HappyKing Publicado 9 Agosto 2024 (editado) Governo aprova €65 milhões para centro de atendimento clínico no Porto e admite que situação do SNS é “muito delicada” - Expresso Portanto a ideia é rebentar 2 orçamentos do Hospital de Barcelos ou quase um orçamento do Centro Hospitalar do Baixo Vouga em atender doentes de senha azul e verde durante 18 meses (120 mil euros por dia, mais coisa menos coisa) para copiar uma coisa que existe em Lisboa e que atende 36 pessoas por dia? Este dinheiro não era melhor investido em capacitar os próprios hospitais? Editado 9 Agosto 2024 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 9 Agosto 2024 Citação de HappyKing, há 1 hora: Governo aprova €65 milhões para centro de atendimento clínico no Porto e admite que situação do SNS é “muito delicada” - Expresso Portanto a ideia é rebentar 2 orçamentos do Hospital de Barcelos ou quase um orçamento do Centro Hospitalar do Baixo Vouga em atender doentes de senha azul e verde durante 18 meses (120 mil euros por dia, mais coisa menos coisa) para copiar uma coisa que existe em Lisboa e que atende 36 pessoas por dia? Este dinheiro não era melhor investido em capacitar os próprios hospitais? Um Pedro Neto Compartilhar este post Link para o post
lucho^ Publicado 9 Agosto 2024 Citação de HappyKing, Em 07/08/2024 at 13:48: Mariana Vieira da Silva: “Há mais 40% de urgências encerradas face ao ano anterior” – Poligrafo (sapo.pt) O Plano de Emergência da Saúde apresentado pela ministra tem 54 medidas, mas apenas uma está concluída (e foi um ajuste) - Expresso Parece que afinal os problemas não eram assim tão simples nem assim de tão fácil resolução. Mas foram operados 20.000 doentes! (agora esperam uns meses, se precisarem de quimio ou radioterapia, mas quem está a contar números?) Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Agosto 2024 Em 2022, o rendimento mediano de Portugal foi de 10679€/ano, isso dá 763€/mês Isto é péssimo Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 11 Agosto 2024 Citação de Petar Musa, há 21 minutos: Em 2022, o rendimento mediano de Portugal foi de 10679€/ano, isso dá 763€/mês Isto é péssimo Tendo em conta o rendimento médio e esse valor da mediana, qual a conclusão que tiras? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Agosto 2024 Citação de kareca, há 7 minutos: Tendo em conta o rendimento médio e esse valor da mediana, qual a conclusão que tiras? Que somos um país de pobres. E que a classe média está a acabar Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 11 Agosto 2024 Citação de Petar Musa, há 40 minutos: Que somos um país de pobres. E que a classe média está a acabar E que há muito ordenado a ser pago debaixo da mesa. 6 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 11 Agosto 2024 Citação de challenger, há 7 minutos: E que há muito ordenado a ser pago debaixo da mesa. Não quer dizer que não haja pobreza, mas sim Somos um país de "desenrascados" para o bem e para o mal a todos os níveis. Quem quer fazer tudo direitinho by the book é que se f*de 2 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 11 Agosto 2024 Citação de challenger, há 11 horas: E que há muito ordenado a ser pago debaixo da mesa. Como é que chegas a essa conclusão a partir do valor do rendimento mediano de Portugal em 2022? Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 12 Agosto 2024 eu recebo 470 paus debaixo da mesa por cima do declarado e o governo ainda me devolve irs todos os anos 2 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 13 Agosto 2024 Citação de Descartes, Em 12/08/2024 at 00:26: Como é que chegas a essa conclusão a partir do valor do rendimento mediano de Portugal em 2022? Não chego. Apenas é um dado que contribui para essa percepção. Metade da população a receber menos de 800€ por mês acho é pouco credível. De qualquer das formas não é por, pessoas com esses ordenados, receberem mais 100 ou 200€ por fora que deixam de ser ordenados pouco mais que miseráveis. Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 13 Agosto 2024 https://www.dn.pt/8426030250/o-longo-inverno-socialista/ é impossível que estes bonecos tenham alguém que os ature com carinho, que vergonha alheia Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 13 Agosto 2024 A lei das casas ainda não saiu? Sinto-me lesado pela direita portuguesa. Espero que o PS mande os mentirosos abaixo. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 13 Agosto 2024 Supostamente entra em vigor em setembro Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 13 Agosto 2024 (editado) Citação de Pavel, há 4 horas: https://www.dn.pt/8426030250/o-longo-inverno-socialista/ é impossível que estes bonecos tenham alguém que os ature com carinho, que vergonha alheia O que raio esperavas de um gajo que separa sujeito e predicado com vírgulas? Editado 13 Agosto 2024 por Black Hawk Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 13 Agosto 2024 (editado) Citação de challenger, há 8 horas: Não chego. Apenas é um dado que contribui para essa percepção. Metade da população a receber menos de 800€ por mês acho é pouco credível. De qualquer das formas não é por, pessoas com esses ordenados, receberem mais 100 ou 200€ por fora que deixam de ser ordenados pouco mais que miseráveis. Há, pelo menos, duas questões naquela frase do @Petar Musa que não ponderaste. A primeira é que se trata de valores de rendimentos. O que é muito diferente de salários ou ordenados. Estão igualmente englobados nos rendimentos os dividendos, as mais-valias, as rendas, os prémios, as bolsas, os subsídios, as pensões... Basta pensares no número de pensionistas a receberem (muito) menos do que o ordenado mínimo para que os valores passem a fazer mais sentido sem que tenhamos como primeira reação a existência de "pagamentos por baixo da mesa". Se lhes somares os beneficiários de subsídios de desemprego, de RSI e os bolseiros já ficas com um número ainda mais assinalável. A outra questão é que não se percebe se os números são per capita, se consideram a população não ativa (até aos 15 anos) ou se incluem apenas os indivíduos que auferem algum tipo de rendimento. Seja como for é uma conclusão precipitada e preconceituosa. Editado 13 Agosto 2024 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 14 Agosto 2024 Citação de Descartes, há 5 horas: Há, pelo menos, duas questões naquela frase do @Petar Musa que não ponderaste. A primeira é que se trata de valores de rendimentos. O que é muito diferente de salários ou ordenados. Estão igualmente englobados nos rendimentos os dividendos, as mais-valias, as rendas, os prémios, as bolsas, os subsídios, as pensões... Basta pensares no número de pensionistas a receberem (muito) menos do que o ordenado mínimo para que os valores passem a fazer mais sentido sem que tenhamos como primeira reação a existência de "pagamentos por baixo da mesa". Se lhes somares os beneficiários de subsídios de desemprego, de RSI e os bolseiros já ficas com um número ainda mais assinalável. A outra questão é que não se percebe se os números são per capita, se consideram a população não ativa (até aos 15 anos) ou se incluem apenas os indivíduos que auferem algum tipo de rendimento. Seja como for é uma conclusão precipitada e preconceituosa. 'E bastante logico pensar que a realidade 'e que esse numero esta mais perto dos 1200 por mes do que dos 800 sendo a razao a existencia de uma economia paralela em Portugal a rondar os 35% do PIB. https://noticias.up.pt/2023/06/21/economia-paralela-em-portugal-representa-quase-35-do-pib/ Agora nao consigo encontrar mas ha uns 30 anos atras quando a Andaluzia chegou a ter uma taxa de desemprego oficial de 30%, houve um estudo de um economista que provou apartir do PNB da regiao que o desemprego real estava mais perto de 12% e que o rendimento medio era quase 40% daquele declarado (per capita). Em Portugal obvio que situacao passados 30 anos nao 'e semelhante, mas tendo em conta que 35% da economia 'e paralela (isto em valor bruto obviamente) e que dessa parte obviamente que estamos a falar de uma fatia importante de actividade criminosa vinda de diversos tipos de trafico, a maior parte 'e salarios nao declarados, trabalho por conta propria nao declarado etc... Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 14 Agosto 2024 Quando tive que trabalhar na construção civil na altura da pandemia ia com os mais velhos ao fim de semana fazer trabalhos por fora e enchia o bolso que era uma maravilha. Tudo por fora, evidentemente. Nunca mais me esqueço da primeira vez que fui e a única ajuda que ele queria era que eu carregasse as m*rda todas escada a cima e depois escada a baixo. Trabalhinho de dia e meio rendeu-me oitenta euros. Quando havia biscates todos os fins de semana fazia quase metade do meu salário líquido só por fora. O salário mínimo era a miséria de 565€ líquidos. Levar no bolso mais 200 e tal € era o verdadeiro rendimento porque o do salário desaparecia tudo nas despesas. sdds 3 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 14 Agosto 2024 Citação de Burkina2008, há 23 minutos: 'E bastante logico pensar que a realidade 'e que esse numero esta mais perto dos 1200 por mes do que dos 800 sendo a razao a existencia de uma economia paralela em Portugal a rondar os 35% do PIB. https://noticias.up.pt/2023/06/21/economia-paralela-em-portugal-representa-quase-35-do-pib/ Agora nao consigo encontrar mas ha uns 30 anos atras quando a Andaluzia chegou a ter uma taxa de desemprego oficial de 30%, houve um estudo de um economista que provou apartir do PNB da regiao que o desemprego real estava mais perto de 12% e que o rendimento medio era quase 40% daquele declarado (per capita). Em Portugal obvio que situacao passados 30 anos nao 'e semelhante, mas tendo em conta que 35% da economia 'e paralela (isto em valor bruto obviamente) e que dessa parte obviamente que estamos a falar de uma fatia importante de actividade criminosa vinda de diversos tipos de trafico, a maior parte 'e salarios nao declarados, trabalho por conta propria nao declarado etc... Eu não estou a questionar a existência da economia paralela. Só estou a dizer que o valor da mediana do rendimento não é, por si só, prova da sua existência. Em todo o caso parece-me que estás algo baralhado nas tuas contas. Se entrarmos em consideração com esses 35% então o rendimento mediano estaria perto dos 1000 € por mês e não dos 1200. E uma coisa é dizer-se que a economia paralela representa 35% do PIB. Outra, errada, é dizer-se que 35% da economia é paralela. Se a economia paralela é 35% do PIB, então cerca de 26% da economia "real" é paralela. Pura matemática. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 14 Agosto 2024 Citação de Mayday, há 4 minutos: Quando tive que trabalhar na construção civil na altura da pandemia ia com os mais velhos ao fim de semana fazer trabalhos por fora e enchia o bolso que era uma maravilha. Tudo por fora, evidentemente. Nunca mais me esqueço da primeira vez que fui e a única ajuda que ele queria era que eu carregasse as m*rda todas escada a cima e depois escada a baixo. Trabalhinho de dia e meio rendeu-me oitenta euros. Quando havia biscates todos os fins de semana fazia quase metade do meu salário líquido só por fora. O salário mínimo era a miséria de 565€ líquidos. Levar no bolso mais 200 e tal € era o verdadeiro rendimento porque o do salário desaparecia tudo nas despesas. sdds Pois 'e uma realidade que quem estuda coisas que nao teem empregabilidade acaba a fazer trabalhos de m*rda que pagam salarios de m*rda... quem diria que life choices tinham impactos futuros. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 14 Agosto 2024 Citação de Descartes, há 4 minutos: Eu não estou a questionar a existência da economia paralela. Só estou a dizer que o valor da mediana do rendimento não é, por si só, prova da sua existência. Em todo o caso parece-me que estás algo baralhado nas tuas contas. Se entrarmos em consideração com esses 35% então o rendimento mediano estaria perto dos 1000 € por mês e não dos 1200. E uma coisa é dizer-se que a economia paralela representa 35% do PIB. Outra, errada, é dizer-se que 35% da economia é paralela. Se a economia paralela é 35% do PIB, então cerca de 26% da economia "real" é paralela. Pura matemática. Nao 'e isso que eu disse. Quando se diz que a economia paralela 'e 35% do PIB, estamos a dizer que se calcula que se toda a economia paralela podesse ser contabilizada, o PIB seria 135% do que 'e hoje. Pensei que isso fosse claro dado que o calculo do PIB pela 'e pelo rendimento ou seja gross profit + salarios + IVA - certos subsidios. Ou seja logo nao se pode calcular de forma certa a economia paralela, logo sendo o PIB 135% com a economia paralela quer dizer que o rendimento de 800 Euros passaria a 1080 Euros. A maneira como se calcula ou se estima esse valor da economia paralela 'e mesmo uma comparacao entre o valor do PIB e uma coisa chamada "demand for money". Qualquer estatistica como a falada aqui de mediana de rendimentos tem por base valores oficiais e nao tem em conta a economia paralela que 'e uma estimativa, logo por logica o rendimento medio real 'e maior do que o oficial (isto nem 'e uma discussao, 'e um facto). Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 14 Agosto 2024 Citação de Burkina2008, há 57 minutos: Pois 'e uma realidade que quem estuda coisas que nao teem empregabilidade acaba a fazer trabalhos de m*rda que pagam salarios de m*rda... quem diria que life choices tinham impactos futuros. Como assim mano? Eu nem estudei, sequer. Que conversa é essa? 2 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 14 Agosto 2024 Citação de Mayday, há 4 horas: Quando tive que trabalhar na construção civil na altura da pandemia ia com os mais velhos ao fim de semana fazer trabalhos por fora e enchia o bolso que era uma maravilha. Tudo por fora, evidentemente. Nunca mais me esqueço da primeira vez que fui e a única ajuda que ele queria era que eu carregasse as m*rda todas escada a cima e depois escada a baixo. Trabalhinho de dia e meio rendeu-me oitenta euros. Quando havia biscates todos os fins de semana fazia quase metade do meu salário líquido só por fora. O salário mínimo era a miséria de 565€ líquidos. Levar no bolso mais 200 e tal € era o verdadeiro rendimento porque o do salário desaparecia tudo nas despesas. sdds Logo vi que era ficção. Desde quando é que alguém que ganha o RSI tem de trabalhar? Mas só espero que tenhas aproveitado esse tempo nas obras para aprender a arte do gajo que te pediu para andares escada acima escada abaixo a carregar m*rda para ele e que te pagou 80 euros e que hoje em dia tenhas uma empresa a fazer o que ele faz e que pagues 1500€ limpos ao gajo que te vai buscar as m*rda. 🙏 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 14 Agosto 2024 Citação de Burkina2008, há 5 horas: Pois 'e uma realidade que quem estuda coisas que nao teem empregabilidade acaba a fazer trabalhos de m*rda que pagam salarios de m*rda... quem diria que life choices tinham impactos futuros. f*da-se tá calado 2 Compartilhar este post Link para o post