Abril 2024 Já no outro dia o Paulo Núncio, com a capacidade argumentativa de uma couve que o caracteriza, usava esse suposto argumento da escravatura dos impérios árabes, do império romano e por aí fora. É assim tão difícil perceber que, independentemente da posição neste debate, no caso de países como Portugal existe uma continuidade histórica óbvia entre o país que traficou praticamente seis milhões de africanos (mais do que qualquer outro país Europeu) e o Portugal de 2024 e nesses outros casos não? 4 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 28 Abril 2024 Citação de whatever, há 4 minutos: Já no outro dia o Paulo Núncio, com a capacidade argumentativa de uma couve que o caracteriza, usava esse suposto argumento da escravatura dos impérios árabes, do império romano e por aí fora. É assim tão difícil perceber que, independentemente da posição neste debate, no caso de países como Portugal existe uma continuidade histórica óbvia entre o país que traficou praticamente seis milhões de africanos (mais do que qualquer outro país Europeu) e o Portugal de 2024 e nesses outros casos não? E o que 'e que Portugal de 2024 tem exactamente que ver com o Portugal que no seculo XIX aboliu a escravatura. O argumento nos States 'e que os brancos (ou pelo menos a maioria) ainda hoje colhe frutos dessa exploracao de ha 100/200 anos atras, porque ficaram com terras, minerios, produccao, capital etc... Em que 'e que os portugueses de hoje em dia, um pais que quando deixou as colonias era dos mais pobres da Europa, colhe frutos dessa exploracao? Eu nao vejo paralelo, alias nao sou o unico, o @bmfpcdm gosta de referir academicos sempre que lhe interessa (e como se fossem verdades supremas), ignorando que existem igual numero de academicos que discordam...aqui teem um historiador britanico, claramente branco...a defender exactamente o contrario em Cambridge Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 28 Abril 2024 Citação de Burkina2008, há 27 minutos: Acho que sim, pessoas que vivem hoje 'e que devem pagar para compensar m*rda que foi feita ha 75-200-500 anos. O virtue signaling 'e muito forte aqui com alguns... Para quando Marrocos pagar reparacoes pelo que fez na peninsula iberica entre o seculo VII e XIV? Para quando Roma pagar ao Egipto, Grecia, etc, danos que fez ha 2000 anos atras? Ja quanto a divida climatica fica aqui...alias coitados dos asiaticos que hoje em dia contribuem com 80% da poluicao mundial "Government can't solve homelessness but says they can change the Earth's temperature if we pay more taxes" Ajudava que pelo menos o país começasse a lidar com essa parte da sua história e não continuar a fingir que não aconteceu. Nem que seja porque essas tais reparações devido ao passado não têm que ser obrigatoriamente financeiras. Mas é sequer expectável que aconteça seja o que for num país que age como se não tivesse existido guerra colonial? Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 28 Abril 2024 Citação de smashing_pumpkin , há 2 minutos: Ajudava que pelo menos o país começasse a lidar com essa parte da sua história e não continuar a fingir que não aconteceu. Nem que seja porque essas tais reparações devido ao passado não têm que ser obrigatoriamente financeiras. Mas é sequer expectável que aconteça seja o que for num país que age como se não tivesse existido guerra colonial? Reparacoes sao sempre em dinheiro nao tem nada que ver com a maneira como se ensina historia ou nao, isso 'e uma conversa completamente diferente. Eu quando andava no 12o ano, havia uma parte do curriculm de historia sobre a guerra colonial, que do que me lembro nao pintava Portugal como um bemfeitor a salvar os africanos dos movimentos de independencia, bem pelo contrario. Agora se querem que eu peca desculpa por algo que nao tenho culpa alguma, isso 'e parvoice e apenas virtue signaling. Quem quiser pagar 10% do seu ordenado para Angola/Mocambique/Ghana/Brasil/Marte, pode faze-lo, ninguem o impede, 'e o bom de ser viver em democracia, agora nao teem 'e que achar que podem obrigar os outros a acreditarem nessas demencias Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 28 Abril 2024 Citação de noikeee, há 2 horas: Poderia fazer o favor de ir para o crl, senhor justiceiro da internet? adoro <3 estes comentários dizem tanto sobre uma pessoa 2 Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 28 Abril 2024 Citação de smashing_pumpkin , há 18 minutos: Ajudava que pelo menos o país começasse a lidar com essa parte da sua história e não continuar a fingir que não aconteceu. Nem que seja porque essas tais reparações devido ao passado não têm que ser obrigatoriamente financeiras. Mas é sequer expectável que aconteça seja o que for num país que age como se não tivesse existido guerra colonial? Em Portugal existir uma discussão sobre o retorno de objetos roubados durante o colonialismo ao pais de onde foram retirados é uma coisa que não nos atinge, quanto mais a discussão sobre reparações histórias Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 28 Abril 2024 Citação de Burkina2008, há 14 minutos: Reparacoes sao sempre em dinheiro nao tem nada que ver com a maneira como se ensina historia ou nao, isso 'e uma conversa completamente diferente. Eu quando andava no 12o ano, havia uma parte do curriculm de historia sobre a guerra colonial, que do que me lembro nao pintava Portugal como um bemfeitor a salvar os africanos dos movimentos de independencia, bem pelo contrario. Agora se querem que eu peca desculpa por algo que nao tenho culpa alguma, isso 'e parvoice e apenas virtue signaling. Quem quiser pagar 10% do seu ordenado para Angola/Mocambique/Ghana/Brasil/Marte, pode faze-lo, ninguem o impede, 'e o bom de ser viver em democracia, agora nao teem 'e que achar que podem obrigar os outros a acreditarem nessas demencias Basta ler o que o Marcelo disse para se perceber que não tem que ser sempre em dinheiro. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 28 Abril 2024 (editado) Citação de Rain Dog, há 41 minutos: adoro ❤️ estes comentários dizem tanto sobre uma pessoa Deturparem o sentido do que escreves de modo a interpretá-lo da pior forma possível tira-me do sério Eu ao contrário da opinião geral sou a favor de reparações coloniais (apesar de não entender como haverá condições políticas para o fazer), e já escrevi aqui várias vezes que acho que Portugal é um país profundamente racista e que precisa de repensar a forma como olha para a sua história, entrando até em discussão com vários users que discordam disso como o Burkina e outros. Depois chego aqui e pegam numa frase que escrevi à 1 da manhã meio a gozar, sem pachorra de a fundamentar, e de repente fazem um filme à volta disso, e nem depois de explicar o que eu queria dizer (aliás o que me fez questionar se o Marcelo estava bem da cabeça foi precisamente o facto dele ter sido racista com um PM anterior), insistem que estás a ser racista. O que é que podes dizer a alguém que te acusa de ser racista? Não há defesa possível. É como discutir com um Trumpista ou um gajo do Chega, leva-te para a lama e de lá não sais. Editado 28 Abril 2024 por noikeee 2 Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 28 Abril 2024 Citação de noikeee, Em 27/04/2024 at 20:53: Então o Marcelo busca esta história das reparações às colónias porquê? a) porque genuinamente acha que deve ser feito e quer deixar algo positivo como legado ou b) acha que é um assunto impopular que se puser na agenda do dia e a direita se puser contra essa ideia, irá ganhar votos Estou indeciso sobre a opção a) do Marcelo fofinho e a opção b) do Marcelo maquiavélico. Não te deves recordar do (óptimo) discurso do Marcelo no 25 de Abril do ano passado. Já foi lá bater à porta e deixar a sugestão de que é um tema que exige discussão. Um ano depois e em plena celebração dos 50 anos da Revolução, o passado colonial continuou plenamente esquecido. Até diria que é dos poucos sinais de não senilidade nesta semana. Foi coerente com a posição prévia. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 28 Abril 2024 Citação de noikeee, há 11 minutos: Deturparem o sentido do que escreves de modo a interpretá-lo da pior forma possível tira-me do sério Eu ao contrário da opinião geral sou a favor de reparações coloniais (apesar de não entender como haverá condições políticas para o fazer), e já escrevi aqui várias vezes que acho que Portugal é um país profundamente racista e que precisa de repensar a forma como olha para a sua história, entrando até em discussão com vários users que discordam disso como o Burkina e outros. Depois chego aqui e pegam numa frase que escrevi à 1 da manhã meio a gozar, sem pachorra de a fundamentar, e de repente fazem um filme à volta disso, e nem depois de explicar o que eu queria dizer (aliás o que me fez questionar se o Marcelo estava bem da cabeça foi precisamente o facto dele ter sido racista com um PM anterior), insistem que estás a ser racista. O que é que podes dizer a alguém que te acusa de ser racista? Não há defesa possível. É como discutir com um Trumpista ou um gajo do Chega, leva-te para a lama e de lá não sais. Estás a lutar contra fantasmas. Em nenhum momento te quis atacar; nem sequer usei a palavra "racista" uma única vez, só usei o termo "racismo" num segundo momento, e para explicar como pode operar subconscientemente. Se o teu foco inicial tivesse sido no orientalismo expressado pelo PR relativamente ao ex-PM, sem trazer reparações à conversa, para concluir sinais de senilidade eu até entenderia, embora não concordasse, pois estar a justificar uma tirada daquelas com uma perda de faculdade mental não faz sentido nenhum, no meu entender. Por último, eu só entro em discussões destas com quem eu entendo que tem um certo estado de espírito aberto a elas. Com o Burkina, por exemplo, há muito que desisti dessas coisas. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 28 Abril 2024 Citação de andriy pereplyotkin, há 16 minutos: Não te deves recordar do (óptimo) discurso do Marcelo no 25 de Abril do ano passado. Já foi lá bater à porta e deixar a sugestão de que é um tema que exige discussão. Um ano depois e em plena celebração dos 50 anos da Revolução, o passado colonial continuou plenamente esquecido. Até diria que é dos poucos sinais de não senilidade nesta semana. Foi coerente com a posição prévia. E é uma discussão que tem mérito, tal como a dos artefactos tem mérito, mudar o nome do Padrão dos Descobrimentos tem mérito. Mas em Portugal se se tenta iniciar estas discussões, começa logo um burburinho que torna impossivel isso Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 28 Abril 2024 Citando alguém: o Otelo matou foi pouco Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 28 Abril 2024 Só acredito vendo. Podemos sempre dar-lhe esses choques elétricos, a ver se só lhe dão comichão. Ele não se deve importar de ter uma pequena comichão de um hora. Ou duas. Ou um dia. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 28 Abril 2024 Por um lado fico contente que estas pessoas ainda estejam vivas e em democracia, assim podem falar abertamente para que toda a gente saiba em quem é que vota quem quer que estes horrores ou 'brincadeiras', como este ser abjecto as descreveu, voltem a ser prática comum. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 28 Abril 2024 Ainda a malta se queixa do prec. Com esses todos a chegarem a velhos. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 28 Abril 2024 Há coisas que nem vistas e ouvidas várias vezes se acredita no que acabou de se ver e ouvir. É o caso. Compartilhar este post Link para o post